Unicamp


Unicamp Notícias – 30/01/2014

 

 

 

Encerramento do Ciência & Arte nas Férias será nesta sexta

Evento contará com exposição de pôsteres elaborados pelos 158 participantes do programa

 

Depois de quase um mês de muito aprendizado e interação, os 158 alunos do ensino médio da região de Campinas que participam da 12ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF), oferecido pela Unicamp, estão concluindo os últimos preparativos antes de tomarem parte na cerimônia de encerramento do evento, marcada para esta sexta-feira (31), a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Na ocasião, eles receberão certificados e formarão equipes que apresentarão, na forma de pôsteres, alguns dos trabalhos desenvolvidos no período em que estiveram na Universidade. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Unicamp.

Leia: Encerramento do Ciência & Arte nas Férias será nesta sexta, na FCM

 

 

 

 

Entre as jovens melhores

Unicamp está na 15ª posição em ranking de instituições com menos de 50 anos

 

A Unicamp ficou em 15º lugar na edição 2013/2014 do ranking de 50 melhores universidades fundadas há menos de 50 anos, elaborado pela da organização de consultoria educacional britânica Quacquarelli Symonds (QS). Na versão anterior da lista, a Universidade Estadual de Campinas aparecia na 17ª posição. No ranking de 2012, era a 22ª colocada.

Leia: Entre as jovens melhores

 

 

 

Cirurgiã vascular da FCM recebe dois prêmios por pesquisa e carreira

 

A cirurgiã vascular e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Ana Teresinha Guillaumon recebeu no final de 2013 os prêmios Emil Buriham e Alexis Carrel. O primeiro prêmio foi entregue durante 40º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular pelo trabalho "Resultados de pacientes submetidos a tratamento endovascular do aneurisma da aorta abdominal infrarrenal: análise multicêntrica e consecutiva com a utilização do registro Rheuni (Registro dos Hospitais Estaduais Universitários do Interior de São Paulo)". Leia: Cirurgiã vascular da FCM recebe dois prêmios por pesquisa e carreira

 

 

 

Faculdade de Ciências Médicas vai a campo investigar saúde da população de Campinas

 

Cerca de três mil moradores de Campinas, entre jovens, adultos e idosos, serão entrevistadas até julho de 2014 por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Trata-se da pesquisa de base populacional Isacamp 2013/2014, coordenada pelo Centro Colaborador em Análise de Situações de Saúde (CCAS), do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, que busca monitorar o estado da saúde da população, o uso dos equipamentos e serviços, e a prevalência de comportamentos.

A terceira edição da pesquisa aborda – além de temas recorrentes como diabetes, hipertensão, tabagismo e o uso de medicamentos – questões sobre saúde bucal, alergias, solidão e satisfação. A população mais velha, em especial, tem um módulo inteiramente dedicado à capacidade funcional e a qualidade do sono dos idosos. O ISACamp 2013/2014 objetiva também traçar um mapeamento da renda e da escolaridade dos campineiros, com o objetivo de averiguar o impacto social na saúde.

Leia: FCM vai a campo investigar saúde da população de Campinas

 

 

 

Pediatra do Caism orienta sobrecuidados com recém-nascidos

Um dia vem a notícia da gravidez. Depois vem a comemoração. A gestação transcorre dentro do tempo esperado, com os devidos cuidados com a saúde da mãe e do feto. É hora de abandonar o cigarro, a bebida e outros vícios. É preciso visitar o ginecologista com frequência, a fim de ter uma gestação assistida. Após nove meses, nasce o bebê. Motivo de alegria para os pais e familiares, a criança vem saudável e é recebida com todas as honras. Chega o momento de levá-la para a casa. É aí que começa a insegurança. Como colocá-la na cadeirinha para transportá-la no carro? O bebê chora. Por que será que isso acontece?

Leia a seguir: Pediatra do Caism orienta sobrecuidados com recém-nascidos

 

 

 

Alunos da Unicamp vão competir nos EUA

Três equipes levarão protótipos de dois carros e um avião para apresentações nos estados da Geórgia e Nebraska

Eles poderiam estar viajando ou namorando, mas estão trabalhando duro neste verão incandescente. Estudantes de engenharia da Unicamp que integram as equipes FSAE-Unicamp, Unicamp E-Racing e Urubus AeroDesign aproveitam o período de férias para aperfeiçoar os protótipos de dois carros e um avião que participarão de duas competições internacionais, agendadas para os meses de abril e junho nos Estados Unidos. "Apesar de estarmos dando duro, nós também estamos nos divertindo. Para nós, esse trabalho se confunde com hobby", afirma Leonardo Guardia, da equipe FSAE-Unicamp.

Leia: Alunos da Unicamp vão competir nos EUA

 

 

 

Gabriel, do ProFIS à Medicina

Morador do DIC VI em Campinas, estudou em escola pública

 

Gabriel: Do ProfIS à Medicina

Gabriel e os avós: incentivadores

Quando brincava de carrinho, ainda garoto, Gabriel Brandão Alexandre já dizia que quando crescesse queria se tornar médico. Hoje, como outros jovens de sua idade (agora tem 19 anos), ele adquiriu outros sonhos e planos, mas não desistiu da sua intenção original. Ao contrário, conseguiu vencer entraves sociais e agora abraça o futuro profissional que lhe sorri. Ele acaba de se matricular no concorrido curso de Medicina da Unicamp, que oferece 110 vagas em período integral e que neste ano registrou 15.989 candidatos disputando palmo a palmo a carreira médica, segundo dados da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). Com méritos de sobra, Gabriel foi o primeiro colocado entre os 58 alunos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) que ingressaram na Unicamp em 2011 e que agora se juntarão a outros aprovados do Vestibular 2014. Mas ainda falta o cumprimento de uma formalidade: ele e os outros alunos do ProFIS terão a sua formatura no dia 13 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).  Leia matéria: Gabriel, do ProFIS à Medicina

 

 

 

 

Rondonistas contam o que esperam em Aldeias Altas

Equipe fica 15 dias na cidade da mesorregião leste do Maranhão, participando da Operação Velho Monge do Projeto Rondon 2014

Oito alunos e duas professoras da Unicamp estão chegando à cidade de Aldeias Altas, localizada na mesorregião leste do Maranhão, para atuar na Operação Velho Monge do Projeto Rondon 2014, de 18 de janeiro a 3 de fevereiro – e com eles segue uma nona estudante, mas para embarcar em navio da Marinha do Brasil na missão Ação Cívico-Social (ACiSo) durante o mesmo período. "Aprender, muito mais do que ensinar" nas comunidades locais é o pensamento dominante entre os jovens que a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) reuniu dois dias antes da viagem para que falassem de suas expectativas.

 "O objetivo desta reunião é manifestar o apoio da Preac à equipe e colher os depoimentos daqueles que vão para um lugar sem o conforto a que estão habitados; e, na volta, ouvir sobre as experiências vividas por cada um", afirma Amauri Aguiar, que responde pela participação da Unicamp no Projeto Rondon. "É uma oportunidade rara para o aluno de graduação, principalmente do Sudeste, ganhar uma visão sobre outras realidades do país. Os depoimentos também podem servir de estímulo à adesão de mais professores e estudantes da Universidade".

Mais: Rondonistas contam o que esperam em Aldeias Altas

 

 

 

 

Dissertação põe arte contemporânea em xeque

Trabalho de Bruno Moreschi expõe os clichês por trás da legitimação das obras de arte contemporâneas

José dos Reis é um artista brasileiro, filho de catadores de lixo, que tritura notas de dólar num liquidificador.  Malala Rejala é uma jovem iraniana que hoje vive em Berlim, e cujas imagens de corpos femininos seminus causam furor no mundo islâmico. Vincenzo Dornello é um cego italiano que produz fotografias abstratas. Estes são alguns dos artistas contemporâneos catalogados em Art Book – 50 Contemporary Artists, luxuoso volume colorido escrito em três línguas. E Art Book é uma obra de ficção, fruto da imaginação do jornalista Bruno Moreschi, o produtro final de sua dissertação de mestrado no Instituto de Arte da Unicamp.

Leia: Dissertação põe arte contemporânea em xeque

 

 

 

 

 

Tecnologia de empresa filha previne fraude no Bolsa Família

Griaule Biometrics, empresa com origem no estado de Goiás, leva tecnologia brasileira de identificação biométrica para o Brasil e para o mundo

Uma tecnologia desenvolvida pela Griaule Biometrics, empresa Filha da Unicamp, vai prevenir fraudes no pagamento de benefícios no Brasil – entre eles aposentadorias e recursos do Programa Bolsa Família. O sistema de identificação biométrica será implantado em 25 mil terminais lotéricos da Caixa Econômica Federal a partir desse ano, por meio de uma parceria com a empresa Diebold, líder global em automação bancária e eleitoral. O gerente de desenvolvimento de novos negócios da Griaule, Ruy Flávio de Oliveira, explica que o sistema será responsável pela coleta, armazenamento e segurança dos dados biométricos dos cerca de 10 milhões de clientes do banco. "O reconhecimento das impressões digitais vai substituir as senhas como principal meio de identificação dos usuários da Caixa, aumentando a segurança e facilitando a consulta nos terminais eletrônicos do banco pelos clientes", disse.

Leia:  http://www.inova.unicamp.br/noticia/2901#sthash.XNU5BHg4.6NTFSfnv.dpuf

 

 

 

 

 

Ciência & Arte nas Férias: Paixonite aguda e estresse tem explicação. Está tudo no cérebro

Pupilas dilatadas, tremores e aumento da pressão arterial são sintomas característicos de diversos tipos de doença. Durante a oficina "Como o cérebro funciona?", que aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, um grupo de estudantes do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF) aprendeu, também, que essas manifestações podem fazer parte da chamada "paixonite aguda".  A divertida comparação abriu a palestra ministrada pelos pós-graduandos Luciana Ramalho, Jéssica Elias Vicentini e Mateus Henrique Nogueira, orientados pelos neurologistas Li Li Min e Fernando Cendes, do Departamento de Neurologia da FCM, e serviu para demonstrar como o órgão interfere no comportamento do ser humano.

Leia: Ciência & Arte nas Férias: Paixonite aguda e estresse tem explicação. Está tudo no cérebro

 

 

 

Universidade e escola pública se encontram no Química em Ação

Quem circulasse pelo complexo de prédios que constituem o Instituto de Química (IQ) da Unicamp nas semanas iniciadas em 13 e 20 de janeiro, não teria notado maiores movimentações, mesmo em época de férias escolares. Mas nesse período alguns laboratórios do IQ foram preparados para receberem, primeiro, durante cinco dias, 80 alunos do ensino médio indicados por escolas públicas afetas às Diretorias de Ensino de Campinas, Região Oeste e Leste, e depois, durante mais cinco dias, 50 professores do ensino médio das mesmas regiões e também de Limeira e Piracicaba. 

Leia: Universidade e escola pública se encontram no Química em Ação

 

 

 

Crianças confundem medicamentos com bala e despertam ação de alunos de Farmácia

 

s alunas do curso de Farmácia da Unicamp Fernanda Yuriko Fukushima da Silva, Ana Luiza Oliveira Motta dos Santos e Cinthia Madeira de Souza vivenciaram experiências muito próximas de crianças de parentes e amigos que ingeriram medicamentos achando que eram doces, balas ou sucos. Isso fez com que elas unissem forças juntamente com outros alunos do curso de Farmácia da Unicamp e iniciassem, no ano passado, visitas a escolas públicas de Campinas para falar sobre o uso de medicamentos.

Leia: Crianças confundem medicamentos com bala e despertam ação de alunos de Farmácia

 

 

 

 

Tempo de férias, mas também de defesas

Estudantes de pós-graduação aproveitam janeiro e fevereiro para concluir suas teses e dissertações

 

Na Unicamp, o ano letivo de 2014 terá início em 20 de fevereiro. Isso significa que os alunos da Universidade estão em férias, certo? Nem todos. Alguns estudantes de pós-graduação, por exemplo, aproveitam o mês de janeiro para defender as suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Somente nesta terça-feira (28), cinco delas foram concluídas, em diferentes faculdades e institutos. "Marquei a defesa da minha tese para janeiro porque foi o período mais conveniente para reunir os integrantes da banca examinadora", justifica Virgílio Ferreira Marques dos Santos, cujo trabalho foi apresentado na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Nele, o autor propõe uma metodologia para a criação de empresas de base tecnológica.

Leia: Tempo de férias, mas também de defesas

 

 

 

Rádio e TV Unicamp exibe três novos documentários

A partir do próximo domingo (26), a Rádio e Televisão Unicamp (RTV) exibe no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da Net), em diversos horários, três novos programas da série RTV DOC, lançada no fim de 2013. A proposta é dar visibilidade à produção audiovisual de toda a comunidade da Unicamp em todas as áreas do conhecimento. Além de integrar a grade de programação, os trabalhos ficam disponíveis no site da RTV.

 

 

 

Companhia premiada faz do CIS-Guanabara a sua casa

A Companhia de Dança Humaniza, criada pela pedagoga e bailarina Keyla Ferrari, mestre pela Unicamp, e por seu marido Vicente Pironti, educador e poeta, está entre os grupos selecionados para o Prêmio Ações Inclusivas 2013, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "Há onze anos montei o Centro de Dança Integrado (Cedai) para trabalhar com dança e arte junto a pessoas com e sem deficiência, e que em 2012 recebeu o prêmio Pela Arte se Inclui, da Secretaria de Cultura do Estado. Dali nasceu a Companhia de Dança, que trouxe mais este reconhecimento ao nosso trabalho, pelo segundo ano consecutivo", conta Keyla.

Mais: Companhia premiada faz do CIS-Guanabara a sua casa

 

 

 

 

 

Músico formado na Unicamp dirige série de concertos nos EUA

O pianista brasileiro Gabriel Rebolla, formado pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp, foi convidado para assumir o cargo de diretor da série de concertos Four Seasons Concert Series (FSCS), em Chester Springs, na Pensilvânia, EUA. "O FSCS tem trazido artistas importantes para um público muito bacana, que esta sempre muito interessado em musica erudita", disse o músico ao Portal Unicamp. "O FSCS foca variedade de estilos musicais, o que e muito bom para mim, pois estou trazendo também repertório de musica brasileira para canto e piano. É muito interessante como eles recebem bem a música brasileira por aqui. Estou contente com esse projeto, e a ideia é fazer na FSCS o primeiro concerto de cada projeto de música brasileira, antes de ir para outras salas de concerto". Mais: Músico formado na Unicamp dirige série de concertos nos EUA

 

 

 

Inova recebe inscrições para competição de "Competição de TI e Inovação para o Reino Unido".

A Agência de Inovação Inova Unicamp está recebendo entre os dias 20 e 31 de janeiro inscrições de empresas do setor de tecnologia da informação (TI) sediadas no Estado de São Paulo para a "Competição de TI e Inovação para o Reino Unido".

A "Competição de TI e Inovação para o Reino Unido" é uma iniciativa do UK Trade& Investment (UKTI) e do British Consulate-General, que tem como objetivo selecionar sete empresas do setor de TIC interessadas em globalizar seus negócios. Das sete empresas selecionadas, uma será do Estado de São Paulo.

Podem se inscrever para participar da competição empresas do setor de TIC de qualquer porte: sejam startups incubadas até empresas já mais amadurecidas, sem restrição mínima de faturamento ou de número de funcionários.

A empresa ganhadora participará do Rio Info Europe 2014, bem como de programação a ser desenvolvida pelo UKTI, com hospedagem e passagem aérea por uma semana patrocinada pela Campanha GREAT Britain. A agenda contemplará eventos e reuniões para conhecer o mercado de TIC britânico e verificar oportunidades de negócio para sua empresa.

Os critérios de avaliação e o formulário de inscrição estão disponíveis pelo website: http://www.inova.unicamp.br/evento/2906

Conheça o cronograma da competição no Estado de São Paulo:

Inscrições: 20-31 de janeiro de 2014

Avaliação dos selecionados: 3-7 de fevereiro de 2014

Anúncio dos selecionados: 10 de fevereiro de 2014

Pitch Day: 18 de fevereiro de 2014

Local: Unicamp - Auditório da AFPU II, localizado no Prédio do DGA em frente ao Prédio da Reitoria 2.

Endereço: Praça das Bandeiras 45, Campus Universitário, Campinas SP.

Horário: 9h às 13h

O anúncio da empresa vencedora será feito ao final dos pitches pela banca avaliadora.

- See more at: http://www.inova.unicamp.br/noticia/2911#sthash.HBjurJlE.dpuf

 

 

 

 

 

FCA abre inscrições para alunos especiais no mestrado em pesquisa operacional

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

 

3.2.2014

Curso sobre Diagnóstico em Fibrose Cística na FCM

Dia 3 de fevereiro, no Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o curso "Diagnosing Cystic Fibrosis in Neonates and Adults: Where do we draw the line?", ministrado por Tanja Gonska, Julie Avolio e Wan Wip, da Divisão de Gastroenterologia e Nutrição do Hospital de Doenças Infantis de Toronto, Canadá. O evento, organizado pelo CIPED, tem vagas limitadas. Inscrições até 30 de janeiro no telefone 19-3521-8959, email rosamg@fcm.unicamp.br ou pessoalmente no CIPED. A programação do curso está disponível no site da FCM.
Serviço
Evento: Curso sobre Diagnóstico em Fibrose Cística
Data: 3 de fevereiro
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Unicamp
Fone: 19-3521-8959

 

 

3.2.2014

Capitu traz fotos de
mulheres em diferentes idades


"Capitu" é o título da exposição fotográfica de Natália Martins, em cartaz do dia 3 de fevereiro a 7 de março, no Espaço Integração da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Na mostra, que integra o Projeto Espaço de Arte, o público poderá conferir 12 fotografias, selecionadas de uma série de 96 imagens realizadas pela artista, que retratam seis mulheres de idades diferentes. A exposição "Capitu" é inspirada na personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Esse trabalho foi concluído em 2012, ano em que Natália foi graduada em Artes Visuais na Unicamp.
Serviço
Evento: Exposição fotográfica Capitu
Data: 3 de fevereiro a 7 de março (visita mediante agendamento)
Local: Espaço Integração da AFPU
Organização: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp
Realização: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) e Unicamp
Mais informações: 19-3521-4570, 3521-4533 (AFPU) e 3521-1732 (CDC)

 

 

5.2.2014

Pinturas digitais compõem
a exposição Mental Rest

Paisagens imaginárias intrigantes que, ao mesmo tempo, transmitem paz. Essa é a proposta da exposição Mental Rest (descanso metal, em tradução livre), do artista Vicente Bernabeu, que acontece entre os dias 5 de fevereiro e 11 de março, na Unicamp. São 11 pinturas digitais feitas em Photoshop CS4, onde o artista utiliza a perspectiva em todas elas, formando pinturas simples, mas objetivas, como o próprio artista define. O tema, ainda segundo Bernabeu, surgiu a partir de uma pintura feita por ele, sem pretensão de integrar uma exposição. Mas foi a partir desse primeiro trabalho que veio a ideia de fazer uma sequência. A exposição Mental Rest já pôde ser vista pelo público em Blumenau (SC), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Serviço
Evento: Exposição Mental Rest
Data: 5 de fevereiro a 11 de março
Horário: das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira
Local: Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp
Realização: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e Unicamp
Mais informações: 19-3521-9002 (Cecom) e 3521-1732 (CDC)

 

 

6.2.2014

Estação Guanabara recebe
mostra de Mário Borges

"Rios ruas casas árvores – uma pintura geneticamente modificada" dá título à mostra de Mário Gravem Borges, que acontece entre os dias 6 e 28 de fevereiro, na Estação Guanabara, em Campinas. A exposição recoloca temas históricos da pintura e os explora com semântica atualizada a partir de referências em vários campos do saber. Propõe configurações visuais e recursos plásticos que se valem de noções de escala, reprodutibilidade da imagem e serialização. Incorporam os sinais oriundos de interferência eletrônica. Em "Rios ruas casa árvores", a pintura é tratada como arte pictórica, planar e bidimensional, ou seja, o quadro na parede que ocupa o espaço da sala. A mostra dá prosseguimento ao trabalho desenvolvido e exposto recentemente por Mário Gravem Borges em espaços como a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) Unicamp, Galeria Geraldo Jurgensen e outros.
Sobre o artista
Mário Coelho de Souza Gravem Borges, pintor, nasceu em Campinas, em 1948, e  formou-se  em Design pela ESDI, RJ. Pós-graduado pela Universidade de Londres e com Cursos de Extensão no Chelsea-Westminster Institute em Pintura, Desenho e História da Arte, participa, desde 1978,  em exposições coletivas e individuais  em Londres, Harrow, Leeds e outras cidades no Reino Unido; Amsterdão, Laren na Holanda, Liége (Bélgica)  Montecarlo (Mônaco), Chicago (EUA) e  cidades brasileiras, inclusive  Rio de Janeiro, Florianópolis (Museu de Arte de Santa Catarina), Joinville, Ribeirão Preto, Maceió e outras além de Campinas e São Paulo. Sendo um dos sócios-fundadores e cogestor de  fundação cultural brasileira em Londres - Brazilian Contemporary Arts Trust, hoje BCA, foi um dos  artistas brasileiros a ter mostra individual no Institute of Contemporary Arts, ICA de Londres, Inglaterra, e, em sua carreira, entre artistas vivos, a  ter obra selecionada,  exposta, leiloada, publicada em catálogo e vendida na  Christie's International de Londres com tema referente à sua cidade de origem. É citado em publicações no Brasil e na América Latina, além de Holanda, Bélgica e Inglaterra; participou da elaboração de programas culturais, além de conselhos, simpósios, congressos e conferências no Brasil e Argentina. Foi eleito por três mandatos consecutivos no Conselho Municipal de Cultura em Campinas como representante da área de Artes Plásticas.
Serviço
Evento: Exposição Rios ruas casas árvores – uma pintura geneticamente modificada
Curadoria: Fabio Cerqueira
Data: 6 a 28 de fevereiro
Horário: das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Local: Estação Guanabara
Realização: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), CIS-Guanabara e Unicamp
Mais informações: 19-3233-7801 (CIS-Guanabara) e 3521-1732 (CDC)

 

 

7.2.2014

Inscrições na Corrida da Lua 2014 pela Unicamp


Os interessados em participar da Corrida da Lua 2014, pela Equipe Unicamp, devem entrar em contato com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) até o dia 7 de fevereiro para realizar a pré-inscrição pelo email ggbs@reitoria.unicamp.br ou pelo ramal 14848. A 18ª edição da Corrida da Lua acontece no dia 22 de fevereiro, com largada às 20 horas, na praça Arautos da Paz, no Taquaral, em Campinas. São oferecidas três opções de participação: Caminhada (6 km) e Corrida (6 km e 10 km).

 

 

10.2.2014

"Releitura do patrimônio cultural
de Campinas" no CIS Guanabara

O CIS Guanabara recebe entre os dias 10 e 22 de fevereiro o projeto "Releitura do Patrimônio Cultural de Campinas", que acontece entre os dias 10 e 22 de fevereiro. Idealizada por Márcio Spézi, produtor cultural e proprietário do Núcleo AlquimiA, a exposição consiste na releitura de alguns dos bens culturais de Campinas portadores de significância para a identidade cultural local. Os bens culturais selecionados para integrar a exposição e representar a "cidade das Andorinhas" são: Mãe Preta, Carlos Gomes, Monumento em homenagem ao bicentenário, Monumento às Andorinhas, Maria Fumaça, Catedral Metropolitana, mercado Municipal, Estação da Fepasa e Caravela da Lagoa do Taquaral, obras do artista plástico Laércio Alves, que desenvolve a técnica de esculturas a partir de arames retorcidos. Seus trabalhos mais recentes estão no Museu do Futebol, em Santos - SP, onde produziu esculturas dos jogadores Pelé e Neymar Jr. O CIS Guanabara foi o local escolhido para receber o projeto por ter a estrutura de uma antiga estação de trem, o que também fortalece e cria sinergia com o tema proposto. Mais informações no site do CIS Guanabara e pelo telefone 19-3233-7801.
Serviço
Evento: Exposição "Releitura do Patrimônio Cultural de Campinas"
Data: 10 a 22 de fevereiro
Horário: das 9 às 17 horas
Local: CIS Guanabara
Organização: CIS Guanabara e Núcleo AlquimiA
Email do evento: jsilva@unicamp.br

 

 

10.2.2014

Inscrições para pós em Química Orgânica

Dia 10 de fevereiro é a data-limite para as inscrições no projeto temático "Técnicas modernas em espectrometria de massas e novas aplicações em ciências: química, bioquímica, materiais, forense, medicina, alimentos, farmácia e veterinária", apoiado pela Fapesp, que tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-doutorado para pesquisa no Instituto de Química da Unicamp. O projeto tem como objetivo utilizar ferramentas da espectrometria de massas para solucionar problemas relevantes em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em quantificação de moléculas biológicas. O bolsista selecionado conduzirá atividades ligadas à identificação e quantificação de moléculas biológicas, assim como capacitará e supervisionará as atividades de recursos humanos nessas áreas. Amplo conhecimento na área, experiência comprovada por publicações científicas de alto impacto, fluência na comunicação oral e escrita na língua inglesa e dedicação integral e exclusiva às atividades do projeto são alguns dos requisitos. O selecionado receberá Bolsa de Pós-doutorado da Fapesp, no valor de R$ 5.908,80 mensais, e Reserva Técnica, equivalente a 15% do valor anual da bolsa. Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo Vitae e pelo menos duas cartas de apresentação para o e-mail eberlin@iqm.unicamp.br. Outras informações no site da Fapesp.

 

 

11.2.2014

Palestra internacional na FEC aborda
engenharia florestal e meio ambiente

O Laboratório de Aprendizagem, Logística e Transporte (Lalt) da Unicamp, em parceria com o Laboratório de Estudos em Redes Técnicas e Sustentabilidade Sócio-Ambiental (Fluxus), promove no dia 11 de fevereiro, às 10 horas, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, palestra internacional com o professor Jerry Vanclay sobre o tema engenharia florestal e meio ambiente. No evento, o professor irá apresentar as linhas de pesquisa em que trabalha e os grupos que coordena. Em seguida será aberto espaço para discussão. Mais informações pelos telefones 19-99222-1234 e 3521-2346 e pelo email soraiaburger@terra.com.br.
Sobre Jerry Vanclay
O professor Jerry Vanclay é diretor da Escola de Engenharia da Southern Cross University – Campus de Engenharia, situado na cidade de Lismore, na Austrália, e possui grande parte de suas pesquisas na área de Engenharia Florestal envolvendo temas como meio ambiente.
Serviço
Evento: palestra internacional na FEC
Data: 11 de fevereiro
Horário: 10 horas
Local: auditório da FEC
Realização: Lalt em parceria com o Fluxus
Mais informações: 19-99222-1234 e 3521-2346
Email do evento: soraiaburger@terra.com.br

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares