Unicamp



A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, dia 22 de abril, as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2014. Elas devem ser realizadas até 28 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 28 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. Para quem achar conveniente, a Comvest disponibilizará em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição. Leia mais http://www.comvest.unicamp.br/vest2014/isencao/isencao_inicio.html




Aviso de Pauta



Entrevista coletiva com o novo Reitor da Unicamp, Professor José Tadeu Jorge.

Data: 22 de abril (segunda-feira)

Horário: 14h30

Local:  Sala do Conselho Universitário (Consu)
Prédio da Secretaria Geral – Campus Unicamp – Campinas.








A Unicamp será a sede do 4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa, evento a ser realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Centro de Convenções da Universidade. No encontro serão discutidos os avanços e desafios da tomaticultura no Brasil, segmento que movimenta anualmente cerca de R$ 2 bilhões e coloca o País entre os dez maiores produtores do fruto em todo o mundo. A abertura do Seminário ocorre às 15 horas. Consulte a programação completa. No evento serão discutidas as contribuições que podem ser agregadas à cadeia produtiva tanto pelos próprios agricultores quanto pelos setores viveirista, varejista e de pesquisa. As inscrições podem ser feitas no link.

Esta edição acontece no mesmo mês em que o tomate desponta como um dos protagonistas do aumento da inflação brasileira. Nos últimos 12 meses, o produto acumula uma alta de 170,48%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
Atualmente, o Brasil é referência mundial em produtividade do tomate, tanto nos segmentos de mesa quanto de indústria (fabricação de molhos e catchups). Enquanto a média mundial é de 33,6 toneladas por hectare, o País chega a produzir 61,8 toneladas por hectare. A introdução da fertirrigação, condução da lavoura no sistema de meia-estaca ou estaqueamento vertical com fitilho são algumas das inovações que colaboram nesse processo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção registrou um salto de 46,4% entre os anos de 2007 e 2011. De acordo com o pesquisador, esse aumento é reflexo de uma tendência que se apresenta ao longo das últimas décadas e está relacionado a incrementos da área colhida e da produtividade. "Entre os produtores que adotam alto nível de manejo cultural e insumos modernos, a produtividade, em geral, é superior a 100 toneladas por hectare, tanto nos cultivos tutorados, cuja produção se destina ao consumo fresco, quanto nas lavouras rasteiras, onde é produzida usualmente matéria-prima para o processamento industrial", explica Melo.
A realização do seminário é da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) e Win Central de Eventos, com apoio da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Embrapa Hortaliças, Produce Marketing Association e Grupo Cultivar. O 4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa tem o patrocínio da Bayer, Sebrae, BASF, Syngenta, Seminis e Blueseeds.

Serviço
4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa
23 e 24 de abril de 2013
Centro de Convenções da Universidade de Campinas (Rua Elis Regina 131, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo, Campinas – SP)
Site: www.tomatedemesa.com.br
Informações: 62-3241-3939 ou 19-3243-6472





O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp é uma das unidades que estão envolvidas com a organização da Semana de Fitoterapia "Prof. Walter Radamés Accorsi", evento a ser realizado no Parque das Águas, em Campinas, de 23 a 25 de abril, e na Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati-Campinas), dia 26. O objetivo da Semana de Fitoterapia é compartilhar saberes sobre o valor medicinal das plantas – seu cultivo e utilização, por meio de palestras, oficinas, visita técnica e minicursos. O tema desta 11a edição "Curando com a Natureza", traz renomados palestrantes que apresentarão saberes tradicionais e científicos sobre o dom medicinal da natureza.
A XI Semana é uma realização da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas e está aberta à participação gratuita de todos os interessados.
O evento, além do CPQBA, tem como parceiros a Associação Cornélia Vlieg/Oficina Agrícola do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – ANC, Botica da Família, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Embrapa – Meio Ambiente, a Sanasa-Campinas e a Associação Novo Encanto. Sua organização é realizada pelo Grupo Saberes à Luz do Sol. A programação inclui ainda área de exposição e venda de produtos relacionados. Estão previstas apresentações artísticas e atividades corporais durante a semana. O evento é aberto ao público em geral.




A Unicamp recebe no dia 23 de abril o Prêmio Péter Murányi 2013. A distinção é um reconhecimento ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), implementado em 2011 na Universidade. Concedido anualmente pela Fundação Péter Murányi, o prêmio distingui projetos inovadores com foco na melhoria da qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O tema deste ano foi educação.  Considerado pela fundação como a melhor experiência em educação do ano no Brasil, o ProFIS tem sido apontado por especialistas como "um novo caminho para o ensino superior". O Programa da Unicamp permite que os melhores estudantes do ensino médio público de Campinas tenham acesso aos cursos de graduação, sem a necessidade de prestar vestibular. São oferecidas vagas aos jovens que obtêm as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).  Leia mais.





A equipe de futebol de campo da Liga das Engenharias da Unicamp é um do times que participam, dia 21 de abril, do Red Bull University Cup, primeiro campeonato de futebol universitário organizado pela empresa de energéticos. A competição reunirá oito times em disputa a ser realizada no Centro de Centro de Formação de Atletas da Red Bull, em Jarinu-SP. Além da equipe da Unicamp estão inscritos para o torneio os times da PUC-Campinas, Facamp, Fundação Getúlio Vargas (FGV), FEA-USP, FEA-PUC, FAAP e Engenharia Mackenzie. A competição ocorre ao longo do dia. Contato: (19) 9915-0403.  













 

NESTA EDIÇÃO

















Mais Pesquisas:
Pesquisas inéditas desenvolvidas na Amazônia mensuram impactos ambientais

Pesquisadora avalia e caracteriza 24 vinhos produzidos no Estado de São Paulo

Trabalho foi coordenado pelo professor emérito da Unicamp Benedicto de Campos Vidal

Tese aborda recrudescimento do racismo contra os chechenos no contexto pós-socialista

Testes feitos no Ital mostram que é alta a concentração do metal em frascos

Dissertação de mestrado integra projeto sobre educação infantil

Ingestão fica abaixo do recomendado, passados seis meses do procedimento

Engenheiro químico desenvolve ferramenta que mimetiza funcionamento de equipamento

Questionário avalia percepção de quem consome alimentos crus em restaurantes

"Estéticas políticas da tela: ativismo e o uso da imagem em redes de comunicação digital"






Estudantes da Unicamp fãs das animações japonesas decidiram compartilhar o hobby com novos interessados. O Animecamp, grupo formado por alunos admiradores dos animes e mangás, passou a exibir episódios dos desenhos japoneses que reúnem amantes por todo o mundo. As exibições acontecem às terças-feiras e quintas-feiras no Ciclo Básico (sala CB 14), sempre no horário do almoço, entre 12 e 14 horas.
"Esta semana estamos exibindo episódios do Psycho-Pass, Sakamichi no Apollon, Guilty Crown e Hyouka. Temos conseguido reunir uma quantidade legal de pessoas, mas há espaço. Compareçam, nós somos simpáticos", brinca o estudante do curso de engenharia química Henrique Luiz Gonçalves, um dos idealizadores do grupo. 













Organizado por pelos professores Celso Dal Ré Carneiro, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, Yociteru Hasui (Unesp, Rio Claro), Fernando Flávio Marques de Almeida (Escola Politécnica-USP) e Andrea Bartoreli (consultora), o livro "Geologia do Brasil" será lançado no dia 22 de abril, às 14 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia/Núcleo São Paulo. A publicação, que reúne pesquisadores de diferentes áreas da Geologia, apresenta e atualiza o conhecimento geológico, de forma completa e didática. É direcionanda para estudantes e profissionais da área. No DVD que acompanha a publicação, além do livro digitalizado, consta um artigo inédito e a versão digital do livro "Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra", de Fernando Flávio Marques de Almeida. Mais informações: 19-3521-4568 ou e-mail regina@ige.unicamp.br



No dia 22 de abril, às 14 horas, na sala CL13 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o professor Roland Hinterhölzl, da Università Ca'Ffoscari (Veneza), fala sobre mudança sintática e estrutura informacional. A palestra (em inglês) é aberta ao público em geral e ocorre no âmbito do curso de Pós-graduação "Tópicos em Linguística Histórica". No dia 29, no mesmo local, Hinterhölzl volta a falar sobre o mesmo assunto. Mais informações: 19-3521-1520.


O Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária e o Centro de Pesquisa em Estudos Hispano-Americanos (CEHISP) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) organizam, dia 23 de abril, às 19 horas, no Auditório do IEL, uma palestra com o professor José Enrique Serrano Asenjo, da Universidad de Zaragoza (Espanha). O evento é aberto para alunos e a interessados nos Estudos Hispano-americanos e nas relações entre Hispano-América e Brasil. Mais informações: 19-3521-1520.


O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara), orgão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), é um dos organizadores do I Colóquio internacional  "Trajetórias da língua e cultura portuguesa na identidade brasileira". O evento ocorre no dia 25 de abril, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.  O Colóquio aborda a importância de Portugal na formação da Identidade Brasileira e a crescente valorização da língua portuguesa no mundo, principalmente em função do crescimento econômico do Brasil no cenário internacional. Também participam da organização a Unisal, a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Mais detalhes no site do evento ou telefone 19-3233-7801.




O Centro de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) oganiza no dia 25 de abril, uma palestra com o professor Robson Tadeu Cesila (USP). Às 10 horas, no IEL, ele aborda o tema "A confecção do livro entre os antigos romanos retratada na poesia de Marcial". A palestra é aberta aos alunos de graduação e interessados no assunto. Mais detalhes: 19-3521-1520.


No dia 25 de abril, às 11 horas, no  Auditório Meson Pi do Instituto de Física "Gleb Wataghin (IFGW), o professor André Landulfo, da Universidade Federal do ABC (UFABC), apresenta o seminário "O despertar e adormecer do vácuo: instabilidades quânticas e criação de partículas", que discorrerá sobre as últimas descobertas do vácuo quântico e seus possiveis efeitos em estrelas. O evento faz parte da série de seminários do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) do IFGW. Site do evento. Mais informações: 19-3521-5314 ou e-mail orlando@ifi.unicamp.br



No dia 25 de abril, às 15 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação (FE), o professor Eraldo Leme Batista (FE-Unicamp), aborda o tema "Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensmento e das reações da burguesia industrial a partir do IDORT".  Basitsta é mestre e doutor em ducação pela FE-Unicamp e membro do grupo de estudos e pesquisas (HISTEDBR).


O IX Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, com o tema "Governança Democrática na Educação: Sistema, Rede e Escola" acontece nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp e no Ciclo Básico I. Organizado pelo Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FEF), o evento objetiva analisar as políticas educacionais propostas pela União, estados e municípios e criar espaços para relatos de pesquisas e práticas na política e administração da Educação. Conferências, comunicações, minicursos e lançamentos de livros estão no programa do simpósio. A abertura ocorre às 8h30. Inscrições e mais informações no site, telefone 19-3521-5556 ou e-mail lage@unicamp.br


Tema será debatido no dia 26 de abril, às 14h30, no Auditório do Instituto de Geociências, por Ana Maria Carneiro, coordenadora do Geopi e Fábio Campos, aluno de mestrado do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG). Bibliofrafia completmentar e outras informações no link ou telefone 19-3521-5124.


Estão reabertas as inscrições para a exposição didática de holografia organizada pelo professor José Lunazzi, do Laboratório de Óptica do Instituto de Física (IFGW). A exposição é aberta ao público geral e contempla aula sobre óptica de imagens, experimentos, demonstrações de hologramas e palestra audiovisual. Desde o primeiro semestre de 2003 o evento recebe escolas públicas e o público em geral.  A próxima atividade está marcada pra o dia 26 de abril, às 15 e 17h30, no Planetário Municipal de Campinas. Mais detalhes no site do evento, telefone 19-3521-2451 ou e-mail lunazzi@ifi.unicamp.br










No dia 27 de abril, às 14 horas, o CIS-Guanabara CIS-Guanabara e o Grupo Passageiros da Cultura organizam a VIII Feira Cultural "Cultura e Arte Indígena e Memórias da Terra". Mais detalhes no site do evento



No dia 30 de abril, às 9 horas, no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o dermatologista Paulo Eduardo Velho, coordenador da disciplina de dermatologia do curso de medicina da FCM, apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com os graduandos da Unicamp sobre o (des)conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis e que motivou a campanha "DST. Proteção com informação. Vista esta camisa". O evento é aberto a toda a comunidade da Unicamp. Mais informações: 19-3521-8968.





Estão abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) a ser realizada de 30 de junho a 5 de julho de 2013 no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araquarara, interior de São Paulo. Este ano o tema a ser abordado é Química Bioorgânica, envolvendo aspectos de produtos naturais, química medicinal, síntese e métodos espectroscópicos. Serão selecionados 50 estudantes estrangeiros e 50 brasileiros que terão suporte financeiro (transporte, acomodação e alimentação). O evento contará com a presença de profissionais renomados como Paul Wender, Steve Ley e Christian Griesinger que discutirão as grandes contribuições da química para a medicina com palestras sobre terapias transformadoras para Aids, Alzheimer e câncer, química e oncologia, biologia e química medicinal, polímeros a serviço da medicina e produtos naturais a partir de estudos para a medicina. A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) é um programa de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que oferece cursos de curta duração em ciência e tecnologia avançada e contribui para o desenvolvimento acadêmico dos participantes e reune os principais cientistas do mundo. O programa é organizado pela UNESP e apoiado pela FAPESP que investe financeiramente na seleção de estudantes de todo o mundo. Mais detalhes.






---------------------------------------------------------------------------------------

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp
---------------------------------------------------------------------------------------
Ronei Thezolin
- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp
(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135
Facebook: Ronei Thezolin
Skype: thezolin.ronei

---------------------------------------------------------------------------------------
Patrícia Lauretti
- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp
(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111
---------------------------------------------------------------------------------------
Gabriela Villen
- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp
19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

----------------------------------------------------------------------------------------
Valerio Paiva
- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp
(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

----------------------------------------------------------------------------------------
Luiz Guilherme Dias
- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp
(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

---------------------------------------------------------------------------------------
Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju
Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp
Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp
Portal da Unicamp: www.unicamp.br
Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br
Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo
Campinas - SP
CEP 13083-970
---------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares