Parlamento Metropolitano promove debate sobre crise hídrica na região

Parlamento Metropolitano promove debate sobre crise hídrica na região


Iniciativa do vereador Carlão do PT (Campinas) foi aprovada pelo Parlamento, reunido nesta quinta (30/10). Debate será na Câmara de Campinas


Campinas, 31 de outubro de 2014- A Câmara Municipal vai sediar um Seminário sobre a crise hídrica na Região Metropolitana de Campinas (RMC), dia 13 de novembro, a partir das 14h. A realização do evento pelo Parlamento Metropolitano decorre de iniciativa do vereador de Campinas, Carlão do PT, que propôs uma agenda propositiva para discutir o problema de falta de água na região, em reunião do Parlamento, nesta quinta (30/11), em Engenheiro Coelho.


Segundo ele, serão convidados a participar do Seminário representantes de órgãos de fiscalização e gestão dos mananciais, como a ANA (Agência Nacional de Águas), a Sabesp (que opera o Sistema Cantareira), a Cetesb, o Consórcio e o Comitê do PCJ (Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além das prefeituras e câmaras municipais. "O objetivo é fazer uma radiografia da situação em toda a região e saber o que está sendo feito e planejado para cada cidade. A partir daí, a ideia é encaminhar propostas de ações que busquem uma solução a curto, médio e longo prazos para tentar evitar a falta de água para a população", explica Carlão.


O vereador avalia que em Campinas a falta de informação e transparência por parte da Sanasa e da Prefeitura penalizou a população, principalmente dos bairros mais periféricos, que não pôde se preparar para os períodos sem abastecimento de água no início deste mês. Ele também critica a maneira como a situação foi conduzida emergencialmente na cidade, sem critérios claros para a distribuição de água por meio de caminhões pipa, o que deixou centenas de famílias sem uma quantidade mínima necessária (50 a 100 litros por pessoa/ dia, segundo preconiza a Organização Mundial de Saúde).


Parto humanizado


Outra iniciativa de Carlão aprovada nesta reunião do Parlamento é uma Moção de Apelo à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela aprovação do Projeto de Lei nº 250/ 2013, da deputada Lecy Brandão (PCdoB), que obriga hospitais e maternidades (públicos e privados) a permitir a presença de doulas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente.


As doulas são acompanhantes de parto com certificação ocupacional em curso específico, que auxiliam na evolução do parto e bem estar da gestante. Conforme a proposta, os serviços privados de assistência prestados pelas doulas e as despesas com paramentação não acarretarão qualquer custos adicionais à parturiente.



Mais informações para a imprensa:


Michele da Costa, jornalista (mtb 1053- drt CE)

Assessora de Imprensa do mandado do vereador Carlão do PT

(19) 3736-1314  (19) 9.8838-0781

comsustentavel@gmail.com


https://www.facebook.com/vereadorCarlaoPT

http://www.carlaopt.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares