Operários trabalham em situação precária e sob risco em obra da Prefeitura

Operários trabalham em situação precária e sob risco em obra da Prefeitura

Campinas, 3 de março de 2016- Os operários que trabalham na construção do Centro de Saúde do Jardim São Diego estão submetidos a condições precárias e de risco no local das obras. A empresa responsável é a Construtora Alpha Vitória Ltda.-EPP, também contratada pela Prefeitura (por meio de concorrência pública) para diversas outras obras recentes. As informações são do vereador Carlão do PT e do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das Construção e do Mobiliário de Campinas e Região (Siticom), Paulo Martins, que estiveram no local na manhã desta quinta (3).

O maior risco, na avaliação do sindicalista, é a falta de aterramento na ligação elétrica da betoneira (máquina usada para fazer massa de concreto), o que aumenta a possibilidade de um curto circuito e choques elétricos. Martins também suspeita que a energia elétrica usada para a obra não esteja sendo paga, pois observou que os fios estão ligados diretamente à rede da CPFL, o tradicional “gato”.  Entre outros problemas constatados por eles estão banheiros muito sujos e uma fossa aberta (sem tampa); café da manhã insuficiente (um pão com manteiga, quando deveriam ser dois, o segundo com frios); geladeira desligada; água para beber quente (sem refrigeração); falta de armários para guardar as roupas dos operários; operários trabalhando na chuva, sem bota e capa.

Reincidente

Martins disse que problemas como esses já ocorreram em outras obras realizadas por essa empresa para o Município, na Vila Esperança e Jardim Bassoli, por exemplo. Segundo ele, durante a visita havia onze trabalhadores no local das obras, dos quais oito eram operários. O sindicalista disse também que o Sindicato prepara um relatório que será encaminhando à direção da Alpha, à administração municipal (prefeito Jonas Donizette), à Vigilância Sanitária (por conta da fossa aberta) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com pedido de providências urgentes.

“Essa empresa tem ganhado muitas concorrências da Prefeitura porque apresenta o menor preço, mas quem paga a conta dessa diferença são os trabalhadores, que estão sendo submetidos a essa situação precária e sob constante risco”, avalia o vereador Carlão. Ele também vai reforçar o pedido de providências do Sindicato à Prefeitura. A Alpha Vitória foi contratada pela Prefeitura em dezembro do ano passado para construir o CS do San Diego, por R$ 1,736 milhão, no prazo de 12 meses. O contrato está disponível aqui: http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/Contrato%20278_2015.pdf .

O CS do San Diego vai atender à população de seis bairros da região. O mandato do vereador Carlão apoiou, desde o início, a luta dos moradores da região pela construção do Centro de Saúde e vai continuar acompanhando, até que seja entregue e esteja funcionando plenamente.


Mais informações: Mandado do vereador Carlão do PT
(19) 3736-1314  comsustentavel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares