Unicamp


 

 

Cole articula linguagens para expandir universo de leitores

Tradicional congresso de leitura foi aberto na manhã desta terça-feira (22) no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

 

Linguagens variadas para expandir o universo de leitores no país. A programação da 19ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (Cole) articula a leitura com sonoridades, performances, iconografias e imagens para alcançar o objetivo proposto pelos organizadores do evento, aberto na manhã desta terça-feira (22) no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). 

 

O tema desta edição é 'Leituras sem margens'. "Sem margens porque o congresso não é exclusivo da palavra escrita. Além desta perspectiva das linguagens, nós temos também a possibilidade de trazer autores que não estão na mídia como os mais destacados da produção literária; autores que trabalham a possibilidade de o leitor tomar contato com a literatura, o cinema, a performance... O tema é também uma referência 'A terceira margem do rio', conto de Guimaraes Rosa adaptado por Caetano Veloso e Milton Nascimento em música homônima. 'Leitura em margens' tem ainda um viés para a experimentação", explica Antônio Carlos Amorim, organizador do evento e diretor da Associação de Leitura do Brasil (ABL). 

 

O tradicional congresso, promovido pela Faculdade de Educação (FE) e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), prossegue até esta sexta-feira (25) no GMU, com conferências, mesas-redondas, conversas com autores, oficinas, exposições, intervenções literárias e musicais, ciclo de cinema, lançamentos e feira cultural e literária, com descontos e troca de títulos. 

 

"A ALB se estabeleceu num contexto de redemocratização do Brasil na década de 1980. Desde então temos exercitado maneiras de democratizar o acesso à leitura no Brasil, que é muito elitizada. Por isso nós não queremos lidar especificamente com os autores canônicos, queremos trazer aquilo que seja da periferia, da margem, que não seja tão central. E isso para valorizar e mostrar também o quanto qualificada são essas produções e essas experiências", situa o organizador do evento. Leia mais 

 

 

Começa o 19º Cole com 'Leituras sem margens'

Unicamp espera mais de 2.500 pessoas para conferências, conversas com autores, oficinas, Feira Literária e outras atrações

 

 

"Leituras sem margens" é o tema do 19º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), que será aberto às 9h30 desta terça-feira no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O evento promovido pela Faculdade de Educação (FE) e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB) prossegue até sexta-feira com conferências, mesas-redondas, conversas com autores, oficinas, exposições, ciclo de cinema, lançamentos e a Feira Cultural e Literária do Cole, com intervenções literárias e musicais e feira de livros com descontos e troca de títulos.  Esta Feira contará com as presenças do cartunista Laerte (na terça, às 17h30) e da escritora Marina Colasanti (na quinta, às 16h30), além de autores premiados com o Prêmio Jabuti. São esperadas mais de 2.500 pessoas nesta edição. 

 

Segundo os organizadores do 19º Cole, o tema "Leituras sem margens" foi escolhido para "dar vez e voz aos dizeres que habitam terceiras margens – palavras, sopros, sussurros, sibilos, ventanias, líquidas superfícies, películas-pele – que se fazem (in)visíveis, (in)tangíveis silêncios".  O coordenador do evento, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, professor da FE e que cumpre sua segunda gestão na presidência da ALB, explica melhor a temática. "Desde a  edição passada, pensamos em articular a leitura com as artes, não somente com a literatura. Então nesse ano vamos trabalhar com sonoridades, performances, iconografia, imagens". 

A primeira conferência será concedida pelo professor Willi Bolle (USP), às 11 horas, sobre "Cenas de vida numa favela: da leitura de um romance através de sua encenação até uma pesquisa de campo". O tema é referente a uma oficina teatral realizada pelo conferencista com professores e alunos de uma escola de ensino médio na periferia de Belém, em que foram elaboradas adaptações cênicas de cinco romances do escritor paraense Dalcídio Jurandir. 

 

A tarde deste primeiro dia de Cole está reservada para duas sessões sobre "Perspectivas da leitura no Brasil", com palestras "Movimento por um Brasil literário", com Elizabeth Serra, e "Empréstimo de eBooks: a revolução na palma da mão", com Galeno Amorim; e ainda para a mesa-redonda tratando de "Uma proposta de integração entre língua portuguesa e matemática na alfabetização: o desafio da Unicamp no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa".

 

A programação completa está na página do Cole (http://www.cole-alb.com.br/). 

 

No final do dia haverá o lançamento do livro "Imagens e palavras - Homenagem a Milton José de Almeida" (Editora Autores Associados), organizado por Ana Lúcia Goulart de Faria, Gabriela Fiorin Rigotti e Wenceslao Machado de Oliveira Jr. O homenageado foi professor da Faculdade de Educação, onde estudou e realizou pesquisas sobre a arte da memória e as diferentes linguagens verbais, visuais e audiovisuais que dão forma e ideologia à educação cultural, ao imaginário e à inteligência contemporânea. Segundo os organizadores, a importância do livro está em manter pulsante a obra e o perfil intelectual de Milton José de Almeida como instigantes perspectivas para a área de educação, sobretudo no que se refere à singular abordagem que ele fez da relação entre as imagens e os processos educativos inerentes a elas.

 

Já a Coleção de Livros Hilário Fracalanza, professor da FE que faleceu em 2009, será ampliada, e a Coleção dos 30 anos do Texto na Sala de Aula, organizada pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) João Wanderley Geraldi, terá uma sessão especial com a presença de estudiosos da área. Também está sendo preparado um material escrito contendo uma síntese dos 19 Coles, com uso do recurso da iconografia. Uma novidade é que neste ano, no centro de Campinas, serão feitas intervenções de poesia envolvendo a população no período matutino. O último dia será dedicado totalmente à mostra de 50 minicursos.

 

 

 

Unicamp de Portas Abertas está com inscrições abertas para as escolas de ensino médio de todo Brasil.

 

O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece no dia 30 de agosto, acaba de abrir inscrições para as escolas de ensino médio de todo Brasil. Os interessados devem se inscrever eletronicamente mediante formulário disponível no site. Veja os passos.    

Para o evento, ligado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), está sendo aguardado um público superior a 50 mil pessoas, que visitarão as faculdades e institutos da Unicamp para conhecer de perto o cotidiano de uma das melhores universidades do país. No ano passado, a instituição recebeu cerca de 50 mil visitantes.   

A programação da UPA 2014 está sendo feita pelas unidades e pela organização. As atividades ficarão centralizadas no Centro de Convenções e no Pavilhão Básico (PB). Já a programação específica ficará a cargo das unidades. Haverá palestras, apresentações, demonstrações e visita guiada, entre outras atividades. Já a programação cultural ocorrerá no estacionamento atrás da Biblioteca Central "Cesar Lattes" e na frente do Centro de Convenções. 

Neste ano, serão empregadas diferentes formas de comunicação visual para chamar a atenção dos visitantes, como painéis contendo localizações e aplicativo para smarthphone. As palestras terão tradutor de língua brasileira de sinais (Libras), para os que necessitarem.

Saiba mais informações sobre a UPA.

 

 

 

 

Unicamp sediará fórum  internacional de física industrial

Agência FAPESP – O American Institute of Physics (AIP) e o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) promovem entre 28 de setembro e 3 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o fórum internacional Industrial Physics in Emerging Economies II, com o apoio da FAPESP e do ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR).

O tema desta edição é "Capacitação em física industrial em economias emergentes". O objetivo, de acordo com a organização, é promover a aproximação entre cientistas e indústria para atender às necessidades da sociedade relacionadas ao avanço tecnológico sustentável.

 

 

Unicamp recebe representante
da Central European University

 

 

Unicamp e Associtech
firmam convênio de cooperação

 

 

Edição do Prato do Dia é dedicada
ao evento Chefes na Praça

 

 

Unicamp oficializa  Instituto Confúcio

Solenidade em Brasília contou com a presidente Dilma Rousseff e o reitor José Tadeu Jorge

 

 

 

Classificar sistemas universitários é mais útil do que produzir rankings de instituições isoladas

 

 

Inova marca presença em debate sobre empreendedorismo da Amcham

 

 

 

Rádio Unicamp estreia Prato do Dia com o chef Manu

 

 

Relações Institucionais do Inovativa Brasil dará palestra no Café Tecnológico

 

 

 

Projeto de divulgação científica do INCT Fotonicom é selecionado em edital da Preac

 

Projeto "Meninas Fazendo Ciência" desenvolvido e realizado na Escola Estadual Judith Ferrão Legaspi na cidade de Araras

 

 

 

 

 

Química recebe acreditação da Royal Society of Chemistry

Certificação é reconhecimento internacional à qualidade do curso de graduação oferecido pela Unicamp

O curso de Química da Unicamp (diurno e noturno), reconhecido como um dos melhores da América Latina, acaba de receber o certificado de acreditação da Royal Society of Chemistry (RSC), maior organização da Europa de apoio às ciências químicas. O curso da Unicamp é o primeiro entre as universidades estaduais paulistas a obter tal certificação. "Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento internacional. Sem dúvida, será mais um diferencial importante que ofereceremos aos nossos estudantes de graduação", afirmou o diretor do Instituto de Química (IQ), professor Lauro Kubota. Mais

 

 

 

Uso de anticorpo aumenta tempo de vida de pacientes com câncer de mama apesar de custos elevados, aponta pesquisa

Pesquisadores da Unicamp realizaram uma revisão sistemática com metanálise de 864 pacientes incluídos em quatro ensaios clínicos randomizados, que avaliaram o tratamento de quimioterapia com ou sem trastuzumabe em pacientes com câncer de mama avançado. Estima-se que no Brasil, aproximadamente 9.800 pacientes façam tratamento paliativo contra o câncer de mama pelo SUS e que, desse total, cerca de 2.500 sejam elegíveis para fazer uso combinado de quimioterapia com trastuzumabe.

O trastuzumabe é um anticorpo monoclonal humanizado recombinante, recomendado por várias diretrizes internacionais para o tratamento de um subtipo específico de câncer de mama denominado HER2 positivo, e já está aprovado pelas principais agências reguladoras em todo o mundo. Em 2013, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o trastuzumabe só para o tratamento adjuvante em pacientes com a doença em fase inicial, e não para a doença na fase disseminada, denominada metastática. Mais

 

 

 

Levantamento da Unicamp confirma que maioria dos alunos já tiveram suas notas lançadas

 

 

 

Livro conta a trajetória de vida de 'Uma Marqueza entre as domésticas'

 

 

 

Unicamp perde Rubem Alves

Professor Emérito faleceu no sábado, foi velado na Câmara Municipal de Campinas e cremado em Guarulhos

O filósofo, escritor, psicanalista e educador Rubem Alves, professor emérito da Unicamp, faleceu no final da manhã deste sábado (19). Ele estava internado no hospital Centro Médico em função de  insuficiência respiratória. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Campinas e cremado em Guarulhos, no domingo (20). Rubem Alves era docente aposentado do Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Recebeu em 1995 o título de professor emérito pela Universidade, distinção concedida a docentes que prestaram relevantes serviços à ciência e à instituição. A Unicamp decretou nesta segunda-feira, dia 21, luto oficial por três dias em razão do falecimento do escritor e Professor Emérito Rubem Alves. Leia mais

 

 

Temas contemporâneos atraem futuros cientistas para escolas de inverno do IFGW

 

 

 

RTV discute participação da Seleção
Brasileira na  Copa do Mundo

 

 

 

 

 

Os vários ganhos da eficiência energética

Estudo propõe sistema de diagnóstico e de gestão de energia para a área petroquímica

 

 

Maura Lopes Cançado, da literatura ao cubículo 2

"Literatura e loucura: a transcendência pela palavra"

 

 

Ricos, mas vulneráveis

Estudo mostra que quatro grandes grupos econômicos brasileiros são subordinados ao capital internacional

 

 

Segurança falaciosa

Estudo revela que agricultores familiares não têm condições de cumprir normas de uso seguro dos agrotóxicos

 

 

Doce por mais tempo

FEA formula gomas de mascar com sensação de doçura mais duradoura

 

 

 

Investigando a maturação somática

Educadora física realizou estudo com 6.531 crianças e adolescentes em Campinas

 

 

Revelando o turista-fotógrafo

"Picture Ahead: a Kodak e a construção de um turista-fotógrafo"

 

 

 

Telescópio

Hipótese tenta explicar relevo do lado oculto da Lua

Rastreando poluição em outros planetas

Estudo sobre nomes de furacões é contestado

Esperança para o tubarão branco no Atlântico Norte

Determinando os limites da vida extraterrestre

Vocabulário mapeia evolução da intolerância à violência

Conferência ataca compensações ambientais

China amplia investimento em proteoma

 

 

 

Agenda

(Seminários, Cultura, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

24.7.2014

IMECC organiza conferência magna

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organiza no dia 24 de julho a conferência magna "On Mean Field Games", a ser proferida pelo professor Pierre-Louis Lions, do College de France.

A conferência é aberta a toda a comunidade e ocorrerá às 14 horas na sala 351 do IMECC, à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, no campus de Campinas.

É preciso confirmar presença pelo email eventos@ime.unicamp.br. Mais detalhes pelo site.

 

 

25.7.2014

Café Tecnológico

No dia 25 de julho a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) organizará o próximo Café Tecnológico. O evento, que é mensal, reunirá empreendedores da região para discutir assuntos relacionados aos desafios do empreendedorismo.
O evento vai contar com a presença de Daniel Duft, um dos finalistas do Inovativa Brasil - programa de capacitação e aceleração do governo federal – de 2013, que vai contar sobre sua experiência e tirar dúvidas dos interessados em se inscrever para a edição deste ano. Além disso, o Café Tecnológico dará sequência ao treinamento com profissionais do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi), da Universidade de São Paulo.
O encontro ocorrerá às 15h30, no auditório da Incamp, à rua Bernardo Saião, 100, no campus de Campinas. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-2623.

 

 

26.7.2014

CIS-Guanabara organiza arraial solidário

No dia 26 de julho o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara) realizará o Arraial Cultural Solidário, dentro do projeto "Feiras Culturais". O evento contará com stands de entidades sociais, sanfoneiro e apresentação dos grupos de sertanejo universitário "Gabriel Tellis" e "Comitiva Camp Dance". Também haverá quadrilha e casamento caipira. O estacionamento e a entrada serão gratuitos. O arraial será das 16 às 20 horas, no centro cultural, à rua Mário Siqueira, 829, em Campinas. Mais detalhes pelo telefone 19-3231-6369.

 

 

27.7.2014

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

Estão abertas até 27 de julho as inscrições para o curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística FEC-0600 do Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), que é vinculado ao Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp. O curso é voltado para profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística.

A especialização tem por objetivo executar melhorias nas diferentes áreas da logística por meio da implementação de novos processos e metodologias; conhecer os mais modernos conceitos da área; tomar decisões em ambientes e situações complexas; entender o relacionamento das decisões da área com a estratégia de organização e com as demais funções da empresa; conhecer os impactos das decisões da área no resultado financeiro da empresa; assim como gerenciar projetos de melhoria e desenvolver as habilidades de aprendizado contínuo, trabalho em equipe e apresentação em público.
O curso tem vagas limitadas e ocorrerá de 11 de agosto de 2014 a 14 de dezembro de 2015, às segundas e quartas-feiras das 19 às 22 horas na FEC, à rua Saturnino de Brito, 224, no campus de Campinas. O investimento é de 18 parcelas de R$880,00 através de boletos bancários. Mais detalhes e informações pelo site.

 

 

30.7.2014

II Workshop Biota/Fapesp-Araçá

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do Programa Biota-Fapesp, organiza nos dias 30 e 31 de julho o II Workshop Biota/Fapesp-Araçá. O objetivo do encontro é apresentar as principais propostas e resultados do projeto "Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para uma gestão integrada".
A programação inclui palestras, sessão de pôsteres e debates, com a finalidade de integrar as estratégias das diferentes áreas do conhecimento e contribuir para a elaboração de um plano sustentável para a Baía do Araçá, no litoral norte de São Paulo.

O workshop é gratuito e restrito a pesquisadores pré-selecionados. As inscrições devem ser confirmadas pelo site. O encontro ocorrerá na sede da Fapesp, à rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, em São Paulo. Mais detalhes pelo telefone 11-3838-4394 ou pelo e-mail.

 

 

30.7.2014

Vice-chanceler da Universidade
de Oxford ministra palestra na Unicamp

O professor Andrew Hamilton, vice-chanceler da Universidade de Oxford, ministrará uma palestra na Unicamp no dia 30 de julho. O professor falará sobre oportunidades de trabalho na área de pesquisa e estudo na universidade britânica, especialmente na pós-graduação. O vice-chanceler também vai esclarecer dúvidas sobre a universidade e seus programas.
A palestra é organizada pela Vice-reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) e ocorrerá na sala de congregação do Instituto de Biologia (IB), no campus de Campinas, a partir de 12 horas.
Mais detalhes pelo telefone (19) 3521-7145.

 

 

31.7.2014

Revista Brasileira de Inovação
recebe artigos até 31 de julho

A editoria da Revista Brasileira de Inovação recebe, até 31 de julho, artigos para a confecção de um número especial sobre política industrial e inovação, a ser lançado em 2015. Os artigos devem ser resultados de pesquisas originais e inéditos, de natureza teórica ou aplicada e se alinharem aos temas definidos nesta chamada. Serão aceitos trabalhos em português, inglês ou na língua espanhola. Wilson Suzigan, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e Renato Garcia, do Instituto de Economia (IE) são os editores da publicação.

Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar nos seguintes temas:

- Fundamentos da "nova política industrial": racionalidades, coordenação, instituições, estratégia industrial e escolhas setoriais, relação com políticas macroeconômicas, e alinhamento com políticas relacionadas tais como as de comércio exterior e relações internacionais; de ciência, tecnologia e inovação, de regulação econômica internacional, de defesa da concorrência, de financiamento, de desenvolvimento regional, e outras.

- Experiências de políticas industriais modernas (países desenvolvidos e em desenvolvimento).

- Política industrial e sistemas de inovação (nacional, setorial, regional, local).

- Política industrial e sistemas de produção (cadeias produtivas nacionais e globais).

- Política industrial e produtividade (capital, trabalho, tecnologia, inovação).

- Política industrial e competitividade (setorial, sistêmica).

- Política industrial e o futuro da indústria – a "revolução" da ciência dos materiais, da manufatura aditiva, e de outras tecnologias disruptivas.

- Política industrial e sustentabilidade.

- Energia e indústria.

Mais detalhes no link ou e-mail
(Hélio Costa Júnior)

 

 

31.7.2014

Prorrogadas as inscrições para SeEMTeC 2014

Foram prorrogadas até 31 de julho as inscrições para a Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC). O evento, organizado pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), pretende discutir temas da área de ensino, educação técnica e gestão de carreira através de palestras, minicursos e mesas-redondas. O SeEMTeC é destinado a alunos, professores e profissionais de escolas e colégios técnicos, universidades, centros de pesquisa e empresas.

O evento ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp, à Av. Érico Veríssimo, 800, no campus de Campinas. Inscrições, programação e outras informações pelo site. Dúvidas pelo e-mail ou pelo telefone (19) 99878-1730.

 

 

31.7.2014

Curso a distância e gratuito de programação
em processamento de imagens recebe inscrições

Oferecido pela terceira vez totalmente a distância e aberto para qualquer usuário, o curso de difusão tecnológica "Laboratório de introdução ao processamento de imagens e reconhecimento de padrões utilizando a linguagem Python e biblioteca Numpy" é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, com o apoio da Escola de Extensão (Extecamp). Seus principais objetivos são aprimorar as habilidades de programação dos alunos utilizando o modelo matricial, evitando o uso de comandos explícitos de laço, e introduzir conceitos práticos de processamento de imagens e reconhecimentos de padrões. O curso também visa difundir o uso do pacote numérico Numpy e propiciar um ambiente moderno de aprendizagem teórico-prática de programação matricial utilizando a plataforma colaborativa Adessowiki.

As inscrições são realizadas até 31 de julho através do link e o curso será ministrado de 3 de agosto a 6 de setembro de 2014. Seu público alvo envolve estudantes de graduação e pós-graduação interessados em aperfeiçoar suas habilidades de programação em processamento de imagens e reconhecimento de padrões baseados em imagens, bem como profissionais que trabalham no desenvolvimento de software de processamento de imagens. O curso tem como pré-requisitos habilidade de programação científica em C/C++, Java, MATLAB ou outras linguagens equivalentes, além de curso superior completo ou incompleto com ênfase em engenharia ou disciplinas que exijam conhecimento em Programação, Álgebra, Cálculo e Estatística. "Ao longo de cinco semanas, os participantes desenvolvem atividades e programações e podem comparar suas soluções com as dos demais alunos. O ambiente favorece o espírito de coletividade e o estímulo à interação e ao aprendizado", ressalta Roberto Lotufo, professor responsável pelo curso.

Priscila Saboia, aluna de doutorado do Instituto de Computação da Unicamp, e Rossana Kantor, aluna do Ensino a Distância (EAD) "Docência no Ensino Superior" com especialização EAD, concordam que a interação é o grande diferencial deste curso on-line. "Participei da segunda edição e serei assistente voluntária da próxima. O principal destaque é que as respostas do curso são quase instantâneas e específicas. A abertura de tarefas e a colaboração entre os colegas gera um aprendizado ainda maior. Foi uma troca de experiência valiosa", lembra Priscila. "Para mim este foi o melhor curso EAD que fiz. A sensação é a de estar em uma sala de aula presencial, pois o sistema é colaborativo e você conhece outras pessoas e sente vontade de aprender e ajudar. Além disso, o curso invoca as pessoas a participarem das discussões e há uma competitividade saudável e natural", opina Rossana, participante da primeira edição e assistente voluntária da última edição.

Para Lotufo, a plataforma, o sistema de comentários, apoio de colegas, a leitura dos programas feitos pelos colegas, reconhecimento e participação ativa do professor promove espírito de equipe e participação coletiva. Espera-se que o aluno tenha dedicação mínima de oito horas semanais. "O participante desenvolverá diversas atividades além de três programas conceituais e realizará um teste por semana, totalizando 15 programas e cinco testes ao final", explica o professor. Para mais informações sobre o curso acesse.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares