Unicamp promove workshop para apoiar demandas deorganizações da sociedade civil

Unicamp promove workshop para apoiar demandas deorganizações da sociedade civil

Principais entidades voltadas para proteção de Direitos Humanos estarão representadas no evento    

O Observatório de Direitos Humanos da Unicamp promove na próxima quarta-feira (28/2) um workshop com integrantes do Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI). Trata de um segmento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja função consiste em atender às reclamações de pessoas afetadas pelos impactos ambientais e sociais de projetos de desenvolvimento financiados por instituições multilaterais, como o caso do Grupo BID. O objetivo do evento é abrir um espaço de discussões para as organizações da sociedade civil locais que trabalham com comunidades que estão em locais potencialmente afetadas pelos projetos.

Segundo o professor Luís Renato Vedovato, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e integrante do Observatório, a ideia não será analisar casos específicos, mas demandas gerais, pois boa parte das Organizações de Direitos Humanos no Brasil estarão representadas e falarão de acordo com os temas apresentados pelo MICI.

Pela manhã, essas entidades, convidadas especialmente para o workshop, terão acesso às informações sobre o funcionamento do Mecanismo Independente de Prestação de Contas e como uma comunidade pode recorrer a ele e quais resultados esperar. Além disso, será apresentado o Sistema de Alerta Prévio do International Accountability Project (IAP), também voltado para proteção dos Direitos Humanos.

No período da tarde, a partir das 14h30, na Sala Multiuso do EA2, serão realizadas rodas de conversas com o objetivo de compartilhar experiências e oportunidades entre as organizações da sociedade civil e acadêmicos. O tema central será “Desenvolvimento com Envolvimento”.

Entre as apresentações das organizações e discussões abertas, o evento terá basicamente três tópicos a serem abordados: Desenvolvimento pró-ativo e reativo; Como reforçar o desenvolvimento comunitário e A questão da segurança quando existe reação ao “desenvolvimento” imposto ou quando tenta-se implementar planos de desenvolvimento comunitário. “Ao final da tarde, a expectativa é realizar uma ata de demandas e preocupações gerais para que sejam guiados os próximos editais do BID”, acrescenta Vedovato.


Programação – das 14h30 às 18h30

1 – Desenvolvimento pró-ativo e reativo – Como trabalha sua organização? De maneira reativa e/ou estimulando planos de desenvolvimento comunitário?
Organização Conectas – lógica de projetos de instituições financeiras
Instituto Maíra – exemplo de planejamento comunitário

2 – Como reforçar o desenvolvimento comunitário? Quais são as ferramentas disponíveis para esse trabalho?
Organização Rebrip – exemplo de metodologia de reforço a desenvolvimento comunitário
Instituto Socioambiental – exemplo de metodologia e ferramentas disponíveis

3 – A questão da segurança quando existe reação ao “desenvolvimento” imposto ou quando tenta-se implementar planos de desenvolvimento comunitário. Quais são as oportunidade de cooperação, prevenção e proteção?
Organização BHRRC – Fechamento de espaço da sociedade civil
square_logo_for_university_page_unicamp360_360px
Secretaria de Comunicação e Imprensa da Unicamp
  
Relacionamento com a Imprensa:

Ronei Thezolin
Jornalista / Assessor de Imprensa
(19) 3521-5111 / 3521 5145 / 3521 5142


Amanda Furlan
(19) 3521-5133 / 5145 / 5142 / 5111

Natália Magalhães
(19) 3521-5110 / 5142 / 5133 / 5111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares