Unicamp Notícias


 

 

Convite: - Unicamp inaugura infraestrutura de Parque Científico e Tecnológico

Espaço propicia aproximação da Unicamp com empresas que promovem a pesquisa e a inovação no país

Data: 05 de março

Horário: 10h

Local: estacionamento do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, localizado abaixo do Museu de Ciências – Unicamp, Campinas (SP)

Autoridades presentes:

Senhor Jonas Donizette, Prefeito da cidade de Campinas;

Professor Doutor Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp;

Professora Doutora Desiree Moraes Zouain, coordenadora de ciência, tecnologia e inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo;

Professor Doutor Roberto de Alencar Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

 

 

 

 

HC ganha novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco

Segundo o reitor Fernando Costa, as reformas visam melhorar as condições de trabalho

 

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu na manhã desta segunda-feira (4) as novas instalações das áreas de Broncoscopia e de Radiofarmácia, ligada ao Serviço de Medicina Nuclear. O reitor da instituição Fernando Costa inaugurou os dois novos espaços juntamente com o superintendente do hospital Manoel Bértolo, com o ex-pró-reitor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e com o professor da Disciplina de Pneumologia Ivan Toro. A solenidade ocorreu no segundo andar do HC e foi acompanhada pela comunidade.

Segundo Fernando Costa, as reformas visam melhorar as condições de trabalho e a assistência. "Mas temos certo que, mesmo sendo uma grande satisfação poder entregar os novos espaços reformados, os investimentos, que existiram, sempre serão insuficientes", afirmou, abordando as dificuldades para que haja manutenção das obras.

Leia mais: HC ganha novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco

 

 

 

 

 

 

 

 

E-Racing: expectativa por resultado e competição em Lincoln

 

Antes de ingressar no curso de engenharia mecânica da Unicamp, Willen Grimm não imaginava que além de projetar pudesse construir um carro elétrico. Hoje, ao lado de mais 31 integrantes da equipe Unicamp E-Racing, aguarda o resultado do Prêmio Reconhecimento à Excelência e Inovação (REI), promovido pela Automotive Business, no qual a equipe de alunos da Unicamp está entre os 40 finalistas. A equipe concorre nas categorias veículo leve e autopeças. Para Balariuc, a seleção causa orgulho, já que a equipe participou da primeira fase por indicação. Ao selecionar o projeto dos alunos, a organização do REI coloca os alunos no mesmo patamar de empresas de ponta, que atribuem grande valor ao prêmio, acredita o orientador Ênio Peres, responsável pelo Laboratório e Hidrogênio da Unicamp. A entrega acontecerá em junho deste ano.

Leia mais: E-Racing: expectativa por resultado e competição em Lincoln

 

 

 

 

Unicamp reinicia campanhacontra câncer de intestino

Unicamp reinicia campanha contra cancer de intestino

A Unicamp inicia a segunda edição da campanha de prevenção do câncer de intestino grosso. Este ano, o Teste de Pesquisa de Sangue Oculto para detectar a presença de pólipos nas fezes será oferecido a funcionários com mais de 50 anos de idade que tenham ou não participado da campanha em 2012. A expectativa é que as pessoas ausentes na edição do ano passado, por algum motivo, participem para que a campanha atinja seu público-alvo em sua totalidade. "Vale lembrar que alguns profissionais devem fazem acompanhamento com especialistas de outros lugares, mas nosso desejo é que a pessoas sem acompanhamento realizem os exames", explica a dentista Lila Cruvinel, assistente técnica do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom).

Leia mais: Unicamp reinicia campanhacontra câncer de intestino

 

 

 

 

INOVAÇÃO Universidade tem obrigação de proteger sua propriedade intelectual, diz professor

Conhecimento de valor social precisa ser protegido e, depois, transferido, diz Sérgio Salles-Filho

 

O sistema atual de propriedade intelectual, incluindo o de direitos autorais e de patentes, está prestes a desmoronar sob o próprio peso, acredita o professor Sérgio Salles-Filho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, e diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da universidade. Isso, no entanto, não isenta as instituições públicas da obrigação de proteger o conhecimento de valor social que produzem.

"Se a universidade não patenteia, o conhecimento fica à disposição de quem tem melhores condições de explorá-lo, o que, hoje, são as grandes corporações. A não proteção acaba, então, gerando mais concentração econômica. Dizer que o que não está protegido está livre para todos é uma bobagem", afirma. "É preciso patentear o que precisa ser protegido. Trata-se de uma responsabilidade da qual a universidade não pode abrir mão".

Leia mais: INOVAÇÃO Universidade tem obrigação de proteger sua propriedade intelectual, diz professor

 

 

 

 

 

 

Cidadania, conhecimento  e vivência universitária

Confira as atividades promovidas pela Unicamp na semana da 'grande recepção' aos calouros

 

A caloura Samantha Freire Mendes está estimulada e impressionada com a "grande recepção" que vem recebendo na primeira semana de atividades na Unicamp. O objetivo da estudante é se formar como engenheira agrícola e trabalhar, futuramente, em prol de "uma causa maior em benefício da sociedade".

"O mais interessante é que a experiência aqui tem sido totalmente contrária daquela que eu imaginava, principalmente, na questão do trote. Normalmente você entra na universidade e é rebaixado porque acabou de entrar, ou seja, você acaba sendo inferior a todo mundo. E com o Trote da Cidadania tem sido muito legal porque eles inverteram totalmente esses valores", relata Samantha, que tem participado assiduamente das atividades promovidas pelo grupo de veteranos da Unicamp ao longo da semana. 

Leia mais: Cidadania, conhecimento  e vivência universitária

 

 

 

 

Funari lança livros sobre manuscritos do Mar Morto e sobre comércio de pessoas

 

Os manuscritos do Mar Morto, omitidos por quase duas décadas depois de sua descoberta, em 1947, podem ajudar a compreender melhor a história dos descobrimentos, do judaísmo, do cristianismo, da religiosidade antiga, porém, estão disponíveis na internet em hebraico e abramaico. Para aprimorar a leitura do material arqueológico, os autores Jonas Machado, pós-doutorando, e Pedro Paulo Funari, professor da Unicamp, escreveram uma introdução atualizada sobre o sítio arqueológico Khirbet Qumran e os documentos descobertos na região. Intitulado Os manuscritos do Mar Morto: uma introdução atualizada, o livro será lançado dia 20 de março, às 19h30, no espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, no campus de Barão Geraldo.

Leia mais: Funari lança livros sobre manuscritos do Mar Morto e sobre comércio de pessoas

 

 

 

 

 

 

MC recebe o Trote da Cidadania e prepara novas atividades para 2013

 

Como parte do projeto de se tornar um espaço de integração da comunidade universitária, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp abriu suas portas na sexta-feira (1) para receber o encerramento do Trote da Cidadania 2013. A cada dia cerca de 130 calouros de diferentes cursos e unidades participaram das atividades do Trote, integrando os novos ingressantes da Unicamp e os veteranos participantes com a universidade e com a comunidade de Campinas. "A organização do Trote da Cidadania entrou em contato propondo uma atividade de parceria com o Museu, que seria uma interação entre as crianças de escolas da rede publica, os veteranos e calouros com a Unicamp", afirma Georgia Martins, gestora do Setor Educativo do Museu Exploratório de Ciências.

Leia mais: MC recebe o Trote da Cidadania e prepara novas atividades para 2013

 

 

 

 

 

 

Grupo de Pesquisa Corpo e Educação comemora Dia Internacional da Mulher com mesa de debates

O Grupo de Pesquisa Corpo e Educação da Faculdade de Educação Física (FEF) organiza a mesa de debates "Mulheres do esporte". O evento é comemorativo ao Dia Internacional da Mulher e será realizado em 8 de março, às 9 horas, no Auditório da FEF. Contará com a participação de ex-atletas do esporte nacional e atuais profissionais na área. Além da mesa de debates, a ser realizada no período da manhã, haverá um minicurso, à tarde.  Da primeira mesa "Mulheres do esporte: trajetórias no futebol, no handebol e no atletismo", às 9 horas, participam: Carla Righeto (ex-jogadora de handebol, professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campinas, árbitra internacional de handebol); Conceição Aparecida Geremias (ex-atleta olímpica de atletismo e professora de Educação Físíca; Heloisa Helena Baldy dos Reis (ex-jogadora de futebol, técnica e árbitra e professora da FEF-Unicamp. A mesa será coordenada pela professora Helena Altmann (FEF-Unicamp). Organização: FEF, Departamento de Educação Física e Humanidades, Programa de Pós-graduação em Educação Física e Grupo de Pesquisa Corpo e Educação.

Mais informações:19-3521-6619.

 

 

 

 

GGBS comemora Dia Internacional da Mulher com atividades na DGA

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza no dia 8 de março, às 9h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Palestra, apresentação musical e até uma feira de beleza constam na programação. Mais detalhes

 

 

 

 

Revista de Arqueologia Pública recebe trabalhos para edição de julho de 2013

Revista de Arqueologia Pública (ISSN: 2237-8294), vinculada ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp), está fazendo a chamada de trabalhos inéditos para o seu 7° número, julho de 2013. O periódico eletrônico tem como objetivo divulgar pesquisas que abordem temáticas da Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória, constituindo-se como um espaço para diálogos de experiências teóricas e práticas. A submissão de trabalhos vai até 10 de março de 2013. As contribuições devem ser encaminhadas para: arqueologiapublica.revista@gmail.com. Para mais informações, consulte o endereço eletrônico

 

 

 

 

 

 

Unicamp inaugura LaCTAD

Unidade promove análises nas áreas de Genômica, Bioinformática, Proteômica e Biologia Celular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas demonstram potencial energético da semente de tucumã

Produtos derivados de processo de pirólise podem ser utilizados
como fonte de componentes químicos de alto valor agregado

 

O tucumã-do-Amazonas é uma palmeira comumente encontrada na Amazônia central. Excepcionalmente tolerante a solos pobres e degradados, resiste a períodos de seca e também se espalha por toda a região amazônica, Guiana, Peru e Colômbia. Atinge até 20 metros de altura e suas folhas longas, semelhantes às do coqueiro, alcançam até 5 metros de comprimento. Encontrados em abundância ao longo do ano, os frutos são comestíveis ao natural e consumidos também na forma de sorvetes, sucos, licores e doces. A semente, um caroço duro e preto localizado no centro do fruto, é artesanalmente utilizada no preparo de anéis, brincos, pulseiras e colares, mas pode vir a ser uma promissora fonte energética sustentável para comunidades das regiões onde o tucumã floresce. É o que demonstra dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp pelo aluno Claudio Silva Lira. Orientado pela professora Araí Augusta Bernárdez Pécora, o estudo Pirólise rápida da semente de tucumã-do-Amazonas (Astrocaryum aculeatum): caracterização da biomassa in-natura e dos produtos gerados tem o mérito de constituir o primeiro trabalho acadêmico a abordar as características dos produtos da pirólise do vegetal amazônico.

Leia mais no Jornal da Unicamp: Pesquisas demonstram potencial energético da semente de tucumã

 

 

 

 

A usina que faz o lixo desaparecer

Uma usina que faz o lixo da cidade simplesmente desaparecer. Pesquisa de doutorado apresentada na Unicamp analisa os aspectos econômicos e socioambientais da implantação da WPC – Waste Processing Center, ou Central de Processamento de Lixo – em municípios brasileiros. O processo permite a separação e a correta destinação dos resíduos (materiais recicláveis) hoje depositados em lixões e aterros e, mais que isso, a utilização dos rejeitos (o lixo propriamente dito) como matéria-prima para a geração de energia elétrica, bem como o tratamento e reuso da água extraída neste processo. O processo WPC é um desenvolvimento avançado do sistema WTE – Waste to Energy, ou Energia a partir do Lixo – que já está bem disseminado na Europa, Japão, China e Estados Unidos, ao passo que no Brasil esta opção sequer começou a ser discutida.

"A usina é a melhor maneira de aproveitar o lixo hoje", diz convicto o engenheiro Sérgio Augusto Lucke, que defendeu a tese na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), sob a orientação do professor Carlos Alberto Mariottoni. "A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, homologada em 2010, traz uma revolução em termos ambientais. Os prefeitos não podem mais ficar omissos em relação ao lixo, pois se tornou obrigatória a sua coleta e proibido o seu descarte em lixões", acrescenta o autor, sugerindo que os municípios têm nestas usinas uma ótima alternativa para cumprir as novas normas. Leia mais: A usina que faz o lixo desaparecer

 

 

 

 

Mais no Jornal da Unicamp:

- A usina que faz o lixo desaparecer
- Livro Os Sentidos do Trabalho é editado em inglês

- Cafeína melhora desempenho de atleta em altitudes elevadas

 

 

 

Agenda de Eventos

 

Energia solar fotovoltaica

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a International Energy Initiative (IEI) organizam nos dias 5 e 6 de março, no Centro de Convenções da Unicamp, o  3º InovaFV - Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. O evento, cuja abertura ocorre no dia 5, às 8h30, objetiva reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para acompanhar os avanços, desafios e desdobramentos no último ano para o estabelecimento da energia solar fotovoltaica no Brasil. Mais detalhes na página eletrônica www.iei-la.org/inovafv ou telefone 19-3249-0288.

 

 

 

Fórum Permanente de Ensino Superior

 

No dia 7 de maço, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, acontece o Fórum Permanente de Ensino Superior com o tema "Bibliotecas acessíveis no ensino superior: ações afirmativas para inclusão". Para participar é necessário fazer cadastro no site dos fóruns. Em caso de já possuir cadastro, basta efetuar login e fazer a inscrição no link "programação de eventos 2013". Mais informações no site do evento: ou telefone 19-3521-5039.

 

 

 

 

Condição Urbana - A cidade na era da globalização

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e a equipe e coordenação do programa Ciência sem Fronteiras  (CSF) organizam, dia 7 de março, às 12 horas, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), uma conferência da Aliança Francesa. Ela será ministrada pelo professor Olivier Mongin. Aborda: "Condição Urbana - A cidade na era da globalização". Mais informações: 19-3521-7145.

 

 

 

 

Desafio Unicamp abre inscrições em março

Serão abertas no próximo dia 4 de março as inscrições para a terceira edição do Desafio Unicamp de inovação tecnológica, uma realização da Agência de Inovação Inova Unicamp. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por estudantes de graduação e pós-graduação até o dia 29 de março pelo site oficial do Desafio Unicamp, http://www.inova.unicamp.br/desafio

 

 

 

 

Procurando um bóson de 125 GeV em colisões periféricas de íons relativísticos

O Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física "Gleb Waraghin" (IFGW) organza, dia 7 de março, às 11 horas, no  Auditório Meson Pi, o seminário "Procurando um bóson de 125 GeV em colisões periféricas de  íons relativísticos" com Adriano Natale (IFT-Unesp & UFABC). O evento está sob a responsabilidade da professora Arlene Cristina Aguilar. Mais informações no link ou telefone 19-3521-5314.

 

 

 

 

 

Celpe-Bras recebe inscrições

As inscrições ao exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem ser feitas até 8 de março, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/. As provas (coletiva e individual) ocorrem de 23 a 25 de abril. Na Unicamp, a coordenadora de aplicações é a professora Matilde Virgínia Scaramucci, do Instituto de Estudos da Linguagem IEL.

Celpe-Bras – É o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.Outras informações: 19-3521-1520.

 

 

 

 

 

 

Estude na Suécia

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internaconais (Cori) e a equipe e coordenação do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) organizam, dia 5 de março, às 13 horas, no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL), uma palestra da Universidade Sueca Chalmers. Público-alvo: Alunos de graduação interessados em estudar na Suécia. Mais detalhes pelo e-mail andressa.jesus@reitoria.unicamp.br

 

 

 

 

 

 

Intercâmbio - Penn University

 A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e a equipe e coordenação do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) organizam, dia 6 de março, às 12 horas, no Auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL), uma palestra da Universidade da Pennsylvania (EUA). No evento serão apresentados alguns serviços que a Universidade oferece a brasileiros nas áreas de doutorado e Pós-doutorado em Física e Engenharia. Público-alvo: alunos e professores. Mais detalhes: 19-3521-7145.

 

 

 

 

 

 

Lançamento

No dia 7 de março, às 12 horas, na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB), acontece o lançamento da terceira edição do livro "A Célula".  Os editores são Shirlei Maria Recco Pimentel, diretora do IB, e Hernandes Faustino de Carvalho.

 

 

 

 

Sábado – dia 09

Cis-Guanabara sedia  Sarau cultural "Viver com arte!"

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara) sedia, dia 9 de março, das 20 às 22 horas, o II Sarau cultural "Viver com arte!". A organização é da Cia. Corpo Santo. O Cis-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP.

 Mais informações: 19-3233-7801 ou site http://www.cisguanabara.unicamp.br/

 

 

 

 

 

 

Comportamento humano: Afinal, quem é seu cliente?

O Fórum Permanente "Comportamento Humano. Afinal, quem é seu cliente?" acontece no dia 11 de março, às 9 horas, no Centro de Convenções. A organização é do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp. Inscrições e outras informações no link. Mais detalhes: 19-3521-4759.

 

 

 

 

 

 

 

THE lançará novo ranking em 5 de março

O Ranking Mundial de Reputação 2013 do Times Higher Education (THE) será lançado oficialmente em Dubai, às 8:45h (hora local, 1:45h de Brasília) de terça-feira, 5 de março próximo em uma sessão especial do evento Going Global 2013, organizado pelo British Council. O anúncio será feito pelo editor do THE, Phil Baty, que esteve na Unicamp em julho de 2012 participando da I Escola Zeferino Vaz de Ensino Superior. A Unicamp estará representada no evento pelo professor Leandro R. Tessler, Assessor do reitor para projetos de Internacionalização, que viaja a Dubai a convite do British Council e participará de uma sessão sobre a América Latina.

 

 

 

 

Cori organiza palestra sobre o Programa de Bolsas Cargill Global Scholars

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza palestra informativa aos alunos de graduação, sobre o Programa de Bolsas Cargill Global Scholars, na qual serão apresentados os requisitos de elegibilidade e benefícios das bolsas oferecidas para estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento. A palestra ocorre no dia 11 de março, às 12 horas, no Auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL). Mais informações: 19-3521-7145

 

 

 

 

 

 

AFPU e CDC organizam exposição de
Bernardo Caro no Espaço Integração

A Agência para a Formação Profissonal da Unicamp (AFPU) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) organizam, de 28 de fevereiro a 30 de abril, no Espaço Integração da AFPU, a exposição itinerante do Espaço de Arte "Impressionando o olhar de quem o alcança", de Bernardo Caro. Abertura: 15h30. O Espaço Integração da AFPU fica na Praça das Bandeiras 45, no prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA). Mais informações: 19-3521-4507.

 

 

 

Aulas Abertas Internacionais em Agroecologia

De 11 a 15 de março serão realizadas na Unicamp Aulas Abertas em Agroecologia, dentro da programação da semana presencial do II Curso de Experto universitário en Soberania Alimentária y Agroecologia Emergente, parceria da Unicamp e outras instituições com  a Universidad Internacional de Andalucia. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo site da Rede de Agroecologia da Unicamp http://www.cisguanabara.unicamp.br/rau. Organizador: Rede de Agroecologia da Unicamp e Programa de Extensão em Agroecologia da Unicamp Site do evento: www.cisguanabara.unicamp.br/rau . Mas detalhes: 19-3235-1566

 

 

 

Fisex seleciona voluntários para pesquisa com exercícios físicos

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp está recrutando voluntários (homens ou mulheres) para pesquisa com exercícios físicos. Os selecionados passarão por avaliações clínicas e físicas para determinar a aptidão física e o estado geral de saúde. O objetivo da pesquisa é comparar o efeito de diferentes protocolos de treinamento físico em indicadores relacionados à saúde de pessoas envelhecendo. Mais: Fisex seleciona voluntários para pesquisa com exercícios físicos

 

 

 

Otorrino seleciona voluntários para pesquisa sobre otite

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências de Médicas (FCM) da Unicamp, sob a coordenação do professor Agrício Crespo, realiza pesquisa multicêntrica sobre medicação em gotas para o tratamento da otite externa. O estudo abrangerá pacientes com idades que variam de 1 a 70 anos e será conduzido pelos médicos Guilherme M. de Carvalho, Alexandre C. Guimarães e Fernando F. Laffitte.

O encaminhamento para o ambulatório de otorrinolaringologia da FCM da Unicamp de pacientes com suspeita de otite externa para participar da pesquisa pode ser via ambulatório ou Pronto Socorro. As explicações, orientações, seguimento e medicações aos pacientes serão avaliadas e conduzidas pela equipe médica responsável. Informações pelo telefone (11) 97534-2634 ou guimachadocarvalho@gmail.com

 

 

                          

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares