POLÍTICA Vereador Pedro Tourinho: “a gente vive a pior situação na história da Saúde Pública de Campinas”

Entrevista foi realizada durante sessão da Câmara Municipal de Campinas, em que o vereador e médico sanitarista exerce seu primeiro mandato

Eli Fernandes

O transporte coletivo urbano, a epidemia de dengue e a participação popular nas esferas de poder foram os assuntos tratados através do blogue em uma entrevista exclusiva com o vereador Pedro Tourinho, que é médico sanitarista e está em seu primeiro mandado. Ele recebeu a reportagem para entrevista realizada no Plenário da Câmara na segunda-feira, dia 30 de abril de 2014. Confira a entrevista em sua íntegra:

Reportagem - Uma de suas primeiras ações como vereador foi uma ação junto ao Ministério Público Estadual, sobre o transporte público, em que são questionadas supostas irregularidades que incidiriam, por exemplo, nos preços das passagens. A quantas anda este processo?

Pedro Tourinho – Então, realmente Eli, é um prazer estar aqui conversando com você. Talvez a nossa primeira ação realmente que teve impacto no mandado foi a descoberta, do que a gente entende ser, de um valor excessivo que é pago por unidade de pneu de ônibus usado no transporte público municipal de Campinas. A gente apoiou uma proposta de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aqui na Câmara, fizemos vários debates e depois encaminhamos esta denúncia ao Ministério Público e está lá no Ministério Público na mão do promotor Marcos Grella e a gente espera que ele dê andamento porque são denúncias muito contundentes.

Reportagem - Ainda sobre problemas que persistem na cidade, você como médico sanitarista, como é que você avalia esta situação da cidade de Campinas diante da epidemia de dengue?

Tourinho – Sem dúvida nenhuma, Eli, a gente vive a pior situação na história da Saúde Pública de Campinas. Desde que começou o SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, a gente nunca teve uma situação de tanta omissão. A epidemia da dengue, ela é uma epidemia que em Campinas tinha condições de ser evitada com um planejamento adequado e o cumprimento de um planejamento, de uma proposta de planejamento, que inclusive foi feito pela Prefeitura a proposta, o planejamento, mas o cumprimento não. Desde outubro do ano passado esse plano estava de pé e a Prefeitura foi paulatinamente descumprindo passo a passo. E isso para nós é uma situação inadmissível, a gente entende que tem uma situação de omissão que ficar aí na história da cidade e a gente agora está brigando muito para que a Prefeitura tome ações muito mais efetivas do que as que ela tem tomado até agora para garantir que no futuro a gente não tenha novamente uma epidemia dessa mesma escala, dessa mesma proporção.

Reportagem - Você foi conselheiro de Saúde. O Conselho Municipal de Saúde é uma esfera de participação popular na democracia, mas é diferente do que você faz hoje. Qual a grande diferença de ser um conselheiro de saúde para a condição de ser um vereador no Legislativo e que é também uma forma de democracia?


Tourinho – Bem, os Conselhos são espaços fundamentais. O Conselho é um espaço de que permeia a esfera pública através da participação da sociedade civil. E no Conselho a gente atua dentro do Executivo, diretamente. O Conselho é a instância máxima do Executivo Municipal na área da Saúde. Ali você faz um processo de acompanhamento das políticas públicas que é detalhado na minúcia e ele tem o propósito de pautar a execução de ações. A vereança é, antes de qualquer coisa, um processo de fiscalização, e neste sentido ele se assemelha ao Conselho mas é uma espaço que trata de coisas que o Conselho não trata. Por exemplo, a determinação do Orçamento Municipal, a questão dos processos fiscalizatórios que podem levar a sanções mais pesadas, à criação de leis, que o Conselho, infelizmente, não tem condições de fazer. A gente considera que são instâncias complementares no arcabouço de funcionamento do Estado e ambos são espaços de ampliação do escopo da ação democrática. A Câmara de Vereadores ela tem uma repercussão na vida política da cidade que ainda é muito maior do que qualquer outro espaço colegiado. Então neste sentido a vereança é um espaço em que os movimentos, por exemplo, através do nosso mandato conseguem uma vocalização maior de suas demandas, conseguem ampliar aquilo que eles precisam que seja realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares