Livro de Severino Antônio e Katia Tavares é a mais nova contribuição para a educação e será lançado com o selo ADONIS

Livro de Severino Antônio e Katia Tavares é a mais nova contribuição para a educação e será lançado com o selo ADONIS

 

Cada criança é feita da matéria do mundo, da circulação da vida, das circunstâncias históricas e sociais; mas, ao mesmo tempo, feita de sonhos, movida por desejos e sentidos que descobre ou atribui à vida. A criança não é uma folha em branco a ser escrita; um vaso a ser preenchido; um autômato a ser programado. Também não é um filhote a ser adestrado.

É um sujeito humano em formação. Inacabado, desde o nascimento, precisa ser educado para permanecer vivo e para recriar a vida.

Precisa ser educado para trazer à tona suas possibilidades humanas, para despertá-las e desenvolvê-las, para tornar-se o que é, e o que pode vir a ser.


 
O trecho acima são palavras iniciais do livro "Uma pedagogia poética para crianças" que Severino Antônio e Kátia Tavares escreveram e será lançado no próximo domingo, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura, localizado no Zoo Americana.

A contribuição dos escritores para a educação já é conhecida por muitos, mas o que se entende ao ler este livro é que o mesmo traz a síntese do exercício de uma vida toda. Uma vida dedicada ao educar e ao formar cidadãos íntegros e atuantes. Uma vida dedicada à promoção e a prática do respeito que todo ser humano merece principalmente a criança.

Severino Antônio é professor do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária do Unisal-SP e há 40 anos trabalha com ensino de Redação e Leitura, Literatura, Filosofia e também com formação de professores, e juntamente com Katia Tavares, psicopedagoga e professora, que além de dividir a vida – Kátia é casada com Severino – o escritor dividiu a autoria do livro.

O livro é organizado em três partes, dentre elas a intitulada "Uma pedagogia poética", onde são feitas considerações sobre a educação da infância, com propostas de experiências criativas, acompanhadas de textos de crianças. A segunda parte, "Poetizar o pedagógico no cotidiano da escola", uma constelação de textos poeticamente escritos, a partir do dia a dia da vida escolar. Já a terceira parte, "Pequenos poetas, pequenos filósofos", que traz um conjunto de poemas criados a partir de falas de crianças, em diálogos e tessituras com as vozes infantis.

"Uma pedagogia poética para as crianças é um credo na humanidade e na complexidade da criança". É o que nos diz David Rodrigues e Luzia Mara Lima-Rodrigues (Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada – Portugal), na bela apresentação feita para o livro.


Lançamento "Uma pedagogia poética para as crianças"
Dia 24 de março
Às 10h
Quiosque Gostinho de Leitura
(Av Brasil, 2525 | Zoo Americana)

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares