boletim da ONU Brasil #232

Boletim quinzenal da ONU

Djamila Ribeiro alertou para riscos enfrentados por mulheres negras, vítimas de machismo e racismo institucional. Foto: UNIC Rio / Matheus Otanari

No Rio, ONU Mulheres promove debates sobre gênero, racismo, maternidade e tecnologia

Evento ‘Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres do Amanhã’ reuniu ativistas, pesquisadoras e ‘youtubers’ para tarde de debates sobre a condição atual da mulher no Brasil. Entre as convidadas, Djamila Ribeiro, Helen Ramos, do canal HelMother, Kenia Maria, da página ‘Tá bom pra você?’, e Monique Evelle, do Desabafo Social.

Fábrica da Natex, produtora de preservativos à base de látex natural, receberá visita de equipe do UNFPA. Foto: SECOM

UNFPA visita Acre para conhecer produção de preservativos e projetos de desenvolvimento sustentável

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) foi ao Acre conhecer iniciativas que promovem direitos reprodutivos, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável. Objetivo é discutir possíveis parcerias com o governo e também com a Natex, fabricante de preservativos à base de látex natural.

Festa Hell & Heaven ocorreu na Vila Galé Cumbuco, no Ceará. Foto: Hell & Heaven

UNAIDS promove prevenção ao HIV em festival de música eletrônica no Nordeste

Diversão e festa também combinam com prevenção. Essa foi a mensagem do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), da DKT Internacional e dos organizadores do festival de música eletrônica Hell & Heaven (H&H) a cerca de 4 mil pessoas reunidas na semana passada (3 a 6) em Cumbuco, no Ceará. A mensagem também será divulgada na festa de 25 e 27 de novembro, em Trancoso, na Bahia.

A atriz Bruna Marquezine visitou campo de refugiados no Líbano com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Foto: ACNUR

Atriz Bruna Marquezine visita refugiados sírios no Líbano e na Jordânia

A atriz brasileira Bruna Marquezine concluiu na quinta-feira (3) uma missão de duas semanas no Líbano e na Jordânia para conhecer a realidade dos milhões de refugiados sírios que vivem na região. Com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da ONG brasileira IKMR (I Know My Rigths), Bruna esteve nos campos de Zaatari e Azraq (na Jordânia) e em assentamentos urbanos nos arreadores de Beirute e no norte do Líbano.

Tendências em entretenimento e inovação tecnológica são tema da Campus Party. Foto: Campus Party Brasil / Fernando Cavalcanti

PNUD e Campus Party querem jovens usando tecnologia para promover desenvolvimento sustentável

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Campus Party firmaram parceria para envolver jovens no cumprimento da Agenda 2030 da ONU, conjunto de 17 objetivos para a promoção do desenvolvimento sustentável. Iniciativa prevê realização de um hackathon especial em 2017.

Mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos e água foram despejados sobre a região de Mariana, em Minas Gerais, com a queda das barragens. Onze pessoas morreram, 12 estão desaparecidas e milhões foram afetadas pela lama tóxica e pela falta de água em dezenas de cidades em dois estados brasileiros, com possibilidade de outros serem atingidos. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Especialistas da ONU pedem ação urgente no aniversário de um ano do desastre de Mariana

Um grupo de especialistas independentes do sistema de direitos humanos das Nações Unidas pediu ação imediata do governo brasileiro e das empresas envolvidas para solucionar os impactos do colapso de uma barragem da empresa Samarco, ocorrido em 5 de novembro de 2015 em Mariana (MG).
Na declaração, que marca o primeiro aniversário do desastre provocado pela ruptura da barragem de rejeitos de Fundão, os especialistas destacaram vários danos não solucionados, dentre eles o acesso seguro à água para consumo humano, a poluição dos rios, a incerteza sobre o destino das comunidades forçadas a deixar suas casas, e a resposta insuficiente do governo e das empresas envolvidas.

Pesquisa mostrou que 45,5% dos homens consultados disseram que gostariam de se expressar de modo menos duro ou agressivo. Foto: George Campos / USP Imagens

ONU Mulheres: 81% dos homens consideram Brasil um país machista, diz pesquisa

Pesquisa realizada pela ONU Mulheres e pelo portal Papo de Homem mostrou que 81% dos homens entrevistados concordam que o machismo ainda é recorrente no Brasil, enquanto o percentual sobe para 95% no caso das mulheres.
Segundo o levantamento, estereótipos do comportamento masculino causam dificuldades para os homens, já que 66,5% deles disseram não conversar com os amigos sobre medos e sentimentos. Outros 45% disseram que não gostam de se sentir responsáveis pelo sustento financeiro da casa e 45,5% disseram que gostariam de se expressar de modo menos duro ou agressivo.

Foto: ONU/Sylvain Liechti

Brasil é o 5º país com mais mortes de jornalistas em 2015, diz UNESCO

No ano passado, 115 jornalistas foram assassinados no mundo, um aumento de 17% frente a 2014. O Brasil ocupou o quinto lugar no ranking, com sete profissionais mortos, comparados a seis no ano anterior. O país só perde para Síria, Iraque e Iêmen, que passam por conflitos armados, e para a França, que em 2015 registrou o ataque contra o jornal satírico Charlie Hebdo. Os dados são de novo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Dante Pesce, do Grupo de Trabalho da ONU de Direitos Humanos e Empresas, reforçou a necessidade de as empresas fazerem uma autocrítica. Foto: Rede Brasil do Pacto Global/Fellipe Abreu

Pacto Global treina empresas brasileiras no combate à violação de direitos humanos

A Rede Brasil do Pacto Global promoveu no fim de outubro (20) treinamento com a temática de direitos humanos e empresas em São Paulo, reunindo mais de 100 pessoas, representantes de 56 companhias.
Especialistas reforçaram a necessidade de autocrítica por parte das empresas, reconhecendo possíveis impactos negativos de uma ação empresarial em grupos mais vulneráveis, buscando alternativas para mitigá-los e evitá-los.

Indígena carrega criança durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, Tocantins. Foto: Tiago Zenero/PNUD Brasil

Indígenas, negros e mulheres são mais afetados por pobreza e desemprego no Brasil, diz CEPAL

No Brasil, índice de miséria entre os afrodescendentes chega à média de 22%, valor duas vezes maior que entre os brancos (10%). Pobreza extrema afeta indígenas seis vezes mais do que o restante da população.

Febre maculosa é transmitida por carrapato. Foto: Ministério da Saúde

Com apoio de centro da OPAS, governo qualifica técnicos para identificar vetores da febre maculosa

No Rio de Janeiro, 21 técnicos de 11 estados brasileiros receberam capacitação sobre vetores da febre maculosa e diagnóstico laboratorial. Iniciativa é da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com apoio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) e da Fundação Oswaldo Cruz.

A falta de informação e de educação sexual tanto na escola como na família, assim como o machismo e o moralismo envolvendo a sexualidade feminina agravam o problema. Foto: EBC

Gravidez entre meninas de até 15 anos diminui menos no Brasil na última década

As gestações entre pré-adolescentes de até 15 anos permaneceram praticamente estáveis na última década no Brasil. Por outro lado, a natalidade entre mulheres acima desta idade caiu consideravelmente no mesmo período.

Ocupação de estudantes no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, em Brasília. Foto: EBC/Marcelo Camargo.

UNICEF pede diálogo entre autoridades e estudantes de escolas ocupadas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) emitiu nota na segunda-feira (31) na qual disse ser imprescindível o diálogo entre gestores de políticas de educação e estudantes das escolas públicas ocupadas por todo o Brasil, na busca por uma solução para suas reivindicações. Segundo a agência da ONU, é fundamental que haja respeito à Convenção sobre os Direitos da Criança e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nesse diálogo.

Foto: ONU/Pierre Albouy

Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

País foi eleito ao lado de Arábia Saudita, Egito, Iraque, China e outros nove países. Mandato brasileiro começa no dia 1º de janeiro de 2017 e tem duração de três anos.

As pessoas intersex nascem com características sexuais que não se encaixam nas definições típicas do sexo masculino e feminino. Em muitos países, as crianças intersex são submetidas reiteradamente a cirurgias e tratamentos para tentar mudar suas características sexuais e sua aparência, causando terrível dor física, psicológica e emocional – e violando os seus direitos. Crianças intersex não precisam ser “consertadas”; elas são perfeitas assim como elas são!

VÍDEO: ONU convoca governos e pais a proteger crianças intersex

As pessoas intersex nascem com características sexuais que não se encaixam nas definições típicas do sexo masculino e feminino. Em muitos países, as crianças intersex são submetidas reiteradamente a cirurgias e tratamentos para tentar mudar suas características sexuais e sua aparência, causando terrível dor física, psicológica e emocional – e violando os seus direitos. Crianças intersex não precisam ser “consertadas”; elas são perfeitas assim como elas são!

Imagem/arte: ONU

ONU Brasil celebra aniversário de 71 anos das Nações Unidas

Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi tomado pelo desejo de manter a paz entre as nações. Em 24 de outubro daquele ano, nascia a ONU. Hoje, as Nações Unidas possuem 193 países-membros. A Organização tem representação fixa no Brasil desde 1947. Atualmente, 25 organismos operam no país com diversos programas e projetos. Conheça alguns deles nesse vídeo especial.

Diretor de programas da OIM, Fernando Calado, defendeu a atualização das políticas migratórias latino-americanas. Foto: UNIC Rio/Luciana Bruno

Migração entre países latino-americanos deve continuar subindo, diz OIM

A migração na região da América Latina e do Caribe deve continuar subindo nos próximos anos, diante de um cenário mais restritivo na Europa e da crescente xenofobia nos países desenvolvidos. Dessa forma, cabe aos latino-americanos continuar atualizando suas políticas migratórias com foco em uma perspectiva de direitos humanos. A avaliação é do diretor de programas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fernando Calado.

Segurança alimentar é um dos destaques da cooperação entre Brasil e países da África. Foto: Centro de Excelência contra a Fome

Nações Unidas participam de evento em Dubai sobre Cooperação Sul-Sul

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Centro de Excelência contra a Fome participaram na semana passada (31 de outubro a 3 de novembro) da Expo Global de Cooperação Sul-Sul das Nações Unidas, evento anual que destaca inovações dos países do Sul no combate à pobreza.

Na América Latina, empreendedores jovens são em sua maioria profissionais que trabalham por conta própria e não, empregadores. Foto: Start-Up Brasil

Maioria dos empreendedores jovens da América Latina é de autônomos precarizados, diz ONU

Na América Latina, 20% dos jovens de 15 a 29 anos que participam do mercado de trabalho são consideradores empreendedores, mas apenas 2% são empregadores. A maioria trabalha por conta própria e enfrenta condições laborais precárias, semelhantes às dos assalariados informais. Cenário é tema de relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
FacebookTwitterGoogle+Cadastro
Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais
Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares