Indicação do vereador Bruno Ganem pleiteia um Hemocentro em Indaiatuba

De: Bruno Ganem

Indicação do vereador Bruno Ganem (PV) pleiteia um Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia) na cidade. A propositura, de número 0913/2015 foi apresentada na 31ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores, realizada no dia 3 de novembro de 2015. O Hemocentro tem como objetivo realizar coleta de doações de sangue e sua redistribuição para a rede hospitalar do município. Atualmente o município coleta aproximadamente 125 bolsas mensais de sangue através das campanhas mensais pela Fiec I (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

Segundo o Hemocentro de Campinas a cidade de Indaiatuba e região possuem capacidade de coletar 500 bolsas por mês, o que irá contribuir muito para o equilíbrio dos estoques de sangue e derivados da região. No final de 2013, com início do projeto Sangue Cidadão pelo Rotary Club Indaiatuba e a organização da sociedade civil (OSC) Gabriel, as duas organizações contrataram o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para verificar a viabilidade de se criar um posto fixo de coleta de sangue na cidade. Prontamente o Hemocentro demonstrou seu interesse e realizou um estudo de viabilidade que já foi apresentado à Prefeitura de Indaiatuba e Secretaria Municipal de Saúde no mês de fevereiro de 2014.

Atualmente as esferas de governo, estadual e municipal, estão em contato para que o convênio possa ser firmado, mas nada ainda foi definido. A parceria, segundo o Hemocentro da Unicamp, será pioneira, pois trata-se da primeira vez em que a sociedade civil se mobiliza para ajudar na criação e suporte para um serviço de hemoterapia público. Para o sucesso da parceria, o Hemocentro da Unicamp ficará com a responsabilidade de todo o processo de trabalho por meio de capacitação e treinamento de profissionais envolvido, fornecimento de equipamentos e insumos, processamento das bolsas coletadas e distribuição aos hospitais. Caberá a Prefeitura o espaço físico e recursos humanos necessários. Ao Rotary Club Indaiatuba e OSC Gabriel caberá a responsabilidade de divulgar, informar e mobilizar a população para que o serviço oferecido seja viável.

Segundo a OSC Gabriel, de cada dez pessoas internadas, três irão precisar de transfusão de sangue. Cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. O aumento de 30% no transporte de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o País precisar cada vez mais de sangue para transfusão. Com a instalação de um Hemocentro na cidade ou a criação de um Posto Fixo de Coleta de sangue, espera-se também o crescimento do número de doadores voluntários de medula óssea ao Redome (Registro de Doadores de Medula), que irá beneficiar a fila de por transplantes de medula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares