Debate sobre DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA! Terça (5), 19h, na Câmara Municipal

Coletivo de jornalistas promove debate sobre Democratização da Mídia


Com o tema 'Comunicação e Direitos: Pra que Democratizar a Mídia?', debate terá participação de grupos que atuam pela democratização da comunicação no Brasil. Dia 5 de maio, 19h, na Câmara Municipal de Campinas


Campinas-SP, Maio de 2015- O Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região promove o debate Comunicação e Direitos: Pra que Democratizar a Mídia?, em Campinas-SP, dia 5 de Maio de 2015 (terça-feira), às 19 horas, na Câmara Municipal. Os participantes terão a oportunidade de debater com representantes de grupos que atuam nacionalmente pela democratização da mídia, como o Intervozes, o Barão de Itararé e o Fórum Nacional pela Democratização da Mídia (FNDC).


O objetivo do evento é promover conhecimento e reflexão sobre o processo de mobilização social por uma mídia democrática no Brasil, que antecede a Constituição de 1988 e ganhou força a partir de 2009, com a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Desde então, a mobilização é por um novo Marco Regulatório das Comunicações (a legislação em vigor é de 1962), que garanta o direito à comunicação e a liberdade de expressão, com igualdade de condições para diferentes ideias, opiniões, grupos sociais, culturais, étnico-raciais e políticos. Para isso, são necessárias medidas de regulação democrática sobre a estrutura do sistema de comunicações, a propriedade dos meios e os conteúdos veiculados.


Debatedores


Quem representará o FNDC no debate será a secretária geral, Renata Mielli, que também é jornalista. Criado nos anos 1990, hoje o Fórum congrega centenas de entidades sob o entendimento de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. Em 2012, o FNDC lançou a Campanha Para Expressar a Liberdade, cuja principal ferramenta é a Lei da Mídia Democrática, um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a regulamentação do setor de rádio e televisão no Brasil.


O Intervozes- Coletivo Brasil de Comunicação Social será representado pela advogada Veridiana Alimonti. Presente em 15 estados, o Coletivo trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. Entre outras ações do Intervozes estão a fiscalização das ações do Executivo, Legislativo, Judiciário e de empresas que prestam serviços de comunicação no País; monitoramento e denúncias a órgãos nacionais e internacionais de violações do direito à comunicação.


Pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, quem participará do debate será a jornalista Ana Flávia Marx, coordenadora do Núcleo Estadual. Entre os principais objetivos de atuação do Barão de Itararé estão o fortalecimento dos fóruns existentes e o incentivo a novos espaços de atuação, o reforço das mídias alternativas, comunitárias e públicas e o investimento na formação de novos comunicadores.


Sobre o Coletivo de Jornalistas


O Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região, em processo de formação desde 2014, tem como objetivos principais contribuir com ações para o fortalecimento da categoria e com o processo de democratização da mídia. Entre os membros do Coletivo estão Amanda Cotrim (mestranda do LabJor-Unicamp), Elaine Oliveira, Gilberto Roldão (mestre e professor de Jornalismo na PUC-Campinas), Michele da Costa (pós-graduada em Assessoria de Imprensa e autora do Blog da Mi- De jornalista para jornalista), Reginaldo Euzébio da Cruz e Valério Paiva.


Michele e Valério também integram o Sindicato É Pra Lutar! (SPL), coletivo de jornalistas paulistas que atua pela reformulação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e está entre os apoiadores do debate.


Serviço:


O QUÊ: Debate  Comunicação e Direitos: Pra que Democratizar a Mídia?

QUANDO: 5 de Maio de 2015 (terça-feira), 19 horas

ONDE: Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas-SP (entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta)


Página no Facebook: https://www.facebook.com/ColetivoJornalistasDeCampinas


Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/389572571230681/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares