Cultura Hip Hop - Realidade Criminal: “A iniciativa mais correta e que abrange todos os lados é da Cultura em si, da periferia”.

O grupo de Rap Realidade Criminal participou da última edição do projeto Fazendo Arte no Parque, realizado pela equipe Geração Underground no Parque Linear do Capivari, região Sudoeste de Campinas. Quem deu entrevista pelo grupo foi Wagner Paiva. Confira a entrevista na íntegra:

Reportagem - O que você acha da iniciativa do Geração Underground em promover o Fazendo Arte no Parque?

Wagner Paiva – Na minha opinião, se eu não me engano, é a melhor iniciativa para o Hip Hop porque no momento, em Campinas, não existe. Existe a deles que são uns manos que eu acompanho já faz uma cota, desde a primeira edição, há dois anos, eu sempre estou colando, sempre troco ideia com o Luizinho (rapper Doutor Sinistro) é um cara da hora, que sempre se esforçou para fazer e é um cara merecedor.

Reportagem – Você considera que isso vale como opção de Cultura mesmo?

Paiva – É a única iniciativa que a gente vê que agrega alguns estilos musicais que são extirpados da sociedade, como o Reggae, que é tido como uma música de maconheiro e tal, o Rap, como música de bandido, e não é por aí. A iniciativa mais correta e que abrange todos os lados é da Cultura em si, da periferia.

Reportagem – O que você acha da cena do rap de hoje?

Paiva – Minha opinião é que o Rap está forte. Do meu ponto de vista está mais forte do que eu pensei que estaria. Eu estava em São Paulo, semana passada, na Virada Cultural e vi muitos manos, muitos grupos novos. Os manos das antigas colando. Sempre somando, trocando umas ideias, revolucionando muitas coisas que não foram revolucionadas nas antigas e que hoje está vindo com essa pauta de agregar e trazer um aprendizado melhor.

Reportagem – Para você é um movimento cultural acima de tudo?

Paiva – Sim, um movimento cultural. Rap é Cultura. E muito mais que Cultura, é educação social também. A sustentabilidade de um conhecimento melhor também. Uma leitura de querer aprender uma coisa a mais, ir buscar alternativas a mais. Aprender ler. E aí envolve tudo. A Cultura Hip Hop envolve tudo.

Reportagem – O que você deixa de mensagem para quem está entrando agora, para quem ainda não conhece e para quem desistiu?


Paiva – Para quem desistiu que volte, para quem está entrando agora, que compareça aqui no Parque Linear do Capivari porque é a melhor da Região e vai ser a melhor do Brasil se tudo continuar nesta toada. Quem está entrando agora que continue se esforçando, que busque escrever letras de protesto e não só de diversão, que a gente precisa de mais gente protestando, buscando mais conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares