Unicamp Notícias

square_logo_for_university_page_unicamp360_360px

 
 

Campanha do Cecom completa cinco anos prevenindo o câncer de intestino

O câncer de intestino grosso apresenta um bom prognóstico, quando detectado precocemente. Um trabalho pioneiro no país, nessa linha, vem sendo encabeçado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) nas dependências da Unicamp há cinco anos: a Campanha de Prevenção de Câncer de Cólon, que conta com a adesão de toda a Universidade. A iniciativa visa à prevenção e qualidade de vida das pessoas. Já foram viabilizados 22.582 testes de sangue oculto nas fezes, responsáveis pelo diagnóstico. No mês de março próximo, começa a sexta edição da campanha.
Imagem do médico Cláudio Coy
Pouco mais de dez mil pessoas até aqui decidiram-se pelo exame. Cerca de 10% (1.187) delas tiveram exame positivo (alterado) e foram convidadas a passar por colonoscopia. Foram achados e retirados 624 pólipos (lesões pré-malignas) ao longo de cinco anos, evitando-se 624 chances de desenvolver o câncer de intestino. No período, foram diagnosticados dez casos de câncer, mas todos iniciais e sem indicação de quimioterapia, e, no último biênio, felizmente não houve sequer um caso de câncer diagnosticado.
Segundo o coloproctologista Cláudio Coy, idealizador da campanha, a expectativa é de que futuramente o teste integre a rotina de atendimento no Brasil, pois o câncer de intestino é o segundo responsável pelos óbitos, quando se trata de câncer. “Se tratado em fases iniciais, ele tem cura e pode prescindir da necessidade de quimio ou radioterapia. Ocorre que o câncer de cólon e o de reto, que constituem o intestino grosso, são frequentes e ainda hoje são desconhecidos da população. E, em geral, como são assintomáticos, são encontrados em fases muito avançadas”, lamenta ele. Leia matéria
 
 
 
 
 
Mais notícias confira acessando o Portal da Unicamp
 
Novos padrões para a saúde do feto
Estudo da OMS, com participação da Unicamp, redefine as curvas de crescimento intrauterino

Desigualdade social no comportamento de saúde do brasileiro
Estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas analisou os atuais padrões relacionados à saúde

Bagaço como fonte de minerais
Pesquisa avalia o potencial em resíduo de frutas cítricas

Ameaça das superbactérias
As polimixinas têm sido o único tratamento de escolha para combater bactérias comuns que têm a capacidade de se replicar a cada 20 minutos
 
 
 
 

Lume leva cinco espetáculos ao 13º Feverestival

O Lume, Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp, participa da 13ª edição do Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival). O evento acontece entre os dias 12 e 24 de fevereiro, em diversos pontos da cidade, e inclui espetáculos infantis e adultos, além de atividades formativas.
palhaços do Lume
Provocado pela questão “que cidade queremos para nós”, o Festival convida artistas e público a um olhar mais sensível sobre o município. O tema Encontros em Cantos dá o norte do evento, buscando trazer à luz as potencialidades espaciais e simbólicas da cidade.
palha
O Lume participará com cinco espetáculos. Confira:
 
 
 

Palestra aborda estrutura interna do HIV

imagem de estrutura HIV

O Instituto de Biologia (IB) retoma o 5° Ciclo de Seminários de Pesquisa Científica, na próxima sexta-feira (10), com palestra que abordará a resolução estrutural de um complexo nucleoproteico que participa na integração do vírus HIV no genoma do hospedeiro. Esta determinação estrutural pode servir como base para o melhoramento farmacológico de novas drogas antivirais (leia mais).
 
 
Mais eventos da Unicamp na Agenda
 
 
 
 

square_logo_for_university_page_unicamp360_360px

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ASCOM – Unicamp


Atendimento à Imprensa:
 
Ronei Thezolin
Jornalista / Assessor de Imprensa
(19) 3521-5111 / 5133 / 5145
(19) 3521 5142
Maria Alice Cruz
Jornalista / Assessora de Imprensa
(19) 3521-5133 /  5145
(19) 3521 5111 / 5142


 

A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp tem entre suas responsabilidades estabelecer e manter fluxos de informação entre a Unicamp e seus diversos públicos de interesse.
Para isso dispõe do setor  “Atendimento à Imprensa”, que funciona das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Os profissionais têm a função de  facilitar o trabalho de jornalistas nos campi de Campinas, Piracicaba ou Limeira.
Além disso, oferecem periodicamente temas de pesquisas de interesse jornalístico e da sociedade, por meio dos textos publicados no Jornal da Unicamp, no Portal da Unicamp e News Letter, enviadas periodicamente e que  podem ser reproduzidos pela mídia com as referidas citações das fontes.
Clique para preencher o Formulário de Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares