Unicamp

16/07/2015      

   

Unicamp aperfeiçoa
iluminação do campus

A Prefeitura Universitária da Unicamp acaba de concluir um programa de aperfeiçoamento da iluminação do campus de Barão Geraldo, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,64 milhão. Em 120 dias, foram substituídos 3.300 pontos de iluminação, compreendendo o conjunto formado por braços, luminárias, lâmpadas e reatores. Além de aumentar a segurança da comunidade interna e visitantes, a medida também trará economia para a conta de energia elétrica da Universidade, estimada em 100 mil kw/h ao mês.

O vice-prefeito Moacyr Trindade de Oliveira Andrade afirma que a Prefeitura Universitária mantém equipes que executam tarefas rotineiras de manutenção do sistema de iluminação do campus. Esse trabalho, porém, foi intensificado nos últimos meses, dentro do contexto do programa Campus Tranquilo, que atua em várias frentes com o objetivo de aumentar a segurança nos campi da Unicamp.

"Nós promovemos uma ação coordenada que envolveu a Divisão de Meio Ambiente, o Serviço de Vigilância e a Divisão de Sistemas. Todas as áreas atuaram conjuntamente, no sentido de identificar os pontos que precisavam ter a iluminação aprimorada", explica o professor. "Nós levamos em consideração, entre outros aspectos, se a vegetação atrapalhava essa iluminação ou as câmeras de monitoramento. Em caso positivo, nós promovíamos a adequação. Isso foi importante porque exigiu um número reduzido de podas", completa Lauro dos Santos, técnico da Divisão de Meio Ambiente.

Segundo o engenheiro eletricista Rafael Carillo, da Divisão de Sistemas, após a conclusão das substituições dos pontos de iluminação, o campus ficou muito mais iluminado. "Temos recebido um retorno muito positivo da comunidade interna, que já percebeu esse avanço", diz. Carillo acrescenta que o trabalho permitiu que fosse feita a padronização das lâmpadas de vapor de sódio, que agora têm 250w. Antes, a potência era variada. "Com essa mudança, esperamos alcançar uma economia de energia em torno de 100 mil kw/h ao mês", estima.

A questão da iluminação, aponta Donizete Fregolon, supervisor do Serviço de Vigilância, é muito importante para ampliar a segurança da comunidade interna e visitantes. "Além de contribuir para inibir as ações criminosas, a iluminação adequada também favorece o convívio entre as pessoas", observa. Conforme o vice-prefeito, o único ponto que ainda merece atenção por parte da Prefeitura é o estacionamento do Hospital de Clínicas (HC).

O local, de acordo com o professor, precisa de algumas adequações. "Esse ponto não está sob nossa responsabilidade, mas já estamos conversando com a superintendência do HC para dar ao hospital todo o suporte necessário para promovermos as alterações necessárias", adianta.

 

 

Na rota dos tornados

Pesquisa do IG aponta que Brasil está entre os países que mais registram fenômeno meteorológico no mundo

A ocorrência de tornados no Brasil é mais frequente do que se pensava. Entre 1990 e 2011 foram registrados ao menos 205 desses fenômenos meteorológicos em território nacional, número que coloca o país entre aqueles que mais anotam eventos do tipo no mundo. São Paulo foi o Estado mais atingido pelos episódios nesse período, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dados estão revelados na tese de doutoramento do geógrafo Daniel Henrique Candido, defendida recentemente no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, sob a orientação da professora Lucí Hidalgo Nunes. Em seu trabalho, o pesquisador desenvolveu, com base nas informações reunidas, um modelo que confirma a existência de um padrão espacial e temporal desses acontecimentos em solo brasileiro. Leia mais

 

Universidade recebe pesquisadora
Prêmio Nobel de Química

O segundo seminário do programa Unicamp Fronteiras será com a pesquisadora israelense Ada Yonath, Prêmio Nobel de Química de 2009. O seminário promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, acontece durante o XII Caeb (Congresso Aberto de Estudantes de Biologia), na segunda-feira (20), às 14h, no Centro de Convenções da Universidade. O evento é aberto ao público. A palestra de Ada Yonath, primeira mulher do Oriente Médio a ganhar um prêmio Nobel nas ciências pelos seus trabalhos pioneiros sobre a estrutura do ribossomo, abordará a sua trajetória profissional até receber o prêmio de reconhecimento internacional. Leia mais

 

 

 

Centro de Memória da Unicamp celebra três décadas de história

O Centro de Memória da Unicamp (CMU) comemora 30 anos de sua fundação com uma Ocupação no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), localizado à rua Regente Feijó, nº 859, no centro da cidade. O vernissage de abertura acontece na sexta-feira, (17), a partir das 19h30, com entrada gratuita. A visitação poderá ser feita até o dia 22 de agosto, de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados até 16h.

Os preparativos começaram em 2014 com a elaboração de um projeto para a realização de uma exposição que contemplasse o acervo e o trabalho realizado durante as três décadas do Centro. Leia mais

 

 

 

 

 

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Fóruns, Cursos, Música,  Projetos, Cultura...)

 

 

 

Iniciação científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) recebe inscrições para o XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Leia

 

 

 

 

17.7.2015

Instituto de Computação
recebe professor indiano

 

 

18.7.2015

Especialização em mecatrônica

 

 

 

Veja todos os eventos da Agenda da Unicamp

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ASCOM – Unicamp

 

Atendimento à Imprensa:

 

Ronei Thezolin

Férias

Jornalista / Assessor de Imprensa

(19) 3521-5111 / 5133 / 5145

(19) 3521 5135 / 5142

ronei@reitoria.unicamp.br

Eliane da Fonseca Daré

Jornalista / Assessora de Imprensa

(19) 3521-5145 / 5135 / 5133

(19) 3521 5142 / 5111

eliane.fonseca@reitoria.unicamp.br

Gabriela Villen Freire Malta

Licença Maternidade

Jornalista / Assessora de Imprensa

(19)3521-5135 / 5133 / 5142 /

(19) 3521 5145 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

Valerio Freire Paiva

Jornalista / Assessor de Imprensa

(19) 3521-5133 / 5135 / 5145/

(19) 3521 5111 / 5142

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br

Camila Araújo

Jornalista / Assessora de Imprensa

(19) 3521 5142 / 5133 / 5135

(19) 3521 5145 / 5111

camila.cristina@reitoria.unicamp.br

 

 

 

A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp tem entre suas responsabilidades estabelecer e manter fluxos de informação entre a Unicamp e seus diversos públicos de interesse.

Para isso dispõe do setor  "Atendimento à Imprensa", que funciona das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Os profissionais têm a função de  facilitar o trabalho de jornalistas nos campi de Campinas, Piracicaba ou Limeira.

Além disso, oferecem periodicamente temas de pesquisas de interesse jornalístico e da sociedade, por meio dos textos publicados no Jornal da Unicamp, no Portal da Unicamp e News Letter, enviadas periodicamente e que  podem ser reproduzidos pela mídia com as referidas citações das fontes.

Clique para preencher o Formulário de Contato

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares