Unicamp Notícias

 

Unicamp cria Comissão

da Verdade e Memória

A Unicamp vai investigar fatos que tenham resultado em eventuais arbítrios e violações de direitos humanos praticados contra docentes, alunos e funcionários da Universidade durante a ditadura militar. Os trabalhos serão conduzidos pela Comissão da Verdade e Memória "Octavio Ianni", recentemente instituída por portaria assinada pelo reitor José Tadeu Jorge. O início dos trabalhos da Comissão será marcado por um seminário, que ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 9h30, no auditório do Instituto de Economia (IE).

Segundo o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, a iniciativa da Universidade está em consonância com ações similares de outras instituições brasileiras. "A Unicamp está convencida da necessidade de investigar eventuais atos de arbitrariedade cometidos durante a ditadura militar contra docentes, alunos e funcionários da instituição. A Comissão se empenhará em esclarecer e registrar fatos e reestabelecer a verdade", afirmou. Leia a notícia completa.

 

 

 

Por um vinho mais frutado

Técnicas de manejo de uvas acentuam buquê e diminuem compostos que depreciam a bebida

Em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), a bióloga Daniele Rodrigues contribuiu com três técnicas de manejo de uvas – a de pulverização de nitrogênio, a de cobertura do vinhedo e a de dupla poda (ou inversão da colheita) – testadas em vinhedos do Estado de São Paulo e da França. As técnicas não só diminuíram a concentração de compostos off-flavours, que depreciam o vinho, ao conferir um sabor herbáceo de "pimentão verde", como aumentaram a concentração de compostos aromáticos, bastante desejados para formar o buquê do vinho, ou seja, o aroma exalado da bebida. 

O estudo, feito entre 2009 e 2013 com financiamento da Capes, visou melhorar a qualidade das uvas porque, segundo a professora da FEA Helena Teixeira Godoy, orientadora da tese, não é possível produzir bons vinhos a partir de matérias-primas de baixa qualidade. Leia matéria completa.

 

 

Em plantas, a chave da preservação

Conhecimento de comportamento de licófitas e samambaias pode ajudar na conservação da Mata Atlântica

A Serra do Mar, área inserida na Mata Atlântica, que se estende por uma faixa litorânea das regiões Sul e Sudeste do Brasil, constitui um dos centros de diversidade e endemismo para licófitas e samambaias. O conhecimento dos aspectos relacionados à taxonomia, ecologia e ecofisiologia destes dois grupos pode vir a contribuir para a preservação destas plantas e do conjunto de seres vivos que constituem o bioma Mata Atlântica, já bastante devastado. Estes fatores motivaram as pesquisas desenvolvidas pela bióloga Giseli Areias Nóbrega, que deram origem à tese apresentada ao Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, orientada por Marcos Pereira Marinho Aidar, titular do Instituto de Botânica de São Paulo e pesquisador credenciado pela Universidade.

 

 

 

AFPU remodela site e anuncia cursos
de informática, secretariado e línguas

Seguindo a orientação da atual gestão da Universidade para uma maior valorização dos recursos humanos, a Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU) acaba de reformular seu site, tornando-o mais amigável e transparente. A página agora traz mais conteúdos, maior facilidade para o servidor se informar e fazer sua solicitação de curso, além de assegurar uma rápida interação com o órgão, que está vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor. Também estão sendo preparados, para o próximo ano, cursos de tecnologia de informática, secretariado e línguas (inglês, espanhol e Libras), com a meta de contemplar 1.500 funcionários.

"A qualificação é um mecanismo importante para a valorização dos recursos humanos. Por isso, o direcionamento atual da AFPU é de ampliação da oferta de cursos para todos os níveis de servidores, envolvendo desde áreas técnicas até gerenciais, e ampliando o número de horas treinadas", afirma Maurício Calixto de Andrade, diretor executivo da agência. "O objetivo é estar mais próximo aos colegas da carreira Paepe [Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão], para que, treinados, tenham maiores condições de ascensão profissional com base em suas próprias competências." Leia notícia completa.

 

 

 

Grupo concebe técnicas inéditas para análise forense de fotografias e de documentos digitais

Inteligência artificial e visão computacional fundamentam métodos desenvolvidos no Instituto de Computação

No final de 2011, a multinacional italiana Benetton causou polêmica mundial ao divulgar uma campanha publicitária denominada "unhate". O propósito era fazer uma espécie de desagravo contra a cultura do ódio e da homofobia. Nos outdoors exibidos pela marca de moda de Treviso, várias fotomontagens de líderes mundiais se beijando – entre eles, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com Hugo Chávez, da Venezuela; e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu. De tão bem produzidas, as imagens alertaram sobre outro aspecto para além da intolerância cultural. Autoridades, políticos, personalidades e cidadãos comuns são, cada vez mais, alvos de falsificações e montagens em fotografias e documentos digitais. A própria presidente brasileira Dilma Rousseff se viu constrangida em 2009, quando ainda era pré-candidata e ministra da Casa Civil do governo Luís Inácio Lula da Silva. Algum tempo depois ela conseguiu provar que era falsa uma ficha criminal relatando a sua participação no planejamento e execução de ações armadas contra a ditadura militar (1964-1985). O documento foi publicado um ano antes da eleição presidencial de 2010 pelo jornal Folha de São Paulo. Junto, uma reportagem tratando do suposto plano da organização Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), da qual Dilma teria feito parte, para sequestrar, em 1969, o então ministro da economia, Antônio Delfim Netto. Mais tarde o grupo Folha reconheceu o erro. Leia matéria completa.

 

 

 

 

Barreiras travam geração renovável e eficiência energética em edifícios

Para economista, que escolheu a Alemanha como estudo de caso, Brasil precisa aprimorar quadro regulatório

As edificações são responsáveis por 44,7% do consumo total de eletricidade no Brasil, sendo que esta participação está dividida em fatias de 22,1% para os edifícios residenciais, 15% para os comerciais e 7,6% para os prédios públicos. Ainda que a crise energética de 2001 tenha induzido a uma redução do consumo nos edifícios brasileiros, essa tendência foi revertida nos anos subsequentes. A demanda por eletricidade vem apresentando aumento superior ao do PIB e é alta a estimativa de crescimento do consumo nos edifícios, considerando a estabilidade econômica aliada a uma política de melhor distribuição de renda no país.

A avaliação de que esses dados, por outro lado, apontam o setor de construções como de grande potencial para conservação de energia e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), justifica a escolha do tema de mestrado da economista Aline Ferreira Tripodi Causo: "Mecanismos políticos para promoção da eficiência energética e geração renovável em edificações: um estudo de caso da Alemanha e aplicações para o Brasil" é o título da dissertação orientada pelo professor Gilberto de Martino Jannuzzi e apresentada na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Leia matéria completa.

 

 

 

Um modelo para empreendedores

Pesquisador adapta dois métodos com diferentes funções para a gestão de empresas

Conforme pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicada recentemente no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de empreendedorismo da população adulta brasileira atualmente é de 40%, contra 20% há uma década, o que mostra uma mudança da cultura de busca por emprego para busca de negócio próprio. Atualmente, 70% dos empreendimentos no Brasil são criados por oportunidade, não mais por necessidade.  

Logo, o empreendedorismo brasileiro vive uma fase aquecida, com jovens que surgem com ideias inovadoras e que almejam ter seu próprio negócio. Ao mesmo tempo apenas ideias inovadoras e vontade não são o suficiente. As estatísticas são desalentadoras para quem planeja o ingresso no mercado competitivo. Segundo o Sebrae, mais de 50% das empresas de pequeno porte fracassam no primeiro ano, 73% fecham em menos de três anos e 95% não superam os cinco anos.  

Projetar o modelo de negócio da empresa pode ser uma saída, pois ajuda a compreender o business que se deseja iniciar, especialmente quando se tratam de negócios inovadores. Ocorre que ele ainda está muito sujeito a abstrações. Faltam ferramentas que permitam verificar se o modelo projetado tem um desempenho válido na prática. 

Pensando nisso, o pesquisador Vinicius Minatogawa criou um modelo híbrido, adaptando dois métodos com diferentes funções para a gestão de empresas. Esse modelo é mostrado em sua dissertação de mestrado. O estudo foi apresentado à Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e orientado pelo docente Antonio Batocchio. Leia matéria completa.

Agenda

 

 

13.10.2013

 

VI Caminhada de Prevenção à Obesidade

O Grupo Multidisciplinar de Preparo para Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realiza no dia 13 de outubro de 2013 (domingo), no portão 1 da Lagoa do Taquaral, em Campinas, a partir das 8 horas, a VI Caminhada de Prevenção à Obesidade. 

 

 

FEQ recebe inscrições para o curso "Análise de explosão e incêndio na indústria de processos químicos"

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) recebe, até 13 de outubro, as inscrições para a primeira turma do curso "Análise de explosão e incêndio na indústria de processos químicos". Inscrições e outras informações no link. 

 

14.10.2013Lean Healthcare: uma 
transformação na saúde
Especialistas debatem o assunto no Fórum de Empreendedorismo e Inovação, às 9 horas, no Centro de Convenções.

 

 

VI Workshop de
Petróleo da Unicamp
               
Evento ocorre de 14 a 17 de outubro, no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ)

 

 

Diretor de pesquisa do 
CNRS profere palestra no IB
        
No dia 14 de outubro, às 14 horas, no auditório IB11 do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, acontece a palestra "Introdução à difusão de nêutrons a baixos ângulos e suas aplicações no estudo da estrutura da matéria em escala nanométrica". Será ministrada pelo professor José Teixeira, diretor de pesquisa do CNRS-Centre National de la Recherche Scientifique, Laboratoire Léon Brillouin, Saclay, França.  A organização é da professora Eneida de Paula. Mais informações telefone 19-3521-6143. 

 

 

15.10.2013 

                              

Stress, qualidade de vida e trabalho em equipe

 

O médico Jamiro da Silva Wanderley fala sobre "Stress, qualidade de vida e trabalho em equipe", dia 15 de outubro, às 8h30, no Auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Público-alvo: Cipeiros e demais funcionários interessados no assunto. Capacidade do Auditório: 120 pessoas. Mais informações: cipa@unicamp.br

 

Reunião Científica do Laboratório de Cultura de Células da Pele

 

Evento acontece no dia 15 de outubro, às 8h30, no Auditório do Ciped. No encontro serão abordados os temas "Dermatologia regenerativa e bioengenharia da pele" e "Avanços na terapia celular para o tratamento de feridas". A Reunião é organizada pelas professoras Maria Beatriz Puzzi e Talita Stessuk. Outras informações pelo telefone 3521-8988 ou e-mail beatrizpuzzi@gmail.com 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5135 / 5145

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5145 / 5135/ 5111 / 5145

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br 

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

-------------------------------------------------------------------------------

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares