Unicamp Notícias


 

 

Lume Teatro ganha Prêmio Shell

Reconhecimento veio pelos 25 anos de pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp

O Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - foi premiado na 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro, na categoria Especial,  pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa.  A premiação aconteceu na noite da última terça-feira (12), em São Paulo. A seleção foi feita por um júri formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, Marici Salomão, Mario Bolognesi e Noemi Marinho.
"Esse prêmio é mais que merecido pensando na semente plantada por Luís Otávio Burnier (fundador do Lume Teatro), e  em todos que a mantêm viva", enfatizou a atriz Naomi Silman. "O que me vem à lembrança é Burnier quando quis criar um núcleo que contribuísse para a cena do teatro brasileiro. Perseveramos. Esse prêmio é dedicado a ele", reiterou o ator Carlos Simioni.

Além do prêmio, o ator Renato Ferracini, destacou a importância do "reconhecimento dos pares". Para a atriz Raquel Scotti Hirson, "é um estímulo para continuar, continuar. É um continuar transformador, redescoberto, recriado".

Leia mais: Lume Teatro ganha Prêmio Shell

 

 

 

 

Do computador para a ciência forense

Tese propõe três métodos computacionais que podem ser úteis em procedimentos tradicionais

 

As gerações mais antigas se lembram de Sherlock Holmes, personagem criado pelo médico e escritor escocês Arthur Conan Doyle, precursor dos métodos científicos de pesquisa policial, muito lido no Brasil no século passado. Nos anos de 1970, foi sucesso na televisão a famosa série estrelada pelo ator Peter Falk, protagonista do tenente Columbo, que desvendava crimes utilizando um raciocínio dedutivo e aparecia sempre na cena do crime com um gabardine surrado e encardido, conduzindo um Peugeot velho. Em um futuro muito próximo, para deleite de futuras gerações, é provável que as investigações de Sherlock Holmes sejam mostradas no interior de um laboratório de informática e Columbo apareça na cena do crime acompanhado por um sofisticado e compacto sistema de computação, conduzido por um veículo de linhas espaciais.

Fantasias à parte, é para essa direção que apontam as pesquisas realizadas por Fernanda Alcântara Andaló, bacharel em ciência da computação pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre e doutora pelo Instituto de Computação (IC) da Unicamp, para onde veio para a pós-graduação atraída pelo renome da instituição e pelo fato de já conhecer e admirar o trabalho desenvolvido pelo professor Siome Klein Goldenstein, seu orientador no doutorado.

Leia matéria: Do computador para a ciência forense

 

 

 

 

Unicamp amplia intercâmbio com AL

Missão colombiana formada por 85 integrantes visitou o campus nesta quarta-feira

 

 

A visita de uma numerosa missão da Colômbia, nesta quarta-feira (13), integrada por 85 representantes de instituições de ensino superior e órgãos do governo da Colômbia, ilustra o incremento que a Unicamp vem promovendo na cooperação e intercâmbio com a América Latina. "É uma satisfação muito grande recebê-los na Universidade de Campinas, que tem como um dos seus objetivos mais importantes aumentar o grau de internacionalização", ressaltou o reitor Fernando Costa, ao recepcionar a delegação. "A cooperação com os países vizinhos – e a Colômbia em especial – é uma das nossas prioridades. Não por acaso, o maior número de estudantes estrangeiros nesta Universidade é de originários da Colômbia", completou o reitor.

O encontro faz parte do programa Missões Acadêmicas para a Promoção da Educação Superior na América Latina (Mapes), instituído pelo governo colombiano em 2009, sendo que esta viagem ao Brasil tem o apoio dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores de ambos os países. "Em 2012, a Unicamp recebeu 26 colombianos na graduação, equivalente a 8% dos nossos alunos de intercâmbio, e 203 na pós-graduação, o que representa 32% dos estrangeiros", informou o professor Alberto Luiz Serpa, coordenador de Relações Institucionais e Internacionais. "Juntos, eles compõem a maior população vinda do exterior. Temos vinte acordos com universidades colombianas", acrescentou.

Leia: Unicamp amplia intercâmbio com AL

 

 

 

 

Nova proteína é chave para entender mecanismo do câncer

Pesquisa, inédita, foi feita com células humanas saudáveis e cancerígenas

 

Pesquisa realizada no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Unicamp mostra pela primeira vez a participação de uma proteína específica na adesão e migração celular. O estudo, inédito, feito com células humanas saudáveis e cancerígenas, abre novas perspectivas para entender o mecanismo por meio do qual uma célula se adere ou não à outra e como se espalha pelo organismo.

A pesquisa foi conduzida pela biomédica Karin Barcellos. A orientação foi da médica hematologista Sara Olalla Saad, responsável pelo sequenciamento e descrição da proteína denominada ARHGAP21 dentro do Projeto Genoma Humano do Câncer. O trabalho foi capa da edição de janeiro da Revista de Biologia Química da Sociedade Americana de Biologia Química e Molecular.

"Todas as células do corpo, para formar os tecidos e órgãos, precisam se aderir. Nos tumores, quando a adesão se desfaz, a célula pode sair e invadir outros tecidos, gerando o que chamamos de metástase. Nesse processo de migração, a adesão é essencial. Se adesão é forte, a célula não se solta", explica Karin.

A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (INCT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contou com a colaboração de pesquisadores do Departamento de Fisiologia e Desenvolvimento Biológico da Universidade Brigham Young, Estados Unidos.

Leia mais: Nova proteína é chave para entender mecanismo do câncer

 

 

 

 

 

Navegando na rede de oferta e na demanda da música digital

Tese desenvolvida na FEC descreve logística e transporte de ativos, identificando atores envolvidos no processo

O professor Raul Arellano Caldeira Franco é autor de um estudo único em que descreve um sistema novo e complexo: a logística e especialmente o transporte de ativos digitais na rede de oferta e demanda de música via internet – a Digital Supply Chain (DSC). A tese de doutorado identificando os atores, estrutura, processos, relações, finalidades, fluxos e características econômicas e de serviço de transporte na DSC, orientada pelo professor Orlando Fontes Lima Júnior, foi defendida junto à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp.

"Na área de logística, a abordagem sempre foi predominantemente física: armazenagem, separação de pedidos, transporte, distribuição de produtos. A questão colocada para o doutorado era se existiria um sistema similar no mundo virtual", explica Raul Arellano. "A grande lacuna na literatura acadêmica – que traz muito sobre tecnologias, marketing e pirataria – era a falta de uma descrição de como funciona o sistema de logística e de transporte de ativos digitais. Como na biologia, quando se encontra uma espécie nova, é preciso descrevê-la antes de evoluir para outros estudos".

Leia: Navegando na rede de oferta e na demanda da música digital

 

 

 

 

 

Tese desvenda ação de endotoxinas em infecções na polpa dentária

Estudo da FOP foi contemplado com o Prêmio Capes na área de odontologia

 

A professora Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, da área de endodontia – especialidade da área de odontologia responsável pela prevenção, tratamento e eliminação da dor de origem pulpar (do nervo) e periapical (da extremidade da raiz do dente) – da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, tem se sentido particularmente gratificada com os resultados obtidos por seus orientados. Com efeito, desde 2007 eles vêm sendo aquinhoados com os prêmios Capes de teses e recebendo menções honrosas. O Prêmio Capes de Teses e o Grande Prêmio Capes de Tese foram instituídos com o objetivo de outorgar distinção às melhores pesquisas de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, com base nos quesitos originalidade e qualidade.

Na edição de 2012, o vencedor do Prêmio Capes de Teses na área de odontologia foi o cirurgião dentista Frederico Canato Martinho, que investigou o papel das endotoxinas nas infecções endodônticas – assim chamadas porque desenvolvidas na polpa dentária. A pesquisa envolveu o emprego de diferentes manobras endodônticas – tais como uso de técnicas e de substâncias específicas – utilizadas na redução ou eliminação dos micro-organismos e endotoxinas e também o monitoramento do potencial inflamatório dessas endotoxinas, que se manifesta através da produção de quimiocinas e citocinas pró-inflamatórias. Com efeito, as bactérias gram-negativas possuem em sua membrana externa as endotoxinas, as quais são capazes de estimular células a produzirem citocinas pró-inflamatórias envolvidas na destruição tecidual periapical.

Leia: Tese desvenda ação de endotoxinas em infecções na polpa dentária

 

 

 

 

De corpo e alma

A educadora e fotógrafa Paula Cabral: "A intenção nunca foi ilustrar o trabalho de Hilda, mas sim conversar com o trabalho dela"

 

"Avassalador." Assim a educadora e fotógrafa Paula Cabral define o encontro com o texto da escritora e poetisa brasileira Hilda Hilst durante sua pesquisa de mestrado, intitulada "Imagens da Poesia Erótica de Hilda Hilst". O diálogo com a poesia de Hilda, presente no livro Do Desejo (2004), resultou em produto poético-fotográfico construído a partir de divergências, convergências, fusões e confusões entre os motivos pertinentes da obra da escritora e os da leitora. "A intenção nunca foi ilustrar o trabalho de Hilda, mas sim conversar com o trabalho dela, aproximando-me de seus temas". A produção experimental dialoga diretamente com fragmentos da poesia hilstiana e com as ideias e as construções sobre o desejo apresentadas por ela no livro.

A paixão pela força das palavras da escritora fez com que Paula mudasse o foco da pesquisa, que inicialmente seria um estudo sobre a relação entre texto e fotografia, com base na obra de outra escritora brasileira. A sugestão do orientador, Joaquim Brasil Fontes, foi imprescindível para que o trabalho extrapolasse a análise e despertasse, a cada poema composto por Hilda, o desejo de produzir imagens fotográficas que dialogassem com elementos e fragmentos dessa poética. "A obra provocou um turbilhão de sentimentos." E o envolvimento foi inevitável, segundo Paula.

Ao longo do conteúdo até as reflexões finais sobre a relação entre autora e leitora, nota-se não somente o desejo de fazer poesia em fotos, mas o de fazer poesia em texto, como neste trecho da introdução: "Desejava-se o casamento entre fotos e palavras. Um casamento, entretanto, que fosse intenso, apaixonado, com direito a todos os binômios que a paixão carrega. Enfim, para que se pudesse estabelecer uma conversa entre fotografia e literatura de forma expressiva, criativa e honesta, era preciso movimento interno. Fazia-se necessário que a palavra escrita explodisse durante a leitura, no desejo de ser também imagem. O boom fazia-se necessário, o caos, a desestabilização. Ora, não se queria algo morno. Depois de conhecer o inferno, o morno torna-se muito pouco."

Leia: De corpo e alma

 

 

 

 

Sob o jugo e a trava da legislação

Estudo aponta as dificuldades impostas por leis obsoletas ao desenvolvimento da bioprospecção

 

 

A legislação que regulamenta as atividades de bioprospecção no Brasil é draconiana, o que tolhe o desenvolvimento de produtos e processos a partir dos recursos oferecidos pela biodiversidade. A avaliação é da economista Andréia Mara Pereira, que acaba de defender tese de doutorado sobre o tema, no Instituto de Economia (IE) da Unicamp. No trabalho, que foi orientado pelo professor Bastiaan Philip Reydon, a autora faz uma profunda investigação acerca dos impedimentos criados pela Medida Provisória (MP) que rege a matéria, em vigor desde 2001. Como alternativa a esses entraves, a pesquisadora propõe, com base em diversos estudos de caso, a adoção de normas mais flexíveis e a criação de uma instituição para gerir o patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais brasileiros, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com Andréia, o conceito de bioprospecção pode ser explicado como a utilização dos recursos (bioquímicos e biogenéticos) da fauna e da flora para o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado, como fármacos, cosméticos, agrícolas, alimentos etc. Na prática, isso tem sido feito pelo homem desde tempos imemoriais, a partir do momento em que ele passou a explorar a natureza para obter recursos que lhe garantissem a sobrevivência.

Leia matéria: Sob o jugo e a trava da legislação

 

 

 

 

Morador despreza área de lazer de condomínios

Pesquisa mostra que, quanto maior o poder aquisitivo, menor o uso de espaços

 

Piscinas com raia, salas de cinema, SPA com banheiras de ofurô, quadras de squash, áreas gourmet. Estes são apenas alguns dos itens de lazer coletivo oferecidos pelo mercado para os condomínios verticalizados voltados para a população de maior poder aquisitivo. Mas será que seus moradores usufruem de todos esses espaços e equipamentos? Uma pesquisa apresentada no Programa de Pós-Graduação de Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) revelou que a maioria das famílias não faz uso dos espaços comuns para lazer.

O estudo de caso foi feito em três condomínios, localizados na área central de Guarulhos na Região Metropolitana de São Paulo, e seus resultados apontaram que, quanto maior a renda dos moradores, menor é o seu uso, embora seja exatamente onde os espaços livres de uso comum sejam amplos e diversificados.

"Os espaços coletivos mais utilizados são piscina e salão de festas. No entanto, a tendência atual nos grandes centros urbanos é oferecer um número grande de espaços livres e equipamentos para uso coletivo, em detrimento da área útil dos apartamentos. Acredito que as decisões de projeto para esses ambientes devam contribuir para a qualidade de vida dos moradores em plenitude", afirma a arquiteta Gislaine Cristina Villela Araújo, que apresentou dissertação de mestrado sob orientação do professor Francisco Borges Filho e da professora Silvia Mikami Pina. Para Gislaine Araújo, a falta de tempo e o envolvimento com várias atividades podem ser causas para que as famílias não façam uso frequente desstes espaços. "Há também a opção por menor número de filhos e o envolvimento grande com o trabalho", acredita.

Leia matéria: Morador despreza área de lazer de condomínios

 

 

 

 

 

Extrato da casca da jabuticaba prolonga a vida de probióticos

Composto com ação antioxidante foi empregado
em produtos como queijos e iogurtes

 

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp obtiveram um extrato natural a partir da casca da jabuticaba, fruta nativa e abundante no país, bastante cultivada em pomares domésticos. O composto bioativo foi utilizado em alimentos com probióticos, como queijos petit suisse e iogurtes, desenvolvidos especificamente para o estudo. A utilização do extrato da jabuticaba nestes produtos possibilitou dois benefícios: aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e ação antioxidante natural, benéfica para a saúde.

Alimentos com probióticos são aqueles que possuem organismos vivos capazes de ajudar a manter o equilíbrio intestinal quando consumidos adequadamente. Entre os principais produtos, também considerados funcionais, estão alguns tipos de queijos, iogurtes e bebidas lácteas. Já os alimentos com função antioxidante natural retardam a formação de radicais livres no organismo, que podem causar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

O estudo, de caráter interdisciplinar, foi desenvolvido pelos pesquisadores Rodrigo Nunes Cavalcanti e Adriano Gomes Cruz nos laboratórios de Separação Física (Lasefi) e de Embalagem e Estabilidade de Alimentos. A investigação foi orientada pelos docentes Maria Angela de Almeida Meireles, do Departamento de Engenharia de Alimentos, e José Assis Fonseca Faria, do Departamento de Tecnologia de Alimentos. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leia matéria: Extrato da casca da jabuticaba prolonga a vida de probióticos

 

 

 

 

 

Seleção Brasileira de Futebol de Cinco para Cegos faz avaliação na Unicamp

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp faz nesta quinta-feira, dia 14, uma avaliação da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco para Cegos. O trabalho, sob coordenação do professor José Irineu Gorla, do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada e assessor da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, acontece às 14h30, no Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o LABFEF. A Seleção Brasileira é tricampeã paralímpica.

 

 

 

 

 

Ciência & Arte nas Férias, PIC Jr. e ProFIS revelam novos talentos para a Unicamp

 

 

Letícia Rizzi

 

Programas como o Ciência & Arte nas Férias, que acontece anualmente nas férias de verão, e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC-Jr.), que ocorre ao longo do período de seis meses, têm atraído a atenção de jovens de Campinas que desejam conhecer a Unicamp e sonham com a chance de estudar aqui no ensino superior. Essas iniciativas têm abrido as portas da instituição para projetos mais audaciosos ainda, como o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que elege alunos de todas as escolas da cidade, selecionados com base nas notas do Enem, para cursarem uma das melhores universidades do mundo, isso após o período preparatório de dois anos para adquirir conhecimentos gerais. Esse programa permite que os jovens adentrem a Universidade sem a necessidade de prestar o vestibular.

Leia mais: Ciência & Arte nas Férias, PIC Jr. e ProFIS revelam novos talentos para a Unicamp

 

 

 

 

 

Docente do IFGW escreve na PNAS sobre as 'espécies em anel'

 

A prestigiosa revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos EUA, acaba de publicar artigo assinado por autores brasileiros que simula a evolução das chamadas "espécies em anel".  Os pesquisadores criaram programas de computação que permitem prever, a partir de dados reais de uma espécie de pássaro, como ela vai gradualmente evoluir em espécies distintas no horizonte de 30 mil anos. Trata-se do Greenish Warbler (Phylloscopus trochiloides), uma ave cantante que habita florestas na Sibéria e em torno do Planalto Tibetano – seu nome pode ser traduzido para o português como Felosa Esverdeada.

O professor Marcus Aloizio Martinez de Aguiar, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, assina o artigo com Ayana de Brito Martins, bióloga e sua aluna de doutorado pela USP, e Yaneer Bar-Yam, do New England Complex Systems Institute. "Esse trabalho está relacionado com um anterior, publicado na Nature e que o Jornal da Unicamp também registrou. Nele, já mostrávamos que novas espécies podem se formar de uma maneira diferente. A mais aceita pelos biólogos é baseada na divisão geográfica de uma população em duas partes, devido, por exemplo, ao surgimento de rios ou montanhas. É o mecanismo de especiação alopátrica, em que as duas populações vão evoluindo independentemente, adquirindo características diferentes."

Leia: Docente do IFGW escreve na PNAS sobre as 'espécies em anel'

 

 

Agenda de Eventos

 

 

Curso sobre implante coclear no HC

Campinas sediará no dia 15 de março o evento Unicamp de Implante Coclear e Reabilitação Cirúrgica da Audição. Trata-se de uma oportunidade para entrar em contato com novas tecnologias, tratamentos e técnicas na área da Otorrinolaringologia. Focada na discussão de casos clínicos, a formatação do evento privilegiará as condutas que os otorrinolaringologistas e otologistas encontram no dia a dia da prática clínica. Os interessados podem se inscrever pelo site. O encontro está marcado para as 7h30, no Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, seguindo até 17 horas. No dia seguinte, 16, programação médica acontece das 8 às 12 horas. Vagas limitadas. Mais informações pelo telefone 19-3521-7165 e pelo e-mail otorrino.unicamp.hc@gmail.com.

 

 

 

 

Brito Cruz profere aula magna aos alunos do Programa de Pós-graduação do DPCT/IG

A aula magna "Universidade e Inovação" será proferida pelo professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, dia 15 de março, às 14h30, no Auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Brito fala aos alunos do Programa de Pós-graduação do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG). O evento marca a abertura do ano letivo de 2013.  A organização é da professora Maria Beatriz Machado Bonacelli. Mais informações: 19-3521-5124 ou 3521-4555.

 

 

 

 

Ricardo Young fala sobre a sustentabilidade do novo milênio

No dia 15 deste mês, Ricardo Young ministra palestra no auditório do Instituto de Economia (IE) sobre Sustentabilidade no Novo Milênio, às 19h30. Young foi presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo. O evento é organizado pelo IE. Informações pelo telefone (19) 3521-5708.

 

 

Minicurso e palestra com Pablo Piccato

O professor Pablo Piccato, da Columbia University,  ministra, de 18 a 21 de março, o minicurso "Genero y Crimen en la esfera pública: Narrativas y debates a mediados del siglo veinte". Piccato também  profere palestra, dia 19 de março, às 10 horas, na Sala de Projeções do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Aborda: "Los Pistoleros como autores: Algunas reflexiones sobre historia y violencia en México em el siglo XIX".

 

 

 

 

Tributo a James Hillman

Nos dias 15, 16 e 17 de março a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp receberá, em seu maior auditório, profissionais de destaque em diferentes áreas como Filosofia, Educação, Psicologia e Literatura, que estudaram, ouviram, conviveram e trabalharam com James Hillman, celebrando a vida e sua obra. O Tributo a James Hillman começará com a realização de um ritual de abertura na sexta-feira à noite, às 19 horas, especialmente criado por Maren Hansen. Logo após, o fundador da Pacifica Graduate Institute, Stephen Aizenstat, fará a palestra inicial. No sábado, o Tributo contará com palestras o dia todo, abordando a Psicologia Arquetípica, fundada por Hillman, em diversas áreas de interesse. Ao final deste segundo dia, todos se reunirão numa homenagem mais íntima, emocionante, de duas horas de duração. Para esta homenagem, cada convidado contará um pouco de sua relação com Hillman em textos mais pessoais. Em seguida, o filho de James Hillman, Laurence Hillman, apresentará uma palestra de uma hora sobre a vida de seu pai, sua ligação com ele e com a Astrologia Arquetípica. Veja programação completa



 

 

Inscrições para cursos da Escola Livre de Música

A Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp, ligada ao Ciddic, está com inscrições abertas para os cursos livres de 18 a 22 de março. A escola oferece cursos para todos os níveis, de escrita e leitura musical, teoria elementar da música, introdução à harmonia, solfejo para cantores à percepção rítmica, estruturação musical, prática coral e violão. Haverá um minicurso gratuito (História da Improvisação: Afrologia e Eurologia na Criatividade Contemporânea). Os interessados podem entrar em contato através do telefone (19) 3521-1700.

 

 

 

 

 

Macroeconomia: IE e Leeds promovem evento internacional

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp realiza no dia 19 deste mês, às 9 horas, em seu auditório, o Seminário Internacional Unicamp - Leeds University. O evento se intitula Macroeconomics and Policy Intervention e é destinado a pesquisadores, alunos e interessados. Informações pelo telefone (19) 3521-5708.

 

 

 

Fórum Permanente de Esporte e Saúde

O Fórum Permanente de Esporte e Saúde, com o tema "Novas e antigas questões em saúde e trabalho: desafios e perspectivas", será realizado no dia  19 de março, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. É organizado pela professora Maria Inês Monteiro. 

 

 

 

Workshop Germany-Brasil

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e o Institut for Mining & Energy Law-Ruhr University of Bochum organizam nos dias 19 e 20 de março, no auditóirio ID-2 (sala de defesa de teses), o workshop "Germany-Brasil: comparando as políticas públicas brasileiras e alemãs - experiências sobre fontes de energia renováveis ​​e eficiência energética". Mais detalhes na página eletrônica.

 

 

 

 

Desafio Unicamp 2013 recebe inscrições até 29 de março

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o objetivo de estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador. O evento engloba o público interessado em empreendedorismo tecnológico, especialmente a comunidade acadêmica – alunos da graduação ou pós-graduação de todo o país.

 

 

 

 

Aulas Abertas Internacionais em Agroecologia

De 11 a 15 de março serão realizadas na Unicamp Aulas Abertas em Agroecologia, dentro da programação da semana presencial do II Curso de Experto universitário en Soberania Alimentária y Agroecologia Emergente, parceria da Unicamp e outras instituições com  a Universidad Internacional de Andalucia. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo site da Rede de Agroecologia da Unicamp http://www.cisguanabara.unicamp.br/rau. Organizador: Rede de Agroecologia da Unicamp e Programa de Extensão em Agroecologia da Unicamp Site do evento: www.cisguanabara.unicamp.br/rau . Mas detalhes: 19-3235-1566

 

 

 

Começa exposição Delfim: Espaço Aquático Futurista

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp promovem, entre os dias 18 de março e 7 de maio, exposição itinerante do projeto Espaço de Arte chamada "Delfim: espaço aquático futurista". O evento, que tem curadoria de Sandra Caro Flório, fica aberto para visitações das 9 às 17 horas na Avenida Roxo Moreira, 1831 (prédio da Reitoria). Mais informações pelos telefones 3521-4652 (Extecamp) e 3521-1739 (CDC).

 

 

 

Canarinhos da Terra recebe inscrições de jovens e crianças de 6 a 14 anos

O Instituto Cultural Canarinhos da Terra está recebendo inscrições de jovens e crianças de 6 a 14 anos. No dia 16 de março o Canarinhos realiza o evento " Venha fazer música com a gente", no Espaço Cultural Casa do Lago, das 8 às 12hs, onde promoverá apresentações, jogos e brincadeiras musicais aos interessados em participar do projeto. Os inscritos poderão participar (gratuitamente) dos cursos e oficinas de repertório, técnica vocal, performance, percussão, preparação corporal e direção cênica. Mais informações: telefones: 3249-0583 / 3579-0583 ou e-mail canarinhos@hotmail.com

 

 

 

Palestra sobre a Universidade de Anglia Ruskin

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza no dia 18 de março, às 12 horas, no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes (BC-CL), palestra da Universidade de Anglia Ruskin, Reino Unido, na qual serão apresentados alguns serviços que a Universidade oferece aos brasileiros nas áreas de Artes, Direito e Ciências Sociais, assim como oportunidades de intercâmbios focados em pesquisa, vocação e empregabilidade. Público-alvo: alunos e professores. 

 

 

Presidente da Capes faz palestra para PAD/PED

Jorge Guimarães, presidente da Capes, é o convidado de mais um Encontro de Aperfeiçoamento PAD/PED. O evento acontece no dia 18, com início às 13h30, no Centro de Convenções da Unicamp e tem como tema "O Papel da Capes no Fortalecimento do Ensino Superior no Brasil". Haverá transmissão ao vivo. Os encontros têm por objetivo introduzir aos monitores (PAD) noções básicas nas áreas que fornecem subsídios teóricos para as práticas de formação de graduandos, bem como aperfeiçoar para o exercício da docência os estudantes de pós-graduação da Unicamp (PED). Informações: 19-3521-7991, email andre@reitoria.unicamp.br.

 

 

Nepam organiza Semana de Arqueologia

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (/Nepam) organiza a I Semana de Arqueologia "Arqueologia e Poder", entre 19 e 21 de março de 2013, na Unicamp. Inscrições e outras informações no link.

 

 

 

 

"Arrudiados de oração": Exposição fotográfica na Casa do Lago

Maria Catarina Rabelo Bózio, jovem fotógrafa original de São José dos Campos, fixada em Campinas desde 2009, assina a exposição "Arrudiados de oração", de 19 a 29 de março, no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp. A exposição é composta por 20 fotos que retratam cenários da Festa do Divino, tiradas em São Luís do Paraitinga em2009 e 2010, exatamente um ano antes e um ano após a enchente que destruiu a Igreja Matriz da cidade. As manifestações religiosas que ocuparam o espaço público mesmo após o desastre e a aurade magia criada a partir desta articulação popular seduziram e surpreenderam Catarina Bózio, que se declara apaixonada pela fotografia de temática religiosa: "minha principal matéria prima são os detalhes no comportamento dos devotos. Gosto de perceber a relação única de cada indivíduo com a sua fé".

Mais informações desta mostra no site da Casa do Lago.

 

 

 

 

 

 

 

Livro da Semana: Da África para o Atlântico

Sinopse: Tomando por referência mais de 150 línguas e famílias linguísticas africanas, e usando dados reunidos em mais de 800 fontes, este volume trata de africanismos potencialmente presentes em todos os níveis linguísticos nas línguas crioulas do Atlântico. A exaustividade, a constante preocupação em confirmar os achados da análise estrutural pelos dados da história externa das línguas e a extrema clareza na defi nição dos conceitoschave fazem deste trabalho uma referência necessária para todos os leitores interessados nas origens das línguas afro-americanas e afro-caribenhas. A solidez dos pontos de vista expressos sobre os propósitos da crioulística e a visão original sobre contato e infl uência linguística tornam esta obra uma leitura obrigatória para todos os linguistas interessados em situações de contato e para os estudiosos de crioulos das mais variadas tendências.

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares