Unicamp


 

 

 

Multimorbidade prevalece em mulheres com mais de 50 anos

Estudos desenvolvidos na FCM sobre doenças na menopausa
foram feitos em Campinas

A editoria do periódico Menopause: The Journal of The North American Menopause Society – considerada a melhor publicação de estudos da menopausa do mundo – ao enviar aos autores a comunicação de que o artigo que lhe fora submetido, "Envelhecimento, obesidade e multimorbidade em mulheres de 50 anos ou mais: um estudo de base populacional", estaria na seção Publish Ahead of Print do website – em que os trabalhos são disponibilizados antes do impresso – enfatiza que "o artigo apresenta informações que merecem grande exposição não apenas na comunidade científica, mas também, entre a população leiga". Encoraja sua divulgação junto à imprensa brasileira e revela-se ansiosa por receber as matérias tão logo publicadas, para mantê-las em seus arquivos. Em edição subsequente, a revista publicaria um estudo, realizado pelo mesmo grupo, sobre os "Fatores associados à autopercepção da saúde em mulheres brasileiras com 50 anos ou mais: estudo populacional".

Leia: Multimorbidade prevalece em mulheres com mais de 50 anos

 

 

 

Como crescer (e financiar) sem destruir?

Tese demonstra que apenas a autorregulação não é capaz de mover o capital do setor financeiro na direção da sustentabilidade ambiental

O dilema enfrentado pela economia capitalista de continuar crescendo infinitamente, quando os recursos naturais são finitos, é a questão abordada por Maria de Fátima Cavalcante Tosini, analista do Banco Central do Brasil (BCB), em tese de doutorado defendida na Unicamp. O estudo intitulado "A sustentabilidade ambiental no setor financeiro: da autorregulação à regulação" teve a orientação do professor Bastiaan Philip Reydon, do Instituto de Economia (IE).

"O uso mais eficiente dos recursos naturais e de processos produtivos menos danosos ao meio ambiente exige mudanças profundas na economia, o que requer grande volume de recursos financeiros. Contudo, o sistema financeiro, que deveria ser o fornecedor desses recursos, está em profunda crise. E os Estados, alguns falidos, não possuem condições de financiar a transição para uma economia ambientalmente sustentável", observa Fátima Tosini na tese.

Leia: Como crescer (e financiar) sem destruir?

 

 

 

Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

Pesquisadores do Biofabris, na Unicamp, iniciam testes de peças customizadas,
último estágio de estudo que começou há quatro anos

 

 

Você sobreviveu a um grave acidente, mas se olha no espelho, todos os dias, e depara-se com as marcas da tragédia: a ausência de uma parte do osso da cabeça. Ou você teve alguma doença que deixou sequelas semelhantes. Usa boné, deixa o cabelo crescer (se ainda o possui), para esconder essas marcas. Se, de apenas imaginar, a situação o incomoda, pense agora que esta é a realidade diária de quem passa por essas situações e aguarda uma prótese. Do ponto de vista médico, a questão é maior: elas estão mais vulneráveis com a deformidade no crânio, que antes protegia o cérebro, e isso representa um risco para a vida e exige cuidados especiais.

 

Dez pacientes terão o problema resolvido até o final deste ano, segundo previsão dos pesquisadores da Unicamp que trabalham em um projeto único de fabricação desse tipo de "peças de titânio" para humanos no país, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biofabricação (Biofabris), na Unicamp. Quatro já estão prontos para a cirurgia, que será realizada no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). O grupo foi selecionado para a etapa de estudos clínicos do projeto, o último estágio da pesquisa e um dos mais importantes por envolver a aplicação e avaliação das próteses em seres humanos.

Leia: Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

 

 

 

 

 

IFCH cria 1º programa no país de história da arte não-europeia

Unicamp contará com professores estrangeiros para orientar alunos de pós-graduação na área

A Unicamp passará a oferecer uma pós-graduação em história da arte não-europeia, o primeiro curso do tipo no Brasil, a partir de 2014. A seleção de estudantes deve começar já neste semestre, disse ao Jornal da Unicamp a professora Claudia Valladão Mattos, do Instituto de Artes (IA) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O estudo da história da arte produzida fora da tradição europeia é uma tendência que vem se consolidando em várias partes do mundo, explica Claudia. "Nos últimos dez anos, mais ou menos, os cursos de história da arte no exterior passaram a expandir seus currículos e a contratar professores que trabalham fora da tradição europeia. Isso cada vez mais acontece nos grandes centros".

Leia: IFCH cria 1º programa no país de história da arte não-europeia

 

 

 

 

Infovia, uma alternativa contra a exclusão digital

Estudo formula propostas para garantir acesso à internet de alta velocidade a 85 milhões de brasileiros

 

Embora seja vital para promover a inclusão digital no Brasil, o acesso à banda larga continua inacessível para um expressivo número de brasileiros. Atualmente, perto de 45% da população do país (85 milhões de pessoas, número equivalente à população da Alemanha), que tem renda média de até dois salários mínimos por mês, não dispõe de recursos financeiros para pagar pelo serviço, situação que mantém esse contingente excluído tanto digital quanto socialmente. A constatação faz parte da dissertação de mestrado do engenheiro eletricista José Umberto Sverzut, defendida recentemente na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. No trabalho, que teve orientação do professor Leonardo de Souza Mendes e coorientação do professor Gean Davis Breda, o autor propõe mudanças na política pública e no marco regulatório do setor, de modo a permitir que as cidades construam suas próprias redes públicas de telecomunicações, as chamadas infovias municipais (Rede Metropolitana de Acesso Aberto – RMAA).

Leia: Infovia, uma alternativa contra a exclusão digital

 

 

 

 

Brasil vive crise de confiança política, diz Rachel Meneguello

Livro coorganizado pela cientista política da Unicamp ajuda a entender antecedentes que desencadearam as manifestações de rua ocorridas no país

"A desconfiança política é um fenômeno associado à percepção da ausência de representação, de distância da política, de resposta ineficaz das instituições às demandas básicas da população, constituindo uma lacuna entre os cidadãos e o sistema, uma incongruência forte entre cidadãos e Estado." A avaliação é da cientista política Rachel Meneguello, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, coordenadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) e coorganizadora do livro "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia", que acaba de ser lançado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Leia a entrevista: Brasil vive crise de confiança política, diz Rachel Meneguello

 

 

 

 

A caminho da autonomia

Pesquisa mostra impacto positivo do Bolsa Família na vida de mulheres de cidade do interior de SP

 

Muito se fala nos efeitos que os programas de erradicação da pobreza e transferência de renda causam nas comunidades nas quais estão inseridos. Mas qual é o impacto na vida das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), do governo federal? Pensando nisso, a cientista social Luciana Ramirez da Cruz passou a investigar, ainda durante a graduação, o tema que originou sua pesquisa de mestrado em sociologia, defendido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp sob orientação da professora Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa.

O foco na cidade de Santo Antônio do Pinhal surgiu depois de Luciana realizar um trabalho de consultoria para o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp. Com pouco mais de 6.500 habitantes, a cidade está encravada na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Diferentemente das vizinhas da região, trata-se de uma cidade de passagem, sem indústrias e com agricultura incipiente. A principal fonte de renda são os serviços públicos e uma espécie de turismo eventual por conta das pessoas que se dirigem para Campos do Jordão, distante 15 quilômetros do município. Ao estudar mais a fundo a realidade social da cidade, Luciana verificou que cerca de 27% da população local (445 famílias) é beneficiada pelo Programa Bolsa Família, sem contar outros 34 programas sociais desenvolvidos na cidade. Segundo dados do censo 2010 do IBGE, 75% da população de Santo Antônio do Pinhal vive com uma renda de até dois salários-mínimos. Leia: A caminho da autonomia

 

 

 

 

Tese avalia a carga física de trabalho na lavoura de café

Estudo da Feagri faz um raio-X das atividades desempenhadas pelos trabalhadores do setor

 

O brasileiro consome, em média, 83 litros de café ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Cada vez que leva uma xícara à boca, no entanto, o consumidor dificilmente se lembra de que na base da cadeia cafeeira existe um batalhão formado por milhões de trabalhadores rurais, que cumprem tarefas frequentemente fatigantes e, não raro, causadoras de doenças ocupacionais. Ao contrário da maioria dos apreciadores da bebida, o fisioterapeuta e educador físico Marco Antônio Gomes Barbosa sempre esteve atento às atividades desempenhadas por esses agricultores. Tanto é assim que ele investigou as características da carga física de trabalho na lavoura café, sob a perspectiva da ergonomia, em sua tese de doutorado, defendida recentemente na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.

Leia: Tese avalia a carga física de trabalho na lavoura de café

 

 

Descoberto 'segredo' em veneno de formiga

Pesquisa revela que são 4 as configurações de alcaloide em espécie de lava-pés, em vez de duas, como registrado até então

 

Para quem sofre com a dor da picada e as reações alérgicas talvez não faça muita diferença, mas no veneno das formigas Solenopsis saevissima, uma das espécies popularmente conhecidas como lava-pés, escondem-se sutilezas tão importantes quanto inimagináveis, reveladas em uma tese de doutorado defendida no Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

Quem só conhece a química do Ensino Médio deve se lembrar de que as moléculas eram descritas por fórmulas que nada mais são do que listas abreviadas de átomos – como H2O, que diz que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Leia: Descoberto 'segredo' em veneno de formiga

 

 

 

 

 

Negra, periférica e fundamental

"A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)"

Pensar a forma como escritores negros brasileiros conquistaram espaço no sistema literário e ganharam a atenção da sociedade nas décadas de 1960 e 70, e buscar contrapontos e semelhanças com os chamados escritores periféricos que entraram em cena a partir dos 90 e 2000. Esta era a ideia original de Mário Augusto Medeiros da Silva para a tese de doutorado em sociologia que defendeu junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), orientado pela professora Elide Rugai Bastos.

"A questão é que a pesquisa foi se ampliando e passei a focar também o papel das ciências sociais nos movimentos negros, uma relação que considero muito interessante, mas pouco discutida nesta área acadêmica. A tese procura dar uma contribuição nesse sentido. É uma relação que vai se construindo e gerando bons frutos até o golpe de 64, que atingiu tanto os sociólogos quanto os intelectuais negros, sendo retomada posteriormente", diz Mário Medeiros.

A tese analisa a produção literária de escritores autoidentificados negros ou periféricos, como Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Paulo Lins, Reginaldo Ferreira da Silva (Ferréz) e o coletivo de autores Quilombhoje. E a pesquisa, afinal, acabou recebendo o Prêmio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, instituído pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, além de menção honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Leia: Negra, periférica e fundamental

 

 

 

Telescópio

 

- Ação humana força animais a ficarem mais espertos

- Buraco negro no centro da Via-Láctea joga comida fora

- Mais de 50% dos artigos científicos já são gratuitos

- O verdadeiro valor do dinheiro

- Pesquisadores criam miniaturas do cérebro humano com células-tronco

- Cientistas dos EUA tendem a exagerar resultados, diz estudo

 

 

 

 

Especialistas debatem sobre a qualidade do chocolate

 

O chocolate não é uma guloseima produzida de forma artesanal. Por trás dele existe muita pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A afirmação é do professor Theo Guenter Kieckbusch, coordenador do 3º Workshop: Avanços tecnológicos na qualidade e estabilidade de chocolates e de outros sistemas lipídicos, aberto na manhã desta segunda-feira (2) no Centro de Convenções da Unicamp. O evento prossegue até esta terça-feira, com a realização de palestras de especialistas nacionais e estrangeiros e exibição de pôsteres.

Conforme o docente, que pertence ao Departamento de Termofluidodinâmica da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, o workshop é resultado de um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que envolve pesquisadores da FEQ, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), além da USP e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Leia: Especialistas debatem sobre a qualidade do chocolate

 

 

 

FOP ministra curso de capacitação para profissionais de saúde bucal do STF

 

 

Professores do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp estão ministrando curso de capacitação em Saúde Coletiva para os profissionais de saúde bucal do Supremo tribunal Federal (STF), em Brasília. O professor Antonio Carlos Pereira, ministrou entre os dias 26 e 29 de agosto, o primeiro módulo do curso sobre planejamento estratégico, uso de ferramentas epidemiológicas e políticas de saúde, enquanto nos dias 10, 11 e 14 de outubro (segundo módulo), os professores: Fábio Luiz Mialhe falará sobre "Educação e Promoção em Saúde" e Rosana de Fátima Possobon abordará o tema "Tratamento de Pacientes que Requerem Cuidados Especiais". No encerramento, o professor Marcelo de Castro Meneghim discutirá sobre "Estratégias para Utilização de Métodos Preventivos". O curso tem como foco principal a incorporação de evidência científica na prática clínica, levando a uma melhor qualidade de atendimento e aumento do acesso e cobertura.

 

 

 

 

Instituto de Geociências recebe professores visitantes da Alemanha

 

Os professores alemães W.Uwe Reimold e Kai Wünnemann estarão em visita à Unicamp neste mês, quando ministrarão um curso na área de crateras de impacto meteorítico no Instituto de Geociências (IG) e desenvolverão atividades de pesquisa com o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Alvaro Crósta, professor da unidade e coordenador geral da Unicamp. Trata-se de renomados pesquisadores do Museu de História Natural de Berlim que atuam na área de ciências planetárias e crateras de impacto.

 

 

 

 

Diretoria da Inova inicia reuniões com professores para estimular inovação

No último dia 28, a diretora de propriedade intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, esteve em reunião com pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp com o objetivo de criar um ambiente de aproximação entre a Inova e as unidades de Limeira, bem como estimular a cultura de inovação na Unicamp. O diretor da FCA, professor Peter Alexander Bleinroth Schulz, realizou a abertura do evento. "Queremos facilitar a interação da FCA com a Inova e aproximar ainda mais o relacionamento dos pesquisadores com a própria diretoria da Agência de Inovação. Temos uma grande quantidade de propriedade intelectual sendo desenvolvida em nosso campus e esperamos contar com o auxílio da Inova neste âmbito para, posteriormente, gerar inovações benéficas à sociedade", afirma Schulz.  http://www.inova.unicamp.br/noticia/2673#sthash.lWi7gyfl.dpuf

 

 

 

Funcamp e PRG lançam edital para visitas a cursos de graduação de excelência internacional

Tendo em vista as necessidades identificadas pelos processos de avaliação interna e externa à Universidade, e objetivando o desenvolvimento docente, a Funcamp e a PRG, com o apoio do Santander, lança o II Edital de visitas a cursos de graduação de excelência internacional. Este edital tem como objetivo oferecer aos cursos de graduação a oportunidade de realização de visitas a cursos em instituições no exterior reconhecidos internacionalmente pela qualidade de seu ensino. Essas visitas deverão subsidiar mudanças e inovações curriculares no curso proponente, de forma pontual (em uma disciplina ou grupo de disciplinas) ou geral (reestruturação curricular), que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UNICAMP. [VEJA EDITAL COMPLETO]

 

 

 

Unicamp recebe inscrições para concursos até 16 de setembro

A Unicamp recebe até 16/09/2013 inscrições para Concursos Públicos destinados ao preenchimento de vagas nas diversas Unidades/Órgãos da Universidade.

Os editais de abertura com as condições para inscrição estão disponíveis neste Portal - menu Documentos - Concursos Públicos / Processos Seletivos - Concursos Públicos - Inscrições Abertas.

 

 

 

 

Reitor implanta câmara para aprovar convênios em um mês

O reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, assinou resolução determinando a criação da Câmara para Análise e Aprovação de Convênios e Contratos, com o objetivo de reduzir para apenas 30 dias o tempo de trâmite destes processos, o que costuma demorar a média de seis a oito meses. A decisão datada de 16 de agosto foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo do último dia 21. A Câmara ficará subordinada diretamente ao gabinete do reitor.

"A questão dos convênios e contratos sempre representou uma dificuldade em relação à agilização da tramitação, que precisa ser segura do ponto de vista jurídico e institucional. Em geral, tratamos de convênios de pesquisa que não podem demorar meses e meses para serem assinados. Com a rápida evolução do conhecimento que vemos hoje, tanta demora pode fazer com que o plano de pesquisa deixe de ter atualidade, perdendo um pouco o sentido", observa Tadeu Jorge.

Leia: Reitor implanta câmara para aprovar convênios em um mês

 

 

 

Marçal, um 'mestre', na 'fábrica de engenheiros'

Funcionário da Unicamp há 42 anos, técnico participa de aulas práticas em Laboratório

 

 

 

 

Unicamp de Portas Abertas 2013:

 

- Upeiros: 'é um prazer recebê-los'

Coordenador-geral, Alvaro Crósta, dá as boas-vindas aos mais de 40 mil visitantes, ressaltando satisfação da Unicamp em recepcioná-los

 

- Mais próximos do sonho

Com PAAIS, Unicamp dá nova esperança para upeiros de escolas públicas

 

- Apoio das famílias incentiva jovens na escolha da carreira

 

- Milhares visitam a Faculdade de Ciências Médicas durante a UPA

 

- Centro de Computação desenvolve aplicativo para participantes da UPA

 

- UPA: monitores esclarecem dúvidas sobre Faculdade de Odontologia de Piracicaba

 

 

 

 

 

Dissertação avalia impacto da internacionalização de empresas

No início do século, países em desenvolvimento começaram uma expansão inédita de suas empresas para o Exterior

 

Tese sugere modelos gerenciais para institutos de pesquisa

São analisados espaços de autonomia e flexibilidade permitidos pelo modelo jurídico vigente no país

 

Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

Pesquisadores do Biofabris, na Unicamp, iniciam testes de peças customizadas,
último estágio de estudo que começou há quatro anos

 

Técnica usa energia elétrica para tratamento de efluentes

Docente da FEQ adota a eletroflotação e obtém redução drástica de sólidos suspensos

 

Uma longa história de cooperação

Dissertação revela como o Brasil contribuiu para a construção do sistema de ensino superior de Cabo Verde

 

Um intrincado jogo de interesses

Dissertação do IFCH revela como a história militar colonial foi marcada pela troca de favores

 

Especialistas debatem temas relacionados à bioenergia

Workshop promovido pela Unicamp abre espaço para reflexões sobre o desafio da diversificação da matriz energética brasileira

 

 

"População, Cidades e Políticas"

- Nepo abre Programa deCapacitação e lança livros

 

Especialistas debatem temas relacionados à bioenergia

Workshop promovido pela Unicamp abre espaço para reflexões sobre o desafio da diversificação da matriz energética brasileira

 

Telescópio

- 'Guerra às drogas' prejudica avanço  da ciência e da medicina, diz artigo

- Mudança climática deixa maçã Fuji menos ácida e mais doce

- Facebook torna os jovens infelizes

- Maioria dos homens gostaria que a namorada dividisse a conta

- Até a qualidade da música  é julgada com os olhos

- Mais antigos artefatos de ferro nasceram no espaço

 

Peregrino da América' leva alegoria medieval ao Brasil do século 18

 

 

Projeto-piloto promoverá coleta de pilhas e baterias no campus

 

 

Inovações de universidades brasileiras chegam ao mercado

 

 

Startup paulista criada por ex-alunos leva aporte de R$ 1,2 mi

 

Rosa sempre gostou de canteiros

Doutora em engenharia agrícola, funcionária da Feagri aprendeu ainda criança a lidar com a terra

 

Infovia, uma alternativa

Estudo formula propostas para garantir acesso à internet de alta velocidade a 85 milhões de brasileiros

 

Seguindo MIT e Harvard, Unicamp adota pôquer em disciplina sobre negócios

O curso optativo "Fundamentos do Pôquer", da Faculdade de Ciências Aplicadas, campus de Limeira, é ministrado pelo matemático Cristiano Torezzan e atingiu a lotação máxima de 130 alunos

 

A caminho da autonomia

Pesquisa mostra impacto positivo do Bolsa Família na vida de mulheres de cidade do interior de SP

 

Biólogo encontra vestígios da 'Amazônia mineira'

Pistas de 30 milhões de anos indicam que a região de Gandarela e Fonseca já foi mais quente e úmida

 

Empreendimentos solidários têm papel na inserção social de grupos marginalizados

Com a ajuda de políticas públicas, iniciativas de autogestão e sem foco no lucro podem ajudar pessoas pouco qualificadas a obter renda

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento
ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

Do Pronto-Socorro na Unicamp à aldeia no Amazonas

Beatriz Caputo, funcionária do HC, critica a falta de generalistas no país

 

Medicina ganha aliado contra a cegueira em diabéticos

Programa faz computador 'entender' imagens digitais em exame de retina

Pesquisa desenvolve soluções algorítmicas para a triagem de pacientes diabéticos

 

Qual o futuro das pilhas a combustível?

Estudo avalia potencial e expõe problemas que precisam ser superados para viabilizar produto

 

Memórias do degredo

Dissertação mostra como jornais de SP endossaram isolamento compulsório de hansenianos

 

Outros índios

"O corpo indígena ressignificado: Marabá e O Último Tamoio de Rodolfo Amoedo e a retórica nacionalista do final do Segundo Império"

 

TELESCÓPIO

- Science dedica seção especial ao futuro dos pesticidas

- Nanotecnologia cria janela que bloqueia luz ou calor

- Cientistas usam bactérias para simular o mercado

- Mudança climática e o colapso da civilização na Era do Bronze

- A palavra certapermite ver o invisível

- Ratos à beira da morte têm visões do além?

- Rússia aposta em'cidade da inovação'

 

Técnica inova a coleta de 'impressões digitais químicas'

Pesquisadores desenvolvem técnica que permite análises simples e rápidas de marcadores químicos e biológicos

 

A vez dos tecidos funcionais

Pesquisa da FEQ desenvolve material à prova d'água e com ótima capacidade para o transporte de vapor

 

Estudo revela potencial tóxico de substância usada na piscicultura

O diflubenzuron, empregado indiscriminadamente  no controle de doenças em peixes, provoca danos ambientais e riscos à saúde

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

O legado de Haquira Osakabe

Família doa à Unicamp acervo pessoal do professor do IEL, falecido em 2008; material ficará abrigado no Cedae/IEL

 

Pesquisa valida reciclagem para embalagem multicamada

Método é mais vantajoso do que o reaproveitamento convencional,
cujas misturas possuem baixo valor agregado

 

Adaptador facilita tratamento de canal

Patenteada, tecnologia desenvolvida na FOP permite fotoativação de materiais resinosos

 

Literatura faz "Novo Jornalismo" reencontrar prestígio

 

TELESCÓPIO

Evolução parece  premiar quem coopera

Empresa produz etanol de lixo nos EUA

Nem todas as formas de felicidade valem a pena

Vacina contra malária obtém sucesso em teste inicial

Estudo vê risco de 'efeito manada' em redes sociais

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

II Seminário de Boas Práticas de Laboratório

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) organiza no dia 5 de setembro, às 8h30, em seu auditório, o II Seminário de Boas Práticas de Laboratório. Público-alvo: Biólogos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Médicos Residentes, Alunos de Medicina/Enfermagem/Farmácia e Fonoaudiologia, Biologistas, Bioteristas, Biomédicos, Técnicos e Auxiliares de laboratório e demais profissionais que atuam em áreas laboratoriais e assistenciais.

O evento visa oferecer a quem trabalha em laboratórios de ensino e pesquisa, capacitação contínua sobre os riscos no trabalho envolvendo material biológico e químicos e atender e legislação de segurança e saúde do trabalhador da área da saúde.

Inscrições gratuitas em diradm@fcm.unicamp.br. Mais informações: 19-3521-8852.

 

 

CIS-Guanabara organiza oficina de artes visuais

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara) organiza nos dias 3, 10, 17 e 24 de setembro , das 14 às 17 horas, no Projeto "Terças com Arte", uma oficina de artes visuais com a artista plástica Elizabeth Piva. A oficina será gratuita e os materiais serão fornecidos pelo CIS-Guanabara. O Centro Culural fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. Estacionamento gratuito no local. Mais informações no site www.cisguanabara.unicamp.br

 

 

A Lei de acesso à informação e a cidadania brasileira - avanços e perspectivas

A Unicamp acaba de criar o Serviço de Informações ao Cidadão da Universidade Estadual de Campinas (SIC-Unicamp). Subordinado à Coordenadoria Geral da Universidade, o SIC objetiva dar consequência à Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que contempla a divulgação das informações da Unicamp consideradas de interesse coletivo e o atendimento às solicitações de informações dos cidadãos que podem ser encaminhadas por telefone, carta, pessoalmente ou via internet.  Para discutir as implicações da LAI, no dia 5 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Centro de Convenções, haverá o Fórum "A Lei de Acesso à Informação e a Cidadania Brasileira - Avanços e Perspectivas". O evento é realizado em conjunto com a Ouvidoria da Unicamp e contará com a participação de representantes dos governos municipal, estadual e federal, e com professores da Unicamp e da USP.

 

 

Memorial Paulo Freire: Diálogo com a Educação

O Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação "Memorial Paulo Freire: Diálogo com a Educação - XI Seminário Paulo Freire" acontece no dia 6 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições e mais informações, no link

 

 

ArteUniverCidade será no Memorial da Améria Latina

ArteUniverCidade é o titulo que sintetiza a proposta de um grande evento que o Instituto de Artes (IA) da Unicamp vai promover conjuntamente com USP e Unesp no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 3 a 6 de setembro. O evento nasce da ideia original de dar visibilidade à produção artística dos alunos da Unicamp, levando-a do campus para a cidade, além de promover a troca de experiências e informações com alunos das outras duas universidades públicas paulistas. Leia mais.

 

 

Tronco no Véu. Espetáculo será apresentado no Instituto de Artes (IA)

O auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp será o palco para a apresentação do espetáculo  "Tronco no Véu", da dançarina Greice Arthuso. O evento cultural ocorre nesta sexta-feira (6), às 19h30, na rua Elis Regina 50, no campus da Unicamp.

O show é inspirado no universo feminino e integra dança, música e artes plásticas. A entrada é gratuita.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do edital para produção de espetáculo inédito e temporada de dança. Na Universidade, Tronco no Véu encerra as apresentações pelo Proac 

Oficina – Todas as cidades contempladas pelo projeto recebem uma oficina. Na Unicamp, ela será ministrada no dia 4 de setembro, das 12 às 14 horas, na sala 1 do IA (rua Pitágoras 500). Todas as vagas já foram preenchidas. 

Greice Arthuso – É dançarina-intérprete, professora e coreógrafa. Iniciou seus estudos na dança em 1988 na cidade de Piracicaba. Estudou ballet clássico em São Paulo, com Sasha Svettelof. Foi bailarina integrante do Raça Cia de Dança de São Paulo. Desde 2000, estuda butô com José Maria Carvalho no Espaço Viver Dança e Cia em São Paulo. Como educadora somática pelo Método Feldenkrais (Associação Feldenkrais do Brasil) utiliza este trabalho na sua pesquisa com a dança. Trabalhou também no Ballet Jussara Sansiglo, em Piracicaba, e foi professora de dança contemporânea/movimentos lúdicos e ballet clássico no clube Cristóvão Colombo, Corpos Ballet, Espaço Áquila, em Piracicaba. Arthuso também é integrante da Associação de Dança de Piracicaba (Adapi).

SERVIÇO
Espetáculo: Tronco no Véu
Dia: 6 de setembro
Hora: 19h30
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina 50)
Entrada franca
Mais informações: 19-3521-7368

 

 

 

(Con)Viver com Arte(Manhas)

Nos dias 9 e 10 de setembro o Labeurb realiza o evento  (Con)Viver com Arte(Manhas), que busca celebrar as atividades realizadas no Projeto Barracão e debater seus resultados e desdobramentos. As incrições podem ser feitas no endereço http://www.labeurb.unicamp.br/barracao/.

O Projeto ofereceu oficinas de cinema, artesanato, informática básica, edição de áudio e vídeo, desenho digital, leitura, contação de histórias, teatro infantil, fotografia e escrita. Mais de duzentos moradores da região dos DICs em Campinas, entre crianças, adolescentes e mulheres, participaram deste trabalho. A mesa de abertura ocorre às 9 horas, no auditório do Labeurb/Unicamp. Outras informações: telefone 19-35217945 ou e-mail publabe@unicamp.br

 

 

Seminário Inovações Curriculares:inscrições de trabalhos vão até 10 de setembro

A Unicamp sediará o IV Seminário Inovações Curriculares, evento que busca possibilitar a discussão, a exposição e a troca, entre acadêmicos, sobre as questões teóricas e práticas (experiências desenvolvidas e em desenvolvimento) de interdisciplinaridade nas universidades públicas paulistas.

A participação no evento é livre mas apenas poderão submeter trabalhos docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação das universidades públicas paulistas (Unicamp, UNESP, USP, UFSCar, UNIFESP, UFABC e CENTRO PAULA SOUZA). Os trabalhos devem ser relativos a experiências interdisciplinares curriculares inovadoras desenvolvidas em suas instituições.

Envio de trabalhos até 10 de setembro

O evento é gratuito e acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções da Unicamp. Mais informações.

 

 

X Encontro Regional Sudeste de História Oral

Com a temática "Educação das Sensibilidades: violência, desafios contemporâneos", no dia 10 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, o Centro de Memória Unicamp (CMU) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) organizam o X Encontro Regional Sudeste de História Oral. Mais informações no site do evento http://www.sudeste2013.historiaoral.org.br/, telefone 19-3521-5250 ou e-mail remaia@unicamp.br

 

 

Energia, biocombustíveis e sustentabilidade

O 'XI Workshop Internacional Brasil/Japão: Energia, Biocombustíveis de Desenvolvimento Sustentável' ocorre das 8 às 18 horas, dia 11 de setembro, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Caraguatatuba-SP. A organização é do IFSP, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. Mais informações: 19-3521-1718.

 

 

Perspectivas e inovação do empreendedorismo no Brasil

No dia 12 de setembro, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação com o tema Perspectivas e inovação do empreendedorismo no Brasil.  Inscrições, programação e outras informações no link ou telefone 19-3521-5039.

 

 

Casa do Lago recebe segunda
edição do evento "Setembro Azul"

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, através do Grupo Surdo de Estudo (GSE), organiza no dia 12 de setembro, às 10 horas, na sala Multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago, a segunda edição do evento "Setembro Azul – libras, identidade, cultura e educação bilingue".  Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link

A professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, participa da abertura do evento. O primeiro tema, "Setembro azul - memória de opressão", será apresentado por Guilherme Oliveira, professor surdo de Libras da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC).

Do encontro, além de Oliveira, participam: Daniele Rocha, professora de Libras na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Cintia Ferreira, professora de Libras e especialista em Educação  de Surdos no Centro de Vida Independente (CVI) de Campinas, Gladis Perlin, professora-doutora surda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e de Fabiano Souto Rosa, doutorando pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ao final do evento, às 17h30, os professores Marcelo Knobel, representante docente do Conselho Universitário (Consu) e Luiz Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Educação (FE), farão as suas reflexões.

O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Consulte a programação. Outras informações pelo telefone 19-3521-5565 ou e-mail.
(Hélio Costa Júnior)

 

 

Camerata de Violões de Campinas estreia obras de compositores da Unicamp

A Camerata de Violões de Campinas, grupo formado por oito violonistas, faz apresentação no dia 12 de setembro, às 12h30, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O objetivo é difundir a cultura violonística e incentivar a prática coletiva em música. A apresentação dá continuidade ao projeto de encomendas de obras a compositores do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para estudantes do curso de violão, iniciado pelo professor e violonista Fabio Scarduelli em 2011.  Os integrantes da Camerata são: Ana Lis Marum, André Batiston, Camilla Silva, Claryssa Pádua, Helder Tomas, Jonas Pellizzari, Ricardo H. e Stephen Bolis.

Sobre a Camerata - Formada em 2012 a partir de atividades extracurriculares realizadas por alunos do curso de violão da Unicamp, apresenta repertório que abrange diversos gêneros musicais, dando enfoque a obras de compositores latino–americanos modernos de caráter popular e erudito. No mesmo ano, o grupo foi contemplado com uma bolsa do Serviço de Apoio ao Estudante/SAE da Unicamp, pelo Programa Aluno-Artista, para dar continuidade às atividades e promover concertos dentro da comunidade acadêmica, sob coordenação do professor e regente Carlos Fiorini. Recentemente, participou da II Mostra de Violão de Campinas realizando uma série de concertos didáticos em distintos espaços culturais da cidade. Além disso, em parceria com o professor e violonista Fabio Scarduelli, desenvolve projeto de encomendas de obras inéditas para a formação de octeto a alunos do curso de composição da Unicamp.

 

 

 

Pesquisa quantitativa em educação superior

Fernanda Oliveira Simon, doutora em Educação pela Unicamp, ministra seminário no dia 12 de setembro, às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação. Discute: "Pesquisa quantitativa em educação superior: da criação dos bancos de dados às análises. Inscrições para participar do evento podem ser feitas no site. A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, como parte integrante do projeto: "Educação Geral na Universidade: Coerência e Integração de Saberes em Universidades Americanas e Brasileiras". Mais informações no link.

 

 

Vozes do bolsa família

O livro "Vozes do bolsa família" será objeto de debate no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), dia 12 de setembro, às 14 horas. Alexandre Pinzani e Walquiria Leão do Rego, autores do livro, estarão presentes no evento cuja proposta é discutir o resultado de cinco anos de pesquisa e do encontro mais do que heterodoxo entre um filósofo e uma socióloga para tentar compreender o impacto do programa Bolsa Família na subjetividade das mulheres. A proposta é uma conversa aberta com o público, na qual toda a comunidade está convidada a participar. O evento é organizado pelo Grupo de Filosofia Política. Mais informações: 19- 8298-0410 ou e-mail anitaclsilveira@gmail.com

 

 

 

Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp promoverá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções da Universidade, o I Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer. O objetivo do evento é fomentar a discussão acerca da pesquisa e do desenvolvimento de novos fármacos anticâncer. As inscrições para o envio de trabalhos podem ser feitas até 15 de agosto. Os critérios devem ser conferidos no site do simpósio, neste link.

De acordo com João Ernesto de Carvalho, pesquisador do CPQBA e organizador do evento, entre os temas que serão debatidos por especialistas de diversas áreas estão aspectos relacionados com a extração, isolamento e identificação de produtos de originem natural (plantas, micro-organismos e organismos marinhos) que possam servir à formulação de fármacos destinados ao tratamento de cânceres. "Também vamos refletir sobre questões relativas à síntese de princípios ativos e a modelos de avaliação in vitro e in vivo da atividade anticâncer", informa.

Leia: Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

 

 

Cláudia Noemi integra elenco do musical 'New York New York'

Quase sempre, alguém olha para Cláudia Noemi e pergunta: "Você é cantora?" Sim, ela é, e neste momento saboreia a proeza de ser uma das cantoras do elenco do musical New York New York, que estreará sua próxima turnê no Teatro Municipal de Paulínia, em 26 de setembro. 
Inspirado no filme de Martin Scorsese, estrelado por Liza Minnelli e Robert De Niro, em 1977, o musical que tem como protagonistas a atriz Alessandra Maestrini e o ator e cantor Juan Alba, conta a história da música New York New York. O espetáculo é dirigido por José Luís Possi Neto, responsável também pelo musical Crazy for you, estrelado por Claudia Raia. 
Além de Paulínia, a turnê envolve as cidades de Ribeirão Preto, Uberlândia, Belo Horizonte e Curitiba. Estar no palco ao lado de artistas talentosos, trabalhando com o preparador vocal Marconi Araújo e interpretando uma história aclamada pelo público no final da década de 1970, é a realização de um sonho para Cláudia, que está decidida a se dedicar ao teatro musical.
Graduada em canto lírico pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, ela revela ter gravado, de brincadeira, a ária Sing, Sing, Sing, de Louis Prima, com alguns amigos depois de assistir à temporada realizada em São Paulo, em 2012. "Agora estou no elenco. Não imaginava que isso pudesse acontecer. Eu me encontrei vocalmente no teatro musical. Sempre achei bom cantar erudita, mas não me identificava. Estou muito feliz." 

Leia: Cláudia Noemi integra elenco do musical 'New York New York'

 

 

Ciência & Arte nas Férias: projetos podem ser encaminhados à PRP de 19 de agosto a 13 de setembro

Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) recebe, a partir de 19 de agosto, as inscrições para a edição de 2014 do Programa Ciência & Arte nas Férias. O Programa visa proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública, a oportunidade de participarem no desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da Unicamp, durante o período de férias escolares. O Ciência & Arte ocorrerá de 8 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014, sob a supervisão de professores e pesquisadores da Unicamp.

Docentes ou pesquisadores da Uncamp devem encaminhar um único projeto à Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico. Uma versão impressa (e assinada) também deve ser entregue à Faepex, até 13 de setembro. O projeto envolve (no mínimo) dois bolsistas e só poderá ser submetido por docentes ou pesquisadores da Universidade.

Eventualmente e mediante justificativa à coordenação do Programa, um laboratório poderá acolher até quatro alunos. No entanto, o montante de recursos destinado será o mesmo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 19-3521-2973, 3521-4614 ou e-mail ciencianasferias@unicamp.br

 

 

Vamos conversar sobre epilepsia

Coordenado pelo neurologista Li Li Min, o evento "Vamos Conversar Sobre Epilepsia" acontece em 14 de setembro, às 8h30, no Anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. As inscrições podem ser feitas no Laboratório de Neuroimagem, localizado no Setor de Ressonância Magnética do Hospital de Clínicas (HC) ou pelo e-mail sonianevesromeu@gmail.com. A inscrição, cujo valor é de 25 reais, será aceita mediante envio da cópia do comprovante de depósito em nome de Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia Banco Santander; Agência 0207;  Conta corrente: 13.010204-6. Toda a arrecadação será revertida para ações sociais da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe).  Os 50 primeiros inscritos ganharão o livro GIS – Grupo de Interação Social.  Li Li Min recebeu, em junho, em Montreal, o prêmio de Embaixador da Epilepsia no Brasil. O prêmio é concedido anualmente pelo International Bureau for Epilepsy e pela Liga Internacional contra a Epilepsia a 12 indivíduos que promovem, de forma notável, a causa da epilepsia em nível pessoal, nacional e internacional.As vagas para o "Vamos Conversar Sobre Epilepsia" são limitadas.

 

 

Inscrições abertas para segundo super revezamento

 

 

 

Cotuca recebe inscrições para o Vestibulinho

O Colétio Técnico da Unicamp, o Cotuca, recebe, de 16 de setembro a 6 de novembro, as inscrições para o seu vestibulinho. O Cotuca oferece 805 vagas em 21 opções de cursos técnicos e de especialização técnica, em quatro modalidades. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações no site www.cotuca.unicamp.br, telefone 19-3521-9906 ou e-mail alan@cotuca.unicamp.br

 

 

Encontros PAD/PED

Os encontros de aperfeiçoamento PAD/PED objetivam introduzir aos monitores (PAD) noções básicas nas áreas que fornecem subsídios teóricos para as práticas de formação de graduandos, bem como aperfeiçoar para o exercício da docência os estudantes de pós-graduação da Unicamp (PED). O próximo encontro será realizado no dia 16 de setembro, às 14 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. A organização é do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (Ea2). Site do evento: www.ea2.unicamp.br. Mais informações: telefone 19-3521-7991 ou e-mail ea2@reitoria.unicamp.br

 

 

Carlos Gomes: o Nhô Tonico de Campinas

O Centro de Memória Unicamp (CMU) com apoio do Sistema de Bibliotecas (SBU) organiza, de 17 de setembro a 17 de outubro, no Hall da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL),  a exposição "Carlos Gomes: o Nhô Tonico de Campinas". A abertura da mostra ocorre às 9 horas. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 22h45, na rua Sérgio Buarque de Holanda 421, no campus da Unicamp.

Além da exposição, às 9h15, no auditório da BC-CL, ocorrem duas mesas-redondas. Na primeira, "Carlos Gomes e sua Música", o professor Marco Padilha aborda "Carlos Gomes e a Música Contemporânea". A mesa será coordenada pelo professor Mrcos Tognon. Mais informações: 19-3521-5250.

 

 

Santander Universidades

As inscrições para a 9ª edição dos Prêmios Santander Universidades que, em 2013 concederá R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudos internacionais, pode ser feita até 17 de setembro, por meio do portal www.santander.com.br/universidades.

 

 

Feagri oferece curso de especialização em parceria com o Incra

O curso de especialização lato sensu "Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária" será ministrado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). O objetivo é promover formação para o desenvolvimento de atividades voltadas à assistência técnica e à extensão rural em áreas de agricultura familiar e reforma agrária. O curso, com carga horária total de 555 horas, segue a Pedagogia da Alternância, sendo dividido em tempos-escola (375 horas) e tempos-comunidade (180 horas). O ingresso no curso se dará por meio de processo seletivo, em três etapas. As inscrições são gratuitas e acontecem de 1º a 17 de setembro, mediante preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço http://www.feagri.unicamp.br, mais o envio de documentação. Mais detalhes no link

 

 

 

 

 

Livros:

 

Livro da semana

Almanaque Histórias de ciência e poesia

 

 

Livro da semana

A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

Sinopse: O livro propõe que Camilo Castelo Branco levou a cabo uma autêntica revolução na literatura portuguesa e estuda o modo como se tornou o seu primeiro romancista moderno, suplantando o romance histórico e as formas incipientes de narrativa de ficção romântica. O ensaio pretende mostrar que a experiência de Camilo nos jornais e na prática de gêneros menores foi decisiva para a construção de um novo tipo de discurso, separado das ideias correntes na época sobre o papel da literatura e das escolas literárias. A parte substancial do livro é ocupada com análises de obras-primas de Camilo como Amor de perdição, Memórias do cárcere, O romance dum homem rico, Novelas do Minho.

 

 

Gray's anatomia básica

Acaba de ser lançado o livro Gray's Anatomia Básica (Editora Elsevier), desenvolvido em resposta às solicitações de estudantes e professores do mundo inteiro por uma descrição de anatomia mais concisa do que a apresentada no Gray's Anatomia para Estudantes.

A publicação é de autoria de Richard L. Drake,  A. Wayne Vogl e Adam W. M.Mitchell. O livro contou com a participação de diversos professores do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que fizeram a revisão e a tradução de conteúdo.

Em inglês, o livro está disponível gratuitamente no site www.studentconsult.com. No formato E-book, a partir de setembro, nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google, Cultura, Gato Sabido, Positivo, eBook Cult, entre outras.
Serviço
Livro: Gray's Anatomia Básica
Editora: Elsevier
Autores: Richard L. Drake, A. Wayne Vogl e Adam W. M.Mitchell.
Páginas: 632
Formato: Brochura – 21X28cm
Preço: R$ 185,00

 

 

Livro organizado por docentes da FCA aborda diabetes, educação física e esporte

 

Livro da semana

A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

'Revoltas' decretam o fim do ciclo de redemocratização, diz docente

Quando manifestações começaram, no início de junho, professor de filosofia terminava livro sobre a história política do Brasil e utilizou esforço para decifrar a voz das ruas

 

Livro aborda presença de brasileiras nos mercados transnacionais do sexo

 

Denso e maldito

Dissertação: "História, política e alegoria na prosa ficcional de Dyonelio Machado"

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares