Unicamp Notícias


 

 

Pesquisadores do IFGW ganham capa da Physical Review Letters

 

Um trabalho liderado por pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) mereceu capa da Physical Review Letters, uma das mais prestigiosas revistas de física do mundo, na edição de 8 de março. Os resultados fazem parte da tese de doutorado de Leonardo Dantas Machado, primeiro autor do artigo, que foi orientado pelo professor Douglas Soares Galvão, do Laboratório de Sólidos Orgânicos e Novos Materiais, do Departamento de Física Aplicada. O artigo é intitulado "Dynamics of the Formation of Carbon Nanotube Serpentines".

"Os nanotubos foram descobertos há décadas, mas ainda não conseguimos controlar sua síntese de maneira que tenham o mesmo diâmetro, o mesmo comprimento e as mesmas propriedades elétricas. E isso é um problema se quisermos usá-los em nanoeletrônica", explica o professor Douglas Galvão. "Uma alternativa é fazer um único nanotubo, extremamente longo. Vem daí a ideia da serpentina, que pode ser transferida facilmente de um substrato para outro e possibilita toda a eletrônica diante da certeza de que, sendo um nanotubo único, manterá as mesmas propriedades em todo o seu comprimento."

Segundo o docente da Unicamp, esse nanotubo único foi obtido experimentalmente faz alguns anos, mas não se sabia como ele se forma. "A nossa simulação permitiu reproduzir o processo de formação. É uma simulação envolvendo vários milhões de átomos e conseguimos ver a estrutura de forma consistente, tal como os pesquisadores experimentais. Uma aplicação imediata dessas serpentinas está na produção de nanocircuitos com mais precisão e um comportamento mais próximo do esperado."

Além de Leonardo Machado e seu orientador, assinam o artigo Sérgio Legoas, ex-aluno de pós-doutorado do IFGW, e os experimentais Jaqueline Soares e Ado Jorio, do Brasil, e Nitzan Shadmi e Ernesto Joselevich, de Israel. "Quem produziu a primeira serpentina experimentalmente foi esse grupo israelense. De um encontro meio casual numa conferência, trocamos um pingue-pongue por e-mail e iniciamos a colaboração para tentar essa simulação", recorda o professor.

Em dezembro do ano passado, a Physical Review Letters reservou a capa para outro trabalho com participação de um docente do IFGW, Gustavo Wiederhecker, do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos. Os coautores deste artigo – "Synchronization of Micromechanical Oscillators Using Light" – são Mian Zhang, Sasikanth Manipatruni, Arthur Barnard, Paul  McEuen e Michal Lipson. "Não se faz a capa desta revista muitas vezes, é sempre um destaque especial. Os últimos seis meses têm sido bastante produtivos para o nosso grupo, que publicou também na Science e ganhou uma página inteira de O Estado de São Paulo", finaliza Douglas Galvão.

 

 

 

 

Seminário marca início de parceria entre Instituto de Economia e Leeds

O Seminário Macroeconomics and Policy Intervention deve marcar de hoje em diante a cooperação entre a Universidade de Leeds e a Unicamp. A apresentação do professor da área de economia da universidade inglesa Giuseppe Fontana, no auditório do Instituto de Economia, na manhã desta terça-feira, reuniu alunos, professores e pesquisadores, público-alvo do encontro. O evento, de acordo com o professor Maurício Serra, é parte da estratégia da parceria que está sendo construída agora. A cooperação envolve futuros intercâmbios entre alunos e pesquisadores das duas instituições, bem como projetos de pesquisa. "O objetivo é fazer com que as pessoas se conheçam", enfatiza Serra. Na delegação, estiveram presentes também profissionais da área administrativa da Universidade de Leeds.

Segundo Serra, apesar de se conhecerem em congressos e redes, a formalização contribuirá para fortalecer os pontos de contato. O seminário será replicado, em breve, na instituição inglesa.

De acordo com o diretor do Instituto de Economia e um dos organizadores do evento, o evento vai ao encontro da proposta da Unicamp de ampliar a internacionalização. "Quando falamos nisso, pensamos em uma avenida de mão dupla. Enviamos alunos, mas também temos de receber. E para nossa satisfação a Universidade de Leeds tem interesse em enviar alunos e pesquisadores de lá para o Brasil". 

Leia: Seminário marca início de parceria entre Instituto de Economia e Leeds

 

 

 

 

 

 

Fórum debate desafios para a saúde dos trabalhadores

 

Fórum Permanente realizado nesta terça-feira (19) na Unicamp discutiu os desafios e perspectivas para a saúde dos trabalhadores. O evento foi organizado pelas docentes Aparecida Mari Iguti, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e Maria Inês Monteiro, da recém-criada Faculdade de Enfermagem da Unicamp. 

"Hoje, as crianças já são educadas para o trabalho, que se tornou uma questão central na sociedade. Mas a cada dia que passa, refletimos menos sobre as condições de trabalho. As pessoas estão adoecendo, tendo muitos agravos decorrentes das más condições de trabalho. Queremos colocar esta temática em evidência", justifica Aparecida Mari Iguti, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM. 

Na Europa já existe um prolongamento da vida no trabalho, compara a colega Maria Inês Monteiro. Este processo, de acordo com ela, também tem seu início no Brasil, principalmente entre os jovens. "A nova geração vai ter uma vida mais longa no trabalho, em torno de 40 a 45 anos. Portanto, como o ser humano, que hoje trabalha até 18 horas, vai ter saúde durante este longo período", questiona. 

Leia: Fórum debate desafios para a saúde dos trabalhadores

 

 

 

 

 

Doenças negligenciadas são foco de colaboração internacional para pesquisa

Doença de Chagas, leshimaniose e malária estão entre as chamadas doenças negligenciadas que foram pauta das reuniões ocorridas na quinta-feira (14), na Unicamp, com a organização iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drugs for Neglected Diseases initiative – DNDi). O reitor Fernando Costa recebeu a comitiva da organização, juntamente com o pró-reitor de extensão João Frederico da Costa Azevedo Meyer, que depois seguiu para o Instituto de Química, onde a aguardavam os professores Antônio C. Herrera Braga, vice- diretor do Instituto, e Luiz Carlos Dias, principal responsável pelas pesquisas nessa área realizadas na Universidade . A visita teve como objetivo acertar os detalhes do convênio que está sendo firmado entre as duas instituições.

A Unicamp já vem trabalhando, desde 2008, com a Organização Mundial da Saúde, em um projeto relacionado à preparação de compostos para a doença de Chagas. Segundo o professor o Luiz Carlos Dias, a parceria com a DNDi é uma continuação desse projeto, começando com a doença de Chagas, com possível extensão para outras doenças, como leximaniose.

Leia: Doenças negligenciadas são foco de colaboração internacional para pesquisa

 

 

 

Governo vê potencial industrial na energia solar mesmo sem demanda interna

Exportações justificariam produção apesar do espaço reduzido na matriz nacional, aponta MDIC no 3º Inova FV

 

O governo federal está apostando na capacidade de desenvolvimento tecnológico e no potencial industrial da energia solar fotovoltaica (FV), mesmo que ela ainda demore muitos anos para ocupar um papel de destaque na matriz energética do País. Um novo impulso para o setor foi lançado no ano passado com a regulamentação da geração distribuída, mas a iniciativa privada ainda cobra mais instrumentos para estimular a demanda nacional, como os leilões específicos. Durante evento realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos dias 5 e 6 de março, representantes de ministérios, empresas e academia apontaram as barreiras que ainda emperram a energia FV e discutiram os possíveis cenários futuros das pesquisas e da inovação tecnológica.

Leia: Governo vê potencial industrial na energia solar mesmo sem demanda interna

 

 

 

 

 

Técnica permite análise integrada e mais precisa de lesões cerebrais

 

Uma nova técnica desenvolvida na Unicamp permite analisar de forma integrada e mais precisa os diferentes tipos de lesões cerebrais. O método, automatizado, auxiliará médicos e especialistas no diagnóstico de alterações na substância branca do cérebro, que podem estar associadas à esclerose múltipla, lúpus e acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo, de caráter preliminar, foi conduzido pela engenheira de teleinformática Mariana Pinheiro Bento. Ela defendeu em fevereiro último dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. Alguns resultados já foram apresentados este ano no Congresso da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE, na sigla em inglês).

O método pode trazer vantagens, principalmente, para a investigação de lesões que ainda não foram caracterizadas, como, por exemplo, as causadas pelo lúpus, doença rara e autoimune. A técnica, explica a pesquisadora Mariana Bento, poderá colaborar tanto no diagnóstico, como no acompanhamento dos pacientes.

"Inclusive poderemos saber no futuro não somente se as lesões aumentaram ou diminuíram, mas o quanto elas aumentaram ou decresceram e de que forma aconteceu. Isto se torna muito importante para o monitoramento do paciente ao longo do tempo", reforça a engenheira.

Leia matéria completa: Técnica permite análise integrada e mais precisa de lesões cerebrais

 

 

 

 

 

Aditivo natural reduz custo e pode melhorar desempenho do biodiesel

 

O químico da Unicamp Rodrigo Alves de Mattos formulou um aditivo natural capaz de melhorar o desempenho e reduzir o custo do biodiesel utilizado na frota brasileira. A principal vantagem é que a mistura desenvolvida no Instituto de Química (IQ) diminui a possibilidade do entupimento do combustível no motor. Com isso, o biodiesel pode ser produzido a partir de matérias-primas mais baratas, como a gordura animal. O aditivo é constituído de resíduos da casca de cítricos e de resinas de árvores utilizadas na indústria de papel e celulose.

A falta de fluidez do biodiesel pode impedir o seu escoamento do tanque até a câmara de combustão do veículo, causando desde pequenas falhas até sérios danos ao motor. Esta fluidez é influenciada tanto pela matéria-prima utilizada

na produção do biodiesel, como pelas condições de temperatura e pressão atmosférica.

A probabilidade de entupimento aumenta, por exemplo, quando o biodiesel é produzido a partir de insumos menos nobres, caso da gordura animal. Além dela, o biodiesel pode ser obtido por outras fontes renováveis, entre as quais os óleos vegetais. Apesar de mais apropriados para a produção deste combustível, eles são matérias-primas mais caras por também serem utilizadas como produtos alimentícios. É o caso do óleo de soja e da semente de girassol.

Leia matéria completa Aditivo natural reduz custo e pode melhorar desempenho do biodiesel

 

 

 

 

Equipe Nacional de Ginástica da Dinamarca vêm à Unicamp

A Equipe Nacional de Ginástica da Dinamarca, uma referência mundial, fará uma turnê internacional de dez meses em 12 países. Nesta semana, estará em São Paulo e em Campinas. O grupo fará uma apresentação no estacionamento do Ginásio da Unicamp, em frente à Faculdade de Educação Física (FEF), na quinta-feira (21), às 19 horas. O evento é aberto ao público. Os interessados, alunos do curso de Educação Física e grupos praticantes da Ginástica, poderão ainda participar de oficinas, desde que se inscrevam nas unidades do Sesc-Campinas que irão receber o grupo.

 

 

 

 

Cecom e CDC abrem exposição Arte Naif

 

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) abrem no dia 21, às 9 horas, a Exposição Itinerante, do Projeto Espaço de Arte, denominada Arte Naif: Brasil em Cores. O trabalho é da artista plástica Eliete Tordin e tem curadoria de Sandra Caro Flório. O evento encerra no dia 15 de maio, às 17 horas. O Espaço de Arte fica na Rua Vital, 150. Mais informações pelo telefone (19) 3521-9002 ou 3521-1739.

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

 

 

Workshop Germany-Brasil

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e o Institut for Mining & Energy Law-Ruhr University of Bochum organizam nos dias 19 e 20 de março, no auditóirio ID-2 (sala de defesa de teses), o workshop "Germany-Brasil: comparando as políticas públicas brasileiras e alemãs - experiências sobre fontes de energia renováveis ​​e eficiência energética". Mais detalhes na página eletrônica.

 

 

 

João Paulo Krajewski lança livro no IB

O Instituto de Biologia (IB) recebe, para palestra e lançamento do livro "Vida em nossos Mares", João Paulo Krajewski, aluno da turma de 1999 do IB. O encontro acontece no dia 20 de março, às 16 horas, na Biblioteca do IB (sala IB 02). Na ocasião, Krajewski fala sobre disponilização informações biológicas em imagens e editoração.

 

Krajewski fez seu mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia (Unicamp). Atualmente é pesquisador colaborador do Laboratório de Biogeografia e Macroecologia Marinha do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de  Santa Catarina. Pesquisa história natural e ecologia de peixes recifais e outros organismos marinhos desde 2000. Dedica-se principalmente ao estudo de interação e associações. É também cinegrafista e fotógrafo da natureza. Já escreveu  artigos e recebeu prêmios pelas fotografias que fez da natureza.

 

 

 

GGTE ministra tutorial sobre plataformas tecnológicas

O Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp oferecerá um tutorial sobre as suas plataformas tecnológicas.
A realização do tutorial ocorrerá nos dias 21 e 23 de março. No primeiro dia, o evento acontece no período da manhã. No dia 23, no período da tarde. Podem participam docentes, alunos do Programa PAD & PED e funcionários que dão apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação. O tutorial acontece no Auditório do Centro de Computação (CCEUC), na Rua Saturnino de Brito, 45. Inscrições e outras informações no endereço

 

 

 

Oficina para calouros

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), através de seu Serviço de Orientação Educacional, organiza no dia 20 de março, às 12h30, na Sala PB14, a  Oficina para calouros "Cheguei e daí? Conversando sobre adaptação à universidade".  Mais detalhes no site do evento: www.sae.unicamp.br ou telefone 19-3521-6539.

 

 

 

Sinfônica homenageia o músico Radamés Gnattali

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) entra no circuito das homenagens ao grande compositor brasileiro Radamés Gnattali (1906/1988) - lembrado, em 2012, pelos 25 anos de morte -, com concerto especial nesta quarta-feira (20), às 20 horas, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

Sob a batuta do maestro espanhol Octavio Más-Arocas – regente participante do programa do Artista Residente – uma parceria entre o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp e o Departamento de Música do Instituto de Artes - e solos do violinista Artur Huf, a OSU interpreta o Concerto para violino nº 3, de Gnattali. Para encerrar a noite, a Sinfonia nº 2, de Johannes Brahms (1833/1897), uma das mais importantes (e populares) do repertório sinfônico.

Saiba mais: Sinfônica homenageia o músico Radamés Gnattali

 

 

 

Gibi feito por alunos do PIC Jr. é lançado na Casa do Lago

Será lançado nesta quarta-feira (20) um gibi feito por alunos do Projeto PIC Jr., iniciativa ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa. A solenidade ocorrerá no Espaço Cultural Casa do Lago, às 19h30. O evento é aberto ao público.

 

 

 

Colloquium for Philosophy and History of Formal Sciences

O 1st CLE Colloquium for Philosophy and History of Formal Sciences acontece de 21 a 23 de março, no Centro de Convenções da Unicamp. Abertura: 9 horas. O objetivo é promover reuniões regulares permitindo colaborações entre os interessados por pesquisas em Filosofia e História das Ciências Formais Mais detalhes no link http://www.cle.unicamp.br/principal/1stcle4science/ ou telefone 19- 3521-4951.

 

 

 

 

Palestra no IFGW aborda detecção de raios cósmicos por rádio

No próximo dia 21, o professor Frank Schröder, estudioso de chemistry and physics da University of Hamburg, Alemanha, discutirá a possibilidade da detecção de raios cósmicos por rádio. O evento acontecerá às 11 horas, no auditório Meson Pi, no prédio Pierre Auger do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), organizado pela professora Arlene Cristina Aguilar da Unicamp.

 

 

 

 

Nepam organiza Semana de Arqueologia

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (/Nepam) organiza a I Semana de Arqueologia "Arqueologia e Poder", entre 19 e 21 de março de 2013, na Unicamp. Inscrições e outras informações no link.

 

 

 

 

 

Caio Antunes na Faculdade de Educação

No dia 22 de março, das 17h às 19h, a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp recebe o pesquisador Caio Antunes, docente da Universidade Federal de Goiás. Ele é autor do livro "A Educação em Mészáros - Trabalho, alienação e emancipação". Antunes participará  do Colóquio do Grupo Paideia, cujo tema é "A Educação em Mészáros". Na oportunidade, também acontece o lançamento do livro, que faz um estudo sobre o pensamento político e educacional de István Mészáros. O evento acontece na sala de congregação da FE.

 

 

 

Enfermaria de Pediatria recebe doações de ovos de páscoa

A Enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp já está recebendo doações de ovos de páscoa nº 12 (com brinquedo dentro) para as crianças que atualmente encontram-se internadas na unidade. A festa de páscoa está marcada para o dia 26. As entregas podem ser feitas até o dia 22 de março, no 4º andar do HC. Mais detalhes: 19-3521-7458.

 

 

 

X Seminário Nacional de História da Matemática

Iniciativa do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), de 24 a 27 de março de 2013, no Centro de Convenções da Unicamp, às 13 horas, acontece o X Seminário Nacional de História da Matemática (X SNHM). O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, interessados na área de História da Matemática. Mais detalhes na página eletrônica http://www.cle.unicamp.br/principal/xsnhm/

 

 

 

 

"Arrudiados de oração": Exposição fotográfica na Casa do Lago

Maria Catarina Rabelo Bózio, jovem fotógrafa original de São José dos Campos, fixada em Campinas desde 2009, assina a exposição "Arrudiados de oração", de 19 a 29 de março, no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp. A exposição é composta por 20 fotos que retratam cenários da Festa do Divino, tiradas em São Luís do Paraitinga em2009 e 2010, exatamente um ano antes e um ano após a enchente que destruiu a Igreja Matriz da cidade. As manifestações religiosas que ocuparam o espaço público mesmo após o desastre e a aurade magia criada a partir desta articulação popular seduziram e surpreenderam Catarina Bózio, que se declara apaixonada pela fotografia de temática religiosa: "minha principal matéria prima são os detalhes no comportamento dos devotos. Gosto de perceber a relação única de cada indivíduo com a sua fé".

Mais informações desta mostra no site da Casa do Lago.

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares