DEBATE A CRISE NA SAÚDE E A DEFESA DO SUS

DEBATE A CRISE NA SAÚDE E A DEFESA DO SUS

DEBATE A CRISE NA SAÚDE E A DEFESA DO SUS
amigosnordestinos publicou: " DEBATE A CRISE NA SAÚDE E A DEFESA DO SUS   7 de abril – Dia Mundial da Luta pela Saúde!!! Abril de 2013 O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é uma conquista da luta de amplos setores da nossa sociedade que vêem na sua existência, no seu fort"

DEBATE A CRISE NA SAÚDE E A DEFESA DO SUS

7 de abril – Dia Mundial da Luta pela Saúde!!!
Abril de 2013
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é uma conquista da luta de amplos setores da nossa sociedade que vêem na sua existência, no seu fortalecimento e na sua consolidação a possibilidade de garantir ao povo brasileiro a igualdade em relação a um direito de cidadania que é a manutenção da própria vida.
No entanto, se fomos capazes de criar o SUS na Constituição de 1988 ainda não conseguimos vencer muitos dos obstáculos para efetivar essa política.
O SUS CORRE PERIGO!

Dentre as principais ameaças que a política de saúde vem sofrendo estão: a falta de definição de um financiamento do sistema público compatível com seu caráter integral e universal; as injustas formas de subsídios ao setor privado, para minorias em detrimento do direito de todos; a terceirização da gestão; a precarização do trabalho e os limites colocados pela chamada "Lei de Responsabilidade Fiscal", que na verdade é uma imposição de limites de gastos com pessoal incompatíveis com as necessidades do sistema de saúde e de políticas públicas democráticas.
Em Campinas essas ameaças já viraram agressões ao SUS e se somam a uma profunda crise política e de gestão do governo municipal. Na gestão passada ocorreu a terceirização da gestão do Hospital Ouro Verde e os gestores municipais contrataram grande número de trabalhadores através de terceirização em vez de realizarem concursos. Obrigados a reverter essa situação a partir das posições do Conselho Municipal de Saúde e também do Ministério Público, os atuais gestores não têm demonstrado capacidade para enfrentar os problemas com medidas emergenciais e a agilidade que é necessária. O resultado a população de Campinas vem sentindo: filas para consultas por falta de médicos, falta de medicamentos, exames de laboratório suspensos, descontrole da dengue por falta de trabalhadores, devolução de verbas federais por incapacidade de gestão, desânimo dos trabalhadores e decadência dos serviços. Como se não conhecesse as posições da maioria dos Conselheiros Municipais o Secretário de Saúde vem reconhecendo na imprensa, que o Sistema vive uma profunda crise e aponta para mais terceirização da gestão como solução! Com argumento de que vai buscar parceria com as universidades para enfrentar a crise já fala numa fundação para fazer a gestão da Secretaria. Foi com esse argumento enganador e desonesto (parceria com universidade) que a administração passada confundiu muitos conselheiros e acabou entregando a gestão do Hospital Ouro Verde para uma Organização Social e nenhuma parceria se viu com a universidade, que aliás,  acabou declarando que nada tinha a ver com a OS.  Por isso neste 7 de Abril, dia da Luta pela Saúde, as entidades abaixo vem alertar o povo de Campinas e os trabalhadores de saúde que é preciso articular nossas forças e lutar:

  1. 1.            CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE!!! PELA IMEDIATA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO DO HOSPITAL OURO VERDE!
  2. 2.            Pela agilização da contratação dos profissionais dos concursos públicos e por novos concursos para reposição de pessoal e para suprir carências que vêem ocorrendo desde a gestão passada.
  3. 3.            CONTRA o fechamento de 58 leitos do Hospital Municipal Mário Gatti.  
  4. 4.            Pela agilidade na compra e distribuição de medicamentos.
  5. 5.            Por medidas emergenciais públicas que garantam o acesso da população aos exames de laboratório e o efetivo controle da Dengue.
  6. 6.            Pela estruturação dos órgãos de gestão que permita a agilização dos projetos para os quais a secretaria recebeu verbas federais.
  7. 7.            Por um SUS de qualidade, democrático que amplie e torne efetiva a participação de seus trabalhadores e usuários na gestão do sistema.

COMPAREÇA AO DEBATE EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA PELA SAÚDE
DEBATE
A crise na Saúde e a defesa do SUS
DIA: 16 de abril de 2013
LOCAL: No Auditório do PA-Pronto Atendimento Centro (Antigo Clube Cultura, Av. Anchieta, 937, Centro, Campinas-SP.
HORA: 18: 30 Horas,
Debatedores: Carmino Antonio de Souza- Secretário Municipal de Saúde de Campinas; Roberto Madem - Médico Sanitarista; Representante do Fórum Popular de Saúde; Membros do Conselho Municipal de Saúde: Representantes dos Usuários e dos Trabalhadores da Saúde;
Organizadores:
MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE (MOPS) E FÓRUM POPULAR DE SAÚDE]
Gerardo Melo 
Fone(19) 97960185; 81673536;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares