música contemporânea ao vivo: a percussão como vetor da criação

13/08 | sáb | 20h | música contemporânea ao vivo: a percussão como vetor da criação

a antropofagia da música não-europeia
dois compositores não-europeus, o norte-americano lou harrison e o brasileiro josé antonio de almeida prado, constroem músicas originais a partir da descoberta de outras tradições. criados na dominante linguagem europeia da música de concerto, foram capazes, cada um a seu modo, de criar universos musicais que deglutem outras tradições. no caso de harrison, os novos ritmos e timbres da música javanesa o fizeram ressaltar a percussão. almeida prado usou de forma personalíssima a sintaxe europeia para capturar a imensidão e riqueza do mundo sonoro brasileiro.
13/08 | sáb | 20h
a percussão como vetor da criação
lou harrison descobriu a percussão e fez dela um dos vetores de sua criação musical, nos anos 1930, quando estudou com schoenberg ao lado de john cage. calcou sua música na assimilação das culturas nativas dos estados unidos e asiáticas. com ênfase na melodia e no ritmo. é o que atestam o quinteto para percussão e os dois concertos, para violino e para flauta, acompanhados apenas por percussão.
antonio carlos carrasqueira  – flauta
helena piccazio  – violino
joaquim abreu, sérgio coutinho, danilo valle, thiago lamattina e rodolfo arillo  – percussão
programa : 
suite para percussão (1942) – lou harrison  10 min. 40 seg.
para quinteto de percussão
  1. moderato
  2. slow
  3. moderato allegro
intérpretes : joaquim abreu, sérgio coutinho, danilo valle, thiago lamattina, rodolfo arillo.
primeiro concerto para flauta e percussão (1939) – 10 min.
i. earnest, fresh and fastish
ii. slow and poignant
iii. strong, swinging and fastish
flauta : antonio carlos carrasqueira
percussão: joaquim abreu
concerto para violino e orquestra de percussão (1940-1950)  23 min.
1- allegro maestoso
2- largo, cantabile
3- allegro vigoroso, poco presto
violino solo: helena piccazio
percussionistas: joaquim abreu, sérgio coutinho, danilo valle, thiago lamattina, rodolfo arillo.
local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
capacidade: 162 lugares
entrada gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h
informações: (19) 3756-8000

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