Unicamp Notícias



 

 

 

IE promove seminários sobre desenvolvimento brasileiro

Especialistas debaterão o tema dando ênfase para as dimensões econômicas e sociais

 

 

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp promoverá, por meio da Rede Desenvolvimentista e da Plataforma Política Social, dois seminários para discutir aspectos do desenvolvimento brasileiro, com ênfase nas questões econômicas e sociais. O primeiro evento, que abordará mais profundamente a vertente econômica, ocorrerá entre os dias 16 e 18 de abril, no auditório do IE. O segundo, que tratará prioritariamente da dimensão social, será realizado entre 7 e 9 de maio, no mesmo local. Ambos serão transmitidos pela internet no seguinte endereço. Os seminários também contam com a organização do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE).

O primeiro seminário será coordenado pelo professor André Biancareli. De acordo com ele, o evento será constituído por oito mesas, que contarão com a participação de especialistas como Luís Gonzaga Belluzzo, Luís Carlos Bresser Pereira, Paulo Baltar, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, Fernando Sarti, Alexandre Barbosa, entre outros. A ideia, conforme mensagem gravada em vídeo por Biancareli, é fazer avançar a reflexão sobre alguns aspectos do desenvolvimento econômico do país na conjuntura atual, mas com projeções para o futuro de médio e longo prazo.

 

 

O docente lembra que o país encontrou, nos últimos dez anos, um novo modelo de desenvolvimento, que apresentou pontos positivos e negativos. "Vamos discutir, sob uma perspectiva desenvolvimentista, quais foram os avanços e insuficiências gerados por essa forma de condução da economia brasileira", afirma. O segundo seminário, que será coordenado pelo professor Eduardo Fagnani, priorizará os debates acerca das questões sociais relacionadas com o desenvolvimento.

 

Estão convidados para participar das 12 mesas, entre outros, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o economista francês Robert Boyer e o ex-presidente do Ipea, Márcio Pochmann. "Quando falamos em desenvolvimento, não podemos pensar somente na questão econômica. A dimensão social também deve fazer parte das reflexões, de modo a orientar as ações. Em outras palavras, não se pode falar em desenvolvimento de um país sem que tenha se assegurado a cidadania social, que deve ser concretizada no acesso da população a serviços básicos como saúde, educação, transporte e habitação. Esses e outros assuntos estarão presentes durante os três dias do segundo seminário", adianta Fagnani. Detalhes do programa e vídeos dos participantes dos eventos podem ser acessados neste link: https://www.facebook.com/PlataformaPoliticaSocial.

 

 

 

 

 

Especial: As novas mídias e o ensino superior

 

A Educação a Distância na Unicamp

A universidade já dispõe da infraestrutura tecnológica necessária para a

realização de cursos baseados na EaD em larga escala

 

Desde o final dos anos 1990, a Unicamp tem desenvolvido atividades de Educação a Distância (EaD), sendo pioneira em algumas delas, como o desenvolvimento do TelEduc (2013) – uma plataforma de suporte a atividades a distância via internet –, que teve início a partir de 1997 (Rocha, 2002). Essas atividades estavam sendo desenvolvidas nas unidades por iniciativa de alguns docentes, porém, eram pouco conhecidas sob o ponto de vista institucional.

 

A primeira iniciativa institucional relativa à EaD na Unicamp ocorreu em 1999, com a criação do 1º Grupo de Trabalho em Educação a Distância – 1º GTEAD, seguido por outros três Grupos de Trabalho. O 1º GTEAD teve como objetivos fazer um balanço sobre a EaD na Unicamp e propor soluções para o seu desenvolvimento. Os resultados de uma pesquisa com a comunidade acadêmica, realizada por meio da aplicação de um questionário, revelaram que a maioria dos docentes estava a favor da implantação da EaD, desde que fosse preservada a qualidade do ensino realizado.

 

O relatório mostrou que atividades de EaD já estavam sendo realizadas em diversas unidades e, com base nessas experiências, o grupo fez diversas recomendações. Como resultado efetivo das recomendações, foi conseguida a expansão do prédio do Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas (CCUEC), o que incluiu a instalação de miniauditório, sala de gravação, sala de videoconferência, sala para a equipe de EaD e a contratação de pessoal para atuar especificamente na área de EaD (Relatório 1º GTEAD, 1999).

 

O 2º GTEAD e o 3º GTEAD foram criados respectivamente em 2000 e 2002, com objetivos bastante semelhantes, ou seja, coordenar, supervisionar e acompanhar as atividades de EaD na Unicamp. Os grupos de trabalho identificaram atividades de EaD sendo desenvolvidas em diversas unidades de ensino da Universidade, tanto em disciplinas de graduação como de pós-graduação e extensão. Eram iniciativas isoladas, centradas no interesse dos respectivos docentes, usando infraestrutura como a plataforma WebCT ou o TelEduc.

 

 Tais iniciativas permitiram que a EaD, embora ainda não institucionalizada, permanecesse na pauta das discussões em diferentes instâncias, o que colaborou para que, em 2002, fosse criado o Ensino Aberto (EA), descrito mais adiante, e que, em 2008, a EaD fosse contemplada no Planejamento Estratégico (Planes) da Unicamp, que tem como objetivo estabelecer prioridades de médio e longo prazo, e formular e implantar políticas que possibilitem a realização dessas prioridades.

Leia matéria completa: Valente mostra por que a Unicamp já dispõe da infraestrutura para EAD em larga escala

 

 

 

 

Unicamp receberá no dia 23de abril Prêmio Péter Murányi

Distinção é um reconhecimento ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior, implementado em 2011

 

A Unicamp receberá no próximo dia 23 de abril o Prêmio Péter Murányi 2013. A distinção é um reconhecimento ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), implementado em 2011 na Universidade. Concedido anualmente pela Fundação Péter Murányi, o prêmio distingui projetos inovadores com foco na melhoria da qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O tema deste ano foi educação. 
Considerado pela fundação como a melhor experiência em educação do ano no Brasil, o ProFIS tem sido apontado por especialistas como "um novo caminho para o ensino superior". O Programa da Unicamp permite que os melhores estudantes do ensino médio público de Campinas tenham acesso aos cursos de graduação, sem a necessidade de prestar vestibular. São oferecidas vagas aos jovens que obtêm as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 
"Os prêmios servem justamente para mostrar o reconhecimento pela sociedade das nossas ações. O ProFIS é um programa inovador que propõe soluções para a educação superior. É uma honra receber este prêmio tão importante no Brasil e na América Latina. Para nós é um grande motivo de orgulho", reconheceu o idealizador da iniciativa, o pró-reitor de Graduação Marcelo Knobel. 

 

 

 

 

 

Como o consumidor vê a salada?

Questionário avalia percepção de quem consome alimentos crus em restaurantes

A pesquisadora Mariana Schievano Danelon, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, desenvolveu, como parte de sua pesquisa de doutorado, um questionário por meio do qual analisa com que frequência as pessoas consomem, fora de casa, saladas preparadas com alimentos crus e a percepção que elas têm sobre os riscos dessa ingestão, além de mensurar o grau de satisfação desse consumo. Esses riscos, aponta a pesquisadora, vão desde os financeiros até as contaminações por parasitas e bactérias. Mariana elencou também as estratégias que o consumidor usa para se sentir mais seguro ao escolher saladas no restaurante onde habitualmente come. Composto por essas três partes, o trabalho, cuja orientação foi da professora Elisabete Salay, já teve, inclusive, um de seus questionários publicado na revista "Appetite".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma dieta saudável inclua, pelo menos, seis porções (400g) diárias de hortaliças, entre legumes, verduras e frutas. A pesquisa de Mariana constatou que a refeição em que mais houve consumo de saladas foi a do almoço, de segunda a sexta-feira.

Isso reflete, de certa forma, segundo a pesquisadora, o ritmo de vida e trabalho que as pessoas têm levado. Por um lado, já não é possível fazer todas as refeições em casa: a maior parte dos entrevistados, 52,3%, por exemplo, disse comer em restaurantes à la carte ao menos uma vez na semana; por outro, alerta Mariana, é importante que o consumidor não deixe de incluir hortaliças nas refeições, mesmo não tendo sido ele que limpou e preparou a salada.

Leia matéria: Como o consumidor vê a salada?

 

 

 

Engenheiro detecta chumbo em tampa de três marcas de iogurte

Testes feitos no Ital mostram que é alta a concentração do metal em frascos

 

Em análises feitas em embalagens plásticas de 900 ml de iogurte de três marcas diferentes comercializadas em supermercados de Campinas foi detectada alta concentração de chumbo nas tampas dos frascos. Os testes foram realizados pelo engenheiro de alimentos Paulo Henrique Massaharu Kiyataka, no Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Os resultados constam de sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Na avaliação do engenheiro, essas tampas não poderiam ser utilizadas. "Apesar de o contato entre a tampa e o alimento ser mínimo, não há como negar o risco de ocorrer a migração do chumbo para o iogurte, principalmente no manuseio. Um exemplo é o transporte deitado do produto ou estocado de ponta cabeça", alerta.

Kiyataka, que realiza este tipo de análise há 13 anos, fez os testes em potes de sorvete de dois litros, e em embalagens de bebidas lácteas de 200 ml e 900 ml para verificar a presença de chumbo, cádmio, mercúrio e arsênio. Uma segunda etapa do trabalho foi verificar a migração dos elementos para os alimentos armazenados nas embalagens estudadas, de iogurte e sorvete, e a migração utilizando um simulante, solução de ácido acético 3%, conforme estabelecido pela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos testes com alimentos e com o simulante, não se observou a migração, exceto nas tampas de frascos de 900 ml de iogurte, que apresentaram uma migração de chumbo para o simulante que representa aproximadamente 0,01% do teor total de chumbo presente nas tampas avaliadas, índice superior ao limite estabelecido pela legislação Anvisa.

 

 

 

 

 

 

 

Fórum discute educação de jovens e adultos

 

A educação de jovens e adultos (EJA) é o tema do próximo Fórum Permanente Desafios do Magistério. O evento acontece no Centro de Convenções, às 9 horas, dia 17 de abril.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, tem o objetivo de garantir o atendimento àqueles que não tiveram acesso ou puderam continuar os estudos no ensino fundamental e médio na idade própria (Art. 37). A oferta da modalidade, de acordo com a legislação, deve ser assegurada pelos sistemas de ensino através de cursos ou certificação de conhecimentos e habilidades, por meio de exames supletivos. A estrutura e funcionamento da EJA no Brasil, a partir de 1996, tem se configurado, especialmente, em espaços escolares e, recentemente, passa a ser vinculada à Educação Profissional diante da possibilidade de integração à referida modalidade. No entanto, o antecedente histórico da Educação de Adultos (EA), bem como os pressupostos teóricos, analíticos que embasam a modalidade EJA tem se pautado nas experiências educativas de espaços não-escolares, constituídas por meio da educação popular. Esse pressuposto representa um desafio, que será abordado nos encontros que se seguem.

Mais informações na página eletrônica

 

 

 

 

Hospital da Mulher ganha capela e espaço de adoração

 

O Caism (Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti) inaugurou nesta quinta-feira um lugar onde se pressente a presença de Deus - a sua capela hospitalar ecumênica, a segunda da Unicamp [a primeira está instalada no Hospital de Clínicas]. Embora já contasse com Serviço de Capelania desde o ano de 1988, apenas neste marco de 27 anos do hospital a obra acaba de ser concretizada. Foi construída numa área de pouco mais de 50 metros quadrados, capaz de acomodar 35 pessoas. Era visível no semblante das pessoas a importância que o local deverá adquirir, tal a alegria verificada durante a cerimônia de descerramento de placa e rito de bênção.

Leia mais: Hospital da Mulher ganha capela e espaço de adoração

 

 

 

 

 

 

Editora da Unicamp organiza Festa do Livro

Nos dias 17 e 18 de abril, das 9 às 21 horas, acontece a 18a Festa do Livro da Editora da Unicamp, no pátio do Ciclo Básico II. Desde 2002, a Editora da Unicamp oferece, duas vezes ao ano, a oportunidade para que alunos, docentes e funcionários da Universidade, bem como o público em geral, possam adquirir livros a preços diferenciados, com o objetivo de estimular a leitura e a formação de bibliotecas pessoais. Pelo fato de que, no mês de junho, muitos docentes e alunos se encontram envolvidos com atividades de final de semestre, a Editora decidiu que, neste ano, o evento acontecesse em abril, para melhor atender à comunidade do campus. O evento trará mais de 450 títulos com descontos de 50% e 70%. A seguir, alguns destaques:

 

Títulos com 50% de desconto:

•             Almanaque. Histórias de ciências e poesia – de Juan Nepote (Márcia Aguiar Coelho [trad.]). De R$ 54,00 por R$ 27,00.

•             Blaue Blume. Livro do Curso e Manual do Estudante – de Hubert Eichheim, Monika Bovermann, Léa Tesařová e Marion Hollerung (Paulo Oliveira [trad.]; Susana Kampff Lages  [trad.]). De R$ 230,00 por R$ 115,00.

•             Das coisas do campo – de Marco Terêncio Varrão (Matheus Trevizam [trad.]).   De R$ 40,00 por R$ 20,00.

•             Os cadernos anatômicos de Leonardo da Vinci – de Leonardo da Vinci (Charles D. O'Malley e J. B. de C. M. Saunders [trads.]; Pedro Carlos Piantino Lemos e Maria Cristina Vilhena Carnevale [trads.]).  De R$ 280,00 por R$ 140,00.

•             O retrato na pintura italiana do Renascimento – de Jacob Burckhardt (Cássio Fernandes [org. e trad.]). De R$ 46,00 por R$ 23,00.

•             Sessenta anos de política científica e tecnológica no Brasil – de Rafael de Brito Dias. De R$ 42,00 por R$ 21,00.

•             Artífices da cidadania – Mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista – de Marcelo Mac Cord.  De R$ 42,00 por R$ 21,00.

•             Análise computacional de estruturas. Com aplicação do Método de Elementos Finitos – de Marco Lúcio Bittencourt. De R$ 50,00 por R$ 25,00.

 

Títulos com 70% de desconto:

•             Conto de escola – A vergonha como um regulador moral – de Ulisses F.Araújo. De R$ 31,50 por R$ 9,45.

•             O estado da paz e a evolução da violência – A situação da América Latina – Centro Internacional de Inv. e Inf. para a Paz (Maria Dolores Prades [trad.]). De 31,50 por R$ 9,45.

 

 

 

 

 

 

 

2º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

 

O(EDICC2) será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril na Unicamp. Pesquisadores, estudantes de Iniciação Científica e de pós-graduação, profissionais e o público em geral são o público-alvo para participar do evento, que é gratuito e realizado pelo programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. O objetivo é fortalecer o diálogo entre as diversas áreas de pesquisa relacionadas a ciência e cultura, proporcionando reflexões entre participantes, público e convidados.

Para isso, serão aceitas apresentações em comunicações orais e visuais, projetos de pesquisa e apresentações livres, nas seguintes linhas temáticas:
Poéticas e políticas, Cidadanias e atravessamentos, Conhecimentos e poderes e Limites e Deslocamentos. As inscrições e o envio dos resumos dos trabalhos vão até o dia 25 de março e podem ser feitos pelo blog www.edicc.wordpress.com, onde a programação e os nomes dos palestrantes convidados poderão ser igualmente consultados. Mais informações também na fan page: www.facebook.com/edicc.unicamp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FEF abre inscrições para a prática de esportes paralímpicos

 

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, por meio de seu Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada, está com inscrições abertas para pessoas com deficiência visual (ou com baixa visão), interessadas em iniciar a prática de esportes adaptados e, essencialmente os paralímpicos. Serão oferecidas, inicialmente, duas turmas. As inscrições já podem ser  feitas pelo e-mail agaby_@homail.com e não há limite de vagas.

A primeira turma define-se por aulas de judô a serem realizadas às segundas-feiras, às 18 horas, nas dependências da FEF. São direcionadas para crianças de 7 a 11 anos. A segunda turma tratará da iniciação às modalidades paralímpicas (atletismo, natação, goallbal, judô e futebol de 5 (para pessoas cegas). Jovens e adultos com idade acima de 16 anos são o público-alvo desta segunda turma. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, às 17 horas. Estas modalidades estão direcionadas para iniciantes e pessoas com experiência esportiva.

 

 

 

 

Começa dia 22 período para pedir a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2014

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre no próximo dia 22 de abril as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2014. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet, nesta página. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 28 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. Para quem achar conveniente, a Comvest disponibilizará em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.

Leia mais: Começa dia 22 período para pedir a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2014

 

 

 

'Nós' e 'outros' na Rússia xenofóbica

Tese aborda recrudescimento do racismo contra os chechenos no contexto pós-socialista

 

'Era uma vez uma história contada outra vez'

Dissertação de mestrado integra projeto sobre educação infantil

 

Estudo aponta deficiência de proteína pós cirurgia bariátrica

Ingestão fica abaixo do recomendado, passados seis meses do procedimento

 

Programa simula controle de sistema de resfriamento

Engenheiro químico desenvolve ferramenta que mimetiza funcionamento de equipamento

 

Rastilho de pólvora

"Estéticas políticas da tela: ativismo e o uso da imagem em redes de comunicação digital"

 

Grupo revela que queimadas lançam 12 t de mercúrio por ano na atmosfera

Pesquisas inéditas desenvolvidas na Amazônia mensuram impactos ambientais

 

Bom, simples e acessível

Pesquisadora avalia e caracteriza 24 vinhos produzidos no Estado de São Paulo

 

Estudo mostra como fibras de colágeno se organizam na pele

Trabalho foi coordenado pelo professor emérito da Unicamp Benedicto de Campos Vidal

 

 

 

 

 

 

 

 

Agenda

 

Sábado:

- Bolerinho e Alma Quatro  no Música no Campus

O projeto "Música no Campus" prossegue com as suas atividades no dia 13 de abril, às 16 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. As atrações serão o trio "Bolerinho" e o grupo "Alma Quatro".  

O Bolerinho, trio vocal e instrumental, formado por ex-alunas do curso de música da Unicamp, conta com uma delicada e inusitada formação: Luísa Toller (piano e voz), Marina Beraldo (flauta e voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete, voz e pandeiro): três musicistas instrumentistas e cantoras da nova geração, que realizam trabalhos no cenário atual. Explorando diferentes texturas vocais/instrumentais, o trio tem como prática a criação de arranjos essencialmente vocais de forma inovadora e sutil, sugerindo ao público, através do carisma e do bom humor, possíveis caminhos de memórias afetivas a serem visitadas. O bom gosto e a criatividade mostram em músicas de compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Itamar Assumpção e Luiz Tatit a concepção do grupo traçada pela autenticidade e ousadia.  

O "Alma Quatro", criado por músicos de sólida formação musical e com uma grande versatilidade e experiência, foi buscar inspiração estilística nas fontes mais puras: Tom Jobim, Johnny Alf, Vinícius de Moraes, Edú Lobo, João Donato, Roberto Menescal, expoentes da Bossa Nova, como também nos grandes nomes do Jazz norte-americano dentre os quais se destacam: Cole Porter, Duke Ellington, Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, entre outros. Como resultado, o grupo criou um estilo de expressão musical singular, interpretando os grandes mestres da Música Popular Brasileira e do Jazz, de forma muito pessoal, além de criar novas formas através de seus próprios temas. Formado por Helder Samara na bateria, Vinicius Corilow no sax, Daniel Ribeiro "Pezim" no baixo acústico e Felipe Silveira no piano, é hoje um grupo de personalidade forte, que sempre buscando suas raízes, impressiona pela altíssima e lapidada qualidade de sua música em cada apresentação. O Música no Campus é organizado pela Comissão de Ação Cultural da Reitoria da Unicamp e pela Coordenadoria de Eventos Institucionais (CEI).

SERVIÇO

Evento: Música no Campus
Dia: 13 de abril de 2013
Hora: 16h
Local: Gramado do IB
Contatos: telefone 19-3521-2145 ou e-mail 

 

 

 

Relevos, de Carlos de Jesus, em exposição na FCM

De 10 a 31 de abril, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acontece a exposição Relevos, do artista plástico Carlos Teixeira Alves de Jesus. A abertura da exposição será no dia 10, às 11 horas. Carlos Teixeira Alves de Jesus vive e trabalha em Campinas-SP. Autodidata, desenvolveu uma técnica pessoal utilizando materiais e tinta que seriam descartadas normalmente. Suas obras transferem suas emoções momentâneas em trabalhos bidimensionais, orgânicos e de formas singulares. As cores são vibrantes e os relevos surgidos contribuem para um estranhamento do olhar,  possibilitando uma reflexão sobre o uso da imagem cada vez mais acelerado no cotidiano e a crise da realidade da imagem supervalorizada e do seu devir imagem no mundo contemporâneo. Entrada franca. O Espaço das Artes da FCM fica na rua Tessália Viera de Camargo 126, no campus da Unicamp. Mais detalhes: 19-3521-8968.

 

 

Inaugurações das novas áreas de PET (HC) e de Ressonância magnética (HES)

No dia 12 de abril, às 10 horas, acontece a inauguração da nova área de PET (Tomografia por emissão de pósitrons) da Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. Outra inauguração está prevista para o mesmo dia. Às 15 horas, no Hospital Estadual de Sumaré (HES) será inaugurada a área de Ressonância Magnética. O Hospital fica na Av. da Amizade 2.400, no Jardim Bela Vista.

 

 

Simpósio de Bakhtin e Encontro do Gelep

O III Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação e o II Encontro do Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias (Gelep/CNPq) ocorrem de 15 a 17 de abril, no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O Simpósio será realizado das 9h30 às 12 horas. O Encontro do Gelep, das 14 às 17 horas. Mais Informações: simposiobakhtin2010@gmail.com

 

 

Palestra com José Nelson Amaral

O Instituto de Computação (IC) da Unicamp organiza uma palestra no dia 12 de abril, às 14 horas, com José Nelson Amaral. O evento ocorre na sala 85. Ele aborda: "Memória transacional: A evolução de uma idéia".

 

 

 

A Redação no Vestibular Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, dia 15 de abril (a partir das 9 horas), o período de inscrição para a oficina "A Redação no Vestibular Unicamp". Leia mais.

 

 

 

Inauguração da Capela Ecumênica do Hospital José Aristodemo Pinotti/Caism

A inauguração da Capela Ecumênica do Hospital da Mulher "José Aristodemo Pinotti" (Caism) acontece no dia 11 de abril, às 10 horas, na rua Alexandre Fleming 101, no campus da Unicamp

 

 

Simpósio de Bakhtin e Encontro do Gelep

O III Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação e o II Encontro do Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias (Gelep/CNPq) ocorrem de 15 a 17 de abril, no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O Simpósio será realizado das 9h30 às 12 horas. O Encontro do Gelep, das 14 às 17 horas. Mais Informações: simposiobakhtin2010@gmail.com

 

 

Casa do Lago sedia apresentação de "Spaceman"

Uma performance da peça Spaceman será apresentada pela Companhia escocesa Dudendance Theatre, dia 16 de abril, às 15 horas, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago. Spaceman é um trabalho (ainda em processo) que envolve alunos do Departamento de Dança do Instituto de Artes (IA) da Unicamp com os da Dudendance.

A peça, inspirada nos procedimentos adotados durante o treinamento de astronautas, trata da investigação dos efeitos do isolamento humano.

Baseada no solo Spaceman de Paul Rous, já foi apresentada no Made in Scotland, no Festival de Edinburgh de 2009, British Dance Edition 2010, International European Theatre Meeting (IETM) e no festival Arches LIVE, em Glasgow. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp.  A apresentação tem entrada gratuita e é apoiada pela Creative Scotland, British Council Transform e Aymberê Produções. Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail danigatti@iar.unicamp.br 

 

 

 

Aves do Campus da Unicamp e Arredores

Publicação da Editora Avisbrasilis será lançada no dia 16 de abril, às 10 horas, na sala de defesa de teses, prédio da Pós-graduação do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. É de autoria de Milena Corbo, Arthur Macarrão, Giulia B. D'Angelo, Carlos Henrique Almeida, Wesley Rodrigues Silva e Ivan Sazima, pesquisadores do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

 

 

 

Grupo de Estudos Avançados em Esporte lança três novos livros

O Grupo de Estudos Avançados em Esporte lança, dia 17 de abril, às 15 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu), três novos títulos do Centro de Estudos Avançados (Ceav): "Os grandes eventos esportivos", "Corrida contra o tempo" e "Desporto - discurso substância" .

 

 

 

Cori organiza palestra sobre a Dalhousie University

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza palestra da Dalhousie University (Canadá), na qual serão apresentadas informações sobre a universidade em geral e no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. O evento ocorre no dia 18 de abril, às 12 horas, na sala CB07 do Ciclo Básico I. Público-alvo: alunos. Mais detalhes pelo e-mail andressa.jesus@reitoria.unicamp.br

 

 

 

Palestra com Roland Hinterhölzl

No dia 22 de abril, às 14 horas, na sala CL13 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o professor Roland Hinterhölzl, da Università Ca'Ffoscari (Veneza), fala sobre mudança sintática e estrutura informacional. A palestra (em inglês) é aberta ao público em geral e ocorre no âmbito do curso de Pós-graduação "Tópicos em Linguística Histórica". No dia 29, no mesmo local, Hinterhölzl volta a falar sobre o mesmo assunto. Mais informações: 19-3521-1520.

 

 

 

Estude na Suécia

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza palestra aos estudantes interessados no Programa Ciência sem Fronteiras e em bolsas de estudo na Mälardalen University (Suécia). Será no dia 19 de abril, às 12 horas, na sala CB08 do Ciclo Básico I.

 

 

 

EA2 inaugura fórum virtual

O Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem (EA)2, órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), inaugura o fórum virtual do website. O fórum abordará o Programa de Avaliação da Graduação (PAG), instituído em 2011. O espaço é aberto para qualquer membro da comunidade acadêmica participar. Mais sobre o fórum no site do EA2.

 

 

 

Desafio Unicamp tem inscrições prorrogadas

O Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem (EA)2, órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), inaugura o fórum virtual do website. O fórum abordará o Programa de Avaliação da Graduação (PAG), instituído em 2011. O espaço é aberto para qualquer membro da comunidade acadêmica participar. Mais sobre o fórum no site do EA2.

 

 

 

Abertas as inscrições para a 4ª  edição do Programa Aluno-Artista

As inscrições para participar da 4ª edição do Programa Aluno-Artista estão abertas aos estudantes da Unicamp, a partir do dia 10 de abril até o dia 16 de maio de 2013. A oportunidade está aberta aos talentos artísticos de qualquer curso de graduação da universidade.

Os critérios de seleção serão avaliados levando-se em consideração a relevância artística-cultural, a criatividade e inovação, além da metodologia do trabalho.

Leia mais: Abertas as inscrições para a 4ª  edição do Programa Aluno-Artista

 

 

 

Unicamp consolida parceria com a Universidade de Tecnologia Eindhoven

 

Em sua terceira visita à Unicamp, o reitor da Universidade de Tecnologia Eindhoven, Arno Peels, destaca a importância da consolidação da colaboração com a universidade brasileira. A delegação da universidade holandesa foi recebida na terça-feira (9), pelo reitor Fernando Costa e pelo diretor e diretor-ajunto da Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), Alberto Luiz Serpa e José Pissolato Filho, no salão nobre do gabinete do reitor.

Peels ressaltou que desde a primeira visita houve muito progresso na relação entre as duas instituições, "além dos avanços específicos nos domínios das físicas, químicas e engenharias, com intercambio de professores, com intuito de descobrir áreas com potencial de cooperação."

Leia¨Unicamp consolida parceria com a Universidade de Tecnologia Eindhoven

 

 

 

 

 

Reitor recebe presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

 

Os membros da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (Sbmac) promoveram nesta terça-feira (9) uma reunião de trabalho na Unicamp. O presidente Geraldo Nunes Silva aproveitou a oportunidade para se encontrar com o reitor Fernando Ferreira Costa. O encontro contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, matemático e um dos sócios fundadores da Sbmac. Também participou o vice-presidente da entidade, Antônio José da Silva Neto. 

 

 

 

Nelson Caserta recebe Prêmio Flamboyant

O médico radiologista Nelson Marcio Gomes Caserta recebeu da disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o prêmio Flamboyant. O prêmio foi instituído em 2005 por Nelson Rodrigues Netto Jr. e é uma referência à Unicamp, cujas árvores florescem de maneira marcante no campus especialmente na primavera.

Trata-se de um diploma que homenageia os médicos que contribuíram, de maneira significativa, agregando conhecimentos para a Urologia da Unicamp. Entre os ganhadores do prêmio constam: Adilson Prando (radiologia); Antonio Gugliota (urologia) e Athanase Billis (patologia).

Nelson Marcio Gomes Caserta possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Ciências Médicas pela mesma Universidade (1993). Atualmente, é diretor do Centro Radiologico de Valinhos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia e diagnóstico por imagem atuando, principalmente, nos seguintes temas: fígado, vias biliares, oncologia e uropatologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares