Jornal da Unicamp – 09 a 18 de maio de 2014


 

 

Campinas, 09 de maio de 2014 a 18 de maio de 2014 – ANO 2014 – Nº 596

 

 

 

Casal integra grupo que desvenda papel de molécula no colesterol

Pós-doutorandos do IB são coautores de artigo pioneiro sobre ação do miR-144 no interior da célula

Pequenas moléculas, chamadas microRNA-144, ou miR-144, são capazes de inibir um gene que facilita a eliminação do colesterol do organismo. Isso faz com que o miR-144 e outros microRNAs sejam um alvo potencial para novas drogas que poderão complementar o efeito das estatinas, medicamento usado para reduzir o colesterol e a incidência de infartos, e uma das drogas mais lucrativas do mundo. O artigo pioneiro que descreve a descoberta do papel do miR-144 no controle do colesterol é um dos dez mais citados de 2013 do periódico Circulation Research, e dois de seus coautores, o casal brasileiro Amarylis Wanschel e Alessandro Salerno, são ex-alunos de pós-graduação e atuais pós-doutorandos no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

Leia: Casal integra grupo que desvenda papel de molécula no colesterol

 

 

 

 

A serviço da amizade

Jovens adultos consideram que celular e internet contribuem para a manutenção de relação duradoura

As novas tecnologias, como o telefone celular e a internet, contribuem para a manutenção das amizades duradouras, pois facilitam o contato entre as pessoas numa sociedade em que o tempo tem se tornado cada vez mais escasso. Este é, em síntese, o entendimento de um grupo de jovens adultos moradores da cidade de São Paulo entrevistado para a tese de doutorado da socióloga Bárbara Garcia Ribeiro da Silva, defendida recentemente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, sob a orientação da professora Gilda Figueiredo Portugal Gouvea. "Essas mesmas pessoas afirmaram, porém, que a amizade duradoura não pode prescindir de encontros face a face", revela a autora do trabalho.

Em sua pesquisa, inserida na área da Sociologia da Amizade, Bárbara trabalhou com o conceito de "função social" da amizade, tema que mereceu reflexão tanto por parte de pensadores clássicos quanto contemporâneos. A socióloga explica que a amizade normalmente cumpre o papel de manter a estrutura de um determinado grupo social. Quando isso não ocorre, surge o que os especialistas classificam como uma "disfunção". Para compreender melhor esse tipo de relacionamento, a pesquisadora entrevistou 37 moradores da cidade de São Paulo, com idades 24 e 40 anos, pertencentes às camadas médias da população – todos eram graduados ou com curso superior em andamento.

Leia: A serviço da amizade

 

 

 

 

 

 

Subprodutos da uva são antioxidantes, aponta tese

Desprezados na vinificação, resíduos podem ser usados pela indústria como fonte de antocianinas

Os resíduos de uvas tintas, que em geral são desprezados após a vinificação, podem ser utilizados amplamente pela indústria de alimentos como fonte de antocianinas (pigmentos que dão a coloração vermelha ou roxa da uva) em diversos produtos. Foi o que sinalizou pesquisa de doutorado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), que comprovou nos resíduos esses compostos possuidores de características funcionais à saúde humana, pela sua extraordinária capacidade antioxidante. 

Leia: Subprodutos da uva são antioxidantes, aponta tese

 

 

 

 

 

Um laboratório voltado para a sociedade

Pesquisadores da FEEC formulam técnicas para o processamento de sinais visando projetos de impacto

Sem os movimentos de braços e pernas, o paciente vitimado por um AVC (Acidente Vascular Cerebral), comanda, por meio dos impulsos cerebrais, a sua própria cadeira de rodas, com um simples olhar na direção em que deseja chegar. Em outra situação, uma pessoa consegue se comunicar pelo celular, inclusive acessando a internet, em qualquer parte do planeta, mesmo nos lugares mais remotos onde os sinais sejam muito fracos. Em outro cenário, imagens nítidas e detalhadas informam aos profissionais da área da geologia a possível existência de estruturas favoráveis à presença de gás e petróleo. "O potencial de aplicação da técnica de processamento de sinais é enorme", garante o docente da Unicamp João Marcos Travassos Romano ao citar exemplos dos principais projetos desenvolvidos no laboratório coordenado por ele.

Leia: Um laboratório voltado para a sociedade

 

 

 

 

 

 

Sistema economiza energia em processos do suco de laranja

Engenheiro de alimentos aposta em alternativa que dispensa reagentes químicos e processos térmicos

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, superando em mais de 50% o segundo colocado, os EUA. O fruto está entre os dez produtos agropecuários mais produzidos no país. Cerca de 80% da colheita brasileira é utilizada para a produção do suco concentrado que, em sua quase totalidade, destina-se à exportação para Europa e Japão, envolvendo um custo operacional que se situa entre 15% a 20% de seu preço. Diante da cada vez mais acirrada concorrência internacional e da importância do produto para a economia do país, é fundamental o controle eficiente da logística e do transporte do suco de laranja concentrado e congelado destinado ao Exterior de forma a simplificar processos e minimizar custos.

O produto é em geral transportado a granel, em caminhões frigoríficos, da agroindústria de processamento até as câmaras frias dos portos e o carregamento dos navios é feito através de dutos, invertendo-se o processo nos portos de destino.

Leia: Sistema economiza energia em processos do suco de laranja

 

 

 

 

 

 

Bom, mas pode melhorar

Tese analisa programa que prevê inserção de produtores rurais no mercado da merenda escolar

A lei de 2009 que obriga as prefeituras brasileiras a utilizar 30% dos repasses da verba federal destinada à merenda escolar nas compras de produtos da agricultura familiar criou um mercado que vem ajudando na organização dos pequenos agricultores e na conquista de mais espaço na oferta de alimentos, mas esses produtores ainda precisam de políticas públicas auxiliares e da boa vontade das prefeituras para tirar proveito da oportunidade, diz tese de doutorado defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp por Armando Fornazier.

Leia: Bom, mas pode melhorar

 

 

 

 

 

Unicamp abriga acervo de Guilherme de Almeida

Cedae/IEL vai colocar à disposição de pesquisadores cerca de 15 mil documentos do poeta campineiro

Campinas, terra natal de Guilherme de Almeida (1890-1969), guarda agora a quase totalidade do rico acervo pessoal do poeta, tradutor, cronista, dramaturgo, crítico, advogado e jornalista que se destacou como um dos principais divulgadores do movimento modernista e como ativista da Revolução Constitucionalista de 32. O brasão do Estado de São Paulo, que ele ajudou a criar a bico de pena, as fotos de família produzidas por renomados fotógrafos da época e os artigos da coluna "Cinematógrafo", que realçam sua faceta de crítico de cinema, são algumas relíquias depositadas no Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.

Flávia Carneiro Leão, diretora técnica do Cedae, informa que os cerca de 15 mil documentos do Fundo Guilherme de Almeida estão passando por uma etapa de limpeza, higienização, identificação e listagem, antes da disponibilização aos pesquisadores. "É um acervo de riqueza ímpar, no qual é possível identificar os contextos de produção dos documentos exemplarmente representados e registrando as atividades do escritor. Nós da Unicamp estamos muito satisfeitos em receber esta documentação não só por pertencer a um campineiro, mas porque dialoga diretamente com acervos aqui depositados de amigos, parceiros e contemporâneos como Oswald de Andrade, Paulo Duarte, Abílio Pereira de Almeida e Flávio de Carvalho."

Leia: Unicamp abriga acervo de Guilherme de Almeida

 

 

 

 

 

 

Arte em trânsito

"Renata Lucas e os espaços públicos: intrincamento e fissura"

A artista plástica Renata Lucas, que vem percorrendo o mundo com sua arte, revolve o solo em busca da história, do passado e do futuro e ao mesmo tempo leva o chão para pisar. Ela apropria-se do espaço onde se insere, subverte-o, devora-o, digere-o e transforma-o, reincorporando-o a si mesmo. E seu trabalho faz mais que isso: demonstra um potencial político através de uma intrincada e emaranhada relação com o espaço, que repercute e discute questões contemporâneas. É o que constata a pesquisadora Luciana Benetti Marques Valio em sua tese de doutorado, orientada pela professora Maria José de Azevedo Marcondes e defendida no Instituto de Artes (IA).

 

 

 

 

 

A ginástica da inclusão

Educador físico adapta exercícios de modalidade para pessoas com deficiência

A ginástica laboral, que teve origem na Polônia em 1925, disseminou-se nos anos seguintes por vários países da Europa e consolidou-se no Japão, em que foi adotada em 1928. No Brasil foi introduzida por empresários japoneses, no Rio de Janeiro, em 1969, mas sua forte ascensão ocorreu a partir dos anos 90. A ginástica laboral constitui uma modalidade de atividade física oferecida aos funcionários por empresas dos mais variados segmentos e praticada em geral no próprio local de trabalho. Consiste em uma série de exercícios diários de curta duração – 10 a 15 minutos –, selecionados de acordo com as características e necessidades de cada grupo e de cada empresa.

 

 

 

 

 

 

 

Telescópio

- Melhor simulação da origem das galáxias

- Unindo o científico ao ambiental

- Tipo de agricultura define estilo da cultura, diz estudo

- Esforço e dedicação explicam sucesso acadêmico de asiáticos

- 'Colecionadores de animais' criam problema de saúde pública

- Bullying multiplica risco da presença de armas na escola

- Nunca subestime os Neandertais 

- Outro combustível, outra poluição

 

 

 

 

 

Boschiero recebe o título de Professor Emérito da Unicamp

O professor Antonio Carlos Boschiero, do Instituto de Biologia (IB), recebeu no último dia 30 o título de Professor Emérito da Unicamp, em cerimônia presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e prestigiada por familiares, docentes, alunos, funcionários e amigos na sala do Conselho Universitário. O título é conferido a professores que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e à instituição. Nascido em Descalvado (SP) em 27 de janeiro de 1943, Antonio Carlos Boschiero é o 11º e penúltimo filho de uma família de trabalhadores, tendo sobrevivido como metalúrgico dos 14 aos 21 anos de idade até de se formar em história natural e iniciar uma densa trajetória acadêmica. 

 

 

 

Painel da semana

n Semana Nacional de Museus - O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp participa, de 12 a 18 de maio, da 12ª Semana Nacional de Museus com a Oficina Desafio, exposições de arte e nanoaventura, observação de astros e  visitas às praças "Tempo Espaço" e "Clima Tempo". Palestras e apresentações musicais constam na programação. A Semana Nacional de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Mais detalhes no link 

 

n Unimídia - De 12 a 15 de maio acontece o Unimídia, evento realizado anualmente por alunos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Midialogia do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Nesta edição será abordada a  relação entre os indivíduos e as tecnologias midiáticas. O objetivo do evento é elaborar reflexões e discussões sobre os temas relevantes da área, além de mostrar o que é realizado no curso para a comunidade interna e externa. O Unimídia é apoiado pela Pró Reitoria de Graduação (PRG) e pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do IA. Conheça a página do Unimídia no Facebook. Mais informações pelo e-mail 

 

n Workshop com Renato Hohl Orsi - A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) organiza entre 12 e 16 de maio, o workshop teórico-prático "Sub-tipagem molecular e análise de sequências genômicas aplicadas a estudos de micro-organismos patogênicos". Ele será ministrado por Renato Hohl Orsi, bacharel em Ciências Biológicas pela Unicamp em (2001). O evento ocorre no Salão Nobre da FEA, das 8 às 18 horas. Mais detalhes: 19-3521-2174.

 

n Workshop com Dharam Ahluwalia - O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) sedia, de 12 a 16 de maio, a segunda edição do International Workshop on Elko and Mass Dimension One Fermions, organizado pelo professor Dharam Ahluwalia, participante do Programa de Professor Visitante do Exterior (PPVE) no Imecc. Dharam está publicando um livro sobre seus trabalhos na área pela Cambridge University Press. Outras informações: 19-3521-5952.

 

n (Des)regular o estudar na Universidade? Elementar, meu caro Watson! - Palestra será proferida pelo professor Pedro Rosário, dia 12 de maio, às 12h15, na sala CB02 do Ciclo Básico. A organização e do Setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. Rosário é um dos autores do programa "Cartas do Gervásio ao seu Umbigo". Mais informações: 19-3521-6539.

 

n Feira de Economia Solidária - A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), organiza, dia 13 de maio, das 9 às 17 horas, na rua dos Flamboyants (entre o Restaurante Administrativo e o prédio da Engenharia Básica), mais uma edição da Feira de Economia Solidária. O evento é realizado em parceria com a Rede de Economia Solidária de Campinas. A Feira contará com atividades de capoeira, artesanato, produtos orgânicos, curiosidades, etc. Mais informações: 19-3521-2936.

 

n IE recebe Franklin Leon Peres Serrano - O Instituto de Economia (IE) recebe no dia 13 de maio, às 14 horas, no Auditório Jorge Tápia, o professor Franklin Leon Peres Serrano (UFRJ). Em palestra, ele discutirá sobre uma linha de pesquisa sraffiana que vê o crescimento do produto potencial como liderado pelo crescimento dos gastos autônomos que não criam capacidade enquanto o investimento produtivo é induzido e a distribuição de renda é determinada exogenamente. Mais detalhes: 19-3521-5710.

 

n Workshop com editores da Wiley - O Espaço da Escrita, projeto estratégico da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), promove no dia 14 de maio, das 9 às 13 horas, no auditório 05 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o workshop "Aumentando as chances de publicar seu artigo em revistas internacionais de alto impacto". Ele será ministrado por Thomas Ward, editor-chefe da Headache: the Journal of Head and Face Pain e por Carolina Novo da Silva, editora-assistente e ex-estudante da Unicamp, ambos da editora Wiley. O seminário será feito em inglês e em português, e é direcionado aos docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Unicamp. Mais detalhes podem ser obtidos mediante contato com o telefone 19-3521-6649 ou e-mail 

 

n Bioetanol de segunda geração? - No dia 15 de maio, às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, acontece uma edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação com o tema "Onde estamos no desenvolvimento do bioetanol de segunda geração?". O evento está sob a responsabilidade da professora Maria da Graça Stupiello Andrietta. Inscrições, programação e outras informações no site 

 

n Homenagens - A diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza no dia 16 de maio, às 9h30, na Sala da Congregação, uma homenagem aos professores e funcionários aposentados no período de julho de 2013 a março de 2014. Nesse dia também será feita homenagem póstuma ao professor Luiz Jacintho da Silva, ex-secretário da Saúde de Campinas. 

 

n Arte, política e juventude em mesa-redonda - O Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude da Faculdade de Educação (FE) promove a mesa-redonda "Arte, Política e Juventude", dia 16 de maio, às 19 horas, no Salão nobre da FE. O evento reúne pesquisadores da temática da juventude para debate. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link 

 

n Oficina de Física "Cesar Lattes" - Evento ocorre no dia 17 de maio, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp. Abordará a temática "Engenharia Física no Brasil: desafios e oportunidades". A oficina contará com palestrantes envolvidos com a área de engenharia física, que atuam tanto na academia como na iniciativa privada.  Entre os palestrantes, a oficina contará com a presença do Físico Regis T. Neuenschwander, líder do grupo de projeto do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Ele falará sobre as oportunidades de trabalho para engenheiros físicos no LNLS.  Em outra palestra, Pascoal Pagliuso, coordenador do Curso de Engenharia Física, apresentará a estrutura deste novo curso oferecido pela Unicamp. A programação completa está no site 

 

 

Teses da semana

n Educação - "As noites da ditadura e os dias de utopia... O exílio, a educação e os percursos de Elza Freire nos anos de 1964 a 1979" (doutorado). Candidata: Nima Imaculada Spigolon. Orientadora: professora Débora Mazza. Dia 13 de maio de 2014, às 9h30, na sala de defesa do Programa de Pós-graduação, Bloco A, da FE.

 

n Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - "Análise do desempenho térmico de edificações residenciais ventiladas naturalmente: uma abordagem adaptativa" (mestrado). Candidato: Francisco Massucci Silveira. Orientadora: professora Lucila Chebel Labaki. Dia 13 de maio de 2014, às 10 horas, na sala CA-22 da CPG da FEC.

 

n Computação - Sacola de grafos: definição, implementação e validação em tarefas de classificação" (mestrado). Candidata: Fernanda Brandão Silva. Orientador: professor Ricardo da Silva Torres. Dia 16 de maio de 2014, às 10h30, na sala 85 do IC.

 

n Matemática, Estatística e Computação Científica - "Médias: aritmética, geométrica e harmônica" (mestrado profissional). Candidato: Jakson da Cruz Pereira. Orientador: professor Antônio Carlos do Patrocinio. Dia 14 de maio de 2014, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

 

"Combinatória e probabilidade com aplicações no ensino de geometria" (mestrado profissional). Candidato: Vicente Mastropaulo Neto. Orientador: professor Antônio Carlos do Patrocinio. Dia 14 de maio de 2014, às 16 horas, na sala 253 do Imecc.

 

"Análise de um esquema de diferenças finitas com operador espacial adaptativo" (mestrado). Candidato: Alexandre William Camargo. Orientador: professor Lúcio Tunes dos Santos. Dia 16 de maio de 2014, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

 

"Estimativas para n-larguras de Classes de Sobolev sobre a esfera" (mestrado). Candidato: Henrique Costa dos Reis. Orientador: professor Sergio Antonio Tozoni. Dia 16 de maio de 2014, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

 

n Química - "Aspectos moleculares da degradação de biomassa lignocelulósica: dinâmica de enzimas e nanoarquitetura de paredes celulares de plantas" (doutorado). Candidato: Rodrigo Leandro Silveira. Orientador: professor Munir Salomão Skaf. Dia 12 de maio de 2014, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

 

"Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de multirresíduos de agrotóxicos em cultura de pepino, utilizando cromatografia líquida de ultra eficiência" (mestrado). Candidata: Luana Cristina Macedo. Orientadora: professora Isabel Cristina Sales Fontes Jardim. Dia 14 de maio de 2014, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares