gigante canadense da mineração, que planeja abrir uma mina de ouro tóxica no coração de suas terras sagradas na Amazônia

Queridos amigos e amigas,

Corajosas tribos indígenas estão lutando contra uma gigante canadense da mineração, que planeja abrir uma mina de ouro tóxica no coração de suas terras sagradas na Amazônia! Uma tribo está à beira da extinção -- e movimentos locais estão pedindo nossa ajuda!

A mineradora está quase conseguindo todas as licenças necessárias – mas as tribos conseguiram atrasar o projeto por meio de decisões judiciais. Esse atraso está pressionando investidores a desistirem do projeto.
Esse é o nosso momento de contra-atacar.
Especialistas dizem que o maior investidor, Agnico Eagle Mines, se importa com sua fama internacional de "exemplo de sustentabilidade". Se um milhão de nós pedirmos que abandonem o projeto, e entregarmos nossa petição durante a Assembleia Geral dos acionistas dentro de poucas semanas, poderemos ser decisivos para acabar com essa loucura.

Adicione seu nome para apoiar os guardiões da Amazônia

Se o projeto for adiante, será necessário construir uma barragem para armazenar uma montanha de resíduos químicos -- duas vezes maior do que o Morro do Pão de Açúcar! No desastre de Mariana em 2015, a barragem era menor mas bem parecida com a que estão planejando fazer, e o resultado já foi catastrófico: vazou o equivalente a 20 mil piscinas olímpicas de lama tóxica no Rio Doce, Oceano Atlântico e matou 19 pessoas. E agora, o mesmo engenheiro que disse que aquela barragem era “100% segura” é responsável pelo relatório de segurança dessa nova mina!
Essa região é a casa de nove tribos indígenas e centenas de comunidades tradicionais. Uma das tribos recentemente entrou em contato com a “civilização moderna” e estão à beira da extinção -- eles lutam pela própria sobrevivência!
A Agnico tem muito poder em mãos. Se a empresa desistir, o projeto morre. Mas eles estão agindo na surdina, e sem atenção da opinião pública, vão continuar investindo no projeto. Um milhão de vozes pode convencê-los a desistir.

Vamos receber os acionistas na Assembleia Geral que vai acontecer em Toronto, Canadá, com uma campanha bombástica -- mostrando o caráter desastroso do projeto que eles estão financiando, e pressioná-los a abandoná-lo para sempre. Assine e compartilhe:

Adicione seu nome para apoiar os guardiões da Amazônia

Da Europa à América do Sul, da África à Ásia, nosso movimento apoiou povos indígenas e comunidades locais, ajudando a proteger nossos tesouros naturais contra corporações poderosas e projetos megalomaníacos. Vamos fazer o mesmo pela Amazônia!

Com esperança e determinação,

Luis, Diego, Flora, Danny, Joseph, Alice e toda equipe da Avaaz
Mais Informações:
Uma empresa canadense quer construir a maior mina de ouro do Brasil — no coração da Amazônia (Global Voices)
https://news.mongabay.com/2017/02/judge-halts-excavation-plans-for-largest-ever-brazilian-goldmine/
Senador José Porfírio, Pará, Amazônia: altíssimo risco (El País)https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/11/opinion/1512997340_266770.html

Lago de água podre e peixes doentes: conheça os impactos de megaprojetos no rio Xingu (Amazônia Notícia e Informação)
http://amazonia.org.br/2018/01/lago-de-agua-podre-e-peixes-doentes-conheca-os-impactos-de-megaprojetos-no-rio-xingu/
TRF1 mantém suspensa por tempo indeterminado a licença da mineradora Belo Sun, no Pará (G1)
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/trf1-mantem-suspenso-por-tempo-indeterminado-a-licenca-da-mineradora-belo-sun-no-para.ghtml
Entre o progresso e a destruição (Veja)https://complemento.veja.abril.com.br/brasil/progresso-e-destruicao/index.html


A Avaaz é uma rede de campanhas global de 46 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha "Community Petitions Site" no dia 2013-02-22 usando o seguinte endereço de email: fernandeseli@gmail.com.
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para se descadastrar.


Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares