Boletim semanal da ONU Brasil – No 99 – 22/04/2013


Boletim semanal da ONU Brasil – No 99 – 22/04/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Religião e cultura não podem justificar discriminação contra pessoas LGBT, diz ONU

Secretário-Geral da ONU denunciou esta semana a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. "Alguns vão se opor à mudança (…) invocando a cultura, a tradição ou a religião para defender o status quo. Tais argumentos foram usados para tentar justificar a escravidão, o casamento infantil, o estupro no casamento e mutilação genital feminina", afirmou Ban Ki-moon.

Brasil conclui 1ª etapa de consultas públicas para agenda de desenvolvimento global pós-2015

Evento no Palácio do Planalto marcou última consulta presencial. Resultados farão parte do relatório que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentará à Assembleia Geral da Organização.

Brasil crescerá abaixo da média latino-americana em 2013, diz Banco Mundial

América Latina e Caribe devem crescer 3,5% este ano, percentual bem menor do que os 6% registrados em 2010. Segundo organismo internacional, demanda interna e o setor de serviços são determinantes para o crescimento da região.

Crescimento sustentável de longo prazo para Ásia e Pacífico requer investimentos em políticas de proteção social

ONU e Ipea lançam com exclusividade em Brasília relatório sobre previsões econômicas e sociais para países da região. As economias da Ásia e do Pacífico vão ter um crescimento moderado em 2013, após forte desaceleração no ano passado causada por fatores externos. O Relatório argumenta que, em meio à situação de incerteza mundial, é fundamental buscar um crescimento que leve em conta políticas redistributivas e a preservação do meio ambiente.

ONU realiza oficina de comunicação e mobilização em Contagem, Minas Gerais

Segurança com Cidadania é um programa-piloto que busca prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos, através de ações multidisciplinares.

Fundo de População da ONU e Governo da Bahia renovam acordo de cooperação técnica

A parceria, que existe desde 2008, foi renovada por mais dois anos e inclui áreas de saúde, meio ambiente, esporte, igualdade de gênero e raça, entre outras.

Pesca sustentável apoiada pelo Banco Mundial beneficia 1,5 mil famílias indígenas no Amazonas

Comunidades recebem educação ambiental para monitorar lagos do Alto Solimões e denunciar atividades ilegais. Comércio regulamentado pelo IBAMA está aumentando renda da população.

Exposição sobre povo Guarani-Kaiowá ajuda a conhecer melhor uma das etnias mais antigas do Brasil

Mostra vai até 26 de abril na Câmara dos Deputados, em Brasília. Fotografias, desenhos e entrevistas ajudam a compreender costumes e cultura de dois povos: Guarani-Kaiowá e Pai Tavytera.

Indígena brasileiro premiado pela ONU luta há mais de 20 anos para salvar sua tribo e floresta

Reconhecido como "Herói da Floresta" pela ONU, Almir Narayamoga Surui afirmou que sua luta é contra a "tendência que existe no Brasil de igualar o desenvolvimento com o corte de árvores".

Povos indígenas da América Latina e Caribe são aliados estratégicos contra a fome, afirma FAO

Em Santiago do Chile, agência da ONU discutiu agenda de trabalho com líderes, acadêmicos e profissionais indígenas de 20 países da região para promover seus conhecimentos tradicionais na luta contra fome.

Agências da ONU unidas pelos direitos indígenas

Preocupados com a efetivação dos direitos de uma das parcelas mais vulneráveis da sociedade brasileira — as mulheres e crianças indígenas — a ONU e o Governo brasileiro se uniram para abordar o problema, criando em 2010 o Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (PCSAN).

165 milhões de crianças estão desnutridas em todo o mundo, 80% em apenas 14 países

Relatório do UNICEF mostra progresso nos últimos anos no tratamento da subnutrição, problema que afeta cerca de 165 milhões de crianças em todo o mundo.

Chefes de agências da ONU pedem fim imediato de derramamento de sangue na Síria

Agências das Nações Unidas alertaram que seus recursos estão acabando. Cerca de 70 mil pessoas já foram mortas pelos conflitos na região, incluindo milhares de crianças. Acesse um vídeo sobre o tema.

Não haverá impunidade para crimes na Síria, alerta Conselho de Segurança da ONU

Os 15 membros do Conselho de Segurança afirmaram que a escalada de violência é "completamente inaceitável" e "deve terminar imediatamente". O órgão condenou o que chamou de "violações generalizadas dos direitos humanos por parte das autoridades sírias" e "quaisquer abusos dos direitos humanos por parte de grupos armados".

Três milhões de crianças sofrem com conflito na Síria, alerta representante da ONU

Segundo enviada da ONU, crianças a partir dos dez anos são recrutadas e usadas por grupos armados da oposição para fins militares. As crianças também estariam sendo usadas como escudos humanos pelo governo.

Agência da ONU apela a Conselho de Segurança para conter 'catástrofe humana' na Síria

Subsecretária-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários afirma que obstáculos para levar ajuda aos necessitados crescem dramaticamente. Comboios são atacados e funcionários, sequestrados.

Kuwait doa US$ 110 milhões para refugiados apoiados pela ONU na Síria

Embaixador do país apoiou seis agências da ONU com o total de 275 milhões de dólares, permitindo que Organização amplie assistência humanitária a milhões de refugiados e deslocados internos.

Medidas de baixo custo podem salvar 3 milhões de recém-nascidos por ano, afirma UNICEF

Primeira Conferência Global sobre Saúde de Recém-nascidos reúne representantes de 50 países na África do Sul para debater ações de redução da mortalidade neonatal, causada em geral por prematuridade, asfixia no nascimento e infecções.

Militares brasileiros que estão deixando Missão de Paz da ONU promovem festival cultural no Haiti

Cerca de 4 mil pessoas participaram de evento na Praça da Paz, em Bel-Air. Shows, cinema e atividades recreativas para crianças marcaram a despedida de 460 capacetes azuis.

Mostra de Direitos Humanos no Rio reúne obras de cartunista premiado pela ONU

Desenhos de Henfil são destaque na exposição bem humorada sobre a situação do Brasil. Aberta na Associação Brasileira de Imprensa, de 9 a 26 de abril, conta também com trabalhos de Ziraldo, Millôr Fernandes, Jaguar e outros 57 artistas.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.



ONU Brasil: acesse em www.onu.org.br




TwitterFacebookRSSGoogle PlusYouTubeVimeoBoletim semanalFale conosco


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares