Resenha crítica e rápida sobre "Ensinando a ser crítico" de John Arthur Passmore

Resumo rápido ⏰ e de memória sobre esse autor pelo texto "Ensinando a ser crítico" - Capítulo extraído do livro "The Philosophy of Teaching" -  Harvard University Press, 1980.270 pages.
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1) 👱🏼John Arthur Passmore (1914-2004) foi um filósofo australiano com afiliação epistemológica no EMPIRISMO ✋🏻 ;

2) Ele acredita que a criticidade não seja ensinável ❌🛠, pois possui estrutura cognitiva muito próxima da criatividade ➰➿ e do humor 😬;

3) O pensamento crítico 🤔✅ poderá ser estimulado pelos educadores comprometidos com essa proposta através do oferecimento ou pedido das tais  PROBLEMATIZAÇÕES para as questões polêmicas. Exemplo: Ler um texto e trazer questões para serem debatidas 🗣

4) O filósofo conceitua os EXERCÍCIOS contendo pelo menos uma resposta certa 🎯, objetiva 🔎 e mensurável 📐. Exemplo: Exercícios de equação do segundo grau; 

5) Já as PROBLEMATIZAÇÕES não possuem resposta certa ou única ❌🎯, mas explora o universo de possibilidades concretas 🔢 e abstratas ⚛dos aprendizes, bem como sua criatividade 💭 para imaginar cenários; 

6) Educadores que desejam a criticidade nos seus aprendizes deverão criar um ambiente em que as respostas, mesmo que polêmicas, contraditórias e até autoritárias,  sejam compartilhadas para o debate respeitoso 👍😘 e democrático; 

7) Há o pressuposto pedagógico de que esses encontros com novos argumentos e olhares 👀 sobre o tema proposto é que de fato será o ponto-chave nessa didática de estimulação do pensamento crítico. Do contrário, somente será a repetição de argumentos individuais e até cristalizados que não passarão pelo crivo crítico de outros colegas. Isso reforça a importância de compartilharmos nossos pontos de vistas, argumentos que acreditamos piamente para que ampliemos nossas visões dos discursos sobre educação.  

* Em tempo e bobeirol 🙃😉 da minha parte: Já que foi inventada a palavra PROBLEMATIZAÇÃO, eu criei  'SOLUCIONATIZAÇÃO', neologismo não eufônico (triste a sonoridade, né?), à título de inserir um pouco de humor no texto entregue.Vamos valorizar o pensar, mesmo que transversal e criativo dos aprendizes?  

Finalmente....Sintam-se absolutamente livres para criticar, ignorar sem dó, parodiar e até parafrasear o que aqui compartilhei.
Walter V Poltronieri

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