Cinema de autores
“Andávamos sem procurar-nos, mas sabendo que andávamos para encontrar-nos”,
Julio Cortázar
Bianca Alencar
O diretor espanhol José Alayon aposta em um cinema desvestido de rótulos como
temáticas e divisões de gêneros, que contribua para o crescimento do ser humano
por trás da câmara, de todos os envolvidos em sua realização e que consiga, ainda,
conectar-se a um público também inclassificável. Além de reivindicar a produção de
todos para todos, argumenta que a energia criadora vale mais do que ideias encerradas
em um projeto pré-determinado. A intuição guia o rumo dos seus filmes, que tomam
forma durante as gravações. Slimane, seu primeiro longa-metragem de ficção, nasceu
do encontro do diretor com o protagonista que participava da seleção de atores para
outro roteiro que nunca se realizou. O filme recebeu os prêmios de melhor obra-prima
no Festival Internacional de Cine de Murcia e de melhor longa-metragem no Festival
Internacional de Cine de Las Palmas, Canárias.
O jovem marroquino Slimane entrou por primeira vez numa sala de cinema para ver
o filme que protagoniza e foi mais que uma grata revelação como ator para Alayon.
“Quando o conheci e coloquei a câmera na sua frente, pensei: aqui há um filme, que
ainda não sabia qual era”, comenta.
Mestre em contar histórias que fogem das estruturas narrativas tradicionais, com pouco
pressuposto, Alayon apresenta neste seu último trabalho a realidade de dois jovens que
acabam de sair das casas de acolhida para imigrantes, ao cumprir 18 anos.
Considerado um cineasta que faz o chamado “cinema de autor”, ele não se sente
cômodo dentro de qualquer denominação. Slimane esteve tanto em festivais e mostras
de documentários como de ficção. “Eu prefiro falar de um cine cine, não consigo
enxergar esta divisão”, explica.
A intuição guia seu trabalho, possibilitando a liberdade de construir ou desconstruir
um filme durante sua realização. Nessa entrevista ele fala sobre a importância de um
cine que retrata o ser humano, dispensa aplausos e não depende da chamada indústria
cinematográfica.
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