Confira o boletim semanal da ONU Brasil #210

Boletim da ONU Brasil

 

A diretora regional da ONU Mulheres, a brasileira Luiza Carvalho, destacou o avanço das políticas sociais na América Latina, especialmente no Brasil com a duplicação do salário mínimo, entre 2000 e 2008, e redução da desigualdade salarial entre mulheres e homens.

 

Parte da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil, a Mesa de Cooperação Sul-Sul realizada esta semana em Brasília contou com a participação do diretor regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Após decisão da Câmara de Deputados, UNESCO e UNICEF se manifestaram contra a proposta de encarceramento de jovens de 16 e 17 anos. Para as agências da ONU, solução passa por educação e ressocialização.

 

O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015 revela que os 15 anos de esforços para alcançar os oito objetivos estabelecidos na Declaração do Milênio, em 2000, foram bem-sucedidos em todo o mundo, embora existam deficiências.

 

A campanha do Project Everyone é um esforço colaborativo para garantir que os ODS sejam mundialmente conhecidos.

 

Entre 13 e 16 de julho acontece, em Adis Abeba, a Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento com o objetivo de apoiar a implementação da agenda de desenvolvimento pós-2015.

 

Em seu novo relatório, o Painel Internacional de Recursos do PNUMA destacou que a prosperidade sustentável para as gerações atuais e futuras requer a manutenção e restauração da saúde do ecossistema.

 

Consulta em parceria com o Itamaraty trata de instrumento regional sobre o acesso à informação, participação em processos decisórios e acesso à justiça em temas ambientais. Comentários da sociedade civil brasileira pode ser enviados até o dia 7 de agosto.

 

"Esta iniciativa permite destacar as pessoas que vêm apoiando o cumprimento dos ODM e é um exemplo do que pode ser feito para a inclusão da população em situação de vulnerabilidade", disse representante do PNUD.

 

A Declaração de Incheon afirma que a educação é o principal impulsionador para o desenvolvimento e para que o mundo alcance os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser votados em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU.

 

O relatório #ECA25anos será lançado pelo representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, em coletiva à imprensa a ser realizada em Brasília, às 11h da segunda-feira 13 de julho de 2015.

 

A delegação volta ao Brasil para conhecer a fundo as políticas e programas de alimentação escolar e combate à fome.

 

O mês de julho é simbólico para a as ações de conscientização, pois o dia 30 de julho é o Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas. Entre as diversas atividades previstas, o Elevador Lacerda, ícone da cidade de Salvador, ficará iluminado de azul ao longo do mês.

 

Mais de 10 mil brasileiros assumiram o compromisso na defesa dos direitos de mulheres e meninas, proposto pela ONU Mulheres.

 

Na competição, as alunas apresentaram um jogo para celular que mostra como é importante economizar água. Batizado de The Last Drop (A Última Gota), o jogo busca despertar a consciência ambiental em crianças.

 

ONU Mulheres está liderando frente multissetorial composta por empresas, universidades, governos, sociedade civil, homens públicos e mídia, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero.

 

A representante da ONU Mulheres repudiou em nota a apologia de violência sexual contra a presidenta da República retratada em adesivos para automóveis.

 

Em 2015, o Escritório da OIT no Brasil iniciou um projeto de cooperação Sul-Sul com o governo para a proteção dos direitos dos trabalhadores migrantes na América Latina e no Caribe.

 

Seminário regional sobre agroecologia foi realizado em Brasília e reuniu associações de produtores, mulheres, jovens e povos indígenas. Para eles, agroecologia deve ser incorporada nas políticas nacionais e regionais para o desenvolvimento sustentável e a luta contra a fome.

 

Relatório Perspectivas Agrícolas observa que a América Latina e o Caribe terão uma melhoria na produção e expansão da área agrícola no período entre 2015 e 2024.

 

Com o apoio do Banco Mundial, o Rio Rural ajudou a melhorar a produtividade dos agricultores e promover o cuidado com o meio ambiente. Ao todo, 78 mil produtores agrícolas serão atendidos até 2018.

 

A representante Programa para HIV do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) ressaltou que, para cada dólar gasto em prevenção, pelo menos dez podem ser economizados em custos futuros com saúde, programas sociais e crime.

 

A cada ano, sete mulheres são premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas com uma bolsa-auxílio de 20 mil dólares (convertidos em reais), para cada uma. Cientistas de todo o Brasil inscrevem seus trabalhos nas quatro áreas de pesquisa.

 

A premiação em 2015 traz três categorias: Aplicação de Tecnologia para o Empoderamento das Mulheres, Mulheres no Setor de Tecnologia e Governança de Tecnologia Sensíveis ao Gênero, Política e Acesso.

 

Jovens residentes do Subúrbio Ferroviário, Península de Itapagipe, Ilha de Maré e Quilombo Rio dos Macacos, em Salvador, participaram de iniciativa para o fortalecimento do protagonismo em suas comunidades.

 

"Vivemos uma transição de ciclo econômico. A correlação entre as escolhas do desenvolvimento e o manejo sustentável dos recursos naturais incorporou-se à pauta das nações. É através dela que todas as demais prioridades poderão respirar; sem contemplá-la, definharão."

O Diálogo Internacional Brasil-Reino Unido sobre Desenvolvimento Social de Base acontecerá na Universidade Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h às 17h.

 

O consultor estará baseado em Brasília e será enviado a outros países para prestar consultoria por períodos de 1 a 3 meses.

 

Êxodo, provocado pelos quatro anos de conflito na Síria, levou a agência a lidar com a pior crise em quase um quarto de século. A situação possivelmente se deteriorará ainda mais, à medida que os combates no país não mostram nenhum sinal de diminuir.

 

A Parceria Roll Back Malaria lança novas estratégias para orientar os esforços globais para eliminar a malária até 2030. Apesar de ser completamente tratável e evitável, a OMS estimou que haverá 214 milhões de casos de infecção por malária em 2015, provocando a morte de aproximadamente 472 mil pessoas, em sua maioria crianças africanas menores de cinco anos.

 

Desde o início do projeto, em 2011, 13 organizações participaram, beneficiando mais de 28 mil pessoas, das quais 12.460 foram mulheres.

 

Novo estudo adverte que, apesar de alguns avanços nas batalhas contra a doença, a taxa de novas infecções pelo HIV não caíram rápido o suficiente.

 

Novas violações brutais dos direitos humanos no Sudão do Sul cometidos pelas forças do governo; as ações contra a mudança climática em discussão na sede da ONU; e o drama de 2,4 bilhões de pessoas que continuam sem acesso a saneamento básico, afetando sobretudo as crianças – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 49.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares