Unicamp


 

 

 

 

 

Sugestão de Pauta

 

Estudantes de escola pública apresentam ganho de desempenho na Unicamp

Estudo compara as notas no vestibular com o rendimento acadêmico na graduação após quatro anos cursados

 

Estudo realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) mostra que estudantes oriundos de escolas públicas bonificados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, o PAAIS, apresentam ganho de desempenho em relação aos demais, quando se compara duas medidas: a nota no vestibular e a nota ao final na graduação. Com notas inferiores no vestibular, os estudantes de escola pública, conseguem melhorar seu desempenho ao igualar as notas obtidas ao longo do curso na Unicamp com as dos demais estudantes. O estudo acompanhou a vida acadêmica dos ingressantes na Unicamp nos anos de 2005 a 2008, comparando o desempenho de todas as turmas após quatro anos na Unicamp.

 

A Comvest analisou a totalidade de ingressantes pelo vestibular. O estudo está dividido nas seguintes áreas de conhecimento: Artes, Biológicas, Exatas, Engenharias, Humanas, Medicina e Tecnológicas. A divisão possibilita que sejam comparadas as notas de estudantes de cursos afins, considerando que as áreas apresentam formas distintas de avaliação.

 

Em todos os anos analisados, constatou-se que a nota dos estudantes da rede pública no vestibular foi sistematicamente mais baixa que a dos demais candidatos. Após quatro anos na Unicamp, deixou de haver diferença estatisticamente significativa entre as notas médias dos dois grupos de estudantes - de escolas públicas e demais.

 

Os resultados demonstram que o PAAIS é capaz de realizar inclusão social associada ao mérito acadêmico. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, implantado a partir do Vestibular 2005, bonifica os candidatos da rede pública na nota final e prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.

 

 

*Ver tabela abaixo.


 

 

Desempenho – Escola Pública 2005 a 2008

 

Área

Bonificação do PAAIS

N

Nota padronizada por opção

Coeficiente de Rendimento

Média*

Média**

Artes

PAAIS

157

486

7,8

Não PAAIS

536

519

7,8

% Escola pública

23%

Biológicas e Saúde

PAAIS

457

497

7,4

Não PAAIS

1044

522

7,4

% Escola pública

30%

Engenharias

PAAIS

646

553

6,4

Não PAAIS

2201

573

6,3

% Escola pública

23%

 

 

Exatas e da Terra

PAAIS

1043

502

5,8

Não PAAIS

1676

527

5,8

% Escola pública

38%

 

 

Humanas

PAAIS

613

496

7,4

Não PAAIS

1278

537

7,2

% Escola pública

32%

Medicina

PAAIS

93

644

7,8

Não PAAIS

347

667

7,7

% Escola pública

21%

Tecnológicas

PAAIS

671

395

5,9

Não PAAIS

696

428

6,0

% Escola pública

49%

* As diferenças entre as médias dos grupos PAAIS e Não PAAIS são estatisticamente significativas

** Não há diferença significativa entre as médias dos grupos PAAIS e não PAAIS

 

 

 

Observatório da Educação facilita a divulgação de dados

Lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a presença do reitor José Tadeu Jorge

 

O Observatório da Educação de Campinas, lançado nesta quarta-feira (8), no Teatro Iguatemi, pela Fundação de Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), terá como um dos parceiros o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp. Portal do programa Compromisso Campinas pela Educação (CCE), o observatório visa democratizar e ampliar o direito de acesso, on line, a informações e notícias sobre a temática educacional, de acordo com o superintendente executivo da Feac, Arnaldo Rezende. Além dos gestores educacionais, pais e alunos podem encontrar informações relevantes a partir da nova ferramenta. A iniciativa, segundo Rezende, busca chamar a atenção da sociedade civil para a causa e o tema "educação", evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates na cidade. O lançamento do novo núcleo também marcará um novo reposicionamento do CCE, que é uma célula do Movimento Nacional Todos pela Educação.

Presente na cerimônia de lançamento do observatório, o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, manifestou a satisfação da Universidade em participar do projeto, destacando que cabe à Universidade desenvolver conhecimento que possa se aplicar à sociedade. O Nepp, segundo o reitor, conta com uma equipe dedicada à análise de dados para formulação de políticas públicas. Uma das áreas que precisam de investimento é a qualificação na formação de professores. Para ele, a participação da sociedade é essencial para enfrentar as necessidades existentes no sistema educacional.

Na opinião do reitor, para reverter o quadro numérico ruim apresentado pela plataforma QEDu, é preciso não somente identificar, mas priorizar as causas que colocam a educação de Campinas em posição inferior a algumas cidades da região. Um dos dados apresentados pelo representante do QEDu que chamaram a atenção do reitor foi o que se refere ao rendimento dos alunos de nono ano do ensino fundamental: praticamente apenas 1 entre 10 alunos apresentam o rendimento esperado na disciplina de matemática.

Leia mais: Observatório da Educação facilita a divulgação de dados

 

 

 

 

CBMEG e LaCTAD organizam palestra com Mayana Zatz

 

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em Ciências da Vida (LaCTAD) organizam, dia 23 de maio, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, uma palestra com a professora de genética humana, Mayana Zatz. No encontro ela aborda o tema Public Lecture – Genoma pessoal. Zatz é médica do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e membro da  Academia Brasileira de Ciências. O evento faz parte da programação do workshop Advance Topics in Genomics and Cell Biology. Apoio: Fapesp. Mais informações: http://www.cbmegcourses.org

 

 

 

 

CBMEG e LaCTAD realizam curso internacional com expoentes da genômica e da biologia celular

 

O curso internacional sobre "Tópicos Avançados em Genômica e Biologia Celular", que será realizado de 22 a 24 de maio no Centro de Convenções da Unicamp, deverá atrair 200 participantes, entre pesquisadores, profissionais e alunos ligados principalmente às áreas médica e de computação. Foram convidados especialistas de instituições de ensino e pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Europa. A organização do evento é do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e do Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Unicamp, com apoio da Fapesp. As inscrições ainda podem ser feitas pelo endereço http://cbmegcourses.org

"Será um workshop de três dias com enfoque em genômica e tecnologias de sequenciamento em larga escala. Vamos abordar experimentos que geram até um terabyte de dados e com aplicações em câncer, doenças genéticas e também em evolução. É um enfoque bastante médico, mas também bastante computacional, no intuito de promover uma interação multidisciplinar", explica a professora Katlin Massirer, que juntamente com a professora Edi Lúcia Sartorato coordena o Comitê Científico do evento. A coordenação geral é do professor Paulo Arruda.

Leia: CBMEG e LaCTAD realizam curso internacional com expoentes da genômica e da biologia celular

 

 

 

 

 

 

Filme produzido no IA será exibido em Cannes

A última rosa é resultado do projeto final de curso dos alunos da midialogia

No próximo dia 14, as alunas do curso de midialogia Juliana Villiotti e Ana Cecília Araki embarcam para a cidade de Cannes no sul da França. O curta-metragem produzido por elas como projeto final do curso do Instituto de Artes (IA) da Unicamp foi selecionado para ser exibido no mais prestigiado festival de cinema do mundo. 

 

 

IG tem três alunos premiados no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

 

 

 

 

GGTE lança ferramenta de educação, o Portal e-Unicamp

Ideia é estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade

 

A Unicamp lança nesta segunda-feira (29) uma nova ferramenta educacional. Trata-se do Portal e-Unicamp, que já está operando experimentalmente em seu endereço. O novo portal foi criado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação da instituição. A ideia é estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade em geral. Com isso, o Portal e-Unicamp se presta ao compartilhamento de novos conhecimentos seja por meio de vídeos, animações, simulações, ilustrações ou seja por meio de aulas de diversas disciplinas, criadas por professores da Universidade.

Paralelamente ao Portal, o usuário pode empregar o ToolDo, um software livre (open source) que permite desenvolver conteúdo multimídia, organizado em aulas, tópicos e páginas. Suas funcionalidades são acessadas via Internet, e o usuário não precisa instalar software específico para isso.

O ToolDo administra as etapas de editoração antes mesmo da publicação. Sua comunidade está no site, onde estão disponíveis fóruns de discussão. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente, valendo aí uma ressalva: o GGTE não oferece suporte ao ToolDo. Deste modo, colaborações, dúvidas ou problemas quanto ao seu uso devem ser compartilhados nesta comunidade. Outra coisa: o manual do usuário - requisitos do sistema para instalação e uso da ferramenta - está disponível no menu "downloads" deste site.

 

 

5ª Olimpíada Nacional em História do  Brasil recebe inscrições

 

 

 

 

Academia de Ciências britânica dará consultoria a fundo de investimento

Objetivo é manter vivo o interesse do capital de risco em biotecnologia; questão ética traz receios

 

 

 

 

 

 

Vigilância Inteligente

Estudo desenvolvido na FEEC dá primeiro passo para o desenvolvimento, no país, de radar do tipo cognitivo multifuncional

 

Metodologia detecta riscos à saúde em produtos de beleza

Nova plataforma de pesquisa da FCM constata falhas na formulação de esmaltes, batons e lápis de olho

 

FEA desenvolve pão branco enriquecido com três fibras

Engenheira de alimentos fez pesquisa sensorial para identificar as necessidades do consumidor

 

As fronteiras da regularização fundiária

Tese mostra que ações não têm sido capazes de garantir o direito à moradia e mitigar a segregação socioespacial

 

Tese revê papel da burguesia de SP na gênese da educação profissional

Estudo resgata conjuntura política e social da primeira metade do século 20

 

Monitoramento identifica sinais que precedem atividade vulcânica

Pesquisa na área de sensoriamento remoto rende artigos em publicações internacionais

 

Tadeu prega diálogo e reafirma compromisso com propostas

Reitor defende a pluralidade e o respeito ao contraditório em solenidade de posse

 

O mundo (da moda) nas pranchas de Vecellio

Dissertação: "De Gli Habiti Antichi, Et Moderni Di Diuerse Parti Del Mondo (1590) de Cesare Vecellio: tradução parcial e ensaio crítico"

 

 

Tese sugere inventário turístico para o município de São Simão

Tese: "Turismo sustentável: uma proposta para São Simão – SP"

 

De menino que gostava de olhar para o céu a cientista/inventor

Geólogo e funcionário do IFGW, Rogério Marcon mantém observatório em sua casa

 

Painel da semana
Teses da semana
Livro da semana
Funcamp inaugura espaço para facilitar a relação entre executor e funcionários

 

 

 

Mais Pesquisas:

 

FOP utiliza célula-tronco na regeneração do periodonto

Estudo mostra ser possível reconstrução de tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso

 

Doenças e falta de privacidade rondam professores do ensino superior privado

Pesquisa desenvolvida para fundamentar tese demonstra que 88% dos docentes estão estressados

 

Em busca do clone ideal

Pesquisadores desenvolvem mapa genético-molecular para seringueira, com vistas ao melhoramento da planta

 

Rumo ao Oeste

Socióloga investiga impactos migratórios da interiorização de unidades prisionais

 

A poética do picadeiro

"Os Trapalhões no reino da academia: revista, rádio e circo na poética trapalhônica"

 

Química desenvolve etanol a partir do bagaço da laranja

Estudo resulta em álcool de segunda geração ao aperfeiçoar processos de hidrólise

 

Descompasso entre discurso e prática

Livro de docente da FCA traça panorama crítico dos 60 anos de C&T no país

 

Soltando a (própria) voz

Livro revela como o programa Bolsa Família transformou a vida de beneficiárias oriundas de regiões secularmente identificadas com a submissão feminina

 

Fendas de liberdade

 

A Unicamp precisa de 'Ba'. E ele, da arte

Funcionário do setor administrativo da FCM dedica-se também à carreira de artista plástico

 

Tese alerta para uso indiscriminado de anabolizantes entre jovens

Pesquisa demonstra que prática da musculação é feita, na maioria das vezes, sem orientação

 

 

 

Agenda

 

10 de Maio

 

Eros e Educação

Seminário organizado pelo Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp objetiva discutir o papel interdisciplinar do Museu de Arte na Universidade, entendendo-o como lugar de criação e de difusão de novos saberes estéticos. O evento ocorre no dia 10 de maio,  às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). Mais informaçõies na página eletrônica, e-mail ou telefone 19-3521-7194.

 

 

Trio vocal 'Trappistas' participa de evento do GGBS em homenagem às mães

O trio vocal 'Trappistas' apresenta-se sexta-feira (10), às 14h30, no auditório da DGA da Unicamp, em evento do GGBS dedicado ao Dia das Mães. O grupo tem na formação o maestro Wilson Nascimento, formado pelo Instituto de Artes; Samuel Fonseca, artista plástico pelo mesmo instituto, e Marcus Vinícius, formado pelo Instituto de Estudos da Linguagem. O trio se apresentou dia 30 de abril, na posse do reitor da Unicamp, Tadeu Jorge. 

 

 

Alimentos orgânicos: cozinha saudável

A Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU) e o  Programa de Extensão em Agroecologia organizam o lançamento do livro "Alimentos orgânicos:cozinha saudável" de Beatriz Pazinato, Inês Minowa, José Augusto Maiorano e Sirley Maiorano. Será no dia 10 de maio, às 16 horas,  no CIS-Guanabara (Rua Mario Siqueira 829), no bairro do Botafogo, em Campinas. O lançamento ocorre durante a realização da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária e Produtos Orgânicos. Mais informações: 3235-1566 (Isabel)

 

 

FEC recebe Marluci Menezes

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, para palestra, a professora Marluci Menezes, do Núcleo de Ecologia Social (LNEC) de Lisboa.  No dia 10 de maio, às 17 horas, no prédio azul da FEC, ela aborda o tema "Pensar a intervenção em contextos urbanos cinéticos: a experiência em Cabo Verde". Mais informações: smikami@fec.unicamp.br

 

 

 

IA premia funcionário destaque de 2012

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp organiza no dia 10 de maio, às 10 horas, na Galeria de Artes, evento para premiar o funcionário que se destacou no ano de 2012. A solenidade contará com música ao vivo, coquetel e homenagens aos servidores mais votados. A idéia do prêmio surgiu em 2008 após uma conversa entre a assistente da unidade e a diretoria de serviços do IA. Outras informações: 19-3521-7685. Magali@iar.unicamp.br

 

 

CIS-Guanabara comemora Dia das Mães com diversas atividades culturais

No dia 11 de maio, das 8h30 às 12 horas, o CIS-Guanabara comemora o Dia das Mães com apresentações teatrais, musicais e uma oficina de artesanato para adultos e crianças. Durante a programação ocorrerão brincadeiras e sorteios de brindes às mães. O CIS-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. Entrada franca e estacionamento gratuito. Mais detalhes: 19-3233 7801

 

 

Delfim – Espaço aquático futurista

A abertura da exposição "Delfim – Espaço aquático futurista", do artista Fernando Pupo, acontece no dia 13 de maio, no Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A curadoria é de Sandra Caro Flório. A exposição pode ser visitada, até 20 de junho, de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 e das 18 às 19h30, na rua Pedro Zaccaria 1200, no Jardim Santa Luzia, em Limeira-SP. O evento é organizado pela FCA em conjunto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp. A mostra faz parte do Projeto Espaço de Arte. Mais informações podem ser obtidas mediante contato com os telefones 19-3701-6659 ou 3521-1732.

 

 

Museu de Zoologia do IB participa da Semana de Museus com a exposição "Biodiversidade animal: estilos de vida"

O Museu de Zoologia "Prof. Adão José Cardoso" do Instituto de Biologia (IB) participa da 11ª Semana de Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), abrindo sua exposição "Biodiversidade Animal: estilos de vida". O evento é gratuito e aberto para a comunidade interna e externa ao campus universitário. No dia 13 de maio, das 10 às 17 horas, o público poderá apreciar uma mostra em quatro módulos: "Vida na água", "Cidade das formigas-saúvas", "Hóspedes e penetras" e "Invertebrados e vertebrados: formas e cores". São expostos animais vivos, preservados em via úmida e taxidermizados. No mesmo dia, o Museu receberá alunos da Escola Integração, de Vinhedo-SP, e estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em média, a unidade recebe 120 visitantes por semana. No evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) chegou a receber mais de dois mil visitantes. A proposta é de que os visitantes possam conhecer a biodiversidade faunística e as principais características de animais do cotidiano, desde os peçonhentos até as formigas. A orrganização e a idealização é da professora Antonia Cecília Zacagnini Amaral. Agendamentos para visitação podem ser feitos pelo e-mail zuecoord@unicamp.br. A Semana de Museus prossegue até o dia 16 de maio, em diversos estados brasileiros. Mais informações telefone 19-3521-6385. Visite o site do Museu

 

 

Trajetória das cores

No dia 14 de maio, na Diretoria Geral da Administração (DGA), acontece a exposição "Trajetória das Cores", de Jerci Maccari. A mostra faz parte do Projeto Espaço de Arte e é organizada pela Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). A curadoria é de Sandra Caro Flório (CDC). Trajetória pode ser visitada até 21 de junho. Mais informações: 19-3521-1732 ou 3521-4507.

 

 

Palestras da FCM

O Laboratório de Genética Molecular do Departamento de Genética Médica e o Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp organizam palestras no dia 14 de maio, a partir das 14 horas, no Anfiteatro da pós-graduação da FCM. No evento, Jason Bobe apresenta o tema "Personal Genome Project: Creating a Global Commons of Human Data". Misha Angrist aborda "Então veio o que eu não poderia explicar: data, expectations and personal genomes" . Mais informações: 19-3521-8242

 

 

Casa do Lago recebe o cineasta Beto Brant

O Espaço Cultural Casa do Lago recebe, dia 14 de maio, às 16 horas, o diretor de cinema Beto Brant. Ele participa da exibição e de um bate-papo do filme "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios".  A organização do evento é de Guilherme Cruz. Mais detalhes: telefone 19-8839-1299 ou e-mail felipedojw@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Diretor: Beto Brant, Renato Ciasca
Elenco: Gustavo Machado, Camila Pitanga, Zé Carlos Machado, Gero Camilo
Produção: Renato Ciasca, Bianca Villar
Roteiro: Beto Brant, Renato Ciasca, Marçal Aquino
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony
Estúdio: Drama Filmes
Classificação: 16 anos
Organizador: Guilherme Cruz

 

 

Agrener GD 2013

O IX Congresso Sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural ocorre, de 15 a 17 de maio, em Itajubá-MG. Realização: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp. Submissão de artigos e outras informações no link. Mais detalhes: e-mail agrener@nipeunicamp.org.br

Patologização da educação e judicialização da vida

Dia 15 de maio, a partir das 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acontece o III Encontro Patologização da Educação e Judicialização da Vida, organizado pelo Departamento de Pediatria e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Consulte a programação. Inscrições em www.crpsp.org.br. Mais detalhes: 19-3521-7193.

 

 

Arquitetura como fato cultural

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara) sedia em 15 de maio, às 19h30, o ciclo de debates "Arquitetura como fato cultural". No evento, o arquiteto Ayrton Camargo e Silva fala sobre "Mobilidade Urbana, do âmbito municipal ao metropolitano". A arquiteta Patrícia Ceroni Scarabelli aborda "A Mobilidade Urbana induzida pela ferrovia". As palestras ocorrem na rua Máqrio Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. Entrada livre. Mais informações: 19-3254-4233.

Unicamp recebe Aleida Assmann

No dia 16 de maio, às 15 horas, a Unicamp recebe, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a professora Aleida Assmann, autora do livro "Espaços da recordação - formas e transformações da memória cultural", publicado pela Editora da Unicamp, no início de 2012. Assmann é uma das mais respeitadas intelectuais alemãs da atualidade.  Ela estará acompanhada pelo seu marido, Jan Assmann, reconhecido especialista em egiptologia.

O livro publicado pela Editora da Unicamp foi traduzido pelo professor Paulo Soethe (UFPR), que é o responsável pela vinda de Assmann ao Brasil. Além da Unicamp, Assmann fará palestras em Cascavel, Curitiba, Londrina e Rio de Janeiro. 

As apresentações têm o mesmo título do livro publicado pela Editora. A vinda dela à Unicamp foi viabilizada pela professora Eliane Moura, coordenadora de Pós-gradução do Curso de História do IFCH. Mais informações: ricardo@editora.unicamp.br

 

 

Bate-papo com José Martins Filho

No dia 16 de maio, o pediatra e ex-reitor da Unicamp, José Martins Filho, fala sobre "criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo". O evento acontece às 16 horas, na Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi, em Campinas. Mais detalhes: 19-3751-4033 

 

 

Seminário Educação Médica: História E Perspectiva

No dia 16 de maio, das 8h30 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o seminário "Educação Médica: História e perspectiva", com a participação de Nísia Veronica Trindade Lima, da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz; João Amilcar Salgado, da UFMG; Sigisfredo Brenelli, José Antonio Rocha Gontijo e Roberto Teixeira Mendes, da FCM. Programação e inscrição gratuita em ttp://www.fcm.unicamp.br/educacaoMedica/index.php. É organizado pelo Centro de Memória e Grupo de Estudos em História da Ciência da Saúde.

 

 

NME leva música aústica ao Museu de Imagem e Som de Campinas

O  Nova Música Eletroacústica (NME) apresenta um concerto inédito de músicas acusmáticas compostas especialmente para o espaço térreo do Museu de Imagem e Som de Campinas. O concerto será na quinta-feira, dia 16 de maio às 20 horas e trará somente obras inéditas que foram compostas procurando explorar as qualidades acústicas de espaços muito ressonantes e reverberantes, como é o caso da sala no MIS, em especial.

Os compositores Julia Teles, Luis Labaki, Caio Kenji, Bruno Gazoni, Lucas Rodrigues Ferreira e Clayton Mamedes, em sua maioria estudantes do curso de Composição do Instituto de Artes da Unicamp, além de Rodrigo Faustini, Tales Bicudo e Victor Negri, que cursam Midialogia na mesma instituição e trabalham como parceiros na obra estreada neste concerto, apresentam a partir das mais diversas áreas da produção artística em que atuam, diferentes visões possíveis sobre a natureza de um espaço, seja musical, ideal ou concreto, o que configura a este concerto uma grande pluralidade musical. A grande variedade de ideias propicia, através do som, expansões, retrações e infinitos novos ângulos do mesmo espaço, como em um constante remapeamento da percepção espacial provocado pelos impulsos sonoros que melhor representam as concepções de cada compositor.

O NME - antes, Nova Música Eletroacústica - é uma série de concertos itinerante que tem como princípio fomentar a produção e a difusão da música eletroacústica nacional. Desde agosto de 2011, o NME produziu 38 eventos entre as cidades de São Paulo, Campinas,  Rio Claro e São Carlos, com 102 obras de 70 compositores, em sua grande maioria inéditas. Destacam-se dentre os eventos a oficina de improvisação com eletrônicos ministrada pela flautista americana-holandesa Anne La Berge, e as participações do duo alemão Tonic Train no NME9 e da soprano alemã Frauke Aulbert, no NME10, além da série de cinco programas de rádio na 30ª Bienal de Artes de São Paulo.

Este concerto é uma parceria entre o NME e o Museu da Imagem e do Som de Campinas, com apoio da Secretaria de Cultura do Município de Campinas e do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-Unicamp).

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares