Confira o boletim semanal da ONU Brasil #202

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim202

Boletim ONU Brasil

 

Segundo a ONU, se as infrações cometidas por adolescentes e jovens forem tratadas exclusivamente como uma questão de segurança pública e não como um indicador de restrição de acesso a direitos fundamentais, a cidadania e a justiça, "o problema da violência no Brasil poderá ser agravado, com graves consequências no presente e futuro".

 

O número de mortos por disparo de armas de fogo no Brasil chegou a 42.416 pessoas em 2012, segundo a nova edição do levantamento "Mapa da violência 2015: mortes matadas por armas de fogo".

 

O vídeo de dois minutos transmitido em telas na Times Square fala sobre as contribuições que esta comunidade faz para as famílias e as grupos locais por todo o mundo.

 

O encontro marcou também o encerramento do Curso de Formação de Jovens Lideranças, fruto de parceria entre agências da ONU e o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

 

De acordo com relatório sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil – Violência e Desigualdade Racial, lançado pela UNESCO, um jovem negro entre 12 e 29 anos tem 2,5 vezes mais chances de morrer violentamente que um jovem branco.

 

Ligado à Plataforma dos Centros Urbanos, o Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens aconteceu no último dia 9 de maio.

 

Representantes de etnias receberãodossiês contendo produtos dos projetos de documentação de suas culturas e línguas.

 

Com o tema "Momentum", o TEDxParquedasNaçõesWomen falará sobre formas de acelerar o passo para alcançar um planeta 50:50, um mundo paritário entre mulheres e homens. Evento conta também com o apoio da Embaixada da França no Brasil e patrocínio da Heads Propaganda.

 

A peça audiovisual faz parte de uma campanha mundial para apoiar a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o novo conjunto de metas da agenda de desenvolvimento pós-2015, que deverá ser adotado pelos países em setembro.

 

Declaração final da reunião de Adis Abeba solicitou à Comissão da União Africana que promova a cooperação Sul-Sul na área de proteção social, especialmente com o Brasil.

 

Cúpula Global das Mulheres, em São Paulo, promove maior igualdade para as mulheres no mercado de trabalho. Evento começa nesta quinta-feira (14) e conta com a participação da espanhola Arancha González.

 

Com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres, projeto para caminhoneiras e caminhoneiros recebe o reforço de campanha internacional da ONU, "O Valente não é Violento".

 

Protocolo visa a criação de um divisor de águas no tratamento do feminicídio no país, que responde por 40% dos crimes contra as mulheres em toda a América Latina.

 

 

 

Reunião de alto nível técnico entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde ocorreu nos dias 26 e 27 de março.

 

A região mostra que os empreendedores rurais têm cada vez mais modelos de negócio para escolher novas opções para melhorar a renda, algo que pode inspirar a América Latina e outras regiões agrícolas.

 

Análise da Comissão Econômica para a América Latina e Organização Internacional do Trabalho da ONU estima que o índice de desocupação na região chegará a 6,2% em 2015.

 

"Os investimentos permitirão transformar essas pessoas em legítimos empreendedores socioambientais", resume a gerente do projeto no Banco Mundial, Fátima Amazonas.

 

A indústria eletrônica, uma das maiores e que mais crescem no mundo, gera a cada ano até 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico provenientes de computadores e smartphones.

 

"É essencial para a UNRWA fortalecer a relação com o Brasil", afirmou o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Pierre Krähenbühl.

 

Em particular, os programas de realojamento e reinstalação propostos com base em uma chave de distribuição, a promessa de oferecer meios legais mais seguros aos requerentes de asilo e distribuir a responsabilidade de proporcionar proteção internacional mais equitativa em toda a União Europeia.

 

Cerca de 24 mil salas de aulas ficaram destruídas ou danificadas devido ao terremoto que atingiu o país no dia 25 de abril, danos que em algumas delas foram agravados pelos tremores secundários.

 

UNAIDS, UNESCO e Serviço de Informações sobre HIV e Aids da África já apoiaram a iniciativa na Zâmbia; a proposta é levá-la para pelo menos a outros cinco países do continente.

 

O Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas abordou a onda de suicídio e automutilação da juventude indígena na sua recente sessão, em Nova York.

 

De acordo com o governo, incidentes na província de Huambo teriam matado 20 pessoas. Outros relatos afirmam que as vítimas podem ter chegado a mil.

 

A comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia definiu, no último dia 30 de abril de 2015, os vencedores da edição 2014. O valor de 20.500 dólares será distribuído entre os ganhadores.

 

Evento será o 1º Seminário Virtual da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) sobre a "Perspectiva intercultural na formação de Técnicos em Saúde".

 

Os cinco vencedores dos dois prêmios ganharão a soma de 20 mil dólares. O prazo de inscrição termina em 25 de maio.

 

 

Para participar, os projetos devem estar em andamento há pelo menos três anos; ter como base uma comunidade local e operação em área rural; e se localizar em um dos países nos quais o PNUD está presente. Inscrições terminam em 27 de maio.

 

Podem participar jovens de até 25 anos com vídeos curtos, de no máximo 5 minutos. Os vídeos devem ter legendas em inglês. Prazo é dia 15 de junho.

 

Uma boa notícia: a Libéria conseguiu controlar o ebola – mas país ainda tem desafios de desenvolvimento; as comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial, 70 anos depois, na sede da ONU; e o início das novas consultas de Genebra, com as partes na Síria buscando uma solução pacífica para o atual conflito – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 41.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares