Campinas, 28 de Fevereiro de 2013
Secretarias Desenvolvimento Metropolitano e de Segurança Pública criam gabinete regional de Segurança Pública na RMC com apoio técnico da Agemcamp
O Governo do Estado de São Paulo – por meio das Secretarias de Desenvolvimento Metropolitano e de Segurança Pública – oficializou nesta quarta-feira (27), em Campinas, o ato de assinatura da resolução conjunta que trata da criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas (GAMESP). O gabinete regional é o primeiro a ser criado pelo Governo do Estado e visa combater o crime na RMC de forma integrada, com planejamento conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Metropolitano e de Segurança Pública, com apoio das Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Cultura, mais a colaboração dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas. As polícias Civil, Militar e Federal, com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário local, com atuação nas áreas criminal e da infância e juventude, também terão participação decisiva nos trabalhos.
Segundo o Secretário Edmur Mesquita, a criação do Gabinete vai ao encontro da política de prioridades do Governador Geraldo Alckmin. "A violência é um dos maiores desafios, e não apenas para a Secretaria de Segurança Pública, mas para toda a sociedade. Esta resolução é mais um instrumento de cooperação e de espírito de parceria para que, através de ações conjuntas, o Estado consiga diminuir o índice de violência na RMC".
O ato da assinatura foi realizado no gabinete do Prefeito de Campinas, Jonas Donizete, pelos Secretários de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; os Prefeitos da RMC – representados na mesa diretiva pelos Prefeitos de Campinas, Jonas Donizete, e de Vinhedo, Milton Serafim; pela Deputada Estadual Célia Leão e pelo Secretário de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, além de outras autoridades municipais da Região.
A Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas – também terá forte atuação no Gabinete como órgão de apoio técnico. Segundo o Secretário Edmur Mesquita, "o papel da Agemcamp é fundamental no sentido de promover um planejamento estratégico que trarão diagnósticos, estudos regionais e indicadores que contribuirão para definir as prioridades das ações regionais". Mesquita definiu a criação do gabinete como ação pioneira do Governo do Estado e como forma adequada de pensar políticas preventivas, tratando a violência em âmbito regional.
Em seu discurso, o Secretário de Estado de Segurança Pública- Fernando Grella Vieira – enfatizou a importância da união entre órgãos públicos e sociedade civil para combater a violência e sinalizou o interesse do Governo em criar outros gabinetes nas demais Regiões Metropolitanas do Estado. "O desenvolvimento de políticas públicas na área de Segurança exige a participação de todos os municípios para que juntos possam construir melhores soluções e tomar as medidas corretas", concluiu o secretário.
Um projeto de videomonitoramento, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC, com gestão da Agemcamp, foi citado pelo Secretário de Segurança como uma das ações a contribuir com o formato regional de enfrentamento do crime, assim como a maior cooperação entre as Guardas Municipais e as polícias.
Representando os prefeitos da RMC, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, apontou a criação do gabinete regional como um bom exemplo de atuação conjunta e integrada que, segundo ele, só trará benefícios para toda a Região.
O anfitrião do encontro e prefeito de Campinas, Jonas Donizete, ressaltou a integração positiva entre o Estado e os Prefeitos da RMC: "o Governador Geraldo Alckmin inovou mais uma vez criando este que é o primeiro gabinete do Estado de combate ao crime e foi muito sensível em fazê-lo na Região Metropolitana de Campinas, que pode vir a ser exemplo para outras regiões, no que diz respeito à redução do crime e da violência na RMC".
GAMESP
O GAMESP já nasce com o objetivo de integrar ações necessárias à prevenção, repreensão e redução do crime e da violência na RMC. A atuação do gabinete será efetiva através de monitoramento e mapeamento da criminalidade, do cruzamento de informações das polícias civil, militar e da Guarda Municipal aos demais bancos de dados regionais.
Além de oferecer subsídios à elaboração de planos estratégicos para o combate à violência na RMC, o GAMESP visa promover a implantação e fazer o acompanhamento de programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivos e de lazer, que sejam de interesse para uma atuação institucional do Estado na área da segurança pública da Região.
As ações serão apoiadas pelo trabalho de integração metropolitana realizado pela AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas) e coordenadas pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Metropolitano e da Segurança Pública; Conselhos Municipais de Segurança dos 19 municípios que integram a RMC, Comando de Policiamento do Interior – 2 (CPI– 2), da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo -Interior – 2 (DEINTER-2), da Polícia Civil do Estado de São Paulo; Diretoria Regional da Secretaria de Assistência; Delegacia da Polícia Federal na Região; membros da Secretaria Estadual da Educação, da Secretaria Estadual da Cultura e também do Ministério Público e do Poder Judiciário local, com atuação nas áreas criminal e da infância e juventude.
Ana Paula Santos
Agemcamp
Contato: 3211-5607
Nenhum comentário:
Postar um comentário