PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MIS DE CINEMA
2018/MARÇO
DEBATE APÓS A EXIBIÇÃO
PROGRAMAÇÃO ciclo: CINEMA & LITERATURA curadoria: Ricardo Pereira
Sexta-feira, 02 de março, 19h30min
O CONTO DA AIA
direção de Volker Schlöndorff
A República de Gileade é um estado totalitário que tenta usar a Bíblia para fundamentar seus atos. Qualquer mulher que comete um delito (homossexualidade está entre eles) é enviada para colônias penais, a não ser que seja fértil. Neste caso, se torna uma "aia", sendo obrigada a ter relações sexuais com quem o governo determina. Kate foi presa por tentar atravessar a fronteira, seu marido foi morto e ela nunca mais viu a filha. Ela é designada para ser a aia do Comandante, supremo chefe militar da República. Ao mesmo tempo, um movimento de resistência começa a desafiar o regime. EUA, 1990. Colorido, 90 min.
PROGRAMAÇÃO
Curadoria: ASSOCIAÇÃO ECCOS – Ciclo ECCOS em movimento: A Formação do Ser e do Saber II
Sábado, 03 de março, 17h
CRIANÇA A ALMA DO NEGÓCIO Direção deEstela Renner Produção: Marcos Nisti; Maria Farinha Produções D ireção de fotografia: Rafa Ribeiro Roteiro: Estela Renner e Renata Ursaia Criança, A Alma do Negócio é um documentário dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes. Brasil, 2008
PROGRAMAÇÃO
CICLO: Aula de Cinema
Sábado, 03 de março, 19h30min
O CREPUSCULO DOS DEUSES - Sunset Boulevard
Direção de Billy Wilder A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond( Gloria Swanson) vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling( Erich von Stroheim ) em sua mansão no famoso endereço da rua Sunset Boulevard ( rua que atravessa as cidades de Los Angeles e Beverly Hills, na Califórnia.). Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis( William Holden) chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.O filme teve 11 indicações ao Oscar, incluindo todas as principais categorias (filme, diretor, ator – William Holden, ator coadjuvante – Erich von Stroheim, atriz – Gloria Swanson e atriz coadjuvante – Nancy Olson), mas levou apenas 3 (roteiro, direção de arte e música).EUA, 1950, 110 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Clássicos no MIS"
curadoria: Ricardo Pereira
Segunda-feira, 05 de março, 19h30min
A DAMA OCULTA
direção de Alfred Hitchcock
Em um pequeno recanto da Europa os passageiros de um trem ficam retidos em virtude de uma nevasca e são obrigados a pernoitar em uma pequena estalagem. Lá uma rica jovem conhece uma velha governanta e ambas combinam de se encontrarem no dia seguinte no trem. Entretanto, logo após o início da viagem a governanta desaparece e ninguém, por motivos diversos, afirma ter visto a pessoa desaparecida. Inglaterra, 1938. Preto e Branco, 94 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Sessão da Tarde ESPECIAL "
curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Terça-feira, 06 de março, 14h
AS SUFRAGISTAS
direção de Sarah Gevron
O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Mulheres que enfrentaram seus limites pela causa e desafiaram o Estado extremamente opressor. A história é baseada em fatos reais. Inglaterra, 2015. Colorido, 106 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo Cineclubista: Woody Allen curadoria: Roberta Klink
Terça-feira, 06 de março, 19h30min BANANAS Direção de Woody Allen Fielding Mellish (Woody Allen), um testador de produtos de uma grande firma, é apaixonado por Nancy (Louise Lasser), uma ativista política. Ele assiste manifestações e tenta provar da sua maneira que é merecedor do amor dela, mas Nancy quer alguém com maior potencial de liderança. Então Fielding vai para San Marcos, uma republiqueta na América Central, e lá se une aos rebeldes e, no final das contas, se torna o presidente do país. Durante uma viagem, Fielding reencontra Nancy novamente e ela se apaixona por ele, agora que é um líder político.EUA, 1971, 82min
PROGRAMAÇÃO
CINECLUBE OUTUBRO
“Outros outubros virão
Outras manhãs plenas de sol e de luz”
(Milton Nascimento / Fernando brant / Marcio Borges/ Música: O QUE FOI FEITO DE(VERA)
Quarta-feira, 07 de março, 19h30min
ROSA LUXEMBURGO
Direção Margarethe von Trotta Nascida na Polônia e doutora em Ciências Econômicas, Rosa Luxemburgo torna-se uma das grandes líderes do movimento operário revolucionário alemão, adere ao Partido Social-Democrata alemão em 1898 e em 1914, rompe com essa agremiação. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista condena como uma traição o apoio dos social-democratas à deflagração da Primeira Guerra Mundial. Ao lado de Léo Jogiches, o amante e do revolucionário Karl Liebknecht, junto com o qual fundou a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão, a militante se embrenha cada vez mais no movimento de massas, passando longos períodos na prisão. Alemanha, 1986, 122 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Dia 09/03 - 19h (Sexta)
Abertura do Festival com inauguração da exposição de mulheres e exibição do filme Mulheres Guerreiras Desbravando as estradas da vida da Associação Mulheres Guerreiras e um Vídeo Poema, seguido de debate com Betânia SantosDia
Mulheres Guerreiras Desbravando as Estradas da Vida (28’37’): O filme conta a história de luta das mulheres prostitutas na cidade de Campinas e a formação da Associação Mulheres Guerreiras.
PROGRAMAÇÃO
CICLO:“”CINE68” das reviravoltas políticas/culturais de Neste ano, de olho nos 50 anos das reviravoltas políticas/culturais de 1968, O blog Lanterna: Boletim de Arte Revolucionária irá exibir filmes realizados no calor daquele curto período em que a imaginação tomou o poder. São filmes cujas propostas estéticas emergem do clima de rebelião frente à civilização capitalista.
Sábado, 10 de março, 17h
A CHINESA
Direção de Jean-Luc Godard
Veronique (Anne Wiazemsky) é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade,tendo um apartamento como ponto de encontro e convivência, os jovens dedicam-se a intensas discussões políticas sobre as possibilidades de uma ação revolucionária e o perfil da revolução a realizar. Suas referências principais são as ideias maoístas. Mas as ideias devem tornar-se ações!
Jean-Luc Godard, famoso cineasta franco-suíço, um dos principais nomes da Nouvelle Vague consegue com esse filme captar,em vários aspectos, o momento histórico que culminou no Maio de 68 na França. Godard utiliza jump-cuts e por vezes quebra da quarta parede, o personagem fala olhando para a câmera como um documentário.O filósofo Francis Jeanson participa da seqüência final de A Chinesa)..O filme recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Veneza em 1967. França,1967, 96 min.
PROGRAMAÇÃO
Curadoria: CINECLUBE INVERT
Mostra: O Cinema Latino Americano Contemporâneo
Sábado, 10 de março, 19h30min
A MONTANHA SAGRADA Direção de Alejandro Jodorowsky Ladrão (Horacio Salinas), figura similar a Jesus, perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual (Alejandro Jodorowsky) o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar. O grupo segue para a Montanha Sagrada. A ideia é ocupar o lugar dos deuses imortais que lá vivem e dominam o mundo..México, 1973, 114min
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CICLO: CineMulher / FESTIVAL MANALUTA Curadoria: Promotoras legais populares
Dia 12/03 - 19h (Segunda)
Cine Mulher PLPs + ManaLuta!
Mulheres Negras em Marcha com presença da diretora Rosana Meneses no debate
Mulheres Negras em Marcha (38’37): No dia 18 de novembro de 2015 aconteceu em Brasília a Marcha de Mulheres Negras e nesse documentário, construído pela Frente de Mulheres Negras de Campinas e Região, compartilhamos percepções desse dia que marcou a luta das mulheres negras pela construção de uma sociedade
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Sessão da Tarde Especial "
curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Terça-feira, 13 de março, 14h
PRINCESA MONONOKE
direção de Hayao Miyazaki
Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke. Japão, 1997. Colorido, 134 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Dia 13/03 - 19h (Terça)
Exibição dos filmes "(entre) ocupações" + "Mulheres Rurais em Movimento" seguido de debate com a presença de Sandra da Ocupação Joana D'Arc e Stela
(entre) ocupações" (17’30): O documentário "(entre) ocupações" foi produzido pelo Grupo de Alunas Voluntárias de Extensão (GAVE) do projeto "A cidadania feminina em ocupações urbanas: mulheres em ação politizando a cidade", vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e à Pró-Reitoria de Extensão (ProExt) da PUC-Campinas.
Mulheres Rurais em Movimento (46’02): Filme participativo sobre o dia-dia de mulheres rurais, militantes do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste : as atividades delas, como elas se auto organizam e transformam as relaçoes de gênero e de poder, como elas atuam nos varios espaços produtivos e políticos.
Dia 14/03 - 19h (Quarta)
Exibição dos filmes "Quem matou Eloá" + "Eu sou a próxima" seguido de debate com Liz, da Coletiva Luana Barbosa
Quem matou Eloá (24’23): Em 2008, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. “Quem matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência.
Eu sou a próxima (40’): Foi construído com relatos de mulheres lésbicas, principalmente negras, sobre as violências sofridas e direitos apagados. O documentário será apresentado em memória de Luana Barbosa, mulher negra lésbica e periférica assassinada exatamente um ano antes por policiais militares.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO: DIVERSIDADE SEXUAL Curadoria: CINECLUBE PURPURINA
No mês de março de 2018 o Cineclube Purpurina exibirá a Mostra Itinerante do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual For Rainbow organizado no Ceará. - mais informações do Festival: www.forrainbow.com. br
Mostra Itinerante For Rainbow - Sessão 1 - Sexta-feira, 16/03, as 19hs30min
Melhor Amigo - direção de Allan Deberton, 18min, Ceará, 2013. Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir a praia.
De que Lado me Olha - direção de Carolina de Azevedo e Elena Cassi, 15min, Porto Alegre, 2014. Sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre si mesmas.
Chanson d'amour - direção de Renata Prado, 12min, Rio de Janeiro, 2014. Luiza se apaixona por Clara, a guitarrista da sua nova banda, porém o ex-namorada desta lhe persegue.
Receita para Trazer seu Amor de Volta - direção de Andrei Bessa, 5min, Ceará, 2009. Numa sexta uma jovem prepara uma receita para trazer seu amor de volta. De forma poética e bem humorada, o curta revela um universo encantado onde só as pessoas apaixonadas conseguem chegar. Será que seu amor vai voltar?
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Dia 17/03 - 15h (Sábado)
Dia 17/03 - 15h (Sábado)
Exibição do Filme CEP 05300 com presença da diretora Lygia Pereira para debate
CEP 05300 (21’): O documentário mostra a história de mulheres que cresceram na mesma rua e que em momentos diferentes da vida realizaram um aborto. Em conversas informais, elas relatam suas diferentes experiências com o processo, evidenciando a necessidade de expor o tema, bem como legalizar o procedimento.
PROGRAMAÇÃO
CICLO: DIVERSIDADE SEXUAL Curadoria: CINECLUBE PURPURINA
Mostra Itinerante For Rainbow - Sessão 2 - Sábado, 17/03, as 19hs30min
E Tú Tens Medo de Mim - direção de Renata Monte e Juliano Mdereiros, 39min, Ceará. O filme retrata o processo de produção da peça "Quem tem Medo de Travesti, do coletivo artísticos As Travestidas, e a história de seus membros. Além de revelar a importância do teatro como agente de transformação social e relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência.
On My Own - direção de Yuri Yamamoto, 3min30s, Ceará. Animação inspirada na canção On My Own, cantada por Nikka Costa, comovente.
Entre Lugares: a Invisibilidade do Homem Trans - direção de Luiz Carlos Nascimento, 13min, Recife, 2011. A partir da vida de Leonardo Tenório e Luciano Palhano o filme nos traz elementos para refletirmos sobre diferentes possibilidades na relação entre identidade de gênero e orientação sexual.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Clássicos no MIS"
curadoria: Ricardo Pereira
Segunda-feira, 19 de março, 19h30min
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS
direção de John Ford
Combates com índios e duelos são presenciados e vividos por nove pessoas, que por motivos pessoais, embarcam em uma perigosa diligência através do Arizona. EUA, 1939. Preto e Branco, 96 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Sessão da Tarde Especial "
curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Terça-feira, 20 de março, 14h
ROSA LUXEMBURGO
direção de Margarethe Von Trotta
Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919). Alemanha, 1986. Colorido, 123 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo Cineclubista: Woody Allen curador ia: Roberta Klink
Terça-feira, 20 de março, 19h30min
TUDO O QUE VOCE SEMPRE QUIS SABER SOBRE SEXO (MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR)
Direção de Woody Allen O filme é livremente baseado no livro do escritor David Reuben sobre sexualidade.O filme é dividido em sete partes, todas com temática sexual, como se fosse capítulos do livro. Abordando com humor crítico vários temas sexuaiscomo castidade, orgasmo, perversão, sadomasoquismo. EUA, 1972, 87 min.
PROGRAMAÇÃO
CICLO:”DIVERSIDADE CULTURAL, outras linguagens; outros olhares Curadoria:Adriano de Jesus
Sexta-feira, 23 de março, 19h30min TEZA Direção de Haile Gerima
Após passar anos estudando medicina na Alemanha, o intelectual Anberber volta à Etiópia, sua terra natal, decidido a contribuir com seus conhecimentos para a melhoria da população. Perturbado pelo clima de guerra que atinge o seu país e as memórias do passado que dominam sua mente sente-se deslocado e impotente. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza como melhor roteiro. Alemanha / Etiópia / França, 2008. Colorido, 140 min.
Sábado, 24 de março, 17h
MULHERES DIVINAS Direção de Petra Biondina Volpe Su íça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, Ela é uma pessoa pacata, de quem todos gostam. Até começar a lutar publicamente pelo direito ao voto feminino. O longa é o representante da Suíça na disputa ao Oscar 2018 na categoria de melhor filme estrangeiro. Suiça, 2017, 96 min.
PROGRAMAÇÃO
CICLO: Aula de Cinema curadoria: Gustavo Sousa e Ricardo Pereira
Sábado, 24 de março, 19h30min
MONSIEUR VERDOUX
direção de Charles Chaplin
A história desse filme foi baseada em um personagem real, Henry Landrú (1869-1922), que foi condenado à morte na guilhotina por ter assassinado mais de 10 mulheres e seduzido outras tantas. Neste filme, Henry Verdoux, utiliza-se da sedução à mulheres velhas e ricas, dando o famoso golpe do baú. Depois de casar-se com elas, e apoderar-se de seu dinheiro, Landru assassina-as e parte em busca de outras conquistas. EUA, 1947. Preto e Branco, 124 min.
PROGRAMAÇÃO
Cineclube Poeira
Curadoria: joão antonio buhrer/Carlos Tavares
Segunda-feira, 26 de março, 19h30min
A NOITE DO ESPANTALHO
Direção de Sergio Ricardo. Em Nova Jerusalém, no sertão nordestino, quem manda é o Coronel Fragoso, dono de grande parte das terras, acreditando ser também dono dos nordestinos da região, oprimindo-os ao seu bel prazer. Nesse cenário violento onde o poder que fala mais alto é o poder da bala, o vaqueiro Zé Tulão e o jagunço Zé do Cão - braço direito do Coronel - disputarão o amor da mesma mulher. Brasil, 1974, 92 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo "Sessão da Tarde "
curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Terça-feira, 27 de março, 14h
LEILA
direção de Darisuh Mehrjui
Leila, uma jovem que se casou com o homem que ama, descobre que nunca poderá ter filhos. O marido, Reza, não se preocupa com isso e acredita que poderão ser felizes mesmo sem uma criança. A mãe de Reza, uma mulher autoritária que tem quatro filhas e apenas um filho, começa a pressionar o casal, para que o filho arrume uma segunda esposa. Irã, 1997. Colorido, 119 min.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo Cineclubista: Woody Allen curador ia: Roberta Klink
Terça-feira, 27 de março, 19h30min Direção de Woody Allen
A ÚLTIMA NOITE DE BORIS GRUSHENKO Direção de Woody Allen Um russo (Woody Allen), na véspera de ser executado pelo franceses por um assassinato que não cometeu, recorda toda a sua vida desde criança até ser forçado a se alistar e defender seu país da invasão napoleonica, que ironicamente lhe propiciou condecorações quando se tornou acidentalmente um herói. No entanto sua situação se complica, pois se casa com a mulher que sempre amou, mas esta planeja matar Napoleão. EUA, 1975, 95min
PROGRAMAÇÃO
Ciclo Mensal CATAVENTO
Quinta-feira, 29 de março, 19h30min
MATE-ME, POR FAVOR Dire ção de Anita Rocha da Silveira Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual. Este é o primeiro longa-metragem dirigido por Anita Rocha da Silveira, autora de três curtas-metragens. Com a exceção de Bernardo Marinho, que interpreta João, as protagonistas adolescentes de Mate-me Por Favor nunca tinham atuado antes. Brasil/Argentina, 2016, 104min
Nenhum comentário:
Postar um comentário