Unicamp

 

 

 

Dissertação destaca o papel do Cepetro na indústria do petróleo

Estudo considera "positiva e desmistificadora" parceria entre Centro da Unicamp e Petrobras

 

 

Tese: "O papel da universidade no sistema setorial de inovação da indústria do petróleo: o caso do Cepetro"

O Cepetro (Centro de Estudos do Petróleo) da Unicamp foi criado em 1987, com o objetivo de capacitar recursos humanos com conhecimentos específicos para atuar na indústria de petróleo nacional. O Centro nasceu de um convênio entre a Petrobras e a Unicamp e, desde sua fundação, mantém uma parceria considerada "positiva e desmistificadora", na opinião de Giovanna Guimarães Gielfi, autora da dissertação "O papel da universidade no sistema setorial de inovação da indústria do petróleo: o caso do Cepetro". O trabalho foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG).

"O caso do Cepetro pode ser visto de forma positiva, ajudando a desmistificar a relação universidade-empresa. Ensino e pesquisa não são excludentes, mas se retroalimentam", afirma a autora. Giovanna pesquisou a história do Cepetro e da Petrobras, e também aprofundou seus conhecimentos sobre o papel da universidade e dos sistemas de inovação, além do setor do petróleo desde a década de 1930, bem antes da criação da Petrobras no segundo governo de Getúlio Vargas. Leia matéria: Dissertação destaca o papel do Cepetro na indústria do petróleo

 

 

O crítico que avisava toda a gente

Unicamp recebe doação de acervo do poeta e jornalista português João Apolinário, que se estabeleceu em São Paulo e acompanhou importante fase do teatro brasileiro nos anos 60 e 70

Durante quase seis anos, a professora de história Maria Luiza Teixeira Vasconcelos leu, em primeira mão, a crítica teatral do jornalista João Apolinário (1924-1988), no apartamento onde moravam na rua Capote Valente, zona oeste de São Paulo. De sua mesa, rodeado por livros e uma janela com vista para árvores, que o aproximavam de Portugal, o crítico gostava de ouvir o texto na voz da esposa antes de sair para o trabalho no jornal Última Hora. Passadas mais de quatro décadas do início dessa história, os olhos dela ainda brilham quando reconstrói de memória a cena vivida pelo casal. Agora, o costume que os unia levará a obra de Apolinário para quem quiser conhecer e estudar mais sobre o crítico. Maria Luiza acaba de publicar dois livros contendo textos do jornalista (de 1964 a 1974), e de doar o acervo dele para o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que preserva registros dos mais diversos movimentos sociais ocorridos no Brasil.

Leia matéria: O crítico que avisava toda a gente

 

 

 

Paulo Franchetti está entre os semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

 

O escritor e crítico literário Paulo Elias Franchetti, docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, está entre os semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Franchetti concorre com Deste Lugar (Ateliê Editorial) na categoria poesias. 
Por e-mail, o docente da Unicamp comemorou a indicação para o prêmio, que, segundo ele, "é o mais importante e democrático do Brasil". "O júri inicial é formado por um conjunto bastante amplo de professores, críticos e pessoas de reconhecida experiência literária. Ser indicado ao final dessa etapa é, assim, independente do que possa acontecer nas seguintes, uma grande honra e uma grande alegria", reconheceu.

Leia mais: Paulo Franchetti está entre os semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

 

 

 

Alfabetização: letra bastão tende a substituir letra de mão

 

A educadora Francisca Paula Toledo Monteiro trabalha com alfabetização e letramento na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp. É professora de crianças na educação complementar que estão em processo de alfabetização de seis as sete anos, num trabalho de educação não formal, mas voltado ao letramento e à alfabetização. Em seu mestrado, apresentado à Faculdade de Educação (FE), há alguns anos, ela abordou as diferenças e subjetividades na educação, tendo como foco o fracasso escolar. À época, ela questionou: de quem afinal é o fracasso? Francisca atua com alfabetização desde os 17 anos e se confessa uma apaixonada pelo assunto. Ela foi partícipe e se lembra muito de quando foi alfabetizada e garante que a alfabetização avançou muito. Hoje não encerra mais a concepção de que quem ensina é o professor e de quem aprende é o aluno. É preciso antes, salienta a professora, conhecer o mundo. A educadora discutiu longamente a sua experiência e relatou que a tendência atual é o desuso da letra cursiva, ou de mão, em favor da letra bastão, que está largamente distribuída no mundo: nos computadores, nos outdoors, nas faixas, nos painéis, nos comunicados e na correspondência comercial. Em entrevista ao Portal Unicamp, Francisca comenta os desafios do professor e o importante papel da criança como protagonista no processo, como leitora e como coautora de sua própria história.

Leia entrevista: Francisca Paula Toledo Monteiro 

 

 

 

 

Franceses buscam graduandos da Unicamp para intercâmbio

 

Representantes da École Nationale Supérieure des Mines de St-Étienne (França) foram recebidos na manhã desta segunda feira (3) pelo vice-reitor-executivo de Relações Internacionais (Vreri) Luís Cortes e pelo professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Mario Cavichia. Da parte da comitiva francesa, vieram as professoras Florence Granger, diretora de Relações Internacionais, e Katia Wermelinger-Leclere, representante da ENSM.SE no Brasil, sediada em Florianópolis, SC.

 

 

 

 

 

Giedds completa 25 anos e divulga relatório

 

O Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (Giedds) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa 25 anos. Para comemorar essa data, o Giedds publica e divulga relatório com informações sobre sua atuação no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Até o momento, foram atendidos cerca de mil pacientes, entre casos de ambiguidade genital, hipogonadismo ou suspeita clínica de síndrome de Turner.

O trabalho realizado nestes 25 anos resultou, direta ou indiretamente, na formação de pediatras e endocrinologistas pediátricos, endocrinologistas, geneticistas e cirurgiões, além da orientação de 45 dissertações de mestrado e teses de doutorado, 60 alunos de iniciação científica, a publicação de 122 artigos em revistas indexadas de circulação internacional, a produção de dois livros e 14 capítulos de livros.

 

 

 

 

Trappistas, Rock'n Voice, Ictus e Seis Canta levam qualidade ao Encontro de Corais de Cajamar

Quatro importantes grupos vocais apresentam-se no 19º Encontro de Corais de Cajamar (ECC), dia 8 de junho, às 17 horas, na Paróquia São Sebastião, no centro da cidade. Trappistas, Ictus, Seis Canta e Rock'n Voice são os convidados para a edição especialmente dedicada a grupos vocais. O ECC é organizado pelo maestro formado pela Unicamp Wilson Nascimento e tornou-se tradicional no município de Cajamar, na região de Jundiaí (SP), pela qualidade vocal e pelos repertórios bem qualificados apresentados pelos grupos selecionados.

Trappistas é composto pelo maestro Wilson Nascimento, o artista plástico Luiz Samuel da Fonseca e o professor Marcus Vinícius da Silva, todos formados pela Unicamp. Também de Campinas, o Ictus apresenta um repertório cristão. Com 17 anos de criação, canta em igrejas de todo o Brasil. O grupo é regido pelo maestro Walter Nascimento, também formado pela Unicamp.

O Rock'n  Voice, criado em 2006, em São Paulo, é formado por oito amigos que gostam de cantar rock. O grupo, reconhecido pela qualidade vocal, tem se apresentado em várias cidades do Estado de São Paulo. Também da capital paulista, o Seis Canta é composto por estudantes de música popular brasileira.

Informações pelos telefones (11) 4447-2626 e (11) 4447-4019.

Alguns vídeos:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SAcPfdWHcyw#!

http://www.youtube.com/watch?v=xO72y950Ync

Serviço
Paróquia São Sebastião
Rua Walter Ribas de Andrade, 160
Centro de Cajamar
Contato: 11-4447-5872

 

 

 

 

Equipe vencedora do Desafio Unicamp 2012 vence Desafio Intel e vai ao Vale do Silício

Intel anunciou que a startup Gloriosos, criadora de um sistema de análise de fluídos e gases, foi a grande vencedora da etapa nacional seu desafio de startups. Agora, a empresa passará um mês no Vale do Silício, participando do programa de aceleração YouNoodle Camp

. No mês de imersão, eles também frequentarão cursos com professores de Stanford e receberão assessoria de especialistas. Também será a Gloriosos a brasileira a concorrer a uma vaga para representara a América Latina na edição global do desafio.

 

 

 

Negociações sobre "data-mining" estão paralisadas na Europa

 

 

Técnica branqueia óleo de palma

Engenheira de alimentos investiga, em tese, aperfeiçoamento do processo de refino físico

Tese: "Investigação sobre o refino físico de óleos vegetais para obtenção de produtos de alta qualidade"

Os óleos vegetais, extraídos de plantas ou de seus frutos, são empregados tanto no consumo doméstico como pelas indústrias de processamento de alimentos em produtos tais como pães, biscoitos, bolos, sorvetes, maioneses, margarinas etc, além de assumirem hoje importância na produção de biodiesel. Entre eles está o óleo de palma, fonte de vitaminas lipossolúveis, muito utilizado na culinária do Nordeste brasileiro, onde é conhecido como azeite de dendê.

Entre os óleos vegetais, o de palma é atualmente o mais consumido no mundo, devido ao seu emprego nas mais diversas formulações de produtos alimentícios industrializados. Oriundo de regiões equatoriais, tem como seus maiores produtores Malásia, Indonésia e Colômbia. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), em 2009, o Brasil produziu 265 mil toneladas de óleo de palma, ocupando apenas a 10ª posição no ranking mundial, embora seja o país com maior potencial de aumento de sua produção.

De fato, de acordo com dados da Embrapa, o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de hectares disponíveis para o cultivo da palma, quantidade suficiente para triplicar a produção mundial, visto que esta utiliza atualmente 10 milhões de hectares.

Leia matéria: Técnica branqueia óleo de palma

 

 

Como contemplar a biodiversidade na era digital?

Tese ressalta a importância de políticas públicas no contexto dos sistemas de informação

Tese: "Sistemas de informação em biodiversidade e a formulação de políticas públicas na era digital"

Uma sociedade sustentável pressupõe o acesso à informação qualificada não apenas dos envolvidos na sua produção, mas também dos vários segmentos responsáveis pela formulação de políticas públicas. Este constitui o principal escopo da tese desenvolvida pela pesquisadora Dora Ann Lange Canhos, ao analisar os "Sistemas de informação em biodiversidade e a formulação de políticas públicas na era digital", em estudo centrado no Brasil, considerado um país biodiverso. O trabalho adota como tema a influência das tecnologias da informação e comunicação na circulação do conhecimento técnico-científico e o seu efeito na elaboração de políticas públicas em biodiversidade. Considera que o avanço dessas tecnologias afeta a forma como o conhecimento é produzido e como os resultados são difundidos. Constata que são elas que possibilitam o envolvimento de mais atores na gênese do conhecimento, oriundos de diferentes disciplinas, especialidades, instituições, localidades, países, culturas e realidades sociais.

Leia matéria: Como contemplar a biodiversidade na era digital?

 

 

 

Fechando o gol

Pós-doutorado: "Mathematical model to optimize 'goalkee-pers' jumping"

Com o auxílio de um modelo matemático, o professor da Faculdade de Educação Física (FEF) Sérgio Augusto Cunha criou uma análise de visualização que possibilita enxergar facilmente a evolução do salto dos goleiros de futebol com o uso de uma plataforma de força e do computador. Segundo o docente, no futebol, o goleiro lida com características muito específicas para o seu preparo físico, técnico e tático. E a movimentação, para executar a defesa, passa pelas fases de expectativa, primeiro passo e salto. O seu projeto conseguiu otimizar e proporcionar desempenho máximo no salto. O trabalho é fruto do seu estudo de pós-doutorado, realizado na Universidade de Calgary, Canadá, que possui um dos melhores laboratórios de biomecânica do mundo. Esse conhecimento já está disponível para ser praticado na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil. Os testes já começam ser feitos no Laboratório de Instrumentação Biomecânica da Unicamp, e Sérgio Cunha aguarda a manifestação de times ou seleções interessados em avançar nas estratégias de defesa.

Leia matéria: Fechando o gol

 

 

Estudo investiga uso de células-tronco na terapia de lesão na medula cervical

Modelo, que transplantou células mesenquimais humanas em ratos, obteve resultados promissores

Tese: "Transplante xenográfico de células mesenquimais de tecido adiposo humano em modelo de lesão da raiz dorsal da medula espinhal de rato"

No Brasil, parte das vítimas que sobrevivem a acidentes com motocicletas apresenta graves lesões, várias delas incapacitantes. Entre os traumas mais importantes está a avulsão de plexo braquial, resultante de amplo afastamento do pescoço e ombro, situação que provoca o rompimento de raízes nervosas da medula cervical e, consequentemente, paralisia e perda de sensibilidade do membro superior do lado lesionado. Até aqui, não há tratamento que faça com que o paciente recupere, de forma ampla, as funções perdidas. Uma esperança de tratamento para pessoas com esse quadro é a terapia celular, cujos estudos ainda estão em fase inicial em todo o mundo. Um deles, que gerou resultados promissores, foi desenvolvido pelo biólogo Thiago Borsoi Ribeiro para a sua tese de doutorado, defendida recentemente na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ele transplantou células-tronco mesenquimais humanas em ratos, e constatou que estas têm a capacidade de promover o resgate dos neurônios que sofreram a lesão.

Leia matéria: Estudo investiga uso de células-tronco na terapia de lesão na medula cervical

 

 

 

 

De São Paulo a Assunção, movido a hidrogênio

Bioquímico avalia a viabilidade da implantação de uma rota para uso do combustível

Tese: "Rodovia do hidrogênio Brasil-Paraguai: estudo técnico, econômico e ambiental"

Imagine uma rodovia que ligue São Paulo a Assunção que esteja preparada para abastecer, com hidrogênio, toda a frota de transporte coletivo de passageiros que por ela circule. Mais do que pensar nessa hipótese, o bioquímico Gustavo Arturo Riveros Godoy desenvolveu um estudo técnico para a sua tese de doutorado, no qual analisa a viabilidade técnica, econômica e ambiental da implantação dessa rota, que tem um percurso de cerca de 1.350 km. Conforme o trabalho, que foi defendido na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, sob a orientação da professora Carla Kazue Nakao Cavaliero, já existe tecnologia com maturidade aceitável para a execução de um projeto de tal envergadura.

Além disso, a substituição do diesel pelo hidrogênio possibilitaria uma redução na emissão de dióxido de carbono (CO2), gás causador do efeito estufa, da ordem de 2.098 toneladas ao ano. A principal questão a ser revolvida é o custo do aparato tecnológico, que faz com que a utilização do combustível alternativo custe duas vezes mais do que o de origem fóssil.

Leia matéria: De São Paulo a Assunção, movido a hidrogênio

 

 

 

 

Pesquisa esmiúça universo dos motoboys de Campinas

Precarização do trabalho marca atividades da categoria, formada em sua maioria por jovens

Dissertação: "No tempo certo, sobre duas rodas: um estudo sobre a formação e a exploração dos (as) motofretistas de Campinas (SP)"

Eles têm pressa e, muitas vezes, não pedem passagem. Somam cerca de 900 mil só no Estado de São Paulo. Personagens polêmicos no cenário urbano brasileiro, os motoboys, termo vulgarizado para a profissão de motofretistas, foram o objeto de estudo da economista Stela Cristina de Godoi. Em seu doutorado defendido na Unicamp, ela desvendou a formação, o processo de exploração desta força de trabalho e a identidade da categoria em Campinas, constituída majoritariamente por homens jovens.

A investigação situa-se num momento importante em que novas regras para o setor acabam de ser aprovadas, com a entrada em vigor, no começo deste ano, da lei federal nº 12.009 de 2009. O objetivo seria regulamentar o exercício das atividades, estabelecendo princípios de segurança para estes profissionais.

Leia matéria: Pesquisa esmiúça universo dos motoboys de Campinas

 

 

 

Reciclar, a missão de José Maria

Sustentabilidade e preservação ambiental movem ideais de supervisor de seção da Feagri

"Os lixos gerados por nós impactam fauna, flora e espaços de lazer. A falta de educação propiciada pelos adultos é observada pelas novas gerações. Tenho receio dessa prática da cultura do mau exemplo." Tal preocupação fez de José Maria da Silva, técnico em mecânica geral e pós-graduando em Sistema de Gestão Integrada (SGI) uma das pessoas mais procuradas na região de Campinas principalmente na Semana do Meio Ambiente, a qual abriga o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Mas a agenda e os telefonemas que interrompem a entrevista concedida ao Jornal da Unicamp mostram que o Projeto Recicle, idealizado por ele, tem sido procurado em qualquer momento do ano, o que dá a esperança de que o Brasil, daqui a algum tempo, não precise da Semana do Meio Ambiente para pensar em preservação ambiental.

Leia matéria:Reciclar, a missão de José Maria

 

 

 

 

Pianistas do IA tornam-se mestres e doutores nos EUA

Os pianistas Maíra Cabral e Henrique Borges conheceram-se e estudaram juntos no Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, durante a graduação, mas terão de se separar no mestrado, por um bom motivo, dentro de um mesmo país: Estados Unidos. Maíra será aluna do programa de mestrado da Ohio University, e Henrique, da Temple University. Mas o tempo passa rápido e quem sabe, em breve, sejam professores e pianistas ainda mais qualificados numa mesma cidade, aqui ou acolá.

Leia matéria: Pianistas do IA tornam-se mestres e doutores nos EUA

 

 

Livro da semana
Artífices da cidadania. Mutualismo,
educação e trabalho no Recife oitocentista

Sinopse: O leitor tem em mãos um livro que analisa a luta de muitos mestres de ofício pela conquista de sua cidadania. Homens livres descendentes de africanos, os trabalhadores que povoam esta obra viveram no Recife, entre 1836 e 1880, quando ainda vigia o escravismo. Eles organizaram uma associação de auxílio mútuo para combater dois estigmas que rondavam suas vidas cotidianas: o da escravidão e o do "defeito mecânico". A nova entidade estava alicerçada na cultura corporativa e seus objetivos eram a promoção de aulas noturnas, a prestação de socorros financeiros e a conquista de serviços para seus sócios. Entre outros feitos do grupo, a criação do Liceu de Artes e Ofícios foi um dos mais destacados. Paulo Leminski

 

 

 

FCA abre cursos em Administração

A partir de 2014, Unidade oferecerá 180 vagas em Administração e 60 em Administração Pública

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo deliberativo da Universidade, aprovou no início da tarde desta terça-feira (28) a criação de dois novos cursos de graduação, que serão oferecidos pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), com campus em Limeira (SP). São eles: Bacharelado em Administração, para o período noturno, com 180 vagas, e bacharelado em Administração Pública, também no período noturno, com 60 vagas. O ingresso nas duas carreiras ocorrerá já a partir do Vestibular 2014.

 

 

Pôquer será objeto de estudo de disciplina do curso de Ciências do Esporte na FCA

 

SAÚDE – Esquecimento natural precisa de atenção, diz neurologista

 

 

Unicamp figura entre as três melhores da América Latina

Lista foi elaborada pela organização internacional QS (Quacquarelli Symonds), que também produz o ranking TopUniversities

 

Saída de Neymar para o Barça gera interrogações

Os professores Marcelo Proni (IE) e Antonio Carlos de Moraes (FEF) falam sobre as questões financeira e tática envolvidas na negociação

 

Parceria amplia a aplicação da computação na medicina

Pesquisas feitas pela Unicamp e pela Unioeste resultaram no registro de três patentes e três softwares

 

Contra a negligência,a boa ciência

Pesquisadores do IQ dedicam-se à produção de compostos para tratamento de doenças negligenciadas

 

Alçando altos voos

Pesquisa mostra como, ao enfrentar "duopólio", Azul recolocou Viracopos no mapa

 

Machado, um intruso na Rússia

Teses: "Machado de Assis na Rússia: estudos de recepção literária"

 

Livro de professor da FCA questiona poder de decisão do Estado sobre direitos de estrangeiros

FCM, embrião da Unicamp, faz 50 anos

Referência internacional, unidade comemora cinquentenário com série de festividades

 

A mastectomia radical no centro dos debates

O Caism possui um ambulatório especializado, onde atua o mastologista César Cabello dos Santos

 

Alunos do Cotuca publicam em periódico internacional

Pesquisa sobre feijão adzuki rende artigo no "Journal of Food Engineering"

 

Tese mostra que pessoa com deficiência pode fazer kung fu

Estudo de professor de wushu prega adaptação das atividades e métodos de ensino

 

 

Professor da FCA lança tradução bilingue em Portugal

 

 

Tribunal europeu bloqueia iniciativa de transparência em testes clínicos

Decisão proíbe divulgação completa dos dados submetidos nos processos de aprovação de novas drogas

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM), braço da União Europeia responsável pela avaliação científica dos medicamentos que entram no mercado da UE, sofreu um revés judicial em sua iniciativa para tornar públicos mais dados levantados em testes clínicos, informa nota publicada no website da revista Nature.

 

 

Estudo recomenda mais ousadia na política de inovação brasileira

 

Relatório aponta tecnologias para mudar a educação superior nos próximos 5 anos

MOOCs, videogames e impressão 3D estão entre as ferramentas que devem se tornar parte do cotidiano

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música)

 

De bem com meu curso: refletindo sobre a escolha!

O Setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) organiza nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, um curso para alunos de graduação sobre atividades de autoconhecimento e informação profissional. Ele ocorre das 12h30 às 15 horas, na sala CLE 204. Mais detalhes: 19-3521-6539 ou e-mail barbara.abile@sae.unicamp.br

 

 

Diálogos em Linguística Aplicada

O II Ciclo de Diálogos em Linguística Aplicada acontece no dia 6 de junho, às 9h30, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). No evento, a professora Angela Kleiman (Unicamp) aborda o tema "Metas, políticas e planejamentos nacionais de educação linguística: impactos da/na pesquisa linguística aplicada". Já o professor Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ) fala sobre "Pesquisa em linguística aplicada: Entre lugares/margens, discursos emergentes e política". O tema "(Quem) precisa de (Que) método para pesquisa (interpretrativa) em linguística aplicada?" será apresentado pelo professor Pedro Moraes Garcez (UFRS). O Ciclo é organizado pelos professores Márcia Mendonça e Petrilson Alan Pinheiro da Silva. Mais informações: 19-3521-1518.

 

 

Pibic recebe inscrições para XXI Congresso de Iniciação Científica

A Unicamp recebe, até 7 de junho, as inscrições para o XXI Congresso Interno de Iniciação Científica. Podem se inscrever bolsistas do Pibic/CNPq, Pibiti/CNPq, Pibiti/Funttel, do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE/Unicamp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), alunos de graduação com projetos financiados por outras agências de fomento à pesquisa ou não, além de bolsistas que participaram da 5ª edição do programa PICJr, encerrado em 31 de janeiro deste ano e bolsistas do ProFIS/SAE. O congresso é organizado pelas Pró-reitorias de Pesquisa (PRP) e Graduação (PRG) e acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Leia mais

 

 

Holografia

O tradicional evento sobre Holografia ocorre nos dias 7, 14 e 21 de junho, das 15 às 17h30, no Planetário Municipal de Campinas. A exposição é aberta para escolas públicas e ao público em geral. Consta de palestra audiovisual 3D e uma série de experimentos sobre óptica de imagens. Interessados podem se inscrever no site do evento. A mostra é organizada pelo Instituto de Física (IFGW) da Unicamp. O Planetário está localizado no Parque Portugal, em Campinas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lunazzi@ifi.unicamp.br ou telefone 19-3521-2451.

 

 

Cachorros dançantes

 

 

 

Danças clássicas Indianas

Sob a direção da professora Marilia Vieira Soares, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a Companhia Pallavi apresenta, dia 8 de junho, palestra e workshop gratuitos sobre danças clássicas Indianas, das 14 às 16h30, no Espaço Cultural Café Tablao. Para as apresentações de dança, às 20 horas, os ingressos custam R$ 20,00. O Café Tablao fica na rua Jesuíno Marcondes Machado 1053, no bairro da Nova Campinas, em Campinas-SP. Mais informações: 19-9782-2840.

 

 

 

Galeria de Arte recebe "Chão de Estrelas", videoinstalação de Ticiano Monteiro

A abertura da videoinstalação "Chão de Estrelas", de Ticiano Monteiro, aluno do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes (IA), acontece no dia 10 de junho, às 12h30, na Galeria de Arte Unicamp. A mostra faz parte da dissertação de mestrado de Monteiro, a ser defendida no dia 18 de junho, às 14 horas, na rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, no campus da Unicamp. O trabalho foi orientado pelo professor Francisco Elinaldo Teixeira. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

Chão de estrelas é composta por gravações de cantores de videokê do centro da cidade de Fortaleza. As filmagens foram feitas de 2006 a 2007, período em que Ticiano Monteiro realizou um mergulho na multidão, acompanhando noites de boemia de pessoas comuns, em bares e restaurantes populares, lazer de vidas infames. Nessas situações prosaicas, encontrou momentos singulares em que vidas ordinárias convertem-se em extraordinárias. O trabalho revela pessoas comuns e suas estratégias de sobrevivência e manutenção de sua humanidade, num movimento antropofágico de apropriação dos dispositivos, seja para obter dele seu sustento ou apenas para fantasiar uma subjetividade.

Mais detalhes: 19-3521-6561.

 

 

Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação

A próxima edição do Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação "Museu e escola: atravessando fronteiras" ocorre no dia 11 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições podem ser feitas no link. Programação e outras informações: 19-3521-5039.

SOBRE O EVENTO

O "Museu e Escola: atravessando fronteiras", coordenado pelo Museu de Artes Visuais da Unicamp, tem como propósito promover e ampliar a discussão sobre as possibilidades de construir comunidades de aprendizagem, que integrem escolas e museus, apresentando alternativas à forma tradicional como cada um destes espaços entende e promove conhecimento. Para conduzir a travessia entre estas fronteiras, convidamos profissionais que atuam nos campos das artes visuais, história da arte e educação. Serão abordados os seguintes temas: o museu virtual MARE; a contribuição de Suzana Rodrigues, pioneira do serviço educativo no MASP na década de 1950; a experiência recente do MAR- Museu de Arte do Rio; o papel do professor na construção do conhecimento; públicos especiais e acessibilidade; o carácter participativo dos museus na atualidade.

 

 

FEQ recebe inscrições para o curso de Gestão Estratégica da Produção

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), recebe, até 16 de junho, as inscrições para um curso de gestão estatégica da produção. Ele será realizado de 22 de junho de 2013 a 28 de março de 2015, aos sábados, das 9 às 16h30, na FEQ, O curso destina-se aos profissionais interessados na área e abordará temas de práticas atuais de gestão estratégica para otimização de recursos financeiros e humanos. Inscrições e outras informações no site ou teefone 19-3521-4133. 

 

 

Bauhaus - trajes e figurinos

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) organiza uma exposição de figurinos desenvolvidos em sala de aula, por alunos do Instituto de Artes (IA), Baseados no Ballet Triádico, de Oskar Schlemmer. Formas e conceitos da Escola Bauhaus, inspiram a releitura dos trajes, que com seus limites e possibilidades, definiram a coreografia de um grande espetáculo de dança. A exposição acontece de 11 a 24 de junho, no Centro de Convenções. Abertura:11 horas. Mais detalhes: 19-3521-1738.

 

 

TEDxUnicampLive 2013

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) organiza o evento TEDxUnicampLive 2013, dia 12 de junho,  às 10 horas, na sala PDG da Agencia para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Mais detalhes no site.

 

 

 

Lançamentos

 

 

 

Labjor prorroga inscrições
para pós em Jornalismo Científico

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp prorrogou, até 10 de junho, as inscrições para o curso gratuito de pós-graduação (lato sensu) em Jornalismo Científico. O curso tem duração de três semestres, com aulas às segundas-feiras em período integral. O processo seletivo é composto por duas fases: análise de texto e de currículo, e com exames de escrita e de proficiência de inglês, além de entrevista.

O objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas e colaborar na formação de um profissional híbrido, que trabalhe com a idéia do sistema global de C&T.

Dinâmica do curso - Prevê a interação entre os jornalistas e cientistas, através de formação de duplas de trabalho orientadas por professores das duas áreas. O curso pretende incentivar o aluno a produzir notícias de divulgação científica para a mídia impressa, radiofônica, televisiva e eletrônica, imbuído de senso crítico e capacidade de seleção da notícia. O aluno deve comprometer-se com o rigor na apuração das informações e contribuir para a compreensão geral do fenômeno científico e sua relação com a sociedade.

Outras informações podem ser obtidas no site do Labjor. 

 

 

Galeria de Arte recebe "Chão de Estrelas", videoinstalação de Ticiano Monteiro

A abertura da videoinstalação "Chão de Estrelas", de Ticiano Monteiro, aluno do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes (IA), acontece no dia 10 de junho, às 12h30, na Galeria de Arte Unicamp. A mostra faz parte da dissertação de mestrado de Monteiro, a ser defendida no dia 18 de junho, às 14 horas, na rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, no campus da Unicamp. O trabalho foi orientado pelo professor Francisco Elinaldo Teixeira. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

Chão de estrelas é composta por gravações de cantores de videokê do centro da cidade de Fortaleza. As filmagens foram feitas de 2006 a 2007, período em que Ticiano Monteiro realizou um mergulho na multidão, acompanhando noites de boemia de pessoas comuns, em bares e restaurantes populares, lazer de vidas infames. Nessas situações prosaicas, encontrou momentos singulares em que vidas ordinárias convertem-se em extraordinárias. O trabalho revela pessoas comuns e suas estratégias de sobrevivência e manutenção de sua humanidade, num movimento antropofágico de apropriação dos dispositivos, seja para obter dele seu sustento ou apenas para fantasiar uma subjetividade.

Mais detalhes: 19-3521-6561.

 

 

 

Seminário internacional discute crise financeira mundial e saúde

O seminário internacional "Crise financeira mundial e saúde: os desafios dos sistemas públicos de saúde no mundo" acontece no Fórum Permanente de Esporte e Saúde, dia 13 de junho, às 12 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento será transmitido pela RTV-Unicamp e é direcionado aos professores, alunos, pesquisadores de saúde coletiva, trabalhadores do SUS e representantes de Conselhos de Saúde. Conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); e a parceria da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso – ESPMT. As inscrições podem ser feitas no link

O objetivo do seminário é discutir com a comunidade acadêmica brasileira e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios dos sistemas públicos de saúde em uma perspectiva global e comparativa. Buscar-se-á a qualificação e a preparação de trabalhadores e gestores da saúde para o trabalho no SUS num cenário adverso em face dos limites políticos e econômicos impostos pelo neoliberalismo desde o seu apogeu até a sua atual crise. Destaca-se nesse seminário a busca pela integração entre pesquisadores brasileiros e dos Estados Unidos e da Espanha para estimular pesquisas multicêntricas e transnacionais. Os painéis debaterão os sistemas públicos de saúde no mundo, diante da crise financeira mundial de 2008, bem como pautarão a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais detalhes pelo telefone 19-3521-5039

 

 

 

Ansiedade frente às provas: como enfrentar?

A questão será respondida no dia 13 de junho, às 12h30, durante uma oficina organizada pelo Setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). A oficina é do Projeto Saiba Mais e tem como público-alvo alunos que ingressaram no vestibular Unicamp 2013. O objetivo é promover a compreensão da ansiedade frente às provas e discutir estratégias para enfrentá-la. O encontro ocorre no Pavilhão do Básico (PB14), em frente ao restaurante universitário. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-6539 ou e-mail barbara.abile@sae.unicamp.br Veja outras atividades promovidas pelo Serviço de Orientação Educacional do SAE, no link.

 

 

Método lógico para a redação científica

A Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), através do Espaço da Escrita, organiza no dia 14 de junho, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções, o workshop "Método Lógico para a Redação Científica" com o professor Gilson Volpato.  O público-alvo do evento são docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Unicamp.

Volpato é mestre e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp de Rio Claro. Fez pós-doutorado no Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan (Israel). Desde 1981 é docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante 4 anos, nas três áreas do saber. Foi avaliador de pós-graduação junto à Capes. Atualmente é professor adjunto-III (livre-docente) e bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq. Coordena o grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal (CNPq). Atua há 27 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ou telefone 19-3521-8062

 

 

 

Comvest divulga calendário para vagas remanescentes 2014

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia dia 20 de agosto de 2013 as inscrições do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2014 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente nesta página. As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições. Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma reconhecido/autorizado de curso superior diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso já estão disponíveis na página da Comvest na internet.

Mais: Comvest divulga calendário para vagas remanescentes 2014

 

 

 

Thomaz Perina em exposição

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) organizam a mostra itinerante "Thomaz Perina", do Projeto Espaço de Arte. Com curadoria de Sandra Caro Flório, a abertura da exposição ocorre no dia 23 de maio, na rua Rital Brasil 15, no campus da Unicamp. As visitas podem ser feitas até 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 19-3521-9002 ou 3521-1732.

 

 

Queimaduras de 3º grau

A exposição "Queimaduras de 3º grau", de Genivaldo Amorim, será aberta no dia 20 de maio, às 12h30, no Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, 131). A curadoria da mostra é de Sandra Caro Flório. O evento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e faz parte do Projeto Espaço de Arte. Mais informações: 19-3521-1739.

 

 

Sipat 2013

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Cipas) da Unicamp, Funcamp e do campus de Limeira promovem, entre 10 e 14 de junho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat 2013). Com o tema "Segurança e Saúde do Trabalhador na Unicamp: Aspectos e valores humanos", a abertura do evento ocorre às 9 horas, no auditório da Diretoria Geral da Adminitração (DGA). As inscrições podem ser feitas no link. Mais detalhes: 19-3521-7829. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares