Boletim semanal da ONU Brasil #204

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim204

Boletim ONU Brasil

 

Novo relatório sobre o Estado da Insegurança Alimentar no mundo destacou que o Brasil tirou milhões de pessoas do mapa da fome não apenas por conta dos programas de transferência de renda. Fatores como fortalecimento do poder aquisitivo das mulheres e a melhoria da renda dos mais pobres também contribuíram para que país tivesse menos de 5% de sua população em situação de subnutrição.

 

"Reduzir a maioridade penal não é a solução para a violência nas sociedades. Acreditamos que, dependendo das circunstâncias, isso pode até agravar a situação", diz o representante da agência da ONU no Brasil. Nesta quarta-feira, 27 de maio, diversas atividades marcarão o Dia Nacional de Lutas contra a Redução da Maioridade Penal.

 

Palestra na Internet sobre a promoção da saúde das mulheres, em especial a saúde materna e os direitos reprodutivos, acontecerá no dia 29 de maio às 14h, com a representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes.

 

Representantes do Alto Comissário da ONU para os Refugiados e do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos no MERCOSUL assinaram uma carta de Intenção para fortalecer uma aliança estratégica de proteção para pessoas refugiadas e apátridas na região.

 

"Acesso à justiça no Brasil é muito mais desigual do que a distribuição de renda, a educação e a saúde", afirmou secretário da reforma do judiciário, durante discussão da ONU sobre os indicadores nacionais e a importância do acesso à justiça para todos na agenda pós-2015.

 

Seu corpo foi encontrado no nordeste do Estado de Minas Gerais, no dia 18 de maio, cinco dias após o jornalista ter sido declarado desaparecido.

 

Adotada por unanimidade, a resolução convoca os Estados a tomar medidas adequadas para assegurar a responsabilização dos crimes cometidos contra jornalistas, profissionais da mídia e equipe associada em situações de conflito armado.

A Confederação Nacional de Municípios e a ONU Mulheres Brasil firmaram um compromisso por meio de memorando de entendimento para cooperação técnica sobre gênero, raça e direitos humanos voltada à municipalidade.

 

Debate aconteceu na arena temática da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Representante da agência da ONU defendeu a adaptação da agenda global para indicadores e metas que façam sentido para a realidade de cada comunidade.

 

Agências da ONU discutiram nesta semana direitos humanos e racismo no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes.

 

"O programa garantiu o acesso à atenção básica de 63 milhões de brasileiros", declarou Arthur Chioro durante encontro em Genebra.

 

O objetivo da parceria é promover o intercâmbio e realizar ações efetivas na transformação da região. O protocolo pretende fazer o monitoramento e planejamento urbano e social dos municípios impactados por grandes empreendimentos.

 

"O PNUD apoia esse processo de avaliação e reflexão, pois certamente há lições valiosas a serem aprendidas com as casas já construídas e ocupadas que poderiam contribuir com as futuras etapas do Minha Casa Minha Vida", disse especialista da agência da ONU.

 

No Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, celebrado anualmente no dia 29 de maio, representantes das operações de paz destacaram crítico contexto atual, onde um capacete-azul é morto a cada dia. Confira vídeo especial para a data.

 

O Brasil continua sendo o maior receptor de investimento estrangeiro direto na América Latina e no Caribe. Para a CEPAL, em vez de tentar recuperar os valores dos últimos anos, países devem focar em atrair os fluxos que contribuam para a diversificação produtiva.

 

Para cada área temática, o Centro visa a trabalhar em grandes resultados e em conceitos e ideias que irão mudar a trajetória do desenvolvimento.

 

Um time de pesquisadores analisam o custo total do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil, documentando a experiência brasileira em compras institucionais de alimentos da agricultura familiar.

 

A série "Parceiros dos objetivos de desenvolvimento do milênio em ação" apresenta entrevistas com representantes de diferentes âmbitos da sociedade sobre ações e políticas públicas desenvolvidas no país para alcançar essas metas.

 

Cine Brasília será palco de uma Mostra de Cinema para públicos de todas as idades, entre os dias 1 e 6 de junho. O evento é organizado em parceria pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a ONU Verde.

 

As inscrições vão até 07 de junho. Sete pesquisadoras brasileiras serão selecionadas e receberão bolsa-auxílio de 20 mil dólares cada.

 

Novo curso oferecido pelo Banco Mundial, em parceria com a empresa de tecnologia educacional Coursera, apresenta a mais recente evidência científica sobre a mudança climática e algumas alternativas e iniciativas para reverter esse quadro.

 

O fumo causou 100 milhões de mortes no século 20, e pode causar um bilhão de mortes no século 21, se as tendências atuais continuarem. Data é comemorada no dia 31 de maio.

 

A publicação traz informações simples e acessíveis; material pode contribuir para formar pessoas, leigas ou não, com o objetivo de auxiliar indivíduos e comunidades atingidas respeitando sua cultura, sua dignidade e sua história.

 

UNICEF no Brasil firmou uma parceria com o Instituto Lula no último 30 de abril para facilitar e promover a cooperação entre países africanos e o Brasil. O objetivo é contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente nesses países.

 

Resolução da Comissão sobre Prevenção de Crime e Justiça Criminal de Viena revisa as regras mínimas, de 1955, para o tratamento de prisioneiros garantindo avanços significativos.

 

Mais de 4 mil soldados europeus, homens e mulheres jovens, uniram-se ao Estado Islâmico. Para especialista, a falta de perspectivas e lugar na sociedade torna mais fácil para os jovens abandonarem seus lares e alistar-se a causas extremistas.

 

As dificuldades de acesso humanitário em meio ao conflito no Iêmen; as resoluções do Fórum Mundial de Educação; e o debate, na sede da ONU, sobre a energia sustentável para todos – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 43.

 

Para os países em desenvolvimento, e em especial aos menos capazes de lidar com o impacto e mais susceptíveis de serem afetados, o desafio é particularmente grave, lembra a agência da ONU. Confira neste vídeo.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares