Musica nas escolas, Cosmópolis sai na frente!!

Musica nas escolas, Cosmópolis sai na frente!!

 

O "Villa Musical" é um projeto da Prefeitura de Cosmópolis por meio da Secretaria de Educação que nasceu em 2009, em duas unidades de ensino, com apenas dois professores. Atualmente abrange todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, totalizando 9.000 alunos. O projeto  proporciona, no período de aula e no contraturno para algumas turmas, a oportunidade do aluno ter contato com a música por meio de profissionais especialistas e habilitados. O objetivo principal é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades motoras, auditivas, rítmicas e também criativas, proporcionando-lhes a inclusão social, valorização da autoestima, disciplina, senso rítmico e apreciação musical.


Além da musicalização, os alunos participam de aulas de expressão corporal, iniciação da prática instrumental, coral e fanfarra.


Em 2010 as escolas EMEB Profª Odila do Amaral Bottcher e a fanfarra da EMEB Rodrigo O. L. Menezes fizeram uma apresentação na UNASP – Engenheiro Coelho e a partir daí, todos os anos têm aumentado a quantidade de professores inscritos para o Projeto em Cosmópolis, pois segundo eles é a única cidade da região que proporciona o ensino da música por meio de projeto específico em todas as escolas.


Em 2012 o Projeto se estendeu a todos os ex-alunos e comunidade em geral, foi criado o Coral Jovem de Cosmópolis, sob a regência do Profº Marco Isaias Santana.


A intenção para o ano de 2013 é a criação da primeira escola de música para atender, em contra turno, todos os alunos da rede que já desenvolvem habilidades em alguns instrumentos específicos, segundo a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Carvalho Guizo.


A disciplina de música se tornou obrigatória nas escolas, agora já é lei do país, desde 2012. Todas as escolas públicas e privadas devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares, exigência segundo a lei nº 11.769 sancionada em 18/08/2008.


A música desenvolve a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, que pode integrar o ensino de artes. Hoje não é considerada necessariamente uma disciplina exclusiva. Mas, como linguagem que pode englobar artes plásticas e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e nela, tem entre os profissionais o professor de música.

 

Thayla Nogueira

Secretaria de Governo e Comunicação

Tel.: 19. 3812.8041 / 3812.8043

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares