Religiosos se reúnem na Câmara no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

21 DE JANEIRO


Câmara reúne representantes de diversas religiões no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Campinas, 20 de janeiro de 2015- Representantes de diversas religiões se reunirão em ato na Câmara Municipal, às 9 horas de quarta, 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O objetivo é comemorar a data, instituída em 2007 por lei assinada pelo presidente Lula (nº 11.635), promover a integração entre as religiões e transmitir mensagens de paz para todas as pessoas. A iniciativa do encontro é do mandato do vereador Carlão do PT, que tem atuado no combate ao racismo e à discriminação religiosa.  


Entre as religiões convidadas estão budista, católica, islâmica, candomblé, brahma-kumaris, judaica e umbanda. O evento também contará com a participação de Salete Aquino, coordenadora da URI (Iniciativa das Religiões Unidas). A abertura ficará por conta de Carlão, seguida de falas dos presentes. Há expectativa, ainda, da elaboração de um documento coletivo pedindo respeito a todas as religiões. A Constituição Federal (artigo 5º, inciso VI) garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado em função de crença são crimes.

Uma das ações do vereador Carlão do PT em colaboração ao combate à discriminação religiosa é o Projeto de Lei Ordinária (nº 157/ 2013), que pretende proibir perguntar sobre religião em questionários de emprego, admissão ou adesão a empresas públicas e privadas, sociedades e clubes. O PL foi aprovado em primeira discussão (quanto à legalidade), em fevereiro de 2014, e deve voltar à pauta da Câmara para discussão do mérito. Se aprovado pelo Legislativo, ainda dependerá de sanção do prefeito para entrar em vigor.


Sobre a data


O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído com objetivo de coibir atitudes discriminatórias, como a ocorrida com Mãe Gilda (candomblecista), personagem de um dos casos mais marcantes de preconceito religioso no país. Em outubro de 1999, o jornal Folha Universal estampou em sua capa uma foto da Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda) trajada com roupas de sacerdotisa para ilustrar uma matéria cujo título era: "Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes".  

Pouco depois, a casa de Mãe Gilda foi invadida, seu marido foi agredido verbal e fisicamente, e seu terreiro foi depredado. Mãe Gilda não suportou os ataques e, após enfartar, faleceu no dia 21 de janeiro de 2000.

Serviço: O encontro entre religiosos será realizado dia 21 de janeiro de 2015, das 9h às 11h, no Plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 4 da Net).  

* Com informações da Fundação Palmares, obtidas em http://www.palmares.gov.br/?p=31374

Michele da Costa, jornalista (mtb 1053- drt CE)

Assessora de Imprensa do mandado do vereador Carlão do PT

(19) 3736-1310  (19) 988.380.781

comsustentavel@gmail.com


https://www.facebook.com/vereadorCarlaoPT

http://www.carlaopt.com.br/  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares