Esforço científico desenvolve sondas neurais brasileiras

square_logo_for_university_page_unicamp360_360px
 
 
Dispositivos resultam do trabalho de 70 pesquisadores de diversas áreas, vinculados a diferentes instituições de pesquisa, entre as quais a Unicamp
 
A doutoranda Elayne Dias no laboratório: as sondas (no destaque) apresentam um “corpo” produzido em um polímero, no qual estão inseridos eletrodos que têm a função de registrar as atividades elétricas do cérebro | Foto: Antoninho Perri
 
 
 
Inscrições serão de 1 a 31 de agosto. A primeira fase será realizada no dia 18 de novembro e a segunda, de 13 a 15 de janeiro de 2019
 
Candidatos em prova do Vestibular Unicamp
 
 
 
 
 
 
 
Com a pesquisa Profissionais de Saúde: Um ponto de vista sobre a morte e a distanásia, Julia Messina Gonzaga Ferreira, aluna do quinto ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi contemplada em 2017 com uma bolsa de pesquisa em Bioética e Ética do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). A apresentação do projeto final e premiação dos melhores trabalhos aconteceu no início de abril deste ano, na sede do Cremesp. A pesquisa da aluna de Medicina da Unicamp ficou em primeiro lugar.
Mais na página da FCM
 
 
 
O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Caism comemorou 32 anos nesta sexta, 26. Durante a celebração, foram homenageados funcionários e docentes que atuam no hospital desde sua fundação. Também foram apresentados resultados do projeto de captação de recursos, mantido ao longo dos últimos três anos.
Cerimônia dos 32 anos do Caism

 
 
Docente aponta aspecto federativo como um dos fatores do desarranjo da institucionalidade no país
 
Audiodescrição: Em área externa, imagem em perspectiva, aproximada, cabine de pedágio, à esquerda na imagem, sendo que uma operadora, dentro de uma cabine de metal com janelas de vidros na parte superior, estende o braço esquerdo para fora e para o lado entregando ou pegando o pagamento, em cédula de dez reais, de motorista, à direita na imagem, e de costas, que mantém o braço esquerdo estendido para fora da janela do carro. Imagem 1 de 1.
 
 
 
 
 
 
Desde o início de março a Rádio Unicamp transmite o podcast Pesquisa Brasil, produzido pela equipe da Revista Fapesp. O acordo foi celebrado no âmbito da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp e a Coordenação Científica da Revista.
Produzido e roteirizado por Sarah Caravieri, o podcast é apresentado pelo jornalista e editor Fabrício Marques e tem como objetivo a divulgação de ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade. O programa, que também é transmitido pela Rádio USP, vai ao ar todas as segundas-feiras, às 13 horas na grade de programação da Rádio Unicamp. Caso tenha interesse em ouvir os programas já apresentados, basta acessar a página do Pesquisa Brasil no site da Rádio.
 
 
 
Germana Barata aborda as iniciativas que mapeiam as novas fronteiras de cientistas e divulgadores
Participantes da mesa-redonda de abertura do Encontro Anual da SWCC: da esq. para a dir., Samantha Yammine, Theresa Liao, Germana Barata, Alexandre Schiele, Kurtis Baute, Amy Kingdon e Tim Lougheed
 
 

Evento celebrou 20 anos de atuação do projeto criado pelo jornalista Alberto Dines e acolhido pelo então reitor da Unicamp, professor Carlos Vogt.
Projor: impactos e desafios das novas tecnologias
 
 
Eventos Culturais e Científicos
 
 
Evento ocorre de 2 e 4 de maio
 
Depoente no filme “Escravos e Santos”, de Márcio “Momó” de Abreu
 
O uso de recursos audiovisuais para o registro de memórias de pessoas que testemunharam acontecimentos da história contemporânea e o estudo sobre os sentimentos envolvidos nos depoimentos como forma de reconstrução de um evento ou período são temas que serão debatidos do XIV Encontro Nacional de História Oral, que será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, na Unicamp.
A gravação de depoimentos testemunhais como forma de registro histórico foi impulsionada em grande parte no pós-II Guerra Mundial, com a proliferação dos gravadores de áudio portáteis. "A história oral teve sua gênese como suporte para entrevistas de trajetórias de vidas, em grande parte pautadas em relatos de traumas pós-guerra. São fontes distintas daquelas até então consideradas oficiais, que são fontes textuais", explica Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp e presidenta da Associação Brasileira de História Oral, que encerra sua gestão organizando o Encontro na universidade. "Sendo assim, a história oral foi se consolidando por meio do registro de vozes que não tinham ressonância em outros meios, democratizando portanto visões e versões acerca da história em termos mais amplos". Leia mais e veja a Programação
 
 
 
29 de abril
Tema dessa edição é “Potencializando a comunidade universitária para o despertar de uma existência saudável”
 
 
 
 
03 de maio
Poetas, críticos e pesquisadores promovem palestras, mesas, oficinas e saraus relacionados à poesia e à escrita poética
 
 
Trabalhos podem ser entregues na secretaria do Núcleo até o dia 3 de maio
 
 
Atividade integra projeto de extensão "Entre a clínica, a arte e a cidadania: oficinas com a população em situação de rua em Campinas"
 
 
04 de maio
Evento gratuito aborda desenvolvimento sustentável na agricultura e na sociedade
 
 
Evento acontece a partir das 19 horas, no Instituto de Física 'Gleb Wataghin'
 
 
05 de maio
Atividade gratuita começa no dia 5 de maio
 
 
 
08 de maio
Evento acontece no dia 8 de maio, a partir das 14 horas, no auditório ‘Daniel Hogan’
 
 
Ha-Joon Chang é um dos mais influentes economistas heterodoxos do mundo
 
 
Artesanato chileno focaliza aspectos culturais do país
 



square_logo_for_university_page_unicamp360_360px
Secretaria de Comunicação e Imprensa da Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares