Confira o boletim semanal da ONU Brasil #208

Boletim da ONU Brasil

 

Coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, e a representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, reuniram-se nesta sexta-feira (19) com o deputado Eduardo Cunha. No encontro, os participantes discutiram o agravamento da violência no Brasil e formas de colaboração entre ONU e Câmara dos Deputados em temas de relevância para o país.

 

Secretário-geral da ONU celebra a fundação da ONU e apela à comunidade internacional que renove seu compromisso com um futuro melhor para todos.

 

"Todos os anos, milhões de crianças são obrigadas a deixar suas casas, por causa da guerra. Muitas vivem em campos de refugiados, sem poder estudar ou brincar", lembrou, durante o evento, a pequena Veronia Gusaneb, refugiada do Sudão.

 

São Paulo é a cidade que mais atrai refugiados na América Latina. Entre 2010 e 2014, o número de solicitações de refúgio cresceu mais de 900%.

 

Cinco painéis temáticos – trabalho, assédio em vias públicas, mídia, relacionamentos e infância – revelarão os desafios para a igualdade entre mulheres e homens no Brasil.

 

Pesquisa realizada na América Latina e no Caribe mostra que mulheres participam cada vez mais da força de trabalho latino-americana, aumentando a renda familiar e contribuindo para a redução da pobreza, mas continuam ganhando bem menos que os homens.

 

Expectativa é aumentar as adesões do Brasil por meio do cadastro de milhares de homens e meninos em defesa de direitos e igualdade para mulheres e meninas por meio da página www.heforshe.org/pt

 

O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é uma base de dados com mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs).

 

Evento de lançamento realizado em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, contou com a presença de mais de 300 pessoas, dentre elas representantes indígenas de mais de 23 países e 30 guerreiros indígenas brasileiros.

 

Dentre as principais ações listadas pelo governo maranhense destacam-se: erradicar escolas de taipa, promover a inclusão social a partir da agricultura familiar e melhorar as habitações rurais.

 

A proposta é que o conselho tenha um caráter "trinacional" e seja capaz de mapear todas as políticas públicas de proteção da criança e do adolescente existentes em cada uma das cidades fronteiriças.

 

Segundo o relatório 'Derrotando a AIDS-Melhorando a Saúde Global', mais investimentos são necessários para impedir novas infecções, principalmente em países de baixa renda com alta carga de HIV.

 

Os projetos proporcionam novas vivências artísticas e esportivas às comunidades e buscam impulsionar as políticas públicas locais para garantir o direito de todas as crianças e adolescentes de praticar esportes e produzir arte num ambiente inclusivo e livre de violência.

 

A cerimônia de premiação será realizada em Medellín (Colômbia) para celebrar o Dia Mundial do Serviço Público.

 

Feito em parceria com o Banco Mundial, o novo estudo aponta avanços conquistados em cerca de 10 países da região desde os anos 2000, mas desafios persistem.

 

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015, homens são três vezes mais propensos ao uso de maconha, cocaína e anfetamina, enquanto que as mulheres são mais propensas a usar incorretamente opióides de prescrição e tranquilizantes.

 

Apesar de pequena queda de 64 para 62 bilhões de dólares, Brasil continua no ranking dos 10 países que mais receberam investimentos no ano passado; China lidera a lista.

 

A campanha UNA-SE, que foi lançada em fevereiro de 2008 pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja.

 

O evento faz parte do calendário de trabalho da Estratégia Regional sobre Docentes da UNESCO, que contribui com políticas para os educadores e visa a fortalecê-los em favor da educação.

 

Segundo o mais recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apesar de progressos significativos, oportunidades desiguais deixaram milhões de crianças em situação de pobreza, sem escolaridade e com desnutrição crônica.

 

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o número global de crianças e adolescentes obesos ou acima do peso aumentou de 32 milhões em 1990 para 42 milhões em 2013.

 

A plataforma pretende colaborar na formação de parcerias entre governos, redes de agricultores familiares, agências da ONU, ONGs e organizações de pesquisa.

 

Evento acontecerá de 3 a 6 de novembro e está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e do Escritório Regional do PMA em Dacar, Rede Africana de Alimentação Escolar é lançada.

 

Leia o artigo do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião dos 70 anos da Carta fundadora da Organização.

 

Setenta anos atrás, São Francisco tornou-se o local de nascimento da mudança global, quando 50 nações se reuniram para redigir e assinar a Carta das Nações Unidas, comprometendo-se a trabalhar em conjunto para alcançar a paz global, a prosperidade e os direitos humanos.

 

"Todos devem se comprometer a acabar com esse problema vergonhoso', diz secretário-geral da Organização, Ban Ki-moon. ONU também divulgou relatório de painel de alto nível que avalia o estado atual das operações de paz e as necessidades emergentes para o futuro.

 

O encontro presencial complementa a capacitação a distância por meio de plataforma de aprendizagem online.

 

Os artigos deverão tratar da preservação e gestão do patrimônio cultural nos países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e da Ásia.

 

O prazo para se registrar é dia 15 de setembro. Encontro será de 6 a 9 de novembro e é coorganizado pelo Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU.

 

Os intercâmbios entre governos serão realizados dentro do mesmo país e todos os gastos serão cobertos pelo programa. Inscrições terminam em 19 de julho.

 

Bolsas são fornecidas em parceria com a Fundação Nippon do Japão. O prazo de inscrição é 11 de setembro de 2015.

 

União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a ONU Mulheres incentivam homens e mulheres que trabalham no setor das tecnologias de informação e comunicação (TICs) a enviar indicações até o dia 31 de julho.

 

Para participar, as empresas interessadas devem estar localizadas em São Paulo e enviar a documentação necessária até 23h do próximo dia 13 de julho.

 

Ligado à Plataforma dos Centros Urbanos, o Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes aconteceu nesta semana, na cidade do Rio.

 

O evento tem o objetivo de oferecer insumos técnicos aos participantes para contribuir nos debates para a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas (UNGASS) 2016.

 

"No Brasil, os indicadores sociais mostram uma realidade totalmente diferente da do ano 2000, quando os ODM foram lançados, mas ainda temos problemas que precisam de atenção adicional", lembrou o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares