Campinas - A Câmara Municipal aprovou, na sessão de quarta (8), a criação de uma Comissão de Representação (CR) para acompanhar a situação de emergência em Campinas devido à tempestade de domingo (caracterizada como microexplosões pelo Cepagri) e as chuvas fora de época. Segundo o presidente da CR e também da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador Carlão do PT, o objetivo é buscar toda ajuda possível do poder público para as famílias atingidas.
Entre as ações imediatas está a necessidade do prefeito Jonas Donizette (PSB) decretar Estado de Emergência na cidade, para facilitar a liberação do saldo do FGTS aos moradores que tiveram suas casas atingidas, viabilizando os reparos necessários. “É um direito deles. Pretendo chamar uma reunião entre esses moradores, Prefeitura, Defesa Civil e Caixa Econômica Federal para dialogar sobre o assunto”, adianta Carlão. Os outros vereadores que integram a CR são André Von Zuben, Tico Costa, Marcos Bernardelli e Zé Carlos.
A criação da CR foi proposta por Carlão, por meio de Requerimento dirigido à Presidência da Casa, protocolado na segunda-feira (6). “Hoje (dia 6), pudemos visitar alguns pontos da cidade e verificar a situação em que se encontram várias famílias que foram afetadas pelo temporal e tiveram suas moradias ou estabelecimentos comprometidos em função quedas de árvores, destelhamentos, desabamentos de muros e paredes”, justificou o autor no texto do Requerimento.
Para a elaboração da proposta, ele também considerou a função do Poder Legislativo de “fiscalizar e acompanhar assuntos de interesse da coletividade, sobretudo em situações emergenciais”. A cidade de Jarinu, também atingida pela forte tempestade na madrugada de domingo, decretou Estado de Emergência e já foi beneficiada com liberação de crédito do governo estadual, conforme noticiado pela imprensa.
Moções
O vereador Carlão também é autor de Moções de Apelo (aprovadas na sessão de segunda-feira) ao Governo Federal, pela liberação de recursos do FGTS a famílias atingidas pela tempestade; e ao Ministério das Cidades, pela antecipação da entrega dos 465 aptos do Condomínio Vila de Taubaté, no Jardim do Lago, para a imediata transferência de famílias que vivem às margens do Córrego Taubaté e enfrentam grande risco de desabamento com as fortes chuvas dos últimos dias.
O Condomínio Vila de Taubaté foi construído com recursos do governo federal para receber famílias que vivem nas margens, identificadas no projeto de urbanização do Córrego Taubaté. Segundo o vereador, algumas dessas famílias informaram que as obras de construção do condomínio foram concluídas em abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário