
Boletim semanal da ONU Brasil – No 135 – 08/01/2014
Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes
Declaração do Escritório da ONU para Direitos Humanos sobre a situação das prisões no Maranhão
"Lamentamos ter que, mais uma vez, expressar preocupação com o péssimo estado das prisões no Brasil e instamos as autoridades a tomarem medidas imediatas para restaurar a ordem na Penitenciária de Pedrinhas e outros centros de detenção em todo o país, bem como para reduzir a superlotação e oferecer condições dignas para as pessoas privadas de liberdade", diz trecho da nota.
Quase 600 municípios da Amazônia Legal já estão inscritos no Selo UNICEF
Certificação internacional reconhece esforço das cidades com políticas públicas em favor da promoção e da defesa dos direitos de crianças e adolescentes e ajuda gestores e sociedade civil a alcançar metas.
No Rio, evento organizado pela ONU Mulheres discute violência de gênero
Na abertura, a chefe da Polícia Civil do Estado, delegada Martha Rocha, falou sobre episódios que chocaram a opinião pública nos últimos dias e que mostram diversas faces da violência contra a mulher. A agência das Nações Unidas apresentou iniciativas como o Protocolo para a Investigação das Mortes Violentas de Mulheres por Razões de Gênero e a campanha "O valente não é violento".
Com apoio do Banco Mundial, cooperativa de iogurte muda vida de comunidade rural paulista
Sem acesso a crédito e assistência técnica, produto poderia estragar antes de chegar ao mercado ou ser pouco rentável. Projeto fez prefeitura construir escola na região, que é abastecida pelos próprios produtores.
Turismo sustentável ajuda a combater pobreza na América Central, afirma agência da ONU
Região recebeu 9 milhões de turistas estrangeiros em 2012, que injetaram 8 bilhões de dólares nas economias. Organização Mundial do Turismo quer setor na agenda de desenvolvimento pós-2015.
OMS elabora material sobre teleconsultoria na atenção básica à saúde com base na rede brasileira
Com mais de 39 mil unidades e 600 mil profissionais, SUS oferece videoconferência com hospitais dos grandes centros para melhorar qualidade de diagnóstico de pacientes em áreas isoladas.
Terremoto no Haiti, 4 anos depois: ONU capacita jovens de áreas vulneráveis para diversas profissões
Mais de 2 mil selecionados por líderes comunitários e ONGs já cursaram alvenaria, encanamento ou eletricidade. Eles recebem alimentação, condução e são encaminhados para estágios.
Policial brasileira participa de operação para conter violência no Sudão do Sul
Melissa Rocha é enviada a Bor, uma das cidades mais atingidas pelo conflito. Na República Democrática do Congo, general brasileiro estuda envio de helicópteros para reforçar segurança no país vizinho.
Empresários brasileiros querem que ONU crie Dia Internacional da Ética
Associação Comercial do Rio de Janeiro defendeu, em Nova York, estabelecimento da data para promoção de transações comerciais que respeitem estrutura legal e melhores práticas nos negócios.
ONU pede 1 bilhão de dólares para campanha 'Sem geração perdida', dedicada a crianças sírias
Estratégia é oferecer oportunidades de coesão social e estabilidade, garantindo educação, apoio psicológico e o fim da exploração, abuso e violência de mais de 4 milhões de meninas e meninos.
Começa remoção de agentes químicos da Síria para destruição em águas internacionais, dizem OPAQ-ONU
Navio comercial é escoltado por Dinamarca, Noruega e Síria. Material será levado até embarcação norte-americana para eliminação por hidrólise. Segurança marítima da operação envolve ainda China e Rússia.
Iraque encerra 2013 com o maior número de civis mortos em cinco anos, afirma missão da ONU
Mês mais violento foi maio, com 3.154 vítimas, sendo 963 mortos e 2.191 feridos. Representante das Nações Unidas no país pede que autoridades tomem medidas para evitar tensões sectárias.
ONU: Múltiplas emergências foram grande teste para o sistema global humanitário em 2013
Conflitos na Síria, Sudão do Sul, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, entre outros, e desastres naturais fizeram com que 2014 começasse com milhões de deslocados e refugiados.






















Nenhum comentário:
Postar um comentário