Jornal da Unicamp



 

 

 

Campinas, 26 de agosto de 2013 a 01 de setembro de 2013 – ANO 2013 – Nº 572

 

 

Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

Pesquisadores do Biofabris, na Unicamp, iniciam testes de peças customizadas,
último estágio de estudo que começou há quatro anos

Você sobreviveu a um grave acidente, mas se olha no espelho, todos os dias, e depara-se com as marcas da tragédia: a ausência de uma parte do osso da cabeça. Ou você teve alguma doença que deixou sequelas semelhantes. Usa boné, deixa o cabelo crescer (se ainda o possui), para esconder essas marcas. Se, de apenas imaginar, a situação o incomoda, pense agora que esta é a realidade diária de quem passa por essas situações e aguarda uma prótese. Do ponto de vista médico, a questão é maior: elas estão mais vulneráveis com a deformidade no crânio, que antes protegia o cérebro, e isso representa um risco para a vida e exige cuidados especiais.

 

 

 

 

 

 

Dez pacientes terão o problema resolvido até o final deste ano, segundo previsão dos pesquisadores da Unicamp que trabalham em um projeto único de fabricação desse tipo de "peças de titânio" para humanos no país, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biofabricação (Biofabris), na Unicamp. Quatro já estão prontos para a cirurgia, que será realizada no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). O grupo foi selecionado para a etapa de estudos clínicos do projeto, o último estágio da pesquisa e um dos mais importantes por envolver a aplicação e avaliação das próteses em seres humanos.

Em comum, todos passaram por uma ou duas cirurgias de reparação, mas sem sucesso, por diversos complicadores típicos desse tipo de situação. A maioria é homem, apresenta sequelas decorrentes de traumas de acidentes e têm entre 20 e 60 anos. "Na área médica, é preciso submeter todo material novo a uma bateria de testes e existem passos a serem seguidos. O último deles é o estudo clínico", explica o médico Paulo Kharmandayan, professor e coordenador da área de Cirurgia Plástica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, integrante da equipe de pesquisa do Biofabris.

O conceito de "biofabricação" consiste em utilizar técnicas de engenharia e biomateriais para a construção de estruturas tridimensionais, fabricação e confecção de substitutos biológicos que atuarão no tratamento, restauração e estruturação de órgãos e tecidos humanos. O laboratório, que é ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reúne pesquisadores de quatro unidades da Unicamp (FEQ, FEM, FCM e o Instituto de Física) e de outras universidades e institutos de pesquisa do país, de diferentes áreas, que trabalham de forma integrada e multidisciplinar nos vários projetos, incluindo o das próteses.

Leia: Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

 

 

 

Dissertação avalia impacto da internacionalização de empresas

No início do século, países em desenvolvimento começaram uma expansão inédita de suas empresas para o Exterior

 

 

"As políticas públicas de apoio à internacionalização empresarial são ainda incipientes no Brasil, apesar do aumento da preocupação com o tema por parte do governo nos últimos anos." A afirmação faz parte da dissertação de mestrado apresentada no programa de pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp pelo economista Newton Kenji Hamatsu, que analisou esse fenômeno atual da economia a partir das experiências de Brasil, China e Índia.

Ainda não sabe o que é internacionalização? Lembra que as empresas dos países desenvolvidos, no passado, expandiam filiais de multinacionais para o resto do mundo, principalmente para as nações [então] subdesenvolvidas? Pois nas últimas décadas, países em desenvolvimento, como o Brasil, começaram a levar suas empresas, em dois sentidos, para o exterior: rumo a países desenvolvidos e para outros também em desenvolvimento.

"Cada vez mais a economia não se baseia em países, mas em grandes corporações, empresas. Então se você não fortalecer suas empresas, você não será competitivo globalmente", afirma o autor do trabalho, realizado sob a orientação do professor Célio Hiratuka, do Instituto de Economia (IE). "A internacionalização é importante e tem que ser apoiada pelo governo, não só com financiamento direto", explica Hamatsu.

Leia: Dissertação avalia impacto da internacionalização de empresas

 

 

 

Técnica usa energia elétrica para tratamento de efluentes

Docente da FEQ adota a eletroflotação e obtém redução drástica de sólidos suspensos

Um dos grandes problemas ambientais enfrentados em todo o mundo é o da poluição dos cursos d'água decorrente da atividade industrial. Em consequência, é cada vez maior e mais rigoroso o controle público sobre essas atividades, mesmo em países periféricos. Considere-se, ainda, que a crescente expansão das indústrias aumenta a demanda de água utilizada por elas em processos, situação agravada em regiões de oferta escassa. Estes fatos impõem cuidados na coleta em rios, lagoas, poços artesianos, com a otimização de uso e preocupação com o retorno da água pós-utilizada (efluentes), particularmente para os rios.

O problema é enfrentado submetendo a tratamento adequado as águas dos efluentes industriais para que cheguem aos rios sem os poluentes. Costumeiramente, uma estação de tratamento de efluente (ETE) envolve várias etapas. Em uma delas, em que ocorre o denominado tratamento primário, utilizam-se tradicionalmente produtos químicos para remoção de sólidos suspensos, promovendo a floculação que dá origem a sobrenadantes e precipitados. Nas ETEs industriais, a maioria de grande porte, o tempo gasto para o tratamento completo é de 7 a 10 dias, em média.

Leia: Técnica usa energia elétrica para tratamento de efluentes

 

 

 

 

Uma longa história de cooperação

Dissertação revela como o Brasil contribuiu para a construção do sistema de ensino superior de Cabo Verde

 

 

O Brasil é o país que mais cooperou para a implantação do sistema de ensino superior de Cabo Verde, país africano que obteve a independência de Portugal em 1975. Essa contribuição se deu tanto na constituição da estrutura educacional propriamente dita, quanto na abertura de oportunidades para que estudantes cabo-verdianos pudessem vir fazer graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras, para depois voltar ao país e atuar na formação de novos quadros. A conclusão faz parte da dissertação de mestrado do teólogo Oziel Duarte Morais, defendida recentemente na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, sob a orientação da professora Debora Cristina Jeffrey.

De acordo com Morais, que é natural de Cabo Verde, embora alguns trabalhos tenham feito referência à participação brasileira na construção do sistema de ensino superior de seu país, nenhum deles se dedicou exclusivamente ao tema. "Na pesquisa que fiz, tanto aqui quanto em Cabo Verde, encontrei poucas menções ao assunto. Ou seja, sempre houve o entendimento de que a colaboração brasileira foi importante, mas não se tinha a real dimensão dela. O que posso afirmar, com base nos documentos e depoimentos que colhi, é que a contribuição do Brasil na área da educação é a maior que Cabo Verde recebeu nos últimos 30 anos", afirma.

Leia: Uma longa história de cooperação

 

 

 

Um intrincado jogo de interesses

Dissertação do IFCH revela como a história militar colonial foi marcada pela troca de favores

A troca de interesses marcou a relação entre a Coroa Portuguesa e os moradores das colônias, o Brasil inclusive. Uma das maneiras encontradas pelos colonos para servir aos monarcas portugueses era pegar em armas e lutar contra os inimigos do Império, notadamente invasores estrangeiros e índios e escravos revoltosos. Pela tarefa, os integrantes dessas milícias eram posterior e eventualmente recompensados com remunerações em dinheiro, cargos militares ou títulos honoríficos. Esses e outros aspectos da história militar colonial foram detalhados na dissertação de mestrado da historiadora Laura Peraza Mendes, defendida recentemente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, sob a orientação da professora Silvia Hunold Lara.

Leia: Um intrincado jogo de interesses

 

 

 

Tese sugere modelos gerenciais para institutos de pesquisa

São analisados espaços de autonomia e flexibilidade permitidos pelo modelo jurídico vigente no país

 

Os institutos públicos de pesquisa precisam de um modelo jurídico que considere as especificidades da área de ciência, tecnologia e inovação, e que permita flexibilidade, de acordo com as tendências internacionais e nacionais para estas organizações, como: vender produtos e serviços e estabelecer contratos; definir e determinar a questão dos recursos humanos com base em seus projetos e missão; e a legislação de compras. Essas são as principais questões a serem consideradas em um modelo jurídico mais adequado para essas entidades, segundo tese de doutorado apresentada no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, pela administradora de empresas Valéria Cristina dos Santos Ribeiro.

A tese teve como objetivo analisar modelos gerenciais de dois institutos de pesquisa públicos brasileiros – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, sujeitos ao regime jurídico chamado de "administração direta federal", o mais rígido existente no país, segundo a autora –, para discutir os limites e as potencialidades da atuação gerencial frente aos limites impostos pela legislação vigente. Os dois institutos pertencem ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

"De todos os modelos existentes, hoje, no Brasil, o da administração direta é o mais restritivo, porque cria entraves, de alguma forma, para os institutos. Como exemplo [de entraves], podemos destacar os aspectos de contratação de pessoal, captação de recursos, celebração de contratos ou ainda venda de produtos e serviços", avalia a autora do trabalho. "Entretanto, há algumas possibilidades de decisões gerenciais internas que podem minimizar essas restrições."

Leia: Tese sugere modelos gerenciais para institutos de pesquisa

 

 

 

Telescópio

- 'Guerra às drogas' prejudica avanço  da ciência e da medicina, diz artigo

- Mudança climática deixa maçã Fuji menos ácida e mais doce

- Facebook torna os jovens infelizes

- Maioria dos homens gostaria que a namorada dividisse a conta

- Até a qualidade da música  é julgada com os olhos

- Mais antigos artefatos de ferro nasceram no espaço

 

 

 

Peregrino da América' leva alegoria medieval ao Brasil do século 18

O "Compêndio Narrativo do Peregrino da América", publicado originalmente em 1728, põe a estética literária a serviço da doutrina católica da Contrarreforma, ao descrever uma peregrinação fictícia, marcada por alegorias de fundo religioso, entre a Bahia e as minas de ouro de Minas Gerais. Um grande sucesso na época de seu lançamento, passando por quatro reedições entre 1731 e 1765, a obra caiu rapidamente no esquecimento, até ser relançada, com uma segunda parte inédita, já no século 20.

Tratado por muitos críticos, desde então, como obra "intragável", cujo valor para o público moderno estaria restrito ao caráter histórico da descrição da vida brasileira durante o ciclo do ouro, o livro voltou, recentemente, a despertar interesse como peça de literatura "que pertence à tradição das narrativas alegóricas medievais e dos desenvolvimentos que elas conheceram", explica José Adriano Filho, autor da tese de doutorado "Combate ao Mundo e Conquista do Paraíso: Ficção e Alegoria no Compêndio Narrativo do Peregrino da América", defendida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp sob orientação do professor Alcir Pécora.

Leia: Peregrino da América' leva alegoria medieval ao Brasil do século 18

 

 

 

 

Rosa sempre gostou de canteiros

Doutora em engenharia agrícola, funcionária da Feagri aprendeu ainda criança a lidar com a terra

 

 

"Sempre há alguém falando da vida" no canto do Laboratório de Pós-Colheita onde a pesquisadora Rosa Helena Aguiar dá assistência aos trabalhos de alunos e a seus próprios projetos de pesquisa. Doutora em engenharia agrícola, a funcionária da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) orgulha-se quando alguém pede alguns minutos de atenção para falar das coisas da vida. Até porque foi o alicerce de sua edificação humana que lhe trouxe o diploma de engenheira civil e, mais tarde, os títulos de mestre e doutora em engenharia agrícola. Aprendeu a lidar com a terra, com as plantas desde a infância e, quando migrou do Laboratório de Análises Patológicas do Hospital de Clínicas para a Feagri, jamais imaginou que faria seus experimentos com girassóis numa área que a acompanha desde sempre.

"É a voz do sangue. Até para ser doutora peguei na enxada, e me orgulho disso. Não foi nenhuma transição, sempre fui da roça", declara, enquanto lembra as cavalgadas em busca de bois ao lado do pai. Na Feagri, quando todos os amigos ou alunos estavam muito ocupados e não podiam ajudá-la, ela nem esperava ajuda, ia a campo sozinha, na companhia de uma enxada, e adiantava seus experimentos. "Se meu pai não tivesse me ensinado a segurar uma enxada, não teria feito esse doutorado, não", declara.

Leia: Rosa sempre gostou de canteiros

 

 

 

Vestibular Unicamp muda para reforçar inclusão social

A Unicamp abriu no último dia 19 as inscrições para o Vestibular Nacional 2014, que poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Ao dar início à entrevista coletiva para explicar as mudanças promovidas este ano, o professor Edmundo Capelas de Oliveira, coordenador da Comvest, informou que já havia 225 candidatos inscritos, apenas uma hora depois da disponibilização do formulário eletrônico.

Uma das novidades destacadas pelo professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, refere-se ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que dobrou de 30 para 60 pontos a bonificação na nota final dos candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que antes recebiam 10 pontos adicionais, agora terão 20, totalizando 80 pontos. "A Unicamp foi pioneira em relação a um programa que não é baseado em cotas, e que vem fazendo sucesso com resultados importantes desde 2004. Com essa modificação, esperamos promover maior inclusão social, em sintonia com as diretrizes dos governos estadual e federal."

Leia: Vestibular Unicamp muda para reforçar inclusão social

 

 

Painel da semana

Teses da semana

 

 

 

 

Infovia, uma alternativa

Estudo formula propostas para garantir acesso à internet de alta velocidade a 85 milhões de brasileiros

 

 

 

Seguindo MIT e Harvard, Unicamp adota pôquer em disciplina sobre negócios

O curso optativo "Fundamentos do Pôquer", da Faculdade de Ciências Aplicadas, campus de Limeira, é ministrado pelo matemático Cristiano Torezzan e atingiu a lotação máxima de 130 alunos

 

 

 

A caminho da autonomia

Pesquisa mostra impacto positivo do Bolsa Família na vida de mulheres de cidade do interior de SP

 

 

Biólogo encontra vestígios da 'Amazônia mineira'

Pistas de 30 milhões de anos indicam que a região de Gandarela e Fonseca já foi mais quente e úmida

 

 

 

Empreendimentos solidários têm papel na inserção social de grupos marginalizados

Com a ajuda de políticas públicas, iniciativas de autogestão e sem foco no lucro podem ajudar pessoas pouco qualificadas a obter renda

 

 

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento
ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

 

 

Do Pronto-Socorro na Unicamp à aldeia no Amazonas

Beatriz Caputo, funcionária do HC, critica a falta de generalistas no país

 

 

Medicina ganha aliado contra a cegueira em diabéticos

Programa faz computador 'entender' imagens digitais em exame de retina

Pesquisa desenvolve soluções algorítmicas para a triagem de pacientes diabéticos

 

 

 

Qual o futuro das pilhas a combustível?

Estudo avalia potencial e expõe problemas que precisam ser superados para viabilizar produto

 

 

 

 

Memórias do degredo

Dissertação mostra como jornais de SP endossaram isolamento compulsório de hansenianos

 

 

 

Outros índios

"O corpo indígena ressignificado: Marabá e O Último Tamoio de Rodolfo Amoedo e a retórica nacionalista do final do Segundo Império"

 

 

 

TELESCÓPIO

- Science dedica seção especial ao futuro dos pesticidas

- Nanotecnologia cria janela que bloqueia luz ou calor

- Cientistas usam bactérias para simular o mercado

- Mudança climática e o colapso da civilização na Era do Bronze

- A palavra certapermite ver o invisível

- Ratos à beira da morte têm visões do além?

- Rússia aposta em'cidade da inovação'

 

 

Técnica inova a coleta de 'impressões digitais químicas'

Pesquisadores desenvolvem técnica que permite análises simples e rápidas de marcadores químicos e biológicos

 

 

A vez dos tecidos funcionais

Pesquisa da FEQ desenvolve material à prova d'água e com ótima capacidade para o transporte de vapor

 

 

Estudo revela potencial tóxico de substância usada na piscicultura

O diflubenzuron, empregado indiscriminadamente  no controle de doenças em peixes, provoca danos ambientais e riscos à saúde

 

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

 

O legado de Haquira Osakabe

Família doa à Unicamp acervo pessoal do professor do IEL, falecido em 2008; material ficará abrigado no Cedae/IEL

 

 

Pesquisa valida reciclagem para embalagem multicamada

Método é mais vantajoso do que o reaproveitamento convencional,
cujas misturas possuem baixo valor agregado

 

 

Adaptador facilita tratamento de canal

Patenteada, tecnologia desenvolvida na FOP permite fotoativação de materiais resinosos

 

Literatura faz "Novo Jornalismo" reencontrar prestígio

 

 

TELESCÓPIO

Evolução parece  premiar quem coopera

Empresa produz etanol de lixo nos EUA

Nem todas as formas de felicidade valem a pena

Vacina contra malária obtém sucesso em teste inicial

Estudo vê risco de 'efeito manada' em redes sociais

 

 

Odair, um militante da educação

Coordenador do Cis-Guanabara busca uma sociedade
mais justa a partir do direito ao conhecimento

 

 

A ritalina e os riscos de um 'genocídio do futuro'

Em entrevista ao Portal da Unicamp, a pediatra da FCM Maria Aparecida Moysés alerta sobre o que chamou  de epidemia dos diagnósticos

 

 

 

 

Da ficção historiográfica ao paulista como 'raça superior'

O livro Tietê, Tejo, Sena: a obra de Paulo Prado, de Carlos Berriel (IEL/Unicamp), revela como a Semana de Arte Moderna de 1922 serviu aos interesses de uma "oligarquia racista, reacionária e ao mesmo tempo modernista". Para Berriel, cuja obra reconstitui a trajetória intelectual e dimensiona a influência do pensamento do cafeicultor e historiador Paulo Prado, precisa ser revisto o lugar do modernismo paulista no cânone da literatura brasileira.

 

Telescópio

- Hemisfério sul paga a conta do degelo

- Japão começa a testar células-tronco em humano

- Pobreza é mais nociva que cocaína para bebês

 

Estudo coloca em xeque tese da 'qualificação' como garantia de emprego

Pesquisador acompanhou a trajetória de grupo de jovens atendidos em programa público

 

As potencialidades do ginseng brasileiro

Pesquisa da FEA investiga o uso de compostos da planta pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e petroquímica

 

Café pequeno

Livro de Carlos Berriel sobre o ideário e a trajetória de Paulo Prado revela as digitais do baronato cafeicultor de SP na origem do modernismo

 

De aluna-artista a curadora

Sandra Caro Flório é responsável pelo acervo das obras do pai, Bernardo Caro, que também foi seu professor

 

Imagens avaliam comportamento pró-social de jovens com autismo

Estudo, inédito no país, analisa alterações anatômicas e funcionais em pacientes

 

Pressão afeta saúde de bancários, aponta estudo

Alterações nas estratégias das instituições financeiras estão entre as causas predominantes do estresse

 

Airto Moreira

"Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975)"

 

Prêmio Nobel de Química abre 3º Congresso sobre Proteômica

 

Empresa filha da Unicamp é selecionada pelo Plano Inova Aerodefesa

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

A convivência na escola em pauta

Seminário internacional busca chamar a atenção da sociedade em geral para o aumento da incidência de conflitos na convivência escolar. O evento acontece entre 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções da Unicamp. A abertura oficial será às 9 horas. O encontro conta com a presença de docentes da Universidade de Valladolid (Espanha) e é viabilizado pelo Laboratório de Psicologia Genética (LPG) e pelos Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec) e em Educação Moral (Gepem). Mais informações podem ser obtidas no site www.fe.unicamp.br/servicos/eventos/2013/sem-conv-escola-LPG.html ou telefone 19- 3521-5565.

 

 

Projetando a Educação 3.0

O Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação (FE) promove nos dias 26 e 27 de agosto, o II Simpósio de Inovação Tecnológica na Educação. Intitulado "Projetando a Educação 3.0", o evento objetiva discutir e apresentar soluções de inovação tecnológica visando aplicações na área educacional. A apresentação do seminário está contextualizada em quatro eixos temáticos: Infra-estrutura e conecitividade, Ambiente seguro, Ensino e Aprendizagem 3.0 e Pesquisa e Inovação. O evento é direcionado aos gestores, diretores, coordenadores da rede de ensino, bem como pesquisadores e profissionais que trabalham com tecnologias digitais aplicadas na Educação. O evento ocorre no Salão Nobre da FE, a partir das 9 horas. Mais detalhes no link http://lantec2.fae.unicamp.br/inova2013/inicio.html. Outras informações: 19-3521-5678.

 

 

FEQ e universidade holandesa ministram disciplina sobre biomassa

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) em parceria com a Universidade Tecnológica de Delft (Holanda) ministram, de 26 de agosto a 5 de novembro, das 8 às 18 horas, no auditório da FEQ, a disciplina 'Economia baseada em produtos derivados de biomassa'. O evento contará com a participação de professores da Unicamp, docentes da Universidade Delft e com profissionais da indústria. A disciplina é voltada aos alunos de pós-graduação e será ministrada em inglês. Mais detalhes: 19-3521-1718.

 

 

Educação inclusiva

Com organização da Faculdade de Educação (FE-Unicamp), Associação de Leitura do Brasil  (ALB) e Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), no dia 28 de agosto, às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento é apoiado pela Associação Mais Diferenças e será transmitido ( ao vivo) pela RTV-Unicamp. Programação completa e outras informações no link

 

 

Cidades criativas

III Congresso Internacional será realizado de 28 a 30 de agosto,  na Unicamp. O objetivo é debater o papel da juventude, das políticas públicas sociais como educação e a cultura, práticas para a solução dos problemas urbanos e excelência para as cidades de modo inovador e criativo.  As edições anteriores ocorreram na Espanha, com três linhas principais de trabalho que se repetem este ano: mesas de discussão, apresentações de trabalho de pesquisadores e fórum de cidades nacionais e internacionais. A organização é da Universidade Complutense de Madri, Associação Científica ICONO14 (Espanha) e do Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação da Unicamp. Mais detalhes no site www.ciudadescreativas.es/

 

 

Como se tornar um leitor estratégico e potencializar sua aprendizagem

Oferecida pelo Setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), a palestra "Ser ou não ser, eis a questão: Como se tornar um leitor estratégico e potencializar sua aprendizagem" acontece no dia 28 de agosto, às 12h30, na sala PB014 do Pavilhão do Básico. As inscrições podem ser feitas no site.Mais informações: 19-3521-6539.

 

 

 

 

 

Leia a revista sobre o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA)

A edição de 2013 do Unicamp de Portas Abertas (UPA), que ocorrerá no dia 31 de agosto, contará com uma programação ampliada em relação aos eventos anteriores. O objetivo é oferecer ao público [são esperados cerca de 40 mil estudantes de ensino médio de todo o país] um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito da cultura e das artes. Além da oportunidade de conhecer os laboratórios das faculdades e institutos, os visitantes também poderão participar de atividades que estarão concentradas no Centro de Convenções e no espaço do estacionamento situado ao lado.

 

 

 

 

UPA já tem mais de 20 mil inscritos

Faltando ainda vinte dias para a realização da UPA – Unicamp de Portas Abertas em 31 de agosto, já passam de 20 mil os estudantes de ensino médio inscritos para conhecer os laboratórios, os serviços e as inúmeras atividades desenvolvidas dentro do campus. Uma das escolas que se inscreveram é a de Ensino Fundamental Presidente Dutra, de Marituba (PA), cuja diretora conseguiu viabilizar a vinda de 50 alunos que percorrerão 2.800 quilômetros (três dias de ônibus) até Campinas. A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) está preparando uma infraestrutura para receber 40 mil pessoas, mas a possibilidade de limitar o número de inscrições sequer foi cogitada, muito pelo contrário.

Leia: UPA já tem mais de 20 mil inscritos

 

 

 

 

 

IV Programa de Capacitação do Nepo

No dia 27 de agosto, às 9 horas,  no auditório do Núcleo de Estudos da População (Nepo), acontece a abertura do IV Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas, coordenado pela professora Rosana Baeninger. Após a abertura oficial haverá a palestra "A Importância de Informações e Indicadores Sociais para o Planejamento", a ser proferida pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, diretora executiva da Fundação SEADE. No evento serão lançados livros da Coleção por Dentro do Estado de São Paulo com doze volumes e um Atlas Temático do Projeto.      

O Programa de Capacitação - Objetiva capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica e a necessidade de indicadores sociais que possam subsidiar a elaboração de políticas públicas setoriais. O entendimento da relação entre população, cidades, metrópoles, pobreza e políticas de transferência de renda e seus indicadores sociais constituem o foco dos debates do referido Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais.

Trata-se de uma atividade vinculada ao Projeto Temático: Observatório das Migrações em São Paulo: Fases e Faces do Fenômeno Migratório no Estado de São Paulo, apoiado pela Fapesp, CNPq e Faepex-PRP/Unicamp. Mais informações: telefone 19-3521 5913 ou e-mail ivonete@nepo.unicamp.br 

 

 

 

Cláudia Noemi integra elenco do musical 'New York New York'

 

Quase sempre, alguém olha para Cláudia Noemi e pergunta: "Você é cantora?" Sim, ela é, e neste momento saboreia a proeza de ser uma das cantoras do elenco do musical New York New York, que estreará sua próxima turnê no Teatro Municipal de Paulínia, em 26 de setembro. 

Inspirado no filme de Martin Scorsese, estrelado por Liza Minnelli e Robert De Niro, em 1977, o musical que tem como protagonistas a atriz Alessandra Maestrini e o ator e cantor Juan Alba, conta a história da música New York New York. O espetáculo é dirigido por José Luís Possi Neto, responsável também pelo musical Crazy for you, estrelado por Claudia Raia. 

Além de Paulínia, a turnê envolve as cidades de Ribeirão Preto, Uberlândia, Belo Horizonte e Curitiba. Estar no palco ao lado de artistas talentosos, trabalhando com o preparador vocal Marconi Araújo e interpretando uma história aclamada pelo público no final da década de 1970, é a realização de um sonho para Cláudia, que está decidida a se dedicar ao teatro musical.

Graduada em canto lírico pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, ela revela ter gravado, de brincadeira, a ária Sing, Sing, Sing, de Louis Prima, com alguns amigos depois de assistir à temporada realizada em São Paulo, em 2012. "Agora estou no elenco. Não imaginava que isso pudesse acontecer. Eu me encontrei vocalmente no teatro musical. Sempre achei bom cantar erudita, mas não me identificava. Estou muito feliz." 

Leia: Cláudia Noemi integra elenco do musical 'New York New York'

 

 

 

Celpe-Bras recebe inscrições

As inscrições ao exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem ser feitas até 27 de agosto, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/. Na Unicamp, a coordenadora de aplicações é a professora Matilde Virgínia Scaramucci, do Instituto de Estudos da Linguagem IEL.

Celpe-Bras – É o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Outras informações: 19-3521-1520.

 

 

Seminário com Raghu Vemuganti

No dia 27 de agosto, às 14 horas, o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe, para um seminário, o professor Raghu Vemuganti, da Universidade de Wisconsin (USA). Ele aborda o tema "All's Well That Transcribes Well: microRNAs and Post-Stroke Brain Damage". Mais informações:19-3521-9132.  

 

 

Segurança alimentar e nutricional é tema de fórum

No dia 29 de agosto, às 8h30, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira-SP, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Esporte e Saúde. "Segurança alimentar e nutricional: da biodiversidade às políticas públicas" é o tema a ser tratado na sala UL 12 da FAC. O evento será transmitido pela RTV-Unicamp. Informações adicionais podem ser obtidas no site

 

 

Prêmio Paepe

A cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira Paepe acontece no dia 28 de agosto, às 15h30, na sala do Conselho Universitário (Consu).

 

 

Casa da Cultura Digital de Campinas será inaugurada no dia 28 de agosto

 

Campinas, uma cidade conhecida como polo de inovação e tecnologia, recebe no dia 28 de agosto, às 18h30, um espaço para pensar coletivamente a cultura digital e os dilemas da sociedade contemporânea: a Casa da Cultura Digital de Campinas. Trata-se de um espaço aberto para grupos e pessoas interessadas em promover e participar de projetos, oficinas, eventos e engajamento político nos temas relacionados à cultura digital na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A cerimônia de inauguração é aberta ao público e será realizada na Sala Multiuso do Centro Cultural de Integração e Inclusão Social (CIS-Guanabara). Um dos organizadores do evento é o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), órgão da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp.

Na inauguração, que será transmitida ao vivo, está previsto um debate que responderá a questão: O que são casas de cultura digital? O debate contará com a participação de membros das Casas de Cultura Digital de São Paulo, do Pará, de Porto Alegre e de Campinas.

Atividades - A Casa, que já conta com um laboratório com 10 computadores e acesso a inúmeros recursos e equipamentos, promoverá, principalmente, três tipos de atividades. Primeiro, agirá com uma incubadora de projetos de desenvolvimento e formação de longo prazo incluindo Mapeamento Colaborativo, TV Web e o projeto Jovens Hackers, este último focado na introdução à programação e computação de alto nível para jovens de baixa renda. Segundo, oportunidades de introdução prática a temas variados através de oficinas de curta duração. Terceiro, fomentará debates, palestras e discussões em torno de temas relevantes. Ainda em 2013 oito oficinas serão ofertadas e realizadas incluindo: Aplicativos Multimídia Livre, Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo, Introdução ao Crowdfunding e Introdução a publicações em EPub.

Iniciativa  e apoio - A construção do espaço nasceu através da parceria entre o Fórum de Cultura Digital de Campinas e Região, um coletivo que desde 2011 fomenta eventos e debates sobre questões de cultura digital, e o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guabanara), que tem vocação para agregar a reflexão acadêmica voltada para as demandas sociais. O novo espaço é apoiado pela Casa de Cultura Fazenda Roseira, CDI-Campinas, CIS Guanabara, CLE/Unicamp, coletivo Cultura Campinas, coletivo Socializando Saberes e Nied/Unicamp, entre outras organizações e indivíduos.

Ainda este ano a Casa deve promover um debate sobre o III Fórum da Internet e sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O site da Casa deve ir ao ar em 28 de agosto.

SERVIÇO
Evento: Inauguração da Casa de Cultura Digital de Campinas
Dia: 28 de agosto de 2013
Hora: 18h30
Local: CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira 829), no bairro do Botafogo, em Campinas
Site do evento: http://culturadigitalcampinas.org.br
Transmissão (ao vivo) no link http://socializandosaberes.net.br
Informações: telefone 19-8124-8241 ou e-mail tel@amiel.info
(Hélio Costa Júnior)

 

 

Jovem Cientista recebe inscrições

As inscrições para o XXVII Prêmio Jovem Cientista podem ser feitas até 30 de agosto. Estudantes do ensino médio, do ensino superior, mestres e doutores de todo o país podem concorrer.  Alunos do ensino médio têm também a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios. O Jovem Cientista aborda em 2013 o tema "Água: desafios da sociedade". Mais detalhes no site. Leia matéria do Portal Unicamp

 

 

 

Lançamento

O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de São Paulo (USP) lançam, dia 28 de agosto, às 19 horas, na Livraria Cultura, em São Paulo, o livro A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia. A publicação é organizada pelos professores José Álvaro Moisés e Rachel Meneguello, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e conta com a contribuição de vários pesquisadores. O livro apresenta os resultados da pesquisa A Desconfiança dos Cidadãos das Instituições Democráticas, realizada com o apoio da Fapesp e do CNPq e complementa o quadro analítico introduzido pelo primeiro volume com resultados da pesquisa Democracia e Confiança - porque os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas, lançado pela Edusp, em 2010. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7093.

 

 

 

Ciência & Arte nas Férias: projetos podem ser encaminhados à PRP de 19 de agosto a 13 de setembro

Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) recebe, a partir de 19 de agosto, as inscrições para a edição de 2014 do Programa Ciência & Arte nas Férias. O Programa visa proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública, a oportunidade de participarem no desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da Unicamp, durante o período de férias escolares. O Ciência & Arte ocorrerá de 8 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014, sob a supervisão de professores e pesquisadores da Unicamp.

Docentes ou pesquisadores da Uncamp devem encaminhar um único projeto à Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico. Uma versão impressa (e assinada) também deve ser entregue à Faepex, até 13 de setembro. O projeto envolve (no mínimo) dois bolsistas e só poderá ser submetido por docentes ou pesquisadores da Universidade.

Eventualmente e mediante justificativa à coordenação do Programa, um laboratório poderá acolher até quatro alunos. No entanto, o montante de recursos destinado será o mesmo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 19-3521-2973, 3521-4614 ou e-mail ciencianasferias@unicamp.br

 

 

 

 

Ambulatório de Planejamento Familiar convida voluntárias para pesquisa clínica

O Ambulatório de Planejamento Familiar da Unicamp está convidando mulheres, de 18 a 45 anos, para participarem como voluntárias em uma pesquisa clínica de um novo contraceptivo. As interessadas deverão entrar em contato pelos telefones 19-3289-2856 ou 3521-7087, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

 

 

 

FCM oferece bolsas de pós-doc e busca voluntários para pesquisa em câncer

 

 

Pós-doutorado em Demografia Econômica

O Instituto de Economia (IE), o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) recebem, até 23 de agosto, as inscrições para a bolsa de pós-doutorado em Demografia Econômica no âmbito do Projeto Temático Fapesp 08/58160-5: "Geração de cenários de produção de álcool como apoio para a formulação de políticas públicas aplicadas à adaptação do setor sucroalcooleiro nacional às mudanças climáticas". As áreas de atuação são Demografia econômica, Economia agrária, Economia dos recursos naturais e Sociologia rural. Para mais informações, acesse o site.

 

 

 

Labjor prorroga inscrições para mestrado
em divulgação científica e cultural

As inscrições ao processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, foram prorrogadas até 31 de agosto de 2013. Consulte o edital.

 

 

 

A América Latina por si mesma

Diários de motocicleta, Machuca, Batismo de sangue, Um conto chinês e Memórias do saque. Os filmes da mostra "A América Latina por si mesma" serão exibidos, de 26 a 30 de agosto, no Espaço Cultural Casa do Lago. As apresentações marcam uma década de existência do Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Facamp. As sessões acontecem entre 16 e 19 horas. Entre elas, professores da instituição debaterão com o público, as temáticas abordadas nas obras filmográficas. A Casa do Lago fica na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Mais informações: 19-3521-7017.

 

 

Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp promoverá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções da Universidade, o I Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer. O objetivo do evento é fomentar a discussão acerca da pesquisa e do desenvolvimento de novos fármacos anticâncer. As inscrições para o envio de trabalhos podem ser feitas até 15 de agosto. Os critérios devem ser conferidos no site do simpósio, neste link.

De acordo com João Ernesto de Carvalho, pesquisador do CPQBA e organizador do evento, entre os temas que serão debatidos por especialistas de diversas áreas estão aspectos relacionados com a extração, isolamento e identificação de produtos de originem natural (plantas, micro-organismos e organismos marinhos) que possam servir à formulação de fármacos destinados ao tratamento de cânceres. "Também vamos refletir sobre questões relativas à síntese de princípios ativos e a modelos de avaliação in vitro e in vivo da atividade anticâncer", informa.

Leia: Simpósio debaterá a pesquisa de fármacos anticâncer

 

 

Livraria do IEL promove descontos de até 25% no mês de agosto

Durante todo o mês de agosto ocorre uma promoção na Livraria da Editora da Unicamp no Instituto de Estudos da Linguagem - IEL. Livros da Companhia das Letras com desconto de 25% e livros da Zahar com 20% de desconto. A livraria funciona das 9 às 18 horas, de segunda à sexta. Mais informações no site da Editora Unicamp ou pelo telefone (19) 3521-7235.

 

 

 

 

 

Livros:

 

Livro da semana

A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

Sinopse: O livro propõe que Camilo Castelo Branco levou a cabo uma autêntica revolução na literatura portuguesa e estuda o modo como se tornou o seu primeiro romancista moderno, suplantando o romance histórico e as formas incipientes de narrativa de ficção romântica. O ensaio pretende mostrar que a experiência de Camilo nos jornais e na prática de gêneros menores foi decisiva para a construção de um novo tipo de discurso, separado das ideias correntes na época sobre o papel da literatura e das escolas literárias. A parte substancial do livro é ocupada com análises de obras-primas de Camilo como Amor de perdição, Memórias do cárcere, O romance dum homem rico, Novelas do Minho.

 

 

Gray's anatomia básica

Acaba de ser lançado o livro Gray's Anatomia Básica (Editora Elsevier), desenvolvido em resposta às solicitações de estudantes e professores do mundo inteiro por uma descrição de anatomia mais concisa do que a apresentada no Gray's Anatomia para Estudantes.

A publicação é de autoria de Richard L. Drake,  A. Wayne Vogl e Adam W. M.Mitchell. O livro contou com a participação de diversos professores do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que fizeram a revisão e a tradução de conteúdo.

Em inglês, o livro está disponível gratuitamente no site www.studentconsult.com. No formato E-book, a partir de setembro, nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google, Cultura, Gato Sabido, Positivo, eBook Cult, entre outras.
Serviço
Livro: Gray's Anatomia Básica
Editora: Elsevier
Autores: Richard L. Drake, A. Wayne Vogl e Adam W. M.Mitchell.
Páginas: 632
Formato: Brochura – 21X28cm
Preço: R$ 185,00

 

 

Livro organizado por docentes da FCA aborda diabetes, educação física e esporte

 

Livro da semana

A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

'Revoltas' decretam o fim do ciclo de redemocratização, diz docente

Quando manifestações começaram, no início de junho, professor de filosofia terminava livro sobre a história política do Brasil e utilizou esforço para decifrar a voz das ruas

 

Livro aborda presença de brasileiras nos mercados transnacionais do sexo

 

Denso e maldito

Dissertação: "História, política e alegoria na prosa ficcional de Dyonelio Machado"

 

Livro questiona 'atraso' da sociedade imperial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares