Unicamp


 

 

 

Campinas, 12 de agosto de 2013 a 18 de agosto de 2013 – ANO 2013 – Nº 570

 

 

Técnica inova a coleta de 'impressões digitais químicas'

Pesquisadores desenvolvem técnica que permite
análises simples e rápidas de marcadores químicos e biológicos

"Cientistas do Imperial College, em Londres, apresentaram nesta quarta-feira uma inovação tecnológica que pode aumentar a precisão das cirurgias de câncer. Uma doença que segundo a ONU atinge quase 13 milhões de pessoas por ano - meio milhão só no Brasil. Um bisturi eletrônico é capaz de diferenciar as células saudáveis das cancerosas." A frase dita pelos apresentadores do Jornal Nacional (TV Globo), no último dia 17 de julho, revela a importância de uma pesquisa realizada na Inglaterra e que, no futuro, tornará muito mais segura e precisa a cirurgia para a retirada de tumores. Um detalhe, porém, passou despercebido: o bisturi usa uma técnica desenvolvida no Brasil, por pesquisadores do Laboratório ThoMSon do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, para a coleta e preparação de amostras que são analisadas em tempo real em um espectrômetro de massas – o resultado dessa análise fornece ao médico, na pesquisa inglesa, informação precisa para diferenciar células sadias das que estão doentes, com câncer, algo impossível apenas com a simples visualização dos tecidos afetados.

Leia: Técnica inova a coleta de 'impressões digitais químicas'

 

 

 

A vez dos tecidos funcionais

Pesquisa da FEQ desenvolve material à prova d'água
e com ótima capacidade para o transporte de vapor

Dentro de algum tempo, é bem provável que você abra o armário e tenha que levar em consideração um novo aspecto na escolha da roupa que vestirá para ir ao trabalho ou à academia. Assim, além de decidir pela cor e design, terá também que optar pelo tecido mais apropriado às suas necessidades de momento. Este poderá lhe proporcionar tanto um bom transporte de umidade quanto uma melhor troca de calor com o ambiente, para ficar em somente dois exemplos. Embora ainda seja embrionária no Brasil, a pesquisa voltada ao desenvolvimento de produtos têxteis funcionais começa a apresentar resultados promissores no país.

Um desses estudos foi conduzido pela engenheira têxtil Camilla Borelli Silva, no contexto da sua tese de doutoramento defendida na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. O trabalho, orientado pelo professor Edison Bittencourt, resultou no desenvolvimento de um tecido impermeável, atributo indispensável à produção de determinadas roupas esportivas e profissionais. Conforme a autora do estudo, cada vez mais a indústria busca fabricar itens de vestuário que ofereçam algo além da simples cobertura do corpo.

Leia: A vez dos tecidos funcionais

 

 

 

Estudo revela potencial tóxico de substância usada na piscicultura

O diflubenzuron, empregado indiscriminadamente

no controle de doenças em peixes, provoca danos ambientais e riscos à saúde

Uma pesquisa conduzida no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp revelou os danos ambientais causados pelo inseticida diflubenzuron quando utilizado na piscicultura brasileira para o controle de doenças em peixes. O estudo também apontou para a possibilidade de o produto afetar a saúde dos peixes, tornando a carne imprópria para o consumo.

Comercializado com o nome de Dimilin, o diflubenzuron tem o seu uso regulamentado apenas para as atividades agrícolas, principalmente, contra pragas que atingem as culturas do milho, tomate, algodão, trigo e citros. "Mas ele vem sendo empregado indiscriminadamente na piscicultura, e até em pesqueiros, por apresentar resultados satisfatórios no controle de parasitoses", alerta a autora do estudo, a tecnóloga em saneamento ambiental Darlene Denise Dantzger.

Leia: Estudo revela potencial tóxico de substância usada na piscicultura

 

 

 

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento
ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

Pesquisa realizada no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) da Unicamp avaliou o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento ambulatorial e as características da agressão de 687 mulheres adultas e adolescentes vítimas de violência sexual atendidas entre os anos de 2006 e 2010.

O trabalho resultou em três artigos científicos – um publicado em maio deste ano e dois recém-encaminhados para publicação internacional – e na dissertação de mestrado "Características sociodemográficas e sintomas psíquicos de mulheres vítimas de violência sexual", defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A pesquisa foi conduzida pela médica psiquiatra Cláudia de Oliveira Facuri. A orientação foi da professora Renata Cruz Soares de Azevedo, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM Unicamp.

Leia: Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

 

 

 

 

O legado de Haquira Osakabe

Família doa à Unicamp acervo pessoal do professor do IEL, falecido em 2008; material ficará abrigado no Cedae/IEL

O professor Haquira Osakabe, membro do grupo fundador do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, faleceu de câncer em 13 de maio de 2008. Antes, já aposentado e tendo ido morar em Ribeirão Preto, para melhor compartilhar a vida em família, passou por períodos de melhoria da doença, mantendo suas atividades de orientação e pesquisa. "Ele percorria o périplo Ribeirão-São Paulo-Campinas, vindo mensalmente ao IEL para um ou dois dias de discussão com os orientandos. Como orientador, era o que havia de maravilhoso", conta a professora Raquel Salek Fiad, coordenadora do Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio (Cedae).

Flávia Carneiro Leão, supervisora do Cedae, lembra a pessoa extremamente generosa, tipo pai de todos, tão próximo dos colegas professores quanto de alunos e funcionários. "Depois de sua morte, alunos que estavam com pesquisas em andamento sentiram-se totalmente órfãos. Teve gente que reformulou o projeto para apresentá-lo em outra área, como uma estudante que acabou defendendo tese em midialogia. Havia tanto diálogo e entrosamento que esses alunos não sabiam como seguir sem ele."

A esses e tantos outros órfãos, a família do intelectual acaba de doar o Fundo Haquira Osakabe, que está sob a guarda do Cedae para consulta pública. As irmãs Teresinha Saito Schumaker e Cristina Saito participaram da cerimônia oficializando a entrega de aproximadamente 2.600 obras (livros, periódicos, artigos em jornais, fotocópias de obras de difícil acesso, postais, bilhetes, correspondências), que se deu em 12 de junho. Simultaneamente, houve o lançamento de dois livros publicados pós-mortem pela Editora Iluminuras: o inédito Entre Almas e Estrelas e a reedição de Resposta à Decadência.

"Quando souberam dessa homenagem, vários funcionários elogiaram a iniciativa e fizeram questão de participar. Achávamos que 40 lugares seriam suficientes para um lançamento de livro às duas da tarde, mas sobrou gente encostada nas paredes e sentada no chão", recorda Raquel Fiad. "Haquira tinha interesses muito amplos, a capacidade de aglutinar pessoas de várias áreas e, nesse percurso todo, não rompia as relações com os grupos dos quais participava. Hoje em dia, poucos docentes têm esse perfil, são raros na Universidade."

Leia: O legado de Haquira Osakabe

 

 

 

 

Pesquisa valida reciclagem para embalagem multicamada

Método é mais vantajoso do que o reaproveitamento convencional,
cujas misturas possuem baixo valor agregado

A engenheira química Natália Garrote de Barros validou, durante sua dissertação de mestrado defendida recentemente na Unicamp, um novo processo de reciclagem para embalagens multicamadas. Amplamente empregadas com eficiência para o acondicionamento de alimentos, estas embalagens são constituídas, na maioria das vezes, por polímeros incompatíveis, o que dificulta a reciclagem destes materiais após o consumo.

A pesquisadora da Unicamp utilizou em seu estudo embalagens contendo poliamida e polietileno, polímeros que apresentam pouca capacidade de adesão quando misturados. O processo de reciclagem convencional para estes plásticos produz, portanto, compostos pobres, com baixos valores agregados. Isso acontece, conforme Natália de Barros, devido ao fenômeno da delaminação, uma espécie de esfarelamento no material final.

Leia: Pesquisa valida reciclagem para embalagem multicamada

 

 


Adaptador facilita tratamento de canal

Patenteada, tecnologia desenvolvida na FOP permite fotoativação de materiais resinosos

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP) desenvolveram uma tecnologia inovadora que, se levada à indústria, pode ser uma grande aliada nas cimentações de pinos intrarradiculares em canais dentais. O professor Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, o aluno de doutorado Victor Pinheiro Feitosa – ambos da Área Materiais Dentários da FOP – e o engenheiro de computação Tiago Porto Barbosa desenvolveram um adaptador para fotoativação de adesivos e cimentos resinosos que objetiva substituir os materiais ativados quimicamente ou com ativação dual (química e física) por resinas fotopolimerizáveis. "Essas resinas possuem melhores propriedades mecânicas e maior durabilidade se comparadas às resinas quimicamente ativadas", explica Feitosa.

O adaptador desenvolvido pelos pesquisadores é feito de fibra óptica e com formato levemente cônico, sendo capaz de transportar a luz do aparelho fotoativador para regiões muito finas ou estreitas de forma a dissipar a luz em 360 graus – inclusive em regiões em que a luz emitida pelo aparelho fotoativador não alcançaria em condições normais, como o canal radicular de um dente. "O adaptador possui dezenas de microfibras ópticas dispostas em uma forma similar a um cone que se alinham e são incluídas em silicone de alta densidade transparente. Essas fibras transportam a luz dos aparelhos fotoativadores para dentro do canal radicular dental (região antes não alcançada) e permitem a polimerização de resinas odontológicas nessa região", explica Sinhoreti.

Leia: Adaptador facilita tratamento de canal

 

 

 

 

Literatura faz "Novo Jornalismo" reencontrar prestígio

Se você começou esta leitura, depois de ver o título aí de cima, tem algum interesse sobre o assunto. Este primeiro parágrafo deveria conter o "lead", a notícia mais forte desta apuração e o que o faria continuar a ler. É o tipo de jornalismo com o qual você está acostumado. Tudo para conquistar sua atenção e garantir a tão apregoada objetividade jornalística. Peço licença para começar diferente desta vez, porque seria impossível falar de "Novo Jornalismo" ou de "Jornalismo Literário" sem mostrar este contraste técnico e que faz parte de uma série de grandes rupturas iniciadas nas redações de jornais e revistas a partir dos anos 60.

O herói desta história é um ser milenar em mutação. Ninguém sabe de onde ele veio, para onde irá e qual o limite de sua força. Todos, porém, reconhecem a dimensão do seu poder. O Jornalismo já viveu a fase dos grandes registros históricos da antiguidade, das fofocas, das notícias que suportavam o comércio entre povos, avançou aceleradamente com as novas tecnologias, com a imprensa, as máquinas da revolução industrial, com as guerras mundiais, com o rádio, a TV e a internet. O "superpoder" do Jornalismo advém de suas células, os "repórteres", que o alimentam e o protegem de todo o tipo de ameaça em um mundo hostil. Num determinado período, como uma autodefesa diante dos efeitos "enfraquecedores" da cultura do "lead", houve uma mutação inesperada: alguns repórteres do corpo do Jornalismo passaram a processar uma nova substância sintetizada a partir da literatura e que deu a ele um novo tipo de poder, revolucionando o modo de contar histórias e de apurar os fatos. O herói desta história, no caso, agora está devidamente apresentado a você: o Jornalismo.

Leia: Literatura faz "Novo Jornalismo" reencontrar prestígio

 

 

 

TELESCÓPIO

Evolução parece  premiar quem coopera

Empresa produz etanol de lixo nos EUA

Nem todas as formas de felicidade valem a pena

Vacina contra malária obtém sucesso em teste inicial

Estudo vê risco de 'efeito manada' em redes sociais

Leia: TELESCÓPIO

 

 

Odair, um militante da educação

Coordenador do Cis-Guanabara busca uma sociedade
mais justa a partir do direito ao conhecimento

O coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), Odair Marques da Silva, acaba de voltar de suas férias na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Utad), em Portugal. Passar as férias em uma universidade pode intrigar os mais curiosos, mas a verdade é que Odair aproveitou o recesso na Unicamp para avançar as atividades de seu curso e projeto de doutorado, em desenvolvimento na Utad. Especialista em pedagogia social e na relação da educação com novas mídias, ele realiza um estudo de caso, tendo como objeto o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, sobre o impacto de novas tecnologias, mídias interativas e redes sociais na difusão cultural da língua portuguesa. A investigação é realizada entre estudantes e professores, usuários presenciais e virtuais do museu. A escolha pelo tema evidencia o interesse e a preocupação com o acesso da sociedade como um todo a uma educação de qualidade. Uma história entre Odair e a educação social que teve início na adolescência e ainda lhe causa inquietação. Ou seria melhor chamar isso de vontade de agir?

Leia: Odair, um militante da educação

 

 

 

 

UPA já tem mais de 20 mil inscritos

Faltando ainda vinte dias para a realização da UPA – Unicamp de Portas Abertas em 31 de agosto, já passam de 20 mil os estudantes de ensino médio inscritos para conhecer os laboratórios, os serviços e as inúmeras atividades desenvolvidas dentro do campus. Uma das escolas que se inscreveram é a de Ensino Fundamental Presidente Dutra, de Marituba (PA), cuja diretora conseguiu viabilizar a vinda de 50 alunos que percorrerão 2.800 quilômetros (três dias de ônibus) até Campinas. A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) está preparando uma infraestrutura para receber 40 mil pessoas, mas a possibilidade de limitar o número de inscrições sequer foi cogitada, muito pelo contrário.

Leia: UPA já tem mais de 20 mil inscritos

 

 

Painel da semana

Teses da semana

Livro da semana

A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

Sinopse: O livro propõe que Camilo Castelo Branco levou a cabo uma autêntica revolução na literatura portuguesa e estuda o modo como se tornou o seu primeiro romancista moderno, suplantando o romance histórico e as formas incipientes de narrativa de ficção romântica. O ensaio pretende mostrar que a experiência de Camilo nos jornais e na prática de gêneros menores foi decisiva para a construção de um novo tipo de discurso, separado das ideias correntes na época sobre o papel da literatura e das escolas literárias. A parte substancial do livro é ocupada com análises de obras-primas de Camilo como Amor de perdição, Memórias do cárcere, O romance dum homem rico, Novelas do Minho.

 

 

A ritalina e os riscos de um 'genocídio do futuro'

Em entrevista ao Portal da Unicamp, a pediatra da FCM Maria Aparecida Moysés alerta sobre o que chamou  de epidemia dos diagnósticos

Droga também indicada para crianças

 

Para uns, ela é uma droga perversa. Para outros, a 'tábua de salvação'. Trata-se da ritalina, o metilfenidato, da família das anfetaminas, prescrita para adultos e crianças portadores de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Teria o objetivo de melhorar a concentração, diminuir o cansaço e acumular mais informação em menos tempo. Esse fármaco desapareceu das prateleiras brasileiras há poucos meses (e já começou a voltar), trazendo instabilidade principalmente aos pais, pela incerteza do consumo pelos filhos. Ocorre que essa droga pode trazer dependência química, pois tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration como um narcótico. No caso de consumo pela criança, que tem seu organismo ainda em fase de formação, a ritalina vem sendo indicada de maneira indiscriminada, sem o devido rigor no diagnóstico.

Leia: A ritalina e os riscos de um 'genocídio do futuro'

 

 

 

Da ficção historiográfica ao paulista como 'raça superior'

O livro Tietê, Tejo, Sena: a obra de Paulo Prado, de Carlos Berriel (IEL/Unicamp), revela como a Semana de Arte Moderna de 1922 serviu aos interesses de uma "oligarquia racista, reacionária e ao mesmo tempo modernista". Para Berriel, cuja obra reconstitui a trajetória intelectual e dimensiona a influência do pensamento do cafeicultor e historiador Paulo Prado, precisa ser revisto o lugar do modernismo paulista no cânone da literatura brasileira.

 

Telescópio

- Hemisfério sul paga a conta do degelo

- Japão começa a testar células-tronco em humano

- Pobreza é mais nociva que cocaína para bebês

 

Estudo coloca em xeque tese da 'qualificação' como garantia de emprego

Pesquisador acompanhou a trajetória de grupo de jovens atendidos em programa público

 

As potencialidades do ginseng brasileiro

Pesquisa da FEA investiga o uso de compostos da planta pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e petroquímica

 

Café pequeno

Livro de Carlos Berriel sobre o ideário e a trajetória de Paulo Prado revela as digitais do baronato cafeicultor de SP na origem do modernismo

 

De aluna-artista a curadora

Sandra Caro Flório é responsável pelo acervo das obras do pai, Bernardo Caro, que também foi seu professor

 

Imagens avaliam comportamento pró-social de jovens com autismo

Estudo, inédito no país, analisa alterações anatômicas e funcionais em pacientes

 

Pressão afeta saúde de bancários, aponta estudo

Alterações nas estratégias das instituições financeiras estão entre as causas predominantes do estresse

 

Airto Moreira

"Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975)"

 

Prêmio Nobel de Química abre 3º Congresso sobre Proteômica

 

 

Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp promoverá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções da Universidade, o I Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer. O objetivo do evento é fomentar a discussão acerca da pesquisa e do desenvolvimento de novos fármacos anticâncer. As inscrições para o envio de trabalhos podem ser feitas até 15 de agosto. Os critérios devem ser conferidos no site do simpósio, neste link.

De acordo com João Ernesto de Carvalho, pesquisador do CPQBA e organizador do evento, entre os temas que serão debatidos por especialistas de diversas áreas estão aspectos relacionados com a extração, isolamento e identificação de produtos de originem natural (plantas, micro-organismos e organismos marinhos) que possam servir à formulação de fármacos destinados ao tratamento de cânceres. "Também vamos refletir sobre questões relativas à síntese de princípios ativos e a modelos de avaliação in vitro e in vivo da atividade anticâncer", informa.

Leia: Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

 

 

 

 

Inverno rigoroso dos últimos dias provoca redução de estoque de sangue

 

 

O Hemocentro da Unicamp registrou uma queda expressiva nas doações de sangue na última semana, e, consequentemente, uma redução nos estoques de sangue, principalmente os do tipo RH negativo (A, B, AB e O), que representam, no Brasil e em todo mundo, menos de 12% da população. Neste inverno, os estoques de hemocomponentes estão cerca de 20% abaixo da quantidade ideal, e é alto o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro ou mesmo falta de sangue para atendimentos de urgência e emergência.o que pode comprometer a assistência médica em nossa região. Um transplante de fígado, por exemplo, consome em média, oito bolsas de concentrado de hemácia, de sete a oito unidades de plaqueta no mínimo e oito unidades de plasma podendo chegar até 15 bolsas.

Leia mais: Inverno rigoroso dos últimos dias provoca redução de estoque de sangue

 

 

 

 

Empresa filha da Unicamp é selecionada pelo Plano Inova Aerodefesa

 

A Griaule Biometrics foi uma das 69 empresas selecionadas no Plano de Apoio Conjunto Inova Aerodefesa, uma iniciativa da FINEP, BNDES, Ministério da Defesa e Agência Especial Brasileira para apoio aos setores aeroespacial, defesa e segurança. A empresa é graduada pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) e em 2006 venceu a FVC2006, principal competição de biometria do mundo.

De acordo com Iron Daher (foto), presidente da Griaule, a empresa escolheu a área de segurança como área de atuação no Inova Aerodefesa, em especial sistemas de identificação biométrica. "Com nossa seleção pelo Plano Inova Aerodefesa, primeiramente esperamos aumentar nossas exportações, que em 2011 responderam por 80% do faturamento. No Brasil, pretendemos participar do projeto RIC – Registro de Identificação Civil do Governo Federal, um dos maiores projetos de identificação do mundo e que servirá de referência para nossas exportações", explica.

Leia mais: Empresa filha da Unicamp é selecionada pelo Plano Inova Aerodefesa

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

 

Torneio Virtual de Química recebe inscrições

O Torneio Virtual de Química (TVQ), evento de cunho educativo organizado pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp chega a sua 5ª edição. É voltado aos estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico de todo o Brasil, visando o aprofundamento do estudo de química, estimulo à pesquisa, ao trabalho em equipe e à aproximação entre o Ensino Médio e o mundo universitário. Podem participar do TVQ estudantes de escolas públicas e privadas. Interessados devem se inscrever para a primeira etapa, até 25 de agosto, no site. No ano passado, o Torneio contou com a participação de mais de 500 estudantes de 16 estados brasileiros. Outras informações: 19-8358-1531.

 

 

Pós-doutorado em Demografia Econômica

O Instituto de Economia (IE), o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) recebem, até 23 de agosto, as inscrições para a bolsa de pós-doutorado em Demografia Econômica no âmbito do Projeto Temático Fapesp 08/58160-5: "Geração de cenários de produção de álcool como apoio para a formulação de políticas públicas aplicadas à adaptação do setor sucroalcooleiro nacional às mudanças climáticas". As áreas de atuação são Demografia econômica, Economia agrária, Economia dos recursos naturais e Sociologia rural. Para mais informações, acesse o site.

 

 

Celpe-Bras recebe inscrições

As inscrições ao exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem ser feitas até 13 de agosto, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/. Na Unicamp, a coordenadora de aplicações é a professora Matilde Virgínia Scaramucci, do Instituto de Estudos da Linguagem IEL.

Celpe-Bras – É o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Outras informações: 19-3521-1520.

 

 

IA sedia Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp sedia, de 15 a 17 de agosto, em seu auditório, o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine).  Interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail

A cerimônia de abertura será realizada às 19 horas com a mesa de debates  "Um olhar prospectivo sobre a formação em cinema e audiovisual no Brasil: o que existe e para onde avançar".  A mesa será mediada por Luciana Rodrigues, presidente em exercício do Forcine e terá a participação dos debatedores Aloízio Mercadante, ministro da Educação (a confirmar); Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine); Caio Julio Cesaro, do Ministério da Cultura (MinC) e João Cláudio Garcia, assessor de Imprensa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

De acordo com Eduardo Paiva, diretor do Forcine e professor do IA-Unicamp, "poder receber na Unicamp outras instituições que fazem parte do Forcine para trocar experiências sobre a formação em audiovisual existente hoje no Brasil é uma atividade que atesta a maioridade e a importância do Fórum".

O auditório do IA está localizado na rua Elis Regina 50, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP. Mais informações.

 

 

 

Exposição do "Viva Mais" na CDC

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e o Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas (Viva Mais) organizam, dia 13 de agosto, às 10 horas, nas dependências da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), a abertura da exposição produzida pelo Programa de Prevenção do Viva Mais, ao longo de seus dez anos de existência. A mostra pode ser visitada pelo público, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, até o dia 29. Mais informações pelo e-mail bazzo@unicamp.br

 

 

 

Mercado de Trabalho em Engenharia inicia processo seletivo

O Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE) realiza durante o segundo semestre de 2013, o seu processo seletivo. Interessados podem se inscrever, até 18 de agosto, no link. Duas palestras de apresentação estão marcadas para o dia 13 de agosto, às 12h30 e às 18 horas, na sala CB-13 do Ciclo Básico I. Mais informações podem ser obtidas no site ou telefone 11-97430-4066.

 

 

Palestra internacional estuda a academia argentina

No dia 15 de agosto, a Faculdade de Educação promove a palestra "La formación de elites en Argentina: Bachillerato Internacional, distinción y consagración académica" a ser ministrada pela professora convidada Sandra Ziegler, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), da Argentina. A palestra tem início às 14h30 da Sala da Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp, participação é gratuita e não há a necessidade de inscrição prévia. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE/FE-Unicamp) é responsável pela organização. Mais informações no e-mail e no site da 'Faculdade de Educação', ou pelo telefone (19) 3521-5565.

 

 

 

Tecnologia social e os conceitos de economia verde é tema de fórum

No dia 14 de agosto acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Extensão Universitária. Com o tema "Tecnologia social e os conceitos de economia verde: propondo convívios possíveis e desejáveis", o evento ocorre às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum está sob a organização de João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, e dos professores Rafael Dias (FCA), Sandro Tonso (FT) e Celso Ribeiro de Almeida (CAC/PREAC). Inscrições e mais informações no link ou telefone 19-3521-5039.

 

 

Palestra de intercâmbio com a Universidade de Sydney

A Vice-reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) organiza uma palestra sobre intercâmbio com representantes da Universidade de Sydney (Austrália), dia 14 de agosto, às 12 horas, na sala CB08 do Ciclo Básico I. O evento será transmitido pela RTV-Unicamp. Público-alvo: alunos de graduação e de pós-graduação. Mais detalhes: 19-3521- 6739.

 

 

Abordagens teóricas para gestão de redes: Cooperative Game Theory

O Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp organiza, dia 14 de agosto, às 14h30, na sala EB-06 do prédio da Engenharia Básica do Instituto de Geociências (IG), o seminário "Abordagens teóricas para gestão de redes: Cooperative Game Theory". O evento terá como animadoras as professoras Paula Castro e Adriana Bin, ambas do Geopi. A bibliografia está disponível no link www.ige.unicamp.br/geopi. O seminário é aberto a interessados no assunto. Mais informações: telefone 19-3521-5124 ou e-mail geopi@ige.unicamp.br

 

 

 

Arquivos digitais: experiências em preservação

No dia 15 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação com o tema "Arquivos digitais: experiências em preservação". Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/. A organização é do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação (FE)

SOBRE O EVENTO

A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo. Os documentos digitais sofrem diversas ameaças decorrentes da fragilidade inerente aos objetos digitais, da facilidade de adulteração, bem como da rápida obsolescência tecnológica.

Desde 2004,  a UNICAMP tem feito eventos para tratar as questões da preservação de documentos arquivisticos digitais  O foco dos fóruns anteriores foi a de discutir e divulgar bases conceituais, requisitos e padrões da preservação de documentosarquivisticos digitais autenticos, confiáveis e acessíveis ao longo do tempo. Foram apresentados por exemplo, o projeto InterPARES, da Universidade British Columbia do Canadá,  que definiu conceitos de preservação arquivística, o Modelo Open Archival Information System (Consultive Commitee for Space Data Systems, para repositórios digitais e Modelo de Requisitos para o desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivistica de documentos (e-ARQ/Brasil) do Conselho Nacional de Arquivos.

Nesta oportunidade pretende-se apresentar experiências de soluções em sistemas de informação, de gerenciamento de documentos e de repositórios, na produção e na preservação de documentos arquivísticos, que levaram em conta a base conceitual estudada e adotada por algumas instituições brasileiras. Pretende-se ainda apresentar um panorama atual dos estudos e das iniciativas em preservação digital em âmbitos nacional e internacional.

Mais detalhes pelo telefone 19-3521-6439, e-mail siarq@unicamp.br ou site 

 

 

Palestra internacional estuda a academia argentina

A Faculdade de Educação (FE) promove, dia 15 de agosto, a palestra "La formación de elites en Argentina: Bachillerato Internacional, distinción y consagración académica". Ela será ministrada pela professora Sandra Ziegler, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) da Argentina. A palestra será iniciada às 14h30 da Sala da Congregação da FE. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE/FE-Unicamp) é o organizador do evento. Mais informações: 19-3521-5565.

 

 

Encontro Regional de Ensino de Geografia

Após doze anos de interrupção, a AGB – Seção Campinas, o Departamento de Geografia, o Instituto de Geociências (IG), o Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra (CACT) e o PIBID-Geografia retomam a realização dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia. A terceira edição do evento terá como tema central "Práticas Educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares". O Encontro será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, nas dependências do IG e no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). A abertura oficial será às 10 horas. Acesse a programação completa. Mais informações no site http://agbcampinas.com.br/encontroensino/, telefone 19-8185-38-78 ou e-mail rafaelstrafo@ige.unicamp.br

 

 

Orfeu, em debates, no IEL

 

 

 

Encontros

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara) organiza, dia 15 de agosto, a exposição "Encontros", dos artistas Eni Ilis, João Bosco e Piassa. A mostra pode ser visitada até 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. A entrada é livre com estacionamento gratuito. Mais detalhes: 19-3233-7801.

 

 

 

 

Fotografias Analógicas (CIS Guanabara)

 

 

Deleuze e Nietzsche

Entre os dias 20 e 23 de agosto, a partir das 9 horas, na Faculdade de Educação (FE), acontece V Seminário Conexões – Deleuze e Território e Fugas e...' e o 'XII Simpósio Internacional de Filosofia – Nietzsche/Deleuze'. A organização é do Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) e do Grupo Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS) da Faculdade de Educação (FE). Mais detalhes: telefone 19-3521-5565 ou e-mail eventofe@unicamp.br

 

 

 

 

GGBS comemora Dia dos Pais com palestra de Ivan Capelatto

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza, dia 14 de agosto, às 9 horas, no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), a palestra "A importância dos primeiros anos de vida da criança e os papéis afetivos do pai e da mãe". Será proferida pelo mestre em psicologia Ivan Capelatto. Mais informações: 19-3521-4899.

 

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

 

'Revoltas' decretam o fim do ciclo de redemocratização, diz docente

Quando manifestações começaram, no início de junho, professor de filosofia terminava livro sobre a história política do Brasil e utilizou esforço para decifrar a voz das ruas

 

 

Livro aborda presença de brasileiras nos mercados transnacionais do sexo

 

 

Denso e maldito

Dissertação: "História, política e alegoria na prosa ficcional de Dyonelio Machado"

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

 

 

Livraria do IEL promove descontos de até 25% no mês de agosto

Durante todo o mês de agosto ocorre uma promoção na Livraria da Editora da Unicamp no Instituto de Estudos da Linguagem - IEL. Livros da Companhia das Letras com desconto de 25% e livros da Zahar com 20% de desconto. A livraria funciona das 9 às 18 horas, de segunda à sexta. Mais informações no site da Editora Unicamp ou pelo telefone (19) 3521-7235.

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares