Unicamp - Pesquisas, Notícias, Eventos, Cultura,


 

 

Pesquisas investigam danos ao cabelo causados por xampus e radiação solar

Foram avaliados descoloramento de cabelos tingidos e degradação provocada por tensoativos

 

 

Uma nova ferramenta ajudará a indústria a escolher melhor as substâncias tensoativas dos xampus, que limpam mais e degradam menos os fios. Cabelos descoloridos, e depois tingidos, perdem a cor com maior rapidez do que aqueles que apenas receberam tintas, conforme testes realizados em laboratório. Os dois resultados são de pesquisas de mestrado realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Físico-Química Aplicada, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, no âmbito de projeto que desenvolve métodos de avaliação das propriedades físicas e químicas da fibra do cabelo, o que envolve análises estudos sobre cor, propriedades mecânicas perda proteica em tratamentos físicos, químicos ou por ação do meio ambiente.

Na primeira pesquisa, o químico Rafael Pires de Oliveira desenvolveu uma nova metodologia para avaliar os danos causados ao cabelo por substâncias (tensoativas) da fórmula de xampus e que são responsáveis pela limpeza dos fios. Com uso, elas também provocam a perda de proteínas e de melanina, ou seja, de partes da composição da estrutura dos fios, em um processo de degradação das fibras. "O método ajudará a indústria a escolher os produtos menos danosos", explica o autor da dissertação de mestrado "Degradação de cabelo causada por tensoativos: quantificação por meio da análise das soluções de lavagem por espectrofotometria UV-VIS", orientado pela professora Inés Joekes.

Leia: Pesquisas investigam danos ao cabelo causados por xampus e radiação solar

 

 

Novo Centro, velhos interesses

"A revalorização contemporânea do Centro de São Paulo: agentes, concepções e instrumentos da urbanização corporativa (2005/2012)"

São recorrentes os projetos de intervenção urbana em centros históricos deteriorados das metrópoles brasileiras. Em relação à cidade de São Paulo, a questão da revalorização da área central vem sendo discutida desde a década de 1990, embora as ações mais concretas tenham ocorrido nos últimos oito anos, durante as gestões dos prefeitos José Serra e Gilberto Kassab (2005/2012).  As informações desse período sobre despejos de edifícios ocupados por movimentos de moradia, ações policiais envolvendo moradores de rua, trabalhadores informais e ambulantes, e as reações desses grupos, chamaram a atenção do então estudante do curso de geografia da Unicamp Eduardo Augusto Wellendorf Sombini.

Ele procurava entender, além, dessas reações, as motivações do poder público, particularmente da Prefeitura e do Governo do Estado, e dos agentes que defendiam a "revitalização" do Centro antigo. Por ocasião do mestrado, o pesquisador propôs analisar as concepções e os instrumentos que moviam essa proposta, bem como os interesses e motivações dos agentes envolvidos.

Estes elementos constituem o ponto central de sua dissertação de mestrado, orientada pela professora Adriana Maria Bernardes da Silva, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. No trabalho, o autor recorre à noção de "urbanização corporativa", desenvolvida por Milton Santos, e aos debates internacionais sobre grandes projetos urbanos e gentrificação para tratar do contexto de revalorização do centro de São Paulo. A gentrificação pode ser entendida como a expulsão de populações com a chegada de grupos de renda mais alta.

Leia: Novo Centro, velhos interesses

 

 

 

Explosão populacional no Brasil e no mundo

"Explosão populacional no Brasil e no mundo: mito ou realidade?".

No dia 27 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia. O evento terá como tema central "Explosão populacional no Brasil e no mundo: mito ou realidade?". A organização é do professor Alberto Augusto Eichman Jakob, coordenador-associado do Núcleo de Estudos de População (Nepo). Inscrições, programação e outras informações no link ou telefone 19-3521-5039

PROGRAMA

8h30 - Credenciamento

9h00 – Abertura
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta ( Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP)
Dr. Alberto Augusto Eichman Jakob (Coordenador Associado do Nepo/Unicamp)

09h20 - Mesa: "Desigualdades no crescimento populacional brasileiro e mundial"
Moderador: Dr. Alberto Augusto EichmanJakob (Nepo/Unicamp)

09h20 - Prof.Dr. Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto (Cedeplar/FACE/UFMG)

10h00 - Dra. Gláucia dos Santos Marcondes (Nepo/Unicamp)

10h40 - Coffee Break

11h00 - Dra.Elisabete Dória Bilac (Nepo/Unicamp)

11h30 - Debate

12h00 – 14h00 - Almoço

14h00 – Mesa - "A relação População e Ambiente sob a perspectiva do consumo de terras e das mudanças climáticas"
Moderador: Prof.Dr. Roberto Luiz do Carmo (Nepo/IFCH/Unicamp)

14h00 - Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro (INPE)

14h40 - Profa.Dra. Lucí Hidalgo Nunes (IG/Unicamp)

15h20 - 15h40 - Coffee Break

15h40 - Prof.Dr. Álvaro de Oliveira D'Antona (FCA/Unicamp)

16h20 - Debate

17h00 – Encerramento

 

 

Pesquisa analisa sistema híbrido de energia elétrica

Tese da FEM determina quantidade gerada e compara tipos de armazenamento

Tradicionalmente, a geração de energia elétrica em pequenas comunidades isoladas no Brasil é feita a partir de conjuntos motores geradores, que exigem uma manutenção rotineira especializada (praticamente inexistente nesses lugares), além de suprimento constante do óleo diesel encarecido pelas longas distâncias para transporte e que emite gases de efeito estufa (GEE). Já existem localidades isoladas das redes de distribuição de eletricidade que são assistidas pela energia solar fotovoltaica e/ou eólica, com armazenamento em baterias. E, atualmente, o desenvolvimento da tecnologia de células a combustível (CaC) permite que as baterias sejam substituídas pelo vetor energético hidrogênio.

Maiana Brito de Matos é autora de uma pesquisa de doutorado cuja originalidade está em determinar a quantidade de energia elétrica gerada por um sistema híbrido eólico-fotovoltaico de pequeno porte em Fortaleza (CE) e comparar os dois tipos de armazenamento, por baterias e por hidrogênio; ela também estimou as emissões de GEE que foram evitadas com a utilização do sistema proposto. A tese de doutorado foi orientada pelo professor Ennio Peres da Silva e apresentada na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Leia: Pesquisa analisa sistema híbrido de energia elétrica

 

 

 

Olimpíada de História convoca 301 equipes finalistas

A quinta edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp convoca nesta segunda-feira (23), 301 equipes para participar da grande final. A prova e a cerimônia de premiação acontecem nos dias 19 e 20 de outubro, em Campinas.

Todos os estados brasileiros serão representados. O estado do Rio Grande do Norte lidera o número de representantes na final, com 69 equipes. São Paulo é o segundo estado com o maior número de finalistas (51) e o Ceará tem a terceira posição (26). Cada equipe é composta por três estudantes (a partir do 8º ano do Ensino Fundamental) e um professor de história.

As equipes convocadas têm até a próxima sexta-feira (27), para manifestar interesse em participar da final. No caso de desistência, a ONHB acionará gradualmente as equipes classificadas na lista de espera. De acordo com a organização, a disputa foi acirrada, com a nota de corte superando a pontuação da quarta edição, realizada em 2012.

Incentivo
Seguindo a tradição das edições anteriores, a ONHB irá custear as despesas de viagem de trinta e duas equipes. Serão vinte e sete equipes de cada estado, de escolas públicas ou privadas, e cinco equipes de escolas públicas, de cada região do país, que obtiveram a pontuação mais alta. Aos professores dessas trinta e duas equipes, será oferecida a possibilidade de participação em um curso de formação presencial, que acontecerá na Unicamp de 21 a 25 de outubro, com a participação de historiadores renomados da Unicamp e outras universidades convidadas.

 

 

 

Água de 20 capitais tem 'contaminantes emergentes'

Pesquisa detecta substâncias que afetam o sistema hormonal de seres humanos e animais

 

Mesmo atendendo aos requisitos do Ministério da Saúde, a qualidade da água distribuída a 40 milhões brasileiros, moradores de 20 capitais, ainda precisa melhorar muito, revela pesquisa realizada em mananciais e na água que sai das torneiras pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), sediado do Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A principal preocupação, de acordo com o pesquisador Wilson Jardim, são os chamados interferentes endócrinos, substâncias que afetam o sistema hormonal de seres humanos e animais.
De acordo com Jardim, hoje existem cerca de 800 substâncias do tipo que são consideradas "contaminantes emergentes" da água – isto é, que aparecem no líquido, mas não são controladas por leis ou regulamentos.
"A portaria [2914, do Ministério da Saúde, que normatiza a qualidade da água potável] é muito estática, e a nossa vida é dinâmica, nossa sociedade é dinâmica", disse Jardim, que é pesquisador do IQ e membro do INCTAA, ao Jornal da Unicamp. "A cada ano, são mais de mil novos compostos registrados. Trinta anos atrás, as pessoas usavam três produtos de higiene quando acordavam, antes de sair de casa. Hoje são dez, em média".

O pesquisador explica que muitas dessas substâncias acabam indo parar no esgoto, nos mananciais e – porque a legislação não diz nada sobre elas – são ignoradas nos procedimentos de limpeza da água aplicados antes que ela retorne ao consumo humano. E parte desse material é composta por interferentes endócrinos.
A preocupação com contaminantes do meio ambiente que afetam o equilíbrio do sistema hormonal dos seres vivos é internacional. No ano passado, dois órgãos da ONU, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicaram um relatório conjunto, O Estado da Ciência dos Produtos Químicos Interferentes Endócrinos, alertando para os possíveis riscos dessas substâncias.

Assista ao vídeo: Água sem lei

Pesquisa detecta 'contaminantes emergentes' em 20 capitais

 

 

 

Engenharia da FCA reformula disciplina e estreita relações com iniciativa privada

No início do mês de setembro, a FCA recebeu empresários da AMER, Hidrotec e Casa do Tubo de Limeira para uma reunião que discutiu formas possíveis de parcerias e reciprocidades, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a academia e a iniciativa privada na cidade de Limeira. Essas empresas já participam como patrocinadoras em uma proposta de reformulação da disciplina de Laboratório de Engenharia da FCA, apresentada por Ana Silvia Prata Soares, Mariana Costa e Kelly Hofsetz, docentes de Engenharia. Leia: Engenharia da FCA reformula disciplina e estreita relações com iniciativa privada

 

 

 

 

FEA obtém chocolate de soja e sem adição de açúcar

Aprovado em testes, alimento deve beneficiar pessoas que fazem dietas controladas

 

 

Um chocolate à base de soja, diet e light? A engenheira de alimentos da Unicamp Alessandra Bugatte Palazzo garante que é saboroso e derrete na boca! Ela foi a responsável por desenvolver na Universidade a primeira guloseima do Brasil a partir da soja, sem açúcar e com baixas calorias. A formulação do chocolate integrou pesquisa de doutorado conduzida junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O trabalho foi publicado no Journal of Sensory Studies, revista científica de impacto na área de análise sensorial.

"Realizamos avaliações com 120 consumidores acostumados com o chamado chocolate padrão. O nosso produto também foi analisado por equipes treinadas em testes sensoriais. As análises mostraram resultados bastante satisfatórios. A formulação apresentou, de modo geral, as mesmas características com as quais o consumidor está acostumado quando come o chocolate convencional", revelou Alessandra Palazzo.

O seu doutorado, defendido junto ao Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da FEA, foi orientado pela docente Helena Maria André Bolini, coordenadora do Laboratório de Análise Sensorial e Estudos do Consumidor. Parte da pesquisa foi realizada no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com a colaboração de Priscilla Efraim, ex-pesquisadora do Ital e, atualmente, professora da FEA.

Leia: FEA obtém chocolate de soja e sem adição de açúcar

 

 

 

Nepp organiza Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, juntamente com Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI), do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp campus de Limeira), e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) promovem, entre os dias 25 e 27 de setembro, o V Seminário de Monitoramento e Avaliação que tem como tema "Experiências em Monitoramento e Avaliação: retrato da última década". O encontro, este ano, ocorre no campus da Unicamp. Mais informações no site http://www.rbma.net.br.

A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação foi criada em dezembro de 2008 sob a liderança da Fundação João Pinheiro (FJP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BM). O objetivo da Rede é promover o intercâmbio de experiências e conhecimento, disseminar informações relativas ao Monitoramento e Avaliação; promover o intercâmbio de experiências e conhecimento; disseminar e fortalecer a cultura de monitoramento e avaliação no Brasil.

Esse V Seminário que ocorre na Unicamp tem dois objetivos principais. Por um lado, pretende mapear e discutir as experiências de avaliação e monitoramento no país na última década a partir de relatos de práticas e resultados de avaliações concluídas ou em andamento de programas específicos e concretos. Por outro lado, pretende olhar para o futuro em termos de metodologias e ferramentas que despontam em avaliações e monitoramentos realizados no país.

Leia: Nepp organiza Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

 

 

 

Fio de sutura com células-tronco acelera a cicatrização de feridas

Material desenvolvido na FCM é capaz de acelerar a regeneração de tecidos em fístulas intestinais

O resultado surpreendeu até mesmo os pesquisadores que acompanhavam a evolução de uma fístula intestinal – uma ferida aberta, provocada por uma falha de cicatrização ainda de origem desconhecida e de difícil tratamento. No terceiro dia após a aplicação de um inédito fio de sutura enriquecido com células-tronco, notaram que a área do ferimento havia diminuído de tamanho, e quase fechado (75%). Trata-se de uma regeneração bem acima da obtida com os atuais recursos convencionais e que aplicam uma longa e complicada recuperação nos pacientes com esse tipo de problema em humanos, que pode durar de oito a dez semanas.

No estudo, células-tronco mesenquimais foram as responsáveis pelo "milagre" que acelerou a regeneração de tecidos em testes com animais (ratos). Elas estão no organismo humano porque possuem a capacidade de se diferenciar (transformar-se) em vários outros tipos de células, podendo iniciar a formação de um novo tecido, o que explica o resultado obtido. Na medicina, foram descritas pela primeira vez nos anos 70 e, desde então, pesquisadores têm buscado formas para aproveitá-las, o que não é tão simples, como mostram outros estudos no mundo e experimentos produzidos na Unicamp, para descobrir a melhor forma de transformá-las em outros tecidos e implantá-las no organismo.

O tempo médio de recuperação de fístulas intestinais em ratos, no tratamento convencional, está próximo do necessário para o tratamento de humanos (até dez semanas).Leia: Fio de sutura com células-tronco acelera a cicatrização de feridas

 

 

 

Labeurb debate resultados parciais do projeto "Enciclopédia Discursiva da Cidade"

Pesquisadores do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp e convidados participaram, na última quinta e sexta-feira (19 e 20 de setembro), da 1ª Jornada da Endici para debater e apresentar os resultados parciais do projeto "Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes" (Endici).  Coordenada pelos lingüistas Eni Pulcinelli Orlandi e José Horta Nunes, ambos ligados ao Labeurb, a Endici tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, a partir da análise do discurso. Leia: Labeurb debate resultados parciais do projeto "Enciclopédia Discursiva da Cidade"

 

 

 

RNAs são alvo de pesquisa pós-AVC

neurocientista Raghu Vemuganti, da Universidade de Wisconsin (USA), esteve dia 20 de setembro no anfiteatro "Paulistão" da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp proferindo a palestra "Tudo está bem quando transcreve bem: RNAs não-codificantes e danos cerebrais pós-AVC". Raghu veio à Unicamp a convite do professor-visitante Alan Hazell, da Universidade de Montreal. Leia: RNAs são alvo de pesquisa pós-AVC

 

 

 

Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

Pesquisadores do Biofabris, na Unicamp, iniciam testes de peças customizadas,
último estágio de estudo que começou há quatro anos

 

 

Você sobreviveu a um grave acidente, mas se olha no espelho, todos os dias, e depara-se com as marcas da tragédia: a ausência de uma parte do osso da cabeça. Ou você teve alguma doença que deixou sequelas semelhantes. Usa boné, deixa o cabelo crescer (se ainda o possui), para esconder essas marcas. Se, de apenas imaginar, a situação o incomoda, pense agora que esta é a realidade diária de quem passa por essas situações e aguarda uma prótese. Do ponto de vista médico, a questão é maior: elas estão mais vulneráveis com a deformidade no crânio, que antes protegia o cérebro, e isso representa um risco para a vida e exige cuidados especiais.

 

Dez pacientes terão o problema resolvido até o final deste ano, segundo previsão dos pesquisadores da Unicamp que trabalham em um projeto único de fabricação desse tipo de "peças de titânio" para humanos no país, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biofabricação (Biofabris), na Unicamp. Quatro já estão prontos para a cirurgia, que será realizada no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). O grupo foi selecionado para a etapa de estudos clínicos do projeto, o último estágio da pesquisa e um dos mais importantes por envolver a aplicação e avaliação das próteses em seres humanos.

Leia: Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

 

 

 

 

Simpósio debate novos fármacos anticâncer

Os diversos aspectos relacionados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos anticâncer começaram a ser debatidos na manhã desta terça-feira (24) na Unicamp, durante a abertura do I Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer (SIIC). O evento, organizado pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade, reúne até esta quarta-feira, no Centro de Convenções, especialistas brasileiros e estrangeiros de diversas áreas, cujos estudos estão ligados ao tema. Leia: Simpósio debate novos fármacos anticâncer

 

 

 

Estudo sobre doença genética põe em xeque restrição calórica

Tese mostra que dieta pode fazer com que portador de hipercolesterolemia familiar desenvolva aterosclerose

 

A restrição calórica foi colocada sob suspeita em tese de doutorado defendida no Instituto de Biologia (IB). Pelo menos em portadores da hipercolesterolemia familiar, uma deficiência genética na qual as pessoas apresentam elevados níveis de colesterol. Experimentos desenvolvidos em animais, submetidos a uma dieta restritiva, apontaram que a saúde deles piorou. Eles engordaram e ficaram com os níveis de colesterol elevados, correndo o risco de desenvolver a aterosclerose, uma doença cardiovascular caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos.

"Até hoje, essa restrição não tinha contra-indicações, pois como era possível comer 20% a menos e ainda engordar?", questiona Gabriel de Gabriel Taffarello Dorighello, biólogo e autor da tese. O estudo, orientado pela docente do instituto Helena Coutinho Franco de Oliveira, foi realizado entre 2009 e 2011.

Conforme o pesquisador, é preciso muita cautela na hora de prescrever uma dieta baseada em um protocolo alimentar radical, como a da restrição calórica. Ela até pode fazer bem a maioria das pessoas, mas não necessariamente aos hipercolesterolêmicos. A hipercolesterolemia familiar é uma doença grave, cuja frequência é muito alta na população mundial: de 1 em 500.

Leia: Estudo sobre doença genética põe em xeque restrição calórica

 

 

 

'Cápsula' química retarda o envelhecimento de frutas

Película de nanopartículas de prata conservou laranjas, peras e maçãs, mantendo suas propriedades

Nanopartículas protegem tecidos de superbactérias

Um em cada três alimentos é desperdiçado, aponta estudo

 

Com o tempo, sob a influência da temperatura e do modo de estocagem, as frutas perdem água e são atacadas por micro-organismos que as fazem apodrecer, tornando-as impróprias para o consumo. É um ciclo normal da natureza, algo como um "envelhecimento" natural. Uma pesquisa recém-concluída na Unicamp, pelo Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interação com Biossistemas (NanoBioss), em parceria com a Universidade Amravati, da Índia, conseguiu retardar esse processo por pelo menos 15 dias, graças à aplicação de uma "película" invisível, e inédita, contendo nanopartículas de prata metálica biofabricada.

A proteção química é aplicada por meio de imersão das frutas em uma solução desenvolvida em laboratório, em um segmento de pesquisa conhecido como "agronanotecnologia". Quando seco, o produto a envolve como uma camada protetora, evitando perda de água e a invasão de micro-organismos que degradariam o alimento.

E isso sem a necessidade de colocá-lo na geladeira. "A película funciona como barreira microbiana", comenta o professor Oswaldo Luiz Alves, coordenador do NanoBioss,  sobre o trabalho  realizado  pelos professores Nelson Durán e Mahendra Rai (Índia), no Instituto de Química. O NanoBioss foi criado este ano, com a fusão dos Laboratórios de Química em Estado Sólido (LQES) e de Química Biológica (LQB).

"Analisamos todos os parâmetros da fruta [conservada pelo filme], e mesmo após 15 dias, são os mesmos de uma fruta novinha", avalia Durán. Laranjas, peras e maças, durante os testes, foram envoltas em um nanocompósito (película) constituído de carboidratos e de partículas de prata biofabricadas – um fungo selecionado pelos pesquisadores, em contato com íons de prata (Ag+), promove uma reação (redox), formando um novo produto biofabricado, a prata neutra (Ag0) na forma de nanopartículas, que funciona como elemento antimicrobiano e retarda o "envelhecimento", no caso da pesquisa com frutas. Proteínas desses fungos, da espécie Fusarium oxysporum, causadores da fusariose, doença que faz a planta murchar e ataca culturas agrícolas, tornam as nanopartículas de prata, em geral, mais aderentes e dão a elas melhores propriedades químicas.

Leia: 'Cápsula' química retarda o envelhecimento de frutas

 

 

 

Em busca da imagem perdida

Analista de sistemas desenvolve métodos que ajudam a gerenciar grandes coleções

 

É incomum a abordagem de uma pesquisa de doutorado destacando inicialmente os méritos do autor, mas Daniel Carlos Guimarães Pedronette acaba de conquistar a 3ª colocação no Concurso Nacional de Teses (CTD) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação em 2013 e seu trabalho já rendeu 13 publicações em periódicos e conferências, nacionais e internacionais. A tese também foi considerada a melhor do Instituto de Computação (IC) em 2012 e ficou em 2º lugar na 25ª edição do SIBGRAPI, a principal conferência brasileira na área de computação gráfica, processamento de imagens e visão computacional.

Na verdade, os elogios a Daniel Pedronette, cuja ligação com a Unicamp vem desde o curso técnico em informática no Colégio Técnico de Limeira (Cotil), são todos do professor Ricardo da Silva Torres, que orientou o aluno também no mestrado. "Trata-se de um doutorado bastante produtivo em termos de resultados, ainda mais se considerarmos que foi concluído em três anos; e em tempo parcial, já que o aluno seguiu trabalhando como analista de sistemas da Universidade", observa o docente e atual diretor do IC.

Leia: Em busca da imagem perdida

 

 

 

O cristal de tempo de Fellini

Estudo desenvolvido no IA prega que cineasta italiano não traiu o neorrealismo, mas o reinventou

 

Ganhador de cinco Oscars, criador de um estilo que mistura fábula, sonho e realidade que acabou definido por um adjetivo próprio, "felliniano", Federico Fellini (1920-93) iniciou sua carreira cinematográfica entre os neorrealistas italianos, colaborando de perto com um dos maiores deles, Roberto Rossellini. As duas primeiras indicações de Fellini ao prêmio da Academia norte-americana vieram do trabalho como corroteirista nas obras-primas rossellinianas Roma, Cidade Aberta (1945) e Paisà (1946). Ao dirigir A Doce Vida (1960), Fellini parece romper definitivamente com o neorrealismo, o que, aparentemente, pode ter motivado Rossellini a criticar o filme. Tese de doutorado defendida no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, intitulada "Cristais de Tempo: Fellini e o Neorrealismo Italiano", argumenta, no entanto, que nesse filme Fellini não trai o neorrealismo, mas o aprofunda, transcende, reinventa.

"À medida que seus primeiros filmes eram realizados, Fellini passou a ser acusado de trair o neorrealismo com escapismos fabulatórios, no caso de A Estrada da Vida, ou mundanos, no caso de A Doce Vida. Mas o que é preciso observar é que não houve 'traição', mas reinvenção do neorrealismo", disse o autor do trabalho, Euclides Santos Mendes, em entrevista concedida via e-mail ao Jornal da Unicamp.

Leia: O cristal de tempo de Fellini

 

 

 

Flanando por Sevilha

"Sevilha na poesia de João Cabral de Melo Neto"

O livro não nasceu ao acaso. Desde "Paisagens com Figuras" (1955), os poemas escritos por João Cabral de Melo Neto (1920-1999) revelam a influência de Sevilha, na Espanha, na obra do poeta que viveu na cidade em duas oportunidades (de 1956 a 1958; e de 1962 a 1964) exercendo sua carreira de diplomata. Quase 33 anos depois de sua primeira estada em Sevilha, João Cabral publicou "Sevilha Andando" – dividido em duas partes "Sevilha andando" e "Andando Sevilha" –, último livro do poeta em homenagem à cidade, lançado em 1989, ponto de partida para uma pesquisa de mestrado apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, de autoria de Gislaine Goulart dos Santos, orientada pelo professor Marcos Aparecido Lopes. Ela refez o percurso dessa história e defende que o livro se diferencia do projeto poético do autor de livros anteriores e que vinha sendo ensaiado em livros como "Agrestes" e "Crime na calle Relator".

Leia: Flanando por Sevilha

 

 

Salete prefere celebrar a vida

Secretária da Faculdade de Ciências Médicas enfrentou linfoma com a ajuda de amigos e parentes

 

Telescópio

- Cera do ouvido de baleia registra poluição do mar

- Raiva é a emoção que melhor se dissemina nas redes sociais

- Nature debate estimativas para elevação do nível dos oceanos

- Rios no Saara podem ter ajudado expansão da espécie humana

- Robô da Nasa encontra muito pouco metano em Marte

- Racismo é ligado a depressão e ansiedade em crianças

- Álcool é a pior droga, diz levantamento britânico

 

 

 

Unicamp recepciona 105 novos docentes e pesquisadores

7º Encontro permitiu que os ingressantes conhecessem melhor como se faz a gestão da Unicamp

 

FCA oferece mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em 2014

 

 

Estudo analisa impactos da digitalização de documentos

 

Sinais que o cérebro pode emitir

Neurologista avalia alterações de substâncias em pacientes com doença carotídea assintomática

 

Há 118 anos na praça

"Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas"

 

Telescópio

- Evolução inventou a engrenagem antes do homem

- Bom preparo físico melhora a memória das crianças

- Análise de meteorito revela mais ingredientes para a origem da vida

- Gás radioativo de Fukushima é detectado sobre a Alemanha

- Editor rastreia destino de artigos científicos fraudados

- Japoneses propõem uso de ondas cerebrais em biometria

- Morte violenta entre os maias

- Maior vulcão da Terra está submerso

 

Diário traz à tona impasses da saúde mental

Tese defendida na FCM e publicada em livro sugere novas propostas para o atendimento psiquiátrico

 

Produção de sílica vítrea é viável no país, mostra tese

Vidro é importado, apesar de o Brasil ser o maior produtor de quartzo do mundo

 

Um poeta brasileiro em Roma

Livro de professora do IEL analisa trajetória de Murilo Mendes na capital italiana

 

Tognon analisa, em programa da RTV, regulamentação da profissão de restaurador

 

De Zezé, com zelo, amor e carinho

 

 

 

Mais pesquisas:

 

Fio de sutura com células-tronco acelera a cicatrização de feridas

Material desenvolvido na FCM é capaz de acelerar a regeneração de tecidos em fístulas intestinais

 

Ferramenta dá informações adicionais a telespectadores

Técnica concebida na FEEC coloca na tela, via internet, conteúdo interativo

 

Risco na alimentação fora de casa

Estudo inédito aponta contaminação em alimentos comercializados em sedes da Copa do Mundo

 

Multimorbidade prevalece em mulheres com mais de 50 anos

Estudos desenvolvidos na FCM sobre doenças na menopausa foram feitos em Campinas

 

Linha de pesquisa da FOP é publicada na Endocrine Reviews

 

IFCH cria 1º programa no país de história da arte não-europeia

Unicamp contará com professores estrangeiros para orientar alunos de pós-graduação na área

 

Tese avalia a carga física de trabalho na lavoura de café

Estudo da Feagri faz um raio-X das atividades desempenhadas pelos trabalhadores do setor

 

Descoberto 'segredo' em veneno de formiga

Pesquisa revela que são 4 as configurações de alcaloide em espécie de lava-pés, em vez de duas, como registrado até então

 

Negra, periférica e fundamental

"A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)"

 

Laboratório testa próteses 'biofabricadas' em humanos

Pesquisadores do Biofabris, na Unicamp, iniciam testes de peças customizadas,
último estágio de estudo que começou há quatro anos

 

Técnica usa energia elétrica para tratamento de efluentes

Docente da FEQ adota a eletroflotação e obtém redução drástica de sólidos suspensos

 

Inovações de universidades brasileiras chegam ao mercado

 

Startup paulista criada por ex-alunos leva aporte de R$ 1,2 mi

 

Infovia, uma alternativa

Estudo formula propostas para garantir acesso à internet de alta velocidade a 85 milhões de brasileiros

 

Seguindo MIT e Harvard, Unicamp adota pôquer em disciplina sobre negócios

O curso optativo "Fundamentos do Pôquer", da Faculdade de Ciências Aplicadas, campus de Limeira, é ministrado pelo matemático Cristiano Torezzan e atingiu a lotação máxima de 130 alunos

 

Biólogo encontra vestígios da 'Amazônia mineira'

Pistas de 30 milhões de anos indicam que a região de Gandarela e Fonseca já foi mais quente e úmida

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento
ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

Programa faz computador 'entender' imagens digitais em exame de retina

Pesquisa desenvolve soluções algorítmicas para a triagem de pacientes diabéticos

 

Qual o futuro das pilhas a combustível?

Estudo avalia potencial e expõe problemas que precisam ser superados para viabilizar produto

 

A vez dos tecidos funcionais

Pesquisa da FEQ desenvolve material à prova d'água e com ótima capacidade para o transporte de vapor

 

Pesquisa mapeia violência sexual contra mulheres jovens e adultas

Foram avaliados o perfil, os sintomas psíquicos, o tratamento ambulatorial e as características da agressão de 687 vítimas

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

Uso de substâncias psicoativas no ambiente universitário

"Uso de substâncias psicoativas no ambiente universitário". Tema será debatido no Fórum de Esporte e Saúde, dia 26 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições, programação e outras informações no site.

 

 

Cotuca Aberto ao Público no sábado

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) organiza no dia 28 de setembro, mais uma edição do Colégio Aberto ao Público. Trata-se de uma oportunidade para os candidatos conhecerem a escola e os cursos oferecidos pela unidade. Neste dia, os laboratórios ficarão abertos à visitação para que os alunos, sob supervisão de professores, apresentem as atividades desenvolvidas nos cursos do Cotuca. No evento, os visitantes poderão esclarecer dúvidas com alunos e professores. O Colégio Aberto ao Público funcionará das 9 às 17 horas, na rua Culto à Ciência 177, no bairro do Botafogo, em Campinas. A organização é do professor Alan Cesar Ikuo Yamamoto, diretor-associado do Cotuca. Mais detalhes no site ou telefone 19-3521-9906

 

 

Ciência & Arte  nas Férias

Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) prorrogou, até 27 de setembro, as inscrições para a edição de 2014 do Programa Ciência & Arte nas Férias. O Programa visa proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública, a oportunidade de participarem no desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da Unicamp, durante o período de férias escolares. O Ciência & Arte ocorrerá de 8 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014, sob a supervisão de professores e pesquisadores da Unicamp.

Docentes ou pesquisadores da Unicamp devem encaminhar um único projeto à Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico. Uma versão impressa (e assinada) também deve ser entregue ao Faepex, até 27 de setembro. O projeto envolve (no mínimo) dois bolsistas e só poderá ser submetido por docentes ou pesquisadores da Universidade.

Eventualmente e mediante justificativa à coordenação do Programa, um laboratório poderá acolher até quatro alunos. No entanto, o montante de recursos destinado será o mesmo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 19-3521-2973, 3521-4614 ou e-mail ciencianasferias@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)

 

 

 

Galeria sedia mostra  de Françoise Biernaux

Profanation, exposição de Françoise Biernaux, estará aberta ao público, de 26 de setembro a 7 de outubro, na Galeria de Arte Unicamp. A mostra, cuja abertura ocorre às 12h30, pode ser visitada, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no piso térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). 

Sobre a Instalação  - Qualquer que seja o lugar, existe nos gestos corriqueiros da vida profana, um valor sagrado. Dimensão essa que, muitas vezes,fica subtraída e confiscada nessa falsa oposição entre sagrado e profano. Eis o que a artista Françoise Biernaux procura fazer redescobrir através da instalação "Profanation", que traz cerca de vinte fotografias e 04 vídeos, realizados no decorrer de suas viagens recentes na caatinga nordestina, na Bósnia e na Bélgica, essa sua terra natal.

"Profanation", um termo que remete ao sacrilégio, à violação, ao ultraje e à derrisão do sagrado; uma palavra que todos entendem mas que, aqui, tomará uma direção às avessas. "Profanar" significará, seguindo a bela definição de Giorgio Agamben, "restituir ao uso comum o que foi separado na esfera do sagrado". Um percurso iniciático, sensível e original, onde fotografias e vídeos conversam entre si e procuram dialogar com o espectador. Um ensaio de leitura de nossa época, marcada tanto pela dessacralização excessiva de tudo, como por um fanatismo religioso aniquilante.

Françoise Biernaux - Nasceu e vive na Bélgica. Estudou e praticou várias linguagens, dentre elas, a gravura, a pintura e, sobretudo, o desenho de nus. No seu trabalho atual, explora e privilegia as instalações vídeo-fotográficas. É integrante e parceira de Academias belgas desde 1983.Apresentou exposições individuais e integrou outras coletivas em várias cidades da Bélgica (como Mons, Tournai, Bruxelas).  Mais informações: 19-3521-6561

 

 

Culturas Infantis: relações étnico-raciais e infância

O Colóquio "Culturas Infantis: relações étnico-raciais e infância" acontece no dia 26 de setembro, às 9 horas, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O objetivo do evento é promover um espaço de divulgação, reflexão e debates em torno de pesquisas, práticas pedagógicas e políticas acerca do impacto das relações étnico-raciais sobre a construção das culturas infantis, bem como promover um debate em torno dos avanços proporcionados pela Lei 10639/04 para a educação da infância em geral e da educação infantil. Público-alvo: docentes das redes públicas de ensino básico e das universidades, pesquisadores, discentes de graduação e de pós em educação e demais interessados no em estudos sobre a infância. A organização é do Grupo de Pesquisas de Culturas Infantis da FE. Mais detalhes pelo e-mail 

 

 

Mostra de Trabalhos do Cotuca

Evento acontece no dia 26 de setembro, das 9 às 20 horas, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O público-alvo são estudantes de ensino médio e técnico bem como profissionais de áreas correlatas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail alan@cotuca.unicamp.br ou telefone 19-3521-9906.

 

 

Vreri organiza palestras com a Anglia Ruskin University e com a PUC Peru

A Vice-reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) organiza no dia 26 de setembro, às 12h30, no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes (BC-CL), uma palestra com representantes da Anglia Ruskin University, Reino Unido. No evento serão fornecidas orientações, informações e esclarecimento de dúvidas acerca da universidade e de seus programas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

No dia 27, às 12h30, no mesmo local, a Vreri programou palestra com representantes da  PUC Peru. No encontro serão fornecidas orientações, informações e esclarecimento de dúvidas acerca da universidade e seus programas de intercâmbio, tanto para estudo da língua espanhola quanto para os programas de campo.

As palestras serão transmitidas (ao vivo) pela TV Unicamp. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7145 ou e-mail andressa.jesus@reitoria.unicamp.br

 

 

"O Duelo", em cartaz, no CIS-Guanabara

O espetáculo "O Duelo", adaptação da novela do escritor e dramaturgo russo, Anton Tchekhov, será apresentado de26 a 29 de setembro, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara). Na quinta e sexta-feira (26 e 27), o evento cultural acontece às 20 horas. No sábado e domingo (28 e 29) às 18 horas.  

Mais: "O Duelo", em cartaz, no CIS-Guanabara

 

 

A avaliação quantitativa da atividade científica faz sentido?

A avaliação quantitativa da atividade científica faz sentido? Para que e para quem? Estas e outas questões serão respondidas pelo professor Peter Schulz, diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, dia 26 de setembro, às  16 horas, na sala PA 07 da FT, no campus de Limeira-SP. O evento é organizado pela Comissão de Pesquisa da FT. Mais informações: telefone 19-2113-3458 ou e-mail lenitab@ft.unicamp.br

 

 

Unicamp no 9º Festival de Empreendedorismo

Nos dias 25 e 26 de setembro, das 8 às 21 horas, no  Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura 1209), no bairro de Santana, em São Paulo, acontece o 9º Festival de Empreendedorismo, evento realizado pelo Senai e Fiesp com o objetivo de reunir startups, empreendedores, executivos, universitários, free lancers e pesquisadores para a formação de novos líderes globais e experimentação da cultura empreendedora pensando no futuro dos negócios nos próximos anos. A participação da Unicamp está sendo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão da reitoria responsável pela proteção e transferência da tecnologia gerada na Unicamp e pelos projetos de cooperação entre a Universidade e empresas. A Inova terá espaço para um estande, onde apresentará iniciativas e programas relacionados ao empreendedorismo, incubadora e inovação. Site do evento: http://www.festemp.com.br/. Mais informações: telefone 19-3521-2623 ou e-mail adriana.arruda@inova.unicamp.br

 

 

Cotuca recebe inscrições para o Vestibulinho

O Colétio Técnico da Unicamp, o Cotuca, recebe, de 16 de setembro a 6 de novembro, as inscrições para o seu vestibulinho. O Cotuca oferece 805 vagas em 21 opções de cursos técnicos e de especialização técnica, em quatro modalidades. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações no site www.cotuca.unicamp.br, telefone 19-3521-9906 ou e-mail alan@cotuca.unicamp.br

 

 

 

A simbologia do Curinga: Cecom e CDC organizam exposição

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e a Coordenadoria de Desenvlvimento Cultural (CDC) organizam, até 25 de outubro, a exposição "A simbologia do Curinga", da artista Maria Antonia. Com curadoria de Sandra Caro Flório, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na rua Vital Brasil 150, no campus da Unicamp. Entrada franca. Mais informações: 19-3531-9002.

 

 

 

CONCURSOS PÚBLICOS
Confira editais com inscrições abertas

 

 

 

Palestra com Joel Dutra

 

 

 

Espaço Fernandes Naday de Arte Contemporânea de Campinas será inaugurado com exposição de Sylvia Furegatti

Polimorfos e sequentes, exposição de Sylvia Furegatti, professora do Departamento de Artes Plásticas (DAP) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, inaugura no dia 21 de setembro, às 11 horas, o Espaço Fernandes Naday de Arte Contemporânea de Campinas. A mostra é composta por objetos, desenhos e uma instalação artística. Os trabalhos foram criados tendo como base e estrutura a forma e a simbologia da pedra diamante.

O Espaço Fernandes Naday está localizado na rua Antonio Lapa 1180, no bairro do Cambuí. A exposição ficará aberta ao público de 23 de setembro a 8 de novembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

A materialidade das peças da mostra, particularmente as tridimensionais, avança o interesse e estudos pelo vidro, já presente em projetos anteriores da artista.

No novo espaço expositivo, que foi estudado anteriormente à elaboração das peças, o vidro assume o caráter protetor/expositor de formatos e conteúdos ligados ao cristal diamante. Além do vidro transparente, o espelho e a coloração aplicada fazem parte dos trabalhos criados.

As peças de parede apresentam vidro espelhado e serigrafado em preto. Amparadas por uma parede cinza grafite, pequenas caixas de vidro em sequência abrigam peças modeladas no formato do diamante lapidado. São feitas de cera de abelha, material escolhido por sua característica orgânica e qualidade visual translúcida. 

Na sala principal um painel de desenhos em nanquim de caráter projetual estudam as configurações possíveis para este diamante e também uma torre de 2,00 cm (h) com outra peça de cera de abelha que solicita ao espectador posicionar-se na busca de visualizá-la, por baixo, pela transparência da base de vidro, ou a certa distância.
(Hélio Costa Júnior)

 

 

 

IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia

A IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ReACT) ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, das 14 às 15 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O objetivo é promover um encontro intenso e reflexivo, que discuta o potencial e as contribuições da Antropologia na construção de perspectivas acerca das ciências/conhecimentos/saberes e das tecnologias/técnicas/inovações. Site do evento.

 

 

Inovações curriculares

A Unicamp sediará nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp, o IV Seminário Inovações Curriculares, evento gratuito que busca possibilitar a discussão, a exposição e a troca, entre acadêmicos, sobre as questões teóricas e práticas (experiências desenvolvidas e em desenvolvimento) de interdisciplinaridade nas universidades públicas paulistas. A participação no evento é livre mas apenas poderão submeter trabalhos docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação das universidades públicas paulistas (Unicamp, Unesp, USP, UFSCar, Unifesp, UFABC e Centro Paula Souza). Os trabalhos devem ser relativos a experiências interdisciplinares curriculares inovadoras desenvolvidas em suas instituições. Mais informações.

Até 24/09 -  Inscrição de Trabalhos
7/10 -  Retorno para os Pôsteres e Trabalhos Convidados para Comunicação Oral
10/12 -  Envio de trabalhos completos para o E-Book

 

 

 

Lume recebe Inscrições para a oficina-montagem Abre-alas/Perch até 27 de setembro

O Lume Teatro realiza, de 20 a 26 de outubro, em Campinas, uma edição especial da Oficina-Montagem Abre-Alas/PERCH. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de setembro. A oficina é aberta aos alunos da área artística e também aos estudantes de qualquer curso que tenham interesse no projeto. Serão seis dias de trabalho intenso que irão reunir os atores do Lume Teatro, alunos da Unicamp e artistas convidados, além de diretores internacionais do PERCH. Site do evento. Mais informações: telefone 19-3289-9869 ou e-mail marina@lumeteatro.com.br

 

 

 

Unicamp leva holografia ao Planetário Municipal de Campinas

Organizada pelo Instituto de Física (IFGW) da Unicamp, a tradicional exposição  de holografia acontece no dia 27 de setembro, das 15 às 17h30, no Planetário Municipal de Campinas. É aberta para escolas públicas e ao público em geral. Consta de palestra audiovisual 3D e uma série de experimentos sobre óptica de imagens. Interessados em visitar a exposição podem se inscrever no site www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm. A mostra está sob a responsabilidade do professor José Joaquín Lunazzi (IFGW). O Planetário está localizado no Parque Portugal, em Campinas. Mais informações: 19-3521-2451 ou email lunazzi@ifi.unicamp.br 

 

 

 

Casa da Cultura Digital oferece Oficina de Streaming

A Casa de Cultura Digital de Campinas inicia a oferta de cursos e oficinas para a comunidade. Dentre as várias atividades, a primeira será a oficina de Streaming "A construção de uma TV Web como espaço de produção de resistências". O oficina é realizada em parceria com o Coletivo Socializando SaberesConheça outros eventos programados pelo CiS-Guanabara.

 

 

FE oferece VII Semana de Educação

De 30 de setembro a  5 de outubro, a Faculdade de Educação oferece aos interessados a 'VII Semana de Educação' e o 'IX Seminário de testes, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos em andamento'. Programação, inscrições e outras informações no site http://www.semanadeeducacao.com/

 

 

Vitivinicultura é tema  de seminário na Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), através de sua Secretaria de Extensão,  organiza, a partir de 30 de setembro , às 8h30, em seu anfiteatro, o seminário "Inovações Sustentáveis no condicionamento de produtos agroindustriais: Vitivinicultura de precisão". Ele será ministrado pelo professor Fábio Mencarelli, docente e pesquisador italiano do  Dipartimento per la Innovazione nei Sistemi Biologici Agroalimentari e Forestalli. A organização é dos professores  Bárbara Janet Teruel Mederos e Claudio Messias. Outras informações pelo telefone 19-3521-1088 ou e-mail extensao@feagri.unicamp.br

 

 

Inflamação e câncer é  tema de palestra na FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através de sua Comissão de Pós-graduação em Clínica Médica, organiza no dia 30 de setembro, às 10 horas, no Anfiteatro José Martins Filho, no Ciped (prédio ao lado da Pós-graduação da FCM), a palestra "Inflamação e Câncer". Ela será proferida por Sergei Grivennikov, professor assistente do Programa de Prevenção e Controle do Câncer do Fox Chase Cancer Center da Philadelphia (EUA). A linha de pesquisa de Sergei Grivennikov tem como objetivo conectar as diversas vias de sinalização do sistema imune com a patogênese dos cânceres associados à inflamação, incluindo o câncer de cólon.

O palestrante é mestre em biologia/bioquímica pela Moscow State University e doutor em biologia molecular e imunologia pelo  Engelhardt Institute of Molecular Biology, Moscow. Desenvolveu o pós-doutorado no National Cancer Institute, NIH e no Departamento de Farmacologia da Universidade de San Diego, Califórnia, sob a supervisão de Michael Karin. Mais informações: 19-3521-8968.

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares