Confira o boletim da ONU Brasil #233


Boletim quinzenal da ONU 
camila_pitanga

Personalidades protagonizam nova campanha do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres

Produzida pela agência Heads Propaganda, nova campanha tem o objetivo de chamar o público para aderir ao movimento HeForShe pela igualdade de gênero. Camila Pitanga, Mateus Solano, Sheron Menezzes, Bruno Gagliasso, Marcelo D2, Preta Gil, Lea T, Amanda Nunes, Anselmo Vasconcelos e Erico Brás participam da campanha.

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, ONU pediu “espírito intransigente” para colocar fim à epidemia até 2030. Foto: ONU

Em dia mundial, ONU pede compromisso renovado com combate à AIDS

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu renovado compromisso global para o combate à doença, assim como “espírito intransigente” para colocar fim à epidemia até 2030.
“Desde a emergência da AIDS, há 35 anos, a comunidade internacional pode olhar para trás com algum orgulho, mas ainda é preciso mirar adiante com determinação e comprometimento para alcançar nosso objetivo de acabar com a epidemia até 2030”, disse Ban em comunicado para a data.

Em Dia Internacional que celebra o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz, o chefe da ONU, Ban Ki-moon, foi categórico: “jogando juntos, podemos criar o futuro que queremos”. Foto: UNICEF Brasil / Rocha

PNUD entrega Prêmio Mais Movimento para combater a inatividade física

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entregará o Prêmio Mais Movimento a seus vencedores no Museu de Arte do Rio (MAR), na sexta-feira (2). O representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, participa da cerimônia. Premiação reconhece projetos que promovam experiências positivas para crianças desde cedo e/ou integrem a atividade física no dia a dia das pessoas em todas as faixas etárias.

Unidade Materno-Infantil na penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, no Rio de Janeiro. Foto: Governo do estado do Rio de Janeiro / Salvador Scofano

UNICEF e governo do RJ debatem maternidade no sistema prisional

O governo do RJ, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outros parceiros promovem a 2ª Semana Estadual do Bebê, evento com debates e oficinas sobre maternidade no sistema prisional. Atividades acontecem na Unidade Materno-Infantil da penitenciária Talavera Bruce, centro de detenção na capital que recebe mulheres privadas de liberdade com bebês recém-nascidos e de até um ano.

Imigrantes haitianos em Iñapari, no Peru. A rota é usada por muitos para alcançar o Brasil pela fronteira com o Acre, para depois seguirem para centros urbanos. Segundo as mais recentes estimativas, mais de 50 mil haitianos já migraram para o Brasil desde o terremoto que atingiu o país caribenho, em janeiro de 2010. Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Cátedra Sérgio Vieira de Mello premia teses e dissertações sobre refúgio e migração

Após palestras de refugiados, representantes da agência da ONU para o tema, acadêmicos e pesquisadores de diferentes países, a I Conferência Latino-Americana e o VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) concluíram seus trabalhos com a premiação de teses e dissertações.
Os trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora composta por membros da cátedra e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), de acordo com a relevância da pesquisa. O evento ocorreu na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, Infectologista do Emílio Ribas, Wanessa Camargo, Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, diretora do UNAIDS no Brasil, e Maria Clara Gianna, Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. Foto: Hélvio Romero.

Embaixadora de agência da ONU, Wanessa Camargo apoia campanha de prevenção à AIDS em SP

A segunda edição da Campanha de Mobilização Virtual contra a Aids do Hospital Emílio Ribas foi lançada na quarta-feira (24) na sede da instituição, em São Paulo, com a presença da Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS, Wanessa Camargo, autoridades locais e outras celebridades. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população em geral, e em especial os jovens, sobre a prevenção ao HIV.
Também estavam presentes no evento os cantores Simony, MC Gui, Tiê, Filipe Catto e Patrícia Marx, além do ator Dalton Vigh, do humorista Daniel Zuckerman, das apresentadoras Fabiana Scaranzi e Marina Person, entre outros convidados.

Foto: Pexels

ONU-Habitat abre chamada pública para projetos sobre sustentabilidade em centros urbanos

Idealizadores e responsáveis por projetos que implementem a Nova Agenda Urbana da ONU na América Latina e Caribe podem inscrever suas iniciativas em uma chamada pública realizada pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e parceiros. Prazo para envio de candidaturas termina em 16 de dezembro.

original

Parceiros do UNFPA debatem direitos sexuais e reprodutivos em comunidades de Salvador

Em comunidades de Salvador, parceiros do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) oferecem espaços seguros para que jovens possam conversar sobre planejamento familiar e direitos sexuais.

Homens armados entraram em março na casa de Berta Cáceres, localizada na cidade de La Esperanza, oeste do país, e mataram a ativista. Foto: goldmanprize.org

América Latina é região mais hostil a ambientalistas, diz relator da ONU

A ambientalista hondurenha e defensora dos direitos indígenas Berta Cáceres foi assassinada em casa, em março deste ano, na frente de um amigo. Todas as ameaças que recebeu por anos se tornaram, então, realidade. Berta lutou a vida toda pelo direito dos povos Lenca de viver em um ambiente seguro e saudável em seu próprio país, Honduras.
O assassinato de Berta não foi um caso isolado. Em 2014, três quartos dos 116 casos de assassinatos de defensores do meio ambiente e dos direitos humanos ocorreram na América Central e na América do Sul, segundo relator das Nações Unidas.

Denise Hills destacou a importância de envolver cada vez mais as lideranças empresariais na busca pelo desenvolvimento sustentável. Foto: Rede Brasil do Pacto Global / Fellipe Abreu

Negócios sustentáveis preservam planeta, reduzem desigualdades e atraem consumidores

Apostar na sustentabilidade é bom para o planeta, para as comunidades e para os negócios. Essa foi a conclusão de especialistas e representantes do setor privado que se reuniram no início de novembro em São Paulo, para o Fórum Pacto Global. Realizado no Museu de Arte da capital paulista (MASP), evento reuniu lideranças corporativas que fazem parte do Pacto Global das Nações Unidas para debates sobre a Agenda 2030 da ONU.

Foto: OPAS

OPAS lança publicação sobre tratamento da diabetes com insulina

Insulina ainda custa caro por causa de patentes, mesmo avanços tecnológicos tendo ampliado a oferta do produto, aponta novo fascículo da série ‘Uso Racional de Medicamentos’, uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, em Brasília. Combater racismo e sexismo é um dos objetivos da cooperação entre ONU Mulheres e governo. Foto: EBC/Marcello Casal Jr.

ONU recebe contribuições da sociedade civil para relatório sobre discriminação contra mulheres

Até 12 de dezembro, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe contribuições da sociedade civil, incluindo de instituições acadêmicas, para um novo relatório sobre o impacto das diversas formas de discriminação — racismo, xenofobia e outros tipos de intolerância associados — na vida de mulheres e meninas.

Atividade recreativa da IKMR reúne refugiados em parque de São Paulo. Foto: IKMR / André Teller

Plataforma conecta 39 escolas de SP para discutir integração de alunos refugiados

Rede virtual ‘Cidadãs do Mundo’ conecta instituições de ensino da capital paulista e região metropolitana para incentivar trocas de informações sobre a adaptação de refugiados ao ambiente escolar do Brasil. Iniciativa é da organização não governamental ‘I Know My Rights – IKMR’ e conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Brasil tem altos índices de violência contra a mulher. Foto: Mídia Ninja

Brasil precisa avançar na prevenção à violência contra a mulher, dizem especialistas

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, o Brasil não tem muito a comemorar: é um dos países com os maiores índices de assassinatos de mulheres do mundo. Apesar de avanços legislativos recentes e políticas públicas de proteção, muito resta a ser feito em relação à prevenção, de acordo com especialistas.
Enquanto o machismo continuar dominando diferentes esferas da sociedade brasileira e o tema da igualdade de gênero não fizer parte do currículo escolar, o ciclo de violência tende a se prolongar ao longo das próximas gerações, afirmaram.

Valentim sonha com os benefícios que o processamento de frutas pode gerar para a comunidade. Foto: OIT/ Simone Ponce

OIT promove oficinas de capacitação para produtores rurais do Mato Grosso

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove desde setembro oficinas de capacitação para produtores agrícolas de Cangas, sul do estado do Mato Grosso. Os cursos de formação técnica tiveram como objetivo favorecer o empoderamento comunitário, uma vez que os produtores passaram a enxergar o trabalho colaborativo como solução para geração de renda, segundo a agência da ONU.

sem_desperdicio

FAO e parceiros lançam campanha nas redes sociais para reduzir desperdício de alimentos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou no fim de outubro (20) em parceria com a Embrapa e a WWF-Brasil uma campanha digital com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos, em meio às iniciativas para o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Foto: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

UNESCO apoia seminário em São Paulo sobre esportes de povos tradicionais

Jogos e esportes praticados por populações tradicionais, como indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos, fazem parte do vasto patrimônio da cultura imaterial e correm o risco de serem esquecidos caso os devidos cuidados não sejam tomados. Seminário na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) debate estratégias para proteger práticas culturais.

O valor do comércio exterior do país ao exterior terá queda de cerca de 16. Foto:APPA

Países latino-americanos precisam rever seu papel no comércio internacional, diz CEPAL

A combinação de uma persistente tendência recessiva com o protecionismo levou a uma conjuntura especialmente difícil para as economias da América Latina e do Caribe, que precisarão rediscutir seu padrão de inserção no comércio internacional, na avaliação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Em novo relatório divulgado nesta quarta-feira (23), o órgão da ONU projetou uma contração de 5% das exportações regionais em 2016.

Crianças quilombolas. Foto: Flickr/ Dasha Gaian (CC)

Programas sociais protegeram população brasileira da crise no período 2011-2014, diz PNUD

Novo levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parceiros revela que, no Brasil, o desenvolvimento humano avançou no período 2011-2014, quando os indicadores econômicos deram os primeiros sinais de desaceleração e estagnação. Nesses anos, renda domiciliar per capita aumentou em proporção mais alta do que nos anos 2000-2010, mas índices de educação e expectativa de vida registraram crescimento mais modesto.

Foto: UNIC Rio / Pedro Andrade

Em escola ocupada no Rio, estudantes se preocupam com futuro da educação

Unidade do Colégio Pedro II na Tijuca é uma das quase 400 escolas que estão ocupadas em todo o país por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 e contra a Reforma do Ensino Médio. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pede diálogo entre secundaristas e gestores públicos.

Bertha Lutz participa de discussões durante a Conferência de San Francisco, em 26 de junho de 1945. Foto: Arquivo/ONU

EXCLUSIVO: Diplomata brasileira foi essencial para menção à igualdade de gênero na Carta da ONU

A inclusão da igualdade de direitos de homens e mulheres na Carta da ONU, documento lançado em 1945 que criou as Nações Unidas, foi fruto da insistência de diplomatas latino-americanas lideradas pela cientista brasileira Bertha Lutz, que enfrentou forte oposição das delegações norte-americana e britânica.
Essa foi a conclusão de pesquisadoras da Universidade de Londres, que tentam “reescrever a história” e dar o devido crédito às diplomatas do Sul, responsáveis pela inserção do tema da igualdade de gênero em um dos mais importantes tratados internacionais do século XX.

Dream Team do Passinho apresenta-se no lançamento de campanha do UNFPA em Porto Alegre. Foto: UNFPA

Campanha ‘Mais Direitos, Menos Zika’ é lançada em Porto Alegre com Dream Team do Passinho

O lançamento da campanha “Mais Direitos, Menos Zika” ocorreu na quarta-feira (16) em Porto Alegre unindo representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e parceiros, entre eles o grupo de funk Dream Team do Passinho.
A campanha de âmbito nacional promove o acesso a informação e aos insumos contraceptivos como estratégia para enfrentar a epidemia do vírus zika.

Foto: Abr/Marcello Casal

ARTIGO: Emenda Constitucional aumentou número de domésticas com carteira assinada, diz estudo

A Emenda Constitucional número 72 (EC 72), aprovada pela Câmara dos Deputados em 2013, ampliou as oportunidades para trabalhadoras domésticas mensalistas terem suas carteiras de trabalho assinadas e jornadas de trabalho menores. Essa é uma das conclusões de artigo publicado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o IDados — Instituto Alfa e Beto, informou em artigo a assistente de comunicação do IPC-IG, Analice Martins.

Programas de alimentação escolar podem fortalecer agricultura local e garantir que crianças frequentam o colégio. Foto: PMA / Vinícius Limongi

Centro da ONU apoia realização de fórum sobre alimentação escolar no Togo

Centro de Excelência contra a Fome da ONU apoiou a realização do primeiro Fórum Nacional do Togo sobre Alimentação Escolar. Encontro reuniu especialistas nacionais e também do Brasil, Níger, Benim, Costa do Marfim, Senegal e Burundi.
FacebookTwitterGoogle+Cadastro
Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares