Cosmópolis celebra nesta quarta o Dia Mundial do Meio Ambiente, com plantio de 100 mil árvores
Cosmópolis, por meio do Projeto Reflorestar, está realizando o plantio de 100 mil mudas de árvores no município, às margens da Represa da Usina Ester, graças à parceria com da Usina Ester S/A com a Katoen Natie e participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente. O lançamento do projeto está previsto para o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, dia 5 de junho de 2013.
O Projeto Reflorestar visa o plantio de mudas às margens da represa de Cosmópolis e nasceu da necessidade de ampliação do Centro de Distribuição Multimodal da empresa Katoen Natie, em 2008, que está localizada na cidade vizinha, Paulínia, como Cosmópolis, cidade da Região Metropolitana de Campinas. O resultado será de mais de uma árvore por habitante da cidade.
"As metas para o meio ambiente em Cosmópolis estão sendo cumpridas e isso se reflete na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e enriquecimento da fauna e da flora da região", disse o prefeito de Cosmópolis Dr. Antonio Fernandes Neto. Ele afirmou ainda que é um momento histórico, pois se trata de um dos maiores reflorestamentos de área contígua de que se tem conhecimento.
Como compensação pela ampliação de sua área de distribuição na cidade a Katoen Natie firmou acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para o plantio de 57,95 hectares, dando origem ao TCRA 129153/2012. O objetivo inicial era a realização no Município de Paulínia, em única área, porém depois de incessante busca observou-se que o referido município não dispunha de área deste porte.
Tendo como foco a implantação do projeto dentro da mesma Bacia Hidrográfica de Paulínia – Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ -, a Katoen Natie encontrou na parceria firmada com a Usina Ester em Cosmópolis a concessão de área de APP (Área de Preservação Permanente) viabilizando o plantio quinhentos e oitenta mil metros quadrados, que em linha reta representaria 12 quilômetros de extensão de plantio.
A empresa escolheu a área depois de análise minuciosa de todos os benefícios trazidos à região, e teve o projeto prontamente aprovado pela CETESB, posto as excelentes condições que apresenta para o plantio, como a recuperação total do entorno da Represa do Rio Pirapitingüi na área cedida pela Usina Ester S/A, em um total de 580 mil metros quadrados.
A Katoen Natie concentrou seus esforços para implantar o Projeto Reflorestar que compreende o plantio da totalidade da área com espécies nativas em variedade superior a 114 (cento e quatorze), e a inclusão de mais de 5% de espécies ameaçadas em extinção. Atualmente a empresa está trabalhando na obtenção das referidas mudas, com variedade genética e qualidade.
Com a parceria firmada entre as empresas - Usina Ester e Katoen Natie -, Cosmópolis terá um enriquecimento significativo em sua área de preservação e, com essa conquista ganhamos todos: a empresa Katoen que consegue cumprir seu compromisso ambiental; a Usina Ester, preservando seu patrimônio e o meio ambiente; Cosmópolis, que cresce de forma sustentável, além de todos os moradores da região com o aumento na qualidade de vida.
Além do ganho ambiental, o presente reflorestamento representa a preservação do manancial e abastecimento de água do Município de Cosmópolis, tendo em vista que o plantio representará a preservação de 100% do entorno da lagoa que é o Manancial de Abastecimento, ou seja, a única fonte de água para todos os moradores da cidade. Mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem as porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas)
Na propriedade da Usina Ester foi feito o barramento do Rio Pirapitingui formando um espelho d'água com aproximadamente 132.000 m² (cento e trinta e dois mil metros quadrados) ou 132 hectares, atualmente o único manancial de abastecimento público do município de Cosmópolis.
Assim, além da região beneficiar-se diretamente com o PROJETO REFLORESTAR, o manancial de abastecimento será especialmente beneficiado, preservando a pureza da água, beneficiando ainda o solo, a fauna e a flora.
O reflorestamento também terá fundamental papel na união dos remanescentes florestais da região beneficiando diretamente o projeto do corredor das onças, que está sob o patrocínio do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), representado por Márcia Gonçalves Rodrigues, participante também do projeto Matão de Cosmópolis, área de relevante interesse ecológico.
Mais de 114 (cento e catorze espécies) diferentes tipos de árvores serão plantadas, entre elas os guarantãs, jequitibás, angicos, aroeiras, ipês, guabirobas, embaúbas, entre outras que serão cultivadas às margens da represa, protegendo nossa água e enriquecendo nosso ar.
Com relação às espécies ameaçadas de extinção, podemos citar: Peroba, Cabreúva, Guarantã, Aroeira, Cedro entre outras, sendo que o engenheiro agrônomo responsável pela elaboração técnica do projeto, José Fernando Calistron Valle, "esta ação tem uma importância socioambiental muito significativa para toda a região, além de proteger o principal manancial de abastecimento, vai servir de elo de ligação, ou seja, conectividade entre dois grandes remanescentes da vegetação nativa", além de aumentar a cobertura florestal do município de Cosmópolis que conta atualmente com 73 fragmentos florestais, a grande maioria com área menor que 10 hectares.
As advogadas do grupo Katoen Natie, Elaine Reis e Tatiana Freire, que trabalharam desde o início do projeto, expressaram sua satisfação em realizar esta obra em Cosmópolis. "Encontramos no Município e na Usina Ester receptividade e incentivo para a concretização desse grande projeto".
O projeto traz benefícios para Cosmópolis e toda região, pois soma a outros cuidados que estão sendo dispensados ao meio ambiente. O diretor presidente da empresa Erik Klönhammer expressou sua satisfação com o projeto. "Estamos muito felizes em encontrar um parceiro como a Usina Ester. Embora que para Katoen Natie o cuidado com o meio ambiente é um valor, não foi fácil encontrar uma área com os requisitos necessários. A Usina Ester cedeu a área perfeita para a execução do Projeto Reflorestar e também vem participando ativamente do trabalho. Estamos muito felizes que a Katoen Natie pode continuar seu crescimento no Brasil, contribuindo cada vez mais na conservação da biodiversidade do país", disse.
Para a empresa a questão ambiental é tão importante que se une a outros projetos verdes que já são trabalhados há muitos anos. A Katoen Natie busca uma política de energia ativa em que a ecologia e a economia estão lado a lado. A eficácia de ações semi-industriais que realizamos para nossos clientes são geradas por energia ecológica. Desta forma a empresa cita as iniciativas:
Energia verde: painéis solares e parque eólico. A Katoen Natie cumpre com sua responsabilidade social por respeitar regulamentos para a produção de energia verde, com a instalação de painéis solares nos telhados de suas plataformas de logística. Atualmente possui parques solares em Antuérpia, Beveren, Ghent, Genk, Cremona (Itália), Rivalta - Tortona (Itália). Graças aos parques dos painéis solares o grupo consome predominantemente eletricidade verde. O excedente de eletricidade verde é distribuído através da rede ao consumidor final. A fim de conseguir acesso à energia verde à noite e em dias chuvosos ou encobertos, a Katoen Natie investe em turbinas eólicas em suas instalações.
Redução substancial de CO²: A frota de reboques está sendo convertida para veículos Euro 5, o que economizará muito diesel; as empilhadeiras nos locais de logística foram convertidas de diesel para gás ou eletricidade, diminuindo radicalmente as emissões de CO²; a frota de veículos da Katoen Natie está sendo totalmente atualizada, com veículos menores e mais ecológicos, com emissões de CO² mais baixas; os novos prédios do grupo são projetados com sustentabilidade e baixo consumo de energia em mente. Devota-se muita atenção ao isolamento e tecnologias ecológicas. Além de uma política de energia ecológica ativa o grupo está trabalhando intensamente na diminuição de emissões de CO2.
Gestão Ecológica de Descartes: A Katoen Natie também devota muita atenção à sua política de descarte. Os fluxos de descarte são constantemente monitorados e organizados em coleta separada e locais de coleta:
• papel e papelão
• plásticos
• ferro e aço
• madeira
• óleo
• baterias
• outros
O Grupo Katoen Natie, no desenvolvimento de seu moderno conceito de Logística Integrada, trabalha para utilizar o menor volume possível de embalagens, evitando a utilização de grandes quantidades de materiais que posteriormente processados.
Estações de limpeza: A Katoen Natie possui várias estações de limpeza em que a tancagem e os caminhões-tanque podem ser limpos profissionalmente. A água utilizada é coletada e purificadaecologicamente. Todas essas iniciativas corroboram com o pensamento da diretoria da empresa. "Se pensarmos globalmente, mesmo agindo de forma local, teremos um futuro mais saudável para nossas gerações e estaremos cumprindo com o nosso papel na área da sustentabilidade", diz o diretor Guy Dufour.
O Projeto Reflorestar enriquece não só a Região, mas o meio ambiente de forma global, pois ao somar esta iniciativa com a iniciativa de cada um, o resultado será um ambiente mais saudável e sustentável para a atualidade e para as futuras gerações e do Planeta. As empresas envolvidas no projeto acreditam que os recursos naturais sempre constituíram a base do desenvolvimento econômico.
Fotos: Jéssica Helena
Thayla Nogueira
Secretaria de Governo e Comunicação
Tel.: 19. 3812.8041 / 3812.8043
Nenhum comentário:
Postar um comentário