Mano Diguin: “O rap tem sido uma evolução”

Ele se apresenta domingo no projeto Aqui Tem Grupos Ensaiando

Uma das atrações do evento Aqui Tem Grupos Ensaiando deste domingo, 11 de maio de 2014, no Jardim Telesp (Rua Jão Sigrist), região Sudoeste de Campinas, é o encontro dos rappers Mr Mistério e Mano Diguin que apresentam-se juntos. Confira a entrevista com Mano Diguin na íntegra:

Reportagem - Diguin, o que você acha da iniciativa da equipe Geração Underground em promover o evento Aqui Tem Grupo Ensaiando?

Mano Diguin – Bom, eu acho uma força aí, para o rap, meu, porque o rap deu uma parada mas agora está voltando com força e eu acho que é uma grande potência para o Movimento Hip Hop e para quem curte o rap.

Reportagem – O que você vem fazendo e preparando para esta apresentação e o que você acha da cena do rap no momento?

Diguin – A cena do rap, para mim, está sendo de uma evolução. Até então, antigamente, nas letras. A mensagem que é mandada aí através da música é uma letra consciente. Digo isso de todos que mandam uma letra consciente para muitos manos mudarem, mudarem de vida, mudar o jeito de pensar, o modo de viver. Para mim o rap tem sido até então uma evolução. Eu estou chegando aqui em Campinas, vindo da cidade de Franca, interior, região de Ribeirão Preto, fazendo uma parceria com o Mr. Mistério (rapper). Nós vamos tentar aí para ver como é que é.

Reportagem – Você considera que tendo passado a fase do rap como moda o rap ficou mais selecionado, com mais qualidade, mesmo que em menor quantidade?

Diguin – Se não fosse o passado o rap não ia existir, não é?

Reportagem – Mas hoje não é moda.

Diguin – É, hoje não mais. Por isso mesmo que eu falo que o rap é uma evolução. Não é modinha como a gente vê a do funk. Não sou nada contra, mas tem uns caras aí que tem uma letra aí que destrói. Vai destruindo cada vez mais a juventude, as crianças, a gente vê andando de shortinho curto aí, rebolando à toa na rua ... O rap não. O rap manda uma letra consciente. Fala para os manos mudarem de vida, mudar a mente, mudar o modo de pensar.
Reportagem – De que tipo de mudança você fala?

Diguin – Sempre para melhor. O mano que não tinha nada, no amanhã vai ter tudo. Mas no corre. Tem que estar sempre nos corres. Sempre tem que evoluir. Sempre tem que ir para cima, sempre subir um degrau. Um degrau porque é uma escada. A vida é uma escada. Você tem que subir os degraus até subir lá no topo, onde você quer, onde é seu objetivo. Meu objetivo é fazer os manos mudar. Mudar as mentes deles. Mudar o modo de viver. Para os manos deixarem o crime.

Reportagem – Como você define o estilo de rap que você faz?

Diguin – Eu gosto mais e vou mais para o lado do rap gospel.

Reportagem – Você considera que rap gospel está em ascensão?

Diguin – Tem aparecido muitos grupos de rap gospel no movimento. Está crescendo. O número de grupos gospel está crescendo bastante.

Reportagem – Qual e mensagem que você deixa aos grupos de rap que estão começando agora?

Diguin – Nunca desistir, né? Sempre correr atrás do seu objetivo, e nunca desistir. Nunca parar. É a minha meta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares