Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária


 
 
Quase 100 atividades farão de Salvador um lugar para o aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de Vigilância Sanitária e a sociedade brasileira

Nesta 7ª edição do Simpósio, cerca de mil participantes discutirão o Sistema Único de Saúde e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A programação do evento contará com 8 Cursos pré-simpósio, 30 Discussões Temáticas, 3 Grandes Encontros, 4 Conferências, 8 Comunicações Coordenadas, 22 Painéis, 9 Mesas Redondas, 4 ‘Roda Visa’ e ainda 4 Rodas de Conversa. Quase 100 atividades para o aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade.

O Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária é atualmente o mais importante evento técnico científico da área. Desde a primeira edição em São Paulo (2002), passando por Caldas Novas (2004), Florianópolis (2006), Fortaleza (2008), Belém (2010) e Porto Alegre (2013). Mais do que um evento de alcance nacional, o Simbravisa é um importante espaço de estímulo à produção científica, insistindo nos princípios que definem uma vigilância sanitária integrada e solidária com as demais áreas da saúde coletiva e na defesa intransigente do Sistema Único de Saúde.
 
O 7º Simbravisa abrirá com a Conferência de Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e uma das lideranças do movimento da Reforma Sanitária Brasileira. Autor do livro O que é o SUS, o professor falará sobre um Brasil que restringe, a cada dia, o atendimento no sistema de saúde apenas aos mais pobres.

O evento foi organizado a partir de três grandes eixos temáticos: SUS e SNVS; o trabalho e o trabalhador em Vigilância Sanitária; participação social e cidadania que constituíram as grandes atividades do eventos. Vários temas complementarão as atividades e debates nestes 5 dias de atividades: desde a alimentação saudável, passando pela discussão sobre a água potável que necessitamos, ao veneno que adoece e mata, os medicamentos, saneantes, cosméticos, técnicas de embelezamento com seus benefícios e riscos. A dengue, chicungunha e zika, os movimentos sociais e as políticas de proteção social, o trabalho da Vigilância Sanitária face aos interesses econômicos, políticos e sanitários; o dilema da fosfoetanolamina – entre a esperança e o marco regulatório e inclusive discutir a atuação do Ministério Público frente ao Controle Sanitário de Serviços de Saúde.


O Simpósio é presidido pela professora Gisélia Santana Souza, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e tem como tema o ‘Sistema Único de Saúde (SUS) e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)’.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares