Ministério Público pede colaboração de Tourinho para investigar epidemia de dengue

Ministério Público pede colaboração de Tourinho para investigar epidemia de dengue

O Ministério Público pediu a colaboração do vereador Pedro Tourinho para investigar possível omissão da Prefeitura de Campinas na prevenção da dengue, o que teria colaborado para a maior epidemia da doença na história da cidade. Tourinho recebeu nesta quinta-feira o ofício da promotora de Justiça Cristiane Corrêa de Souza Hillal e irá responder a ela com os documentos e informações que dispõe sobre o assunto. 

A promotora abriu um inquérito civil (4146/14-DH) para investigar a epidemia de dengue na cidade. O vereador comentou que "a entrada no Ministério Público é importante para investigar as causas da epidemia, que de maneira alguma podem ser creditadas a uma mudança no comportamento da população. É necessário identificar as responsabilidades e omissões neste caso e infelizmente a Câmara ainda não se sensibilizou quanto a isso."

A promotora também pede informações a respeito da criação da CPI da Dengue na Câmara, que foi pedida por Tourinho mas não foi instalada porque não conseguiu a adesão necessária de 11 vereadores. Até o momento, apenas quatro parlamentares assinaram o pedido: o próprio Tourinho, os petistas Carlão e Angelo Barreto e Paulo Bufalo (PSOL). 

O pedido de instauração da CPI da Dengue foi elaborado por Tourinho no início de maio, quando ficou claro que a prefeitura não realizou o plano de prevenção elaborado pela Secretaria de Saúde em 2013. "A Prefeitura sabia da possibilidade de uma grande epidemia e os técnicos da Secretaria de Saúde elaboraram um bom plano para evitá-la. Mas boa parte do plano ou não foi realizada, ou aconteceu fora do tempo necessário", comentou o vereador.

Casos

Campinas registrou 35.184 notificações de dengue de janeiro até 30 de maio. É a maior epidemia da história, três vezes mais que a segunda maior (2007) com 11 mil casos. Só em maio foram registrados 4,5 mil casos, o que já seria a terceira maior epidemia de dengue na cidade.
A região com maior número de casos é a noroeste com 8.743 casos confirmados, seguido da Sudoeste (6.753), Norte (6.361), Leste (4.021) e Sul (3.649). Ao todo são 29.527 casos confirmados e 5.687 aguardando confirmação.

Informações Wanderley Garcia
Assessoria de Comunicação
Vereador Pedro Tourinho - PT Campinas
(19) 3736 - 1300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares