Unicamp

 Unicamp Notícias

 

 

Especialistas discutem socorro às vítimas da maratona de Boston via telemedicina

 

Especialistas do trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e do Tufts Medical Center, de Boston, Estados Unidos, discutem, nesta sexta-feira (26), às 13 horas (horário de Brasília), na sala de Telemedicina do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, o atentado ocorrido em Boston durante a maratona realizada na cidade. A reunião faz parte do International Trauma Tele-Grand Round que reúne, semanalmente, os melhores especialistas em trauma do mundo.

O sinal será distribuído via Universidade de Miami, coordenado localmente pela equipe do doutor Antonio Martos, diretor da área de Telemedicina da Universidade de Miami. A reunião será aberta a médicos, cirurgiões e profissionais que atuam em situações extremas no resgate e tratamento de vítimas.

A apresentação será conduzida pelo médico Reuven Rabinovici, chefe da divisão de trauma e cirurgia de cuidados intensivos do Tufts Medical Center, que comentará desde o preparo de hospitais e planos de contingência para situações de atendimento emergencial em massa, comentará sobre as formas de realizar a triagem das vitimas, fará uma análise dos tratamentos para ferimentos causados por explosão, ferimentos profundos e amputações traumáticas, e falará do preparo necessário para agir em eventos de grandes proporções e grande número de feridos.

"Santa Maria, por exemplo, foi uma tragédia nacional que mobilizou profissionais nas Américas, na Europa, e no Oriente Médio acerca do resgate e tratamento das vítimas. Com a ajuda da tecnologia aliada à medicina, foi possível assistir casos simples ou complexos, providenciar medicação e assegurar que mais vidas resistissem à tragédia em si", revela o médico Gustavo Pereira Fraga,  coordenador da disciplina de cirurgia do trauma da Unicamp. "Isso, felizmente já, é uma prática. O que chama a atenção nesse trabalho é que sempre existe uma lição a ser aprendida – seja no contexto preventivo, na emergência, no atendimento, no procedimento adotado e na conduta médica. Somos todos aprendizes, todos podemos colaborar, e esse encontro virtual se tornou uma grande escola para todos nós", completa. 

 

 

 

ProFUSION, empresa 'Filha da Unicamp', é vendida para a Intel

 

A empresa ProFUSION Embedded Systems foi adquirida pela Intel Corporation no começo deste ano. A ProFUSION é considerada empresa filha da Unicamp, já que foi fundada por ex-alunos do Instituto de Computação da Unicamp – os sócios Gustavo Sverzut Barbieri e Ulisses Furquim Freire da Silva. Anteriormente, a empresa era fornecedora de serviços de desenvolvimento de software para grandes multinacionais.
Para a ProFUSION, a venda significou um grande reconhecimento de seus serviços e produtos, como afirma o fundador Barbieri: "A venda representou um reconhecimento internacional de nossas competências e qualidades. O principal benefício da aquisição pela Intel é influenciar tecnologias de forma direta – afinal, em uma empresa grande é possível aumentar a representação em diversos consórcios e grupos de trabalho, bem como o escopo de atuação da empresa", explica. Segundo Barbieri, a aquisição pela Intel está alinhada com os objetivos da ProFUSION. "Nós iremos focar em interface com o usuário (UI), design e desenvolvimento de aplicativos, HTML5 e tecnologias web focadas em dispositivos para o consumidor final.", ressalta.

Sobre a ProFUSION
       A empresa atua na área de sistemas embarcados trazendo inovações tecnológicas e diferenciando os produtos de suas empresas clientes. Oferece serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções específicas de software para empresas dos segmentos de telefonia celular, automobilístico e mesmo eletrodomésticos de última geração. Possui profissionais qualificados nas áreas de gráficos, multimídia, design, conectividade e metodologias ágeis como SCRUM. A empresa é atualmente referência na área de desenvolvimento de soluções utilizando Linux e outros softwares livres ou de código aberto.

 

 

Alunos da rede pública municipal visitam laboratórios do Hemocentro

 

  Os laboratórios do Hemocentro de Campinas receberam na tarde da última terça-feira (23) a primeira visita de alunos de 8ªs séries de escolas públicas municipais. Com atividades que envolvemaulas práticas e teóricas, no ano passado, mais de 700 alunos tiveram a oportunidade de conhecer a diferença entre células procarióticas e eucarióticas, comparação entre células normais e alteradas por diversas causas, sobre as células do sangue e tipagem sanguínea, dentre outras coisas.

      Experimentos como o de extração de DNA do morango e manipulação de bolsas que simulavam conter sangue, plasma e células sanguíneas despertaram o interesse dos alunos. As bolsas de sangue possuíam miçangas vermelhas e brancas que simulavam a proporção das células sanguíneas.

      Para Amanda Rodrigues, aluna da EMEF Profª Clotilde Barraquet Von Zuben, sair do ambiente fechado da escola e do conteúdo estático é mais proveitoso. "Eu gostei muito da visita, porque aulas práticas são bem menos cansativas e muito mais interessantes", afirma Amanda.

Leia mais: Alunos da rede pública municipal visitam laboratórios do Hemocentro

 

 

 

Escolas públicas respondem por 33,3% dos ingressantes

São 1.107 estudantes matriculados no primeiro ano dos 66 cursos da Unicamp, sendo 53 via ProFis

 

A Unicamp registrou, este ano, 33,3% de estudantes da rede pública matriculados em seus cursos de graduação, ou seja, um terço do total de ingressantes. A partir deste ano, o índice leva em consideração, além dos estudantes aprovados no Vestibular Nacional Unicamp 2013, também os ingressantes através do ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), que formou sua primeira turma em 2012. O percentual representa 1.107 estudantes da rede pública – sendo 53 do ProFis –, de um total de 3.320 vagas em cursos de graduação da Unicamp em 2013.

Já entre os inscritos, o percentual de estudantes da rede pública em 2013 é de 28%, o que representa 17.509 candidatos. O Vestibular Unicamp 2013 registrou recorde de inscritos, com 67.403 candidatos.

Leia mais: Escolas públicas respondem por 33,3% dos ingressantes

 

 

 

A ciência a serviço do futebol regional

Estudos da Unicamp contribuem para aperfeiçoar o desempenho de Ponte Preta e Mogi Mirim

 

 

 

Quando os jogos das quartas de final do Campeonato Paulista tiverem início no próximo final de semana, a Unicamp também estará em campo, pelo menos no plano científico. Dos oito clubes envolvidos nesta fase da competição, dois deles, Ponte Preta e Mogi Mirim, ambos da região de Campinas, contam com o apoio de pesquisas desenvolvidas por docentes da Universidade. Dados gerados por estudos nas áreas da estatística e da bioquímica do exercício são usados pelas agremiações para orientar treinamentos táticos, técnicos e físicos. O objetivo é melhorar o desempenho dos jogadores e, claro, vencer as partidas.

Leia mais: A ciência a serviço do futebol regional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vestibular divulga calendário 2014

Datas foram definidas em conjunto com Fuvest, Unesp, Unifesp, ITA, PUC-São Paulo e PUC-Campinas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o calendário do Vestibular Nacional Unicamp 2014. As inscrições serão feitas entre 19 de agosto e 13 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.  A primeira fase será realizada em 10 de novembro de 2013 e a segunda fase, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As datas foram definidas em reunião que ocorreu no dia 17 de abril, na sede da Vunesp, em São Paulo, com representantes da Fuvest, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, PUC-São Paulo e PUC-Campinas. A programação dos principais vestibulares de São Paulo foi estabelecida conjuntamente para permitir aos candidatos interessados a participação nesses processos seletivos. Veja abaixo as principais datas do calendário. O Inep, responsável pelo Enem, também foi convidado, mas não pôde participar.

Leia mais: Vestibular divulga calendário 2014

 

 

 

ProFIS da Unicamp recebe o Prêmio Péter Murányi

Entrega da distinção ocorreu em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (23), em São Paulo

 

A Unicamp recebeu na noite desta terça-feira (23) o Prêmio Péter Murányi, na categoria Educação, como reconhecimento ao seu Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). A solenidade de entrega da distinção ocorreu no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. A Universidade esteve representada no evento pelo pró-reitor de Graduação e um dos formuladores do ProFIS, professor Marcelo Knobel, e por outros sete docentes e pesquisadores que colaboraram para a implantação do programa. A premiação consistiu na oferta de troféu, diplomas e um cheque de R$ 200 mil. O Prêmio Péter Murányi, gerido pela fundação de mesmo nome, é concedido anualmente. O objetivo é distinguir, em sistema de rodízio, iniciativas inovadoras nas áreas de educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico.

Leia mais: ProFIS da Unicamp recebe o Prêmio Péter Murányi

 

 

 

 

 

Escola São Paulo de Ciência  Avançada recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) a ser realizada de 30 de junho a 5 de julho de 2013 no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araquarara, interior de São Paulo. Este ano o tema a ser abordado é Química Bioorgânica, envolvendo aspectos de produtos naturais, química medicinal, síntese e métodos espectroscópicos. Serão selecionados 50 estudantes estrangeiros e 50 brasileiros que terão suporte financeiro (transporte, acomodação e alimentação). O evento contará com a presença de profissionais renomados como Paul Wender, Steve Ley e Christian Griesinger que discutirão as grandes contribuições da química para a medicina com palestras sobre terapias transformadoras para Aids, Alzheimer e câncer, química e oncologia, biologia e química medicinal, polímeros a serviço da medicina e produtos naturais a partir de estudos para a medicina. A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) é um programa de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que oferece cursos de curta duração em ciência e tecnologia avançada e contribui para o desenvolvimento acadêmico dos participantes e reune os principais cientistas do mundo. O programa é organizado pela UNESP e apoiado pela FAPESP que investe financeiramente na seleção de estudantes de todo o mundo. Mais detalhes.

 

 

 

 

 

NESTA EDIÇÃO

 

Biomédica testa novos métodos para tratamento de queimaduras

Nanopartículas poliméricas e de prata apresentam bons resultados em testes in vitro e in vivo

 

Atendimento a feridos nas rodovias pelas concessionárias é eficiente

Enfermeira detalha a logística de socorro pré-hospitalar oferecida por cada empresa da RMC

 

Nutricionista entrevista 200 pessoas por causa do baixo consumo de peixe

39% dos que frequentam restaurantes e 32%
dos que fazem refeições em casa nunca ou raramente comem este alimento

 

Desvendando a radiação do Sol

Detector construído a partir de estudo da Unicamp será usado para medir emissões solares na frequência dos tera-hertz

 

A agropecuária, de vilã do efeito estufa a sequestradora de carbono

Cepagri e Embrapa indicam que a recuperação de 19 milhões de hectares de pastagens degradadas diminuiria a emissão de 132 milhões de tCO2eq

 

Soja, cana e pecuária avançam sobre o Centro-Oeste

Tese de doutorado do Instituto de Economia aponta que produtividade das atividades cresceu na região por causa da ocupação de novas áreas

 

Tadeu assume como reitor

Engenheiro de alimentos chega ao cargo
pela segunda vez, fato inédito na Unicamp

 

Menos recarga, mais vida útil

Tecnologia desenvolvida na FT permite economia de 20% no consumo das baterias de dispositivos móveis

 

As variadas dimensões dos Jogos dos Povos Indígenas

Estudo da FEF conclui que os JPIs contemplam
questões esportivas, culturais, sociais e políticas

 

O patrimônio rural como fator de desenvolvimento

Pesquisa mostrando como se formou Jaguariúna pode contribuir com o poder público

 

Um árbitro em posição legal

Marcelo Luís da Silva, funcionário da FEA, é integrante do quadro da Federação Paulista de Futebol

 

Lançado o belo livro com as 'Aves do Campus da Unicamp'

 

Painel da semana
Teses da semana
Livro da semana

 

 

 

 

 

 

Mais Pesquisas:

Grupo revela que queimadas lançam 12 t de mercúrio por ano na atmosfera

Pesquisas inéditas desenvolvidas na Amazônia mensuram impactos ambientais

 

Bom, simples e acessível

Pesquisadora avalia e caracteriza 24 vinhos produzidos no Estado de São Paulo

 

Estudo mostra como fibras de colágeno se organizam na pele

Trabalho foi coordenado pelo professor emérito da Unicamp Benedicto de Campos Vidal

 

'Nós' e 'outros' na Rússia xenofóbica

Tese aborda recrudescimento do racismo contra os chechenos no contexto pós-socialista

 

Engenheiro detecta chumbo em tampa de três marcas de iogurte

Testes feitos no Ital mostram que é alta a concentração do metal em frascos

 

'Era uma vez uma história contada outra vez'

Dissertação de mestrado integra projeto sobre educação infantil

 

Estudo aponta deficiência de proteína pós cirurgia bariátrica

Ingestão fica abaixo do recomendado, passados seis meses do procedimento

 

Programa simula controle de sistema de resfriamento

Engenheiro químico desenvolve ferramenta que mimetiza funcionamento de equipamento

 

Como o consumidor vê a salada?

Questionário avalia percepção de quem consome alimentos crus em restaurantes

 

Rastilho de pólvora

"Estéticas políticas da tela: ativismo e o uso da imagem em redes de comunicação digital"

 

A gestão segundo Fernando Costa

 

Na liderança da  produção per capita

 

Aberta para o mundo

 

Um programa que  entrou para a história

 

No topo da excelência

 

Recorde de patentes  e transferências

 

Quando o foco é a comunidade

 

Medidas inovadoras impactam acesso

 

50 mil m2 em obras

 

Agenda

 

 

Governança democrática na Educação: sistema, rede e escola

O IX Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, com o tema "Governança Democrática na Educação: Sistema, Rede e Escola" acontece nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp e no Ciclo Básico I. Organizado pelo Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FEF), o evento objetiva analisar as políticas educacionais propostas pela União, estados e municípios e criar espaços para relatos de pesquisas e práticas na política e administração da Educação. Conferências, comunicações, minicursos e lançamentos de livros estão no programa do simpósio. A abertura ocorre às 8h30. Inscrições e mais informações no site, telefone 19-3521-5556 ou e-mail lage@unicamp.br

 

 

 

Sábado - Música no campus

 

O projeto "Música no Campus" prossegue com as suas atividades no dia 27 de abril, às 16 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. As atrações serão o grupo "Alma Quatro" e o "Quarteto de Cordas Vocais".

O "Alma Quatro", criado por músicos de sólida formação musical e com uma grande versatilidade e experiência, foi buscar inspiração estilística nas fontes mais puras: Tom Jobim, Johnny Alf, Vinícius de Moraes, Edú Lobo, João Donato, Roberto Menescal, expoentes da Bossa Nova, como também nos grandes nomes do Jazz norte-americano dentre os quais se destacam: Cole Porter, Duke Ellington, Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, entre outros. Como resultado, o grupo criou um estilo de expressão musical singular, interpretando os grandes mestres da Música Popular Brasileira e do Jazz, de forma muito pessoal, além de criar novas formas através de seus próprios temas. Formado por Juan Megna na bateria, Vinicius Corilow no sax, Daniel Ribeiro "Pezim" no baixo acústico e Felipe Silveira no piano, é hoje um grupo de personalidade forte, que sempre buscando suas raízes, impressiona pela altíssima e lapidada qualidade de sua música.

O "Quarteto de Cordas Vocais" é um grupo musical que nasceu em Campinas no ano de 1995. Desde então, tem se apresentado pelo Brasil, interpretando e valorizando o samba e a música brasileira através de arranjos vocais e instrumentais exclusivos. Têm em sua formação, músicos renomados e de sólida formação, onde todos são cantores, multi-instrumentistas e compositores. Apontado como referência do samba no interior de São Paulo, confere roupagem particular a tudo que interpreta. Arranjos vocais e instrumentais são executados pelo grupo, levando adiante a bandeira do samba. Em outubro de 2000, o grupo iniciou um projeto de revitalização do samba na cidade de Campinas. O grupo se fortaleceu e se especializou no samba tradicional, tanto na qualidade de execução, como na escolha do repertório. Apresentou-se ao lado dos Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela e Mangueira, Bezerra da Silva, Chico Cezar, Belchior, Almir Sater, Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira. Em sua trajetória o grupo se apresentou em várias capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e representou o Brasil na embaixada brasileira em Genebra (Suíça).

A organização do evento é da Comissão de Ação Cultural da Reitoria da Unicamp e da Coordenadoria de Eventos Institucionais (CEI). Apoio: Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC).

SERVIÇO

Música no campus
Atrações:  "Alma Quatro" e "Quarteto de Cordas Vocais"
Dia: 27 de abril de 2013
Hora: 16 horas
Local: Gramado do Instituto de Biologia
Organizador: Coordenadoria de Eventos Institucionais - CEI/GR
Contato: telefone 19-3521-2145 ou e-mail cei@reitoria.unicamp.br

 

 

 

A era do Big Data: promessas e desafios

Tema será debatido no dia 26 de abril, às 14h30, no Auditório do Instituto de Geociências, por Ana Maria Carneiro, coordenadora do Geopi e Fábio Campos, aluno de mestrado do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG). Bibliofrafia completmentar e outras informações no link ou telefone 19-3521-5124.

 

 

 

 

Mutirão de combate à dengue acontece
neste sábado, na Cidade Universitária

 

 

 

 

 

 

 

Feira cultural

No dia 27 de abril, às 14 horas, o CIS-Guanabara CIS-Guanabara e o Grupo Passageiros da Cultura organizam a VIII Feira Cultural "Cultura e Arte Indígena e Memórias da Terra". Mais detalhes no site do evento

 

 

 

Domingo no Lago

 

 

 

 

 

 

Reunião da Conferência  Municipal de Campinas

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) sedia em 29 de abril, às 16h30, em seu Auditório, uma reunião preparatória da Conferência Municipal de Campinas. Trata-se da primeira etapa da 5ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Conselho Nacional das Cidades e pelo Ministério das Cidades. O objetivo do encontro é identificar os avanços e desafios da política de desenvolvimento urbano do país. O evento é apoiado pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). O auditório da FEC fica na rua Saturnino de Brito 224, no prédio azul. mais informações no site, telefone 19-3521-2541 ou e-mail cac@reitoria.unicamp.br

 

 

 

O (des)conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis

No dia 30 de abril, às 9 horas, no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o dermatologista Paulo Eduardo Velho, coordenador da disciplina de dermatologia do curso de medicina da FCM, apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com os graduandos da Unicamp sobre o (des)conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis e que motivou a campanha "DST. Proteção com informação. Vista esta camisa". O evento é aberto a toda a comunidade da Unicamp. Mais informações: 19-3521-8968.

 

 

A gestão orientada por ecossistemas e o empreendedorismo da Unicamp

No dia 30 de abril, às 18 horas, no Empório do Nono, o professor Paulo Lemos, doutor em Empreendedorismo Tecnológico e Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, lança o livro Universidades e ecossistemas de empreendedorismo: a gestão orientada por ecossistemas e o empreendedorismo da Unicamp (Editora Unicamp). O Empório fica na rua Albino J.B. de Oliveira, 1128, em Barão Geraldo, Campinas-SP.

 

Lemos possui graduação em Economia e mestrado em Ciências Sociais, também pela Unicamp. É certificado pelo Global Faculty Colloquium em Technology Entrepreneurship Education, UCBerkeley, Haas School of Business (2007). Colaborou com Agência de Inovação - Unicamp. Atuou como professor convidado pela Unicamp, ministrando a disciplina de Empreendedorismo Tecnológico na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, oferecida pelo professor José Mario De Martino. Tem experiência na área de Gestão e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo tecnológico, gestão estratégica do empreendedorismo em universidades de pesquisa, criação de empresas spin-offs pelas universidades de pesquisa, sociedade da informação, tecnologias de informação e comunicação, TIC - indicadores de C,T&I.

Mais informações: telefone 19-3521-7235 ou e-mail marketing@editora.unicamp.br

 

 

 

Congresso Internacional de Cidades Criativas

Encerram-se em 1 de maio o envio de resumos para participação no III Congresso Internacional de Cidades Criativas. Os resumos podem ser em espanhol, português ou inglês. O evento será realizado nos dias  28, 29 e 30 de agosto, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O Congresso é organizado pelo Laboratorio de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec-Unicamp), pela Universidade Complutense de Madri e Associação  Científica ICONO14 (Espanha). Inscrições e outras informações no site

 

 

A psicopatologia e a questão do sujeito

O Laboratório de Psicopatologia Sujeito e Singularidade (LaPSuS), do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promove nos dias 2 e 3 de maio, no Salão Nobre da FCM, o colóquio " A psicopatologia e a questão do sujeito: desafios teóricos e clínicos atuais". O colóquio inaugura as ações do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS). A abertura do evento será às 9 horas. Mais informações: pelo e-mail auxi@fcm.unicamp.br ou telefone 19-3521-8819.

 

 

30 anos de informática na Educação no Brasil é tema de fórum

O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) comemora os seus 30 anos de existência com a realização de um Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia. Intitulado "30 Anos de Informática na Educação no Brasil", o evento será realizado no dia 2 de maio, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. A organização é dos professores Maria Cecília Calani Baranauskas e José Armando Valente, ambos do Nied-Unicamp.  Desde 1983, o Nied esteve envolvido em praticamente todas as ações de implantação da informática no ensino público no Brasil. Assim, o objetivo do Fórum é promover um espaço de reflexão sobre o que tem sido feito em termos do uso das tecnologias na Educação no Brasil, bem como discutir novos desafios e seus impactos relacionados ao desenvolvimento e uso de tecnologia em contextos educacionais na sociedade contemporânea.  Mais informações 19-3521-7136.

 

 

Exposição de Holografia

Estão reabertas as inscrições para a exposição didática de holografia organizada pelo professor José Lunazzi, do Laboratório de Óptica do Instituto de Física (IFGW). A exposição é aberta ao público geral e contempla aula sobre óptica de imagens, experimentos, demonstrações de hologramas e palestra audiovisual. Desde o primeiro semestre de 2003 o evento recebe escolas públicas e o público em geral.  A próxima atividade está marcada pra o dia 26 de abril, às 15 e 17h30, no Planetário Municipal de Campinas. Mais detalhes no site do evento, telefone 19-3521-2451 ou e-mail lunazzi@ifi.unicamp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares