1º SEMANA DE ESTUDOS ARTÍSTICOS
ATIVIDADE | PROFISSIONAL | DIA | HORÁRIO | LOCAL | VAGAS |
|
|
|
|
|
|
OFICINA DE FOTOGRAFIA | Marta Campos | 22* | 18h30 as 20h30 | C. C. Wanderley Peres | 30 |
|
|
|
|
|
|
Palestra: ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA ARTÍSTICA |
Nelson Ayres |
23 |
19h as 20h30 |
Novo Centro Cultural | livre |
|
|
|
|
|
|
JAM SESSION |
| 23 | 20h30 as 22h | Novo Centro Cultural | livre |
|
|
|
|
|
|
OFICINA DE GRAFFITI | Psedeks/Doug 13 | 25* | 19h as 20h30 | C. C. Wanderley Peres | 20 |
|
|
|
|
|
|
PREPARAÇÃO VOCAL : TÉCNICA E EXPRESSÃO PARA O TEATRO | Viviane Barrichelo Alessandra Zalaf |
26 |
9h as 13h |
Centro de Convenções |
20 |
|
|
|
|
|
|
TEATRO PERFORMÁTICO |
André Dallan | 26 | 14h as 17h | Sala Acrísio de Camargo |
30 |
27 | 10h as 13h | Novo Centro Cultural | |||
|
|
|
|
|
|
PALESTRA PROAC (Edital e ICMS) |
| 22 |
|
| livre |
|
|
|
|
|
|
Palestra O VAMPIRO NA LITERATURA OCIDENTAL | Salma Ferraz | 26 | 14h as 16h | Novo Centro Cultural | livre |
|
|
|
|
|
|
Oficina de O NOVO CONTO BRASILEIRO | Salma Ferraz | 27 | 10h as 12h30 | Novo Centro Cultural | 50 |
|
|
|
|
|
|
Oficina: O QUE É E COMO FUNCIONA O LIVRO ILUSTRADO | Odilon Moraes | 25 | 19h as 22h | Novo Centro Cultural | 30 |
|
|
|
|
|
|
Oficina: UM RECORTE NA HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DE LIVROS ILUSTRADOS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA |
Odilon Moraes |
26 |
16h30 as 19h30 |
Novo Centro Cultural |
30 |
|
|
|
|
|
|
DANÇA CONTEMPORÂNEA URBANA (Dança contemporânea através do Hip Hop) |
Eduardo Menezes | 25 | 20h as 21h30 | Centro de Convenções |
40 |
26 | 17h as 18h30 | Centro de Convenções | |||
27 | 10h as 11h30 | Novo Centro Cultural | |||
|
|
|
|
|
|
A DANÇA CONTEMPORÂNEA ENCENA (DANÇA E TEATRO) |
Fabiano Lima | 22 | 20h as 21h30 | Centro de Convenções |
40 |
23 | 20h as 21h30 | Centro de Convenções | |||
24 | 19h as 20h30 | Centro de Convenções | |||
|
|
|
|
|
|
ILUMINAÇÃO CÊNICA | Luiz Coelho | 24 | 20h30 as 22h30 | Centro de Convenções | 40 |
|
|
|
|
|
|
01. FOTOGRAFIA
Tema Proposto : "Oras bolas"
Objetivo : Propor aos participantes um aprendizado básico de fotografia teórico e prático
Aproveitando nossa copa do mundo de futebol, vamos explorar a redonda para aprendermos os conceitos básicos de fotografia.
MARTA CAMPOS: A carreira de fotógrafa foi despertada após ver uma exposição de Richard Avedon em Nova Iorque. Morando na França durante 16 anos, se dedicou e estudou durante dois anos na faculdade de fotografia. Estagiou em uma das maiores agências de fotografia do mundo, a Magnum fotos (Cartier Bresson fez parte dessa agência), estagiou em jornais, exército francês e assim, a carreira de fotojornalista na França evoluiu.
De volta ao Brasil, morou em São Paulo , onde desenvolveu vários trabalhos para a Embaixada Francesa e em uma Agência de Imprensa (Argos foto). Após 3 anos em São Paulo escolheu Indaiatuba para morar, onde hoje se sente realizada plenamente sendo proprietária de um estúdio fotográfico e lecionando a fotografia, sua primeira paixão.
02. Palestra: ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA ARTÍSTICA /MUSICAL com Nelson Ayres
Tem como público alvo músicos profissionais, estudantes e professores de música. O objetivo é oferecer uma visão abrangente da atividade profissional discutindo as alternativas dos músicos frente ao mercado de trabalho, as novas tendências desse mercado, processos de produção e divulgação de espetáculos, a questão dos incentivos fiscais, relacionamento com órgãos de classe (OMB, sindicatos, ECAD, arrecacadoras de direitos), gravadoras e agentes.
NELSON AYRES: Pianista, arranjador e compositor, começou, ainda criança a tocar acordeon e logo o trocaria pelo piano. Iniciou seus estudos com a música erudita e, e 1959, com Paul Ursbach, e se enveredou pelos caminhos do jazz brasileiro e da Bossa Nova. Gravou com grandes músicos Dizzy Gillespie, Benny Carter, Chico Buarque, Milton Nascimento, César Camargo Mariano, Dori e Nana Caymmi. No final dos anos 60 largou a faculdade de Administração de Empresas da FGV e entrou de cabeça no mundo da música. Estudou na afamada Berklee School of Music, em Boston (EUA). Lá, fazia de tudo para bancar o estudo. Acompanhou strip-teases em clubes, tocou em diversos conjuntos de jazz e rock e gravou com The Platters, Ron Carter e Flora Purim.
De volta ao Brasil, formou a Banda de Nelson Ayres, com vinte músicos. A formação era bem interessante, com destaque para os metais: cinco saxofones, quatro trompetes e quatro trombones. Em 1979, o arranjador lançou seu primeiro álbum solo, e organizou o I Festival de Jazz de São Paulo.
Com a Banda Pau Brasil, cujo nome foi inspirado no "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade, retorna aos palcos internacionais. Enquanto os conjuntos instrumentais do país bebiam na fonte do jazz, a Banda Pau Brasil fazia o caminho inverso, mergulhava na música brasileira.
Em 1985, a convite de César Camargo Mariano, participou do projeto Prisma. Com dois tecladistas à frente de uma grande parafernália eletrônica, essa foi uma das primeiras iniciativas com o gênero eletrônico no Brasil. Sete anos depois, o pianista assumiu a regência e a direção artística da Orquestra Jazz Sinfônica, função que ocupou por nove anos.
03. JAM SESSION com Nelson Ayres
Será uma aula prática realizada a alguns alunos de música com um bom nível de desenvolvimento, em formato de "jam session", isto é, uma sessão de música improvisada, onde caberá ao condutor dar paralelamente orientações quanto a estilo, técnica e interpretação.
04. A DANÇA CONTEMPORÂNEA ENCENA (DANÇA E TEATRO)
O trabalho de Fabiano Lima caracteriza-se por se desenvolver sempre, a partir dos bailarinos para os quais coreografa, descobrindo a expressividade em cada corpo-indivíduo. Sua pesquisa em dança intercruza a movimentação típica da dança contemporânea com a linguagem teatral. Suas coreografias são marcadas por um lirismo que as permitem ser densas e suaves ao mesmo tempo.
Em 2011, no Gran Prix Paulínia, Fabiano foi um dos indicados pela Akademie Sholoss Solitude na Alemanha para uma residência coreográfica naquele país."
FABIANO LIMA: 31 anos, é bailarino, professor e coreógrafo de dança contemporânea. Caracteriza-se por desenvolver seus trabalhos, sempre, a partir dos bailarinos para os quais coreografa, descobrindo a expressividade em cada corpo-indivíduo. Sua pesquisa em dança intercruza a movimentação típica da dança contemporânea
com a linguagem teatral. Suas coreografias são marcadas por um lirismo que as permitem ser densas e suaves ao mesmo tempo.
Natural do sul do Brasil, Fabiano Lima vive há mais de dez anos em São Paulo, onde já trabalhou em diversos grupos de dança, como Pavilhão D Centro de Artes (São Paulo-
SP), Jaime Arôxa (São Paulo-SP), Faces Ocultas Cia de Dança (Salto-SP), dentre outros. Coreografou para Cia de Dança de Caxias do Sul, e em setembro inicia seus trabalhos como coreógrafo residente na CEP em Artes Basileu França –Goiância-GO.Participou de diversos Festivais de Dança, acumulando mais de 150 premiações no país. Em 2011, no Gran Prix Paulínia, Fabiano foi um dos indicados pela Akademie Sholoss Solitude na Alemanha para uma residência coreográfica naquele país.
05. DANÇA CONTEMPORÂNEA URBANA (Dança contemporânea através do Hip Hop)
Professor de coreógrafo de dança contemporânea há 15 anos, foi coreógrafo revelação do XV Festival de Dança de Joinville, foi coreógrafo do reality show de dança "Bounce" em Angola.
Trabalhos comerciais com Wanessa Camargo e Lorena Simpson. Professor e coreógrafo da Cia Anderson Couto de São Paulo.
EDUARDO MENEZES: Professor de coreógrafo de dança contemporânea há 15 anos, foi coreógrafo revelação do XV Festival de Dança de Joinville, foi coreógrafo do reality show de dança "Bounce" em Angola.
Trabalhos comerciais com Wanessa Camargo e Lorena Simpson. Professor e coreógrafo da Cia Anderson Couto de São Paulo.
06. GRAFFITI
História do graffiti internacional, nacional e em Indaiatuba, filmes e documentários.
Criação de letras e personagens, criação do próprio estilo.
Tipos de traço fino, grosso, continuo, nítido, esfumaçado, etc... efeitos brilho, sombra, degrade, etc...
CRISTIAN PSEDKS: Nascido e criado em Indaiatuba, Cristian Psedks se envolveu com a cultura Hip Hop no final dos anos 90. Teve seu primeiro contato com o graffiti em 2000 e em 2003 formou uma crew com os amigos, passando a participar de eventos no interior e capitais do Brasil.
Psedks sempre foi adepto das letras "wild-style". No final de 2010 sentiu a necessidade de buscar outras técnicas e formas de se expressar, com isso criou um estilo paralelo a sua letra, começando a pintar quadros, objetos inusitados e murais, onde pode levar os dois trabalhos separados ou uni-los em uma única obra.
DOUG 13 : Seu estilo característico é "personagem" seja pessoas, animais, paisagens, todo mundo que o desenho engloba. Atualmente estou com um estilo mais HQ (Histórias em Quadrinhos), acho legal as pessoas admirarem e reconhecerem personagens clássicos dos quadrinhos nos muros, na grande maioria crianças.
Nessa minha trajetória do graffiti já percorri muitas cidades e estados do país em eventos ou painéis coletivos. Na cidade de Indaiatuba sou responsável alguns eventos e encontros de graffiti, além de projetos em escolas e pinturas em pontos turísticos da cidade, como o "Cristo Redentor" do Jardim Morada do Sol.
07. Oficina: O QUE É E COMO FUNCIONA O LIVRO ILUSTRADO
Uma breve introdução ao que tem sido considerado um novo gênero literário. Nascido dentro da literatura para crianças, o livro ilustrado tem como característica uma interdependência entre imagens e texto, e a maneira peculiar como elas ocupam o suporte livro.
Público: professores, ilustradores, escritores, artistas gráficos ou qualquer interessado na descoberta desse Gênero literário.
ODILON MORAES: ilustrador e escritor de literatura infantil há mais de 20 anos. Como ilustrador recebi duas vezes o Prêmio Jabuti, e como autor e ilustrador recebi duas vezes o prêmio de melhor livro para crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Desde 2004 me dedico também a palestras e oficinas sobre história do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Otake, Centro Cultural Lazar Segall, SESC, entre outros. Nesse ano o livro Traço e Prosa, Conversa com Ilustradores, da editora Cosac Naify, em que entrevisto12 consagrados ilustradores brasileiros, recebeu o prêmio de melhor livro Teórico pela FNLIJ.
08. Oficina: UM RECORTE NA HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DE LIVROS ILUSTRADOS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Serão abordadas obras de autores e ilustradores como Ângela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Ziraldo, entre outros.
Público: professores, ilustradores, escritores, artistas gráficos ou qualquer interessado na descoberta desse Gênero literário.
ODILON MORAES: ilustrador e escritor de literatura infantil há mais de 20 anos. Como ilustrador recebi duas vezes o Prêmio Jabuti, e como autor e ilustrador recebi duas vezes o prêmio de melhor livro para crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Desde 2004 me dedico também a palestras e oficinas sobre história do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Otake, Centro Cultural Lazar Segall, SESC, entre outros. Nesse ano o livro Traço e Prosa, Conversa com Ilustradores, da editora Cosac Naify, em que entrevisto12 consagrados ilustradores brasileiros, recebeu o prêmio de melhor livro Teórico pela FNLIJ.
09. TEATRO PERFORMÁTICO
Primeiros Contatos com a Arte Performática.
A proposta é apresentar de que forma o teatro se apropriou da arte performática, discutir e experimentar a performatividade.Pesquisar e experimentar o teatro performático, teatro documental e teatro expandido. Que venha de encontro com a nova condição humana, como um campo fértil de inovações que o teatro ainda venha a assumir definitivamente, ou pelo menos experimentá-las.
ANDRÉ DALAN: Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Teatro Escola Macunaíma e Escolas de Atores Wolf Maya. Estudou canto com Giovana Gomes, preparação em dança com JAZZ BRASIL, preparação Corporal Action com Inês Aranha, realizou oficina de atores com o diretor Zé Henrique de Paula no teatro do núcleo experimental, Juliana Galdino no Club Noir , Teatro Expandido e Teatro Performático com o grupo Satiros.
10. Oficina de O NOVO CONTO BRASILEIRO com Salma Ferraz
A presente oficina destina-se a leitura e conhecimento de grandes contistas brasileiros. Em sua maioria, os melhores contistas da atualidade são desconhecidos do público leitor e ignorados pela mídia impressa e televisiva. Leremos e dramatizaremos contos de: Marcelino Freire, Luiz Vilela, Walmor Santos, Julio de Queiroz, Ivana Arruda Leite, Augusta Faro, Stella Florence Amilcar Bettega, Altair Martins
11. PREPARAÇÃO VOCAL – TÉCNICA E EXPRESSÃO PARA O TEATRO
Objetivo: Trabalhar com os participantes a relação técnica vocal e interpretação do texto incentivando-os a construir as vozes de seus personagens de maneira sadia, expressiva e flexível.
Programa :Os recursos vocais passo a passo: técnica, saúde e expressividade. Ajustes do apoio respiratório, pausas, tom, volume, melodia, ressonância, articulação, ênfases, velocidade e projeção. Aquecimento e desaquecimento vocal.
VIVIANE BARRICHELO: Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo - CRFa.8801; Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia com curso no Centro de Estudos da Voz; Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; Aperfeiçoamento em Voz Profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research, Filadelfia, EUA; Sócia da Vocalis – Voz & Expressão trabalhando em ambientes corporativos com foco em gestão de saúde e de comunicação, bem como fonoaudióloga clínica e preparadora vocal de diversos profissionais da voz.
ALESSANDRA KRAUSS ZALAF :Fonoaudióloga clínica formada pela Universidade de São Paulo – CRFa 7616; Aprimoramento em Voz: Fonoaudiologia – Voz, Comunicação e Sociedade num contexto multiprofissional – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Professora de Expressão vocal na Escola de Atores Wolf Maya; Sócia da Vocalis – Voz & Expressão trabalhando em ambientes corporativos com foco em gestão de saúde e de comunicação; preparadora vocal de diversos grupos de teatro, atores (TV e teatro) e demais profissionais da voz .
12. Palestra O VAMPIRO NA LITERATURA OCIDENTAL com Salma Ferraz
Palestra sobre a história literária do vampiros e sua evolução ao longos dos anos, passando por textos fundamentais da literatura vampírica, começando por Drácula de Bram Stoker, passando por Entrevista com o Vampiro de Anne Rice e finalizando com megasucesso da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer.
SALMA FERRAZ : Graduou-se em Letras pela Faculdade Hebraico Brasileira Renascença de Letras de São Paulo (Hebraica), especializou-se em Literatura Brasileira e Literatura Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Mestre em Literatura Portuguesa e Doutora em Literatura Portuguesa pela Unesp, campus de Assis. Fez seu Pós Doutorado em Literatura e Teologia na UFMG (2008). Foi Bolsista da Fundación Carolina na Universidad Autónoma de Madrid (2009). É Professora Associada de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Florianópolis e atua na Pós Graduação de Literatura com a linha de Pesquisa Teopoética - Os Estudos Comparados entre Teologia e Literatura. É Membro da ALALITE, Associação Latino Americana de Literatura e Teologia, é membro da ABRALIC e ABRAPLIP, dirige o NUTEL- Núcleo de estudos comparados entre Teologia e Literatura. É Graduanda de Teologia na FACASC, Faculdade Católica de Santa Catarina. É crítica e ensaísta com inúmeros artigos publicados e autora de diversos livros de crítica literária e ficção. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase no diálogo com a literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: José Saramago, Teologia, Bíblia e Literatura, Madalena, Judas, Diabo, O demoníaco na Literatura, o vampiro na Literatura.
Especializada Literatura Brasileira e Literatura Infantil pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é contista com diversos prêmios recebidos e livros publicados.
13. Oficina de ILUMINAÇÃO CÊNICA
Oficina básica de luz para atores, bailarinos, coreógrafos e diretores.
Objetivo da oficina e levar o conhecimento básico de luz para facilitar a montagem de espetáculos.
Serão ministradas noções de historia da iluminação, equipamentos, montagem de técnica de luz, confecção de mapas de luz, e noções de operação de luz.
LUIZ COELHO: Iluminador Cênico Registrado na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) sobe o numero 12 482.
Formado em curso de iluminação ministrado por alguns dos maiores professores de iluminação do Brasil, professores como Hamilton Saraiva, Cibele Forjas , Deise Calaça, Cláudio Mendel entre outros.
Em mais de 20 anos como iluminador realizei trabalhos de iluminação para diversas companhias de teatro e dança, podendo destacar a Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, Cia Teartes de São José dos Campos, e para Companhias de dança como Raça Cia de Dança de São Paulo, Cia de Dança de São José dos Campos, Ribeirão Preto Cia de Dança, Galpão I , Cristina Cará, Verá Passos, entre outras!
Responsável pela iluminação de alguns dos maiores eventos de dança do Brasil, como Passo de Arte, Festidança e por vários trabalhos de luz para o festiva de dança de Joinville onde recebeu o premio de revelação do festival em 2006 pelos trabalhos de iluminação.
As oficinas com * terão continuidade após a Semana de Estudos Artísticos
Inscrições: a partir de 7 de abril
Doação de 1 lata de leite em pó ( por Oficina ou Palestra)
Documento com foto
XEROX Comprovante de endereço
Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras nº 210)
Fone: 3894.1867
Prefeitura Municipal de Indaiatuba Telefone: (19) 3834-9000 Site: http://www.indaiatuba.sp.gov.br/ Antes de imprimir pense no seu compromisso com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário